sábado, 27 de outubro de 2012

San Gimignano: a cidade das torres

     



    Elas aparecem lá de longe...quando você vai chegando pela estrada, no Vale d´Elsa na Toscana, já consegue avistá-las...aquelas imensas torres, cercadas pela paisagem repleta de cipestres e parreirais de uvas sangiovese e vernaccia.







  No passado havia mais de 70 torres naquele lugar, mas agora existem apenas 14 delas em pé...San Gimingnano já foi uma cidade cheia de ricos comerciantes, e construir aquelas construções verticais, imensas, era símbolo de status e poder...Esta cidade estava bem na rota dos peregrinos que utilizavam a Via Francigena para ir até Roma. No século XII ela foi tão poderosa que tornou-se independente do bispado de Volterra. 

     Por muito tempo, San Gimignano foi uma cidade próspera e rica, que se especializou em oferecer produtos agrícolas de excelente qualidade. No vale d´Elsa, sua silhueta era inconfundível. Muitas cidades medievais possuíam várias torres como estas, mas nenhuma delas concentrou um número tão grande.




    A maioria das torres correspondem ao nome das grandes famílias dominantes na cidade...como tradução de uma simbologia oculta de poder, quanto maior a torre, mais pica-grossa é quem a construiu...há todo um fetichismo do tamanho diretamente proporcional ao poder..algo que era muito evidente para quem vivia naquela época, mas que se perdeu com o tempo. O declínio da cidade veio com a  Peste Negra no século XIV - aquela mesma que você lê nos livros - que devastou essa região de verdade...

   Visitar San Gimignano hoje, e caminhar numa cidadezinha medieval toscana é um dos grandes momentos de quem se arrisca a aventurar por esta região...cidadezinha pequena, pacata, mas extremamente preparada para receber centenas de turistas todos os dias... 
    Aqui neste post vou te dar algumas dicas sobre um passeio gostoso numa das cidades mais bonitas da região, que ganhou meu coração e está entre as coisas imperdíveis para se fazer na Toscana.



    Uma das coisas que mais me atraiu em San Gimignano é que essa cidade é tão encantadora porque nos fornece algumas alegrias simples, sutis. Para aproveitar uma tarde gostosa em San Gimignano não precisa gastar muito: as melhores atrações da cidade são, por exemplo, tomar um sorvete na praça principal da cidade, ou saborear um vinho nas dezenas de lojinhas que existem pela cidade, ou simplesmente deixar-se levar e perder-se pelas ruas de uma cidadezinha medieval, sem rumo definido...ao sabor do vento. São coisas que não te custam nada (ou muito pouco)..basta ter dois pés e disposição.
     Nesta cidade, parece que pouca coisa mudou...é muito fácil percorrer San Gimignano de ponta à ponta.

COMO CHEGAR

Pegando um trem regional de Florença em direção à Siena você vai levar cerca de 1h20min. Você deve parar na estaçãozinha de Pogginbonsi. A passagem do trem custa cerca de 6 ¢.  De lá você vai pegar um autobus até San Gimignano. Vá até uma tabbecheria dentro da estação mesmo, a passagem custa 2,05 ¢.




  
     Ao contrário de muitas cidadezinhas turísticas de outros lugares da Europa, o ônibus de Poggibonsi para San Gimignano não é sincronizado com a chegada do trem. Por isso pode ser que você passe um tempo na praçinha atrás da estação, esperando o ônibus chegar...




*nesta praçinha também chegam os ônibus que vem diretamente de Siena (você pode pegá-lo na Piazza Antonio Gramsci) e de Florença (do lado de Santa Maria Nuovela)

Uma das vantagens desse bate-volta de Florença até San Gimignano é que a curta viagem pela estrada entre Poggibonsi e San Gimignano, chegando até o Vale d´Elsa, é uma das regiões mais bonitas de se ver....




Em menos de 15 minutos você chega à San Gimignano, mas a paisagem é tão bonita que você nem vê o tempo passar...






***Mas na volta, tenha cuidado para não ficar até muito tarde lá, pois os últimos ônibus de volta partem no finzinho da tarde, se você bobear, fica por lá...
   

CONHECENDO SAN GIMIGNANO

A Porta San Giovani

A fermatta do autobus (isto é, a parada final) é extra-muros, mais especificamente na praçinha em frente à Porta San Giovani.



     Quando o ônibus te deixar lá, não deixe de dar uma andadinha, até o limite da praça....ela vai se abrir para uma paisagem incrível, estamos na região da Toscana, no Vale d´Elsa, um lugar cercado por parreiras de uva, cipestres e casinhas toscanas...respire fundo, isso é só o começo!!!!








    Entrando pela Porta San Giovani você vai seguir exatamente na Via San Giovani, que vai te levar até a área mais central dessa cidadezinha...A via San Giovani é uma área bem comercial, bem movimentada, cheia de lojinhas que vendem vinhos chianti, artesanato e produtos típicos da região. A via San Giovani é uma das artérias principais pra quem chega pelo Sul da cidade, enquanto quem chega pelo norte, vai vindo pela via San Matteo. As duas ruas  - San Giovanni e San Matteo - são bem parecidas, são largas, bem calçadas e cheias de lojinhas e turistas...é impressionante o cheiro que sai das lojinhas, os temperos, o cheiro de oliva, de vinho, de especiarias, é um perfume incrível.








     As lojas de vinho estão espalhadas por essas duas ruas principalmente. Você vai encontrar lá principalmente os vinhos Chianti (típico da Toscana) e o vinho Vernaccia (que é o vinho produzido em San Gimignano, com a uva branca de mesmo nome que o vinho). É comum você encontrar nessas lojas, degustação de vinhos e produtos típicos como queijos e o  tradicional salame toscano.

No caminho pode ser que você encontre algo inexplicável...



    Logo que você entra na cidade, já vai começar a avistar aquelas torres.



A Piazza della Cisterna

Chegamos então na Piazza della Cisterna, bem no centro de San Gimignano. Esta praça está interligada com outra praça importante, a Piazza del Duomo. Praticamente em torno dessas duas praças gira tudo nesta cidade. 

No meio da Piazza della Cisterna, como o próprio nome diz, está uma enorme cisterna. Ali o pessoal fica sentado, batendo um papo, namorando, descansando, tomando um sorvetinho...é uma praça tranquila...dá vontade de ficar ali pra sempre...









   A praça é toda cercada por bares e restaurantes, e tem uma das sorveterias mais conhecidas do mundo...

        A Piazza del Duomo

       Bem no meio da Piazza del Duomo, a outra praça central, interligada com a Piazza della Cisterna, está a Collegiata, uma belíssima igreja românica  do século XII.






      Nesta praça dá pra sentir bem o que seria San Gimignano no auge....em torno dela estão grandes construções medievais ainda intactas...

    Bem ao lado do  Duomo, está o Palazzo Comunale (também conhecido como Palazzo del Popolo e mais raramente também chamado de Palazzo Nuevo del Podestà)...é onde funciona o Museo Civico da cidade....




     De dentro do Palazzo Comunale você pode subir até o alto de uma das maiores torres de San Gimignano...





      E quase em frente, está outra construção imponente, o Pallazo Vecchio del Podestà...
O nome "vecchio" palazzo é porque esse lugar abrigava as funções da aministração municipal, até que perdeu esta função para o Palazzo Comunale (que também pode ser chamado de Palazzo Nuevo del Podestà) situado à uns poucos passos dali (bem ao lado do Duomo)




 E o interessante mesmo é que em San Gimignano há as famosas Torres Gêmeas medievais...essas torres serviram como inspiração para o projeto do World Trade Center em Manhattan-New York... e não é que lembra mesmo?






O Museo del Vino Vernaccia à San Gimignano

     Existem vários museus do vinho e enotecas pelo mundo. Mas esse pequeno museu do vinho que encontramos em San Gimignano foi destinado à expor a produção do vinho do tipo Vernaccia. 
    Enquanto na região entre Florença e Siena você vai vendo parrerais de uvas do tipo sangiovese, em San Gimignano é mais comum encontrarmos uvas brancas, que são cultivadas nos morros ao redor de San Gimignano. A visitação ao museu é gratuita, no entanto, há uma parte de degustação que é paga.

  
     Além disso, ali do Museo del Vino Vernaccia você vai ter uma vista belíssima das colinas ao redor de San Gimignano...eu quase chorei nessa hora...








       O Museo della Tortura


     Em várias cidades da Toscana como Siena, Lucca, Volterra e San Marino existem museus dedicados aos instrumentos de tortura medieval. Eu já havia visto uma exposição itinerante dos instrumentos da Inquisição há vários anos atrás. E embora eu tenha passado por pelo menos 4 museus da tortura, não cheguei a entrar em nenhum. Eu me conheço...eu sei que se eu entrasse num lugar como esse, pronto, lá se vai o meu passeio por San Gimignano...ficaria ali a tarde toda.

Só em San Gimignano você vai encontrar dois desse tipo de museu...

 Este é o Museo della Tortura, encontra na Porta San Giovanni, 123. Fica aberto das 10 às 19 horas todo dia, e a entrada custa 10¢.







   O Museo della Pena di Morte

     O Museo della Pena di Morte fica bem perto também, na Via San Giovani, 15. O museu também fica aberto todos os dias, mas no inverno tem um horário especial. Se eu não me engano, o ticket do Museo della Tortura também é valido para este museu, você faz um passeio integrado. Mas como eu tinha pouco tempo na cidade, e já havia passado reto por esse tipo de museu em Lucca e Siena, também não entrei aqui.








________________________________________________________________________________
10 COISAS SIMPLES E BOAS PARA FAZER EM SAN GIMIGNANO...SEM PAGAR (QUASE) NADA

     Uma das coisas legais é que San Gimignano é uma cidade super turistica, que recebe centenas de turistas o dia inteiro, 7 dias por semana....Mesmo assim, não é aquele típico clima de "cidade-turistica" como por exemplo Veneza e Pisa. Em San Gimignano a atração é a própria cidade, suas ruas, suas torres e seu modo de vida...é um lugar encantador...e isso é pouco para descrever o que realmente ela é...
  O que eu mais gostei de San Gimingnano é que ela oferece pequenos prazeres..pequenos detalhes. Para visitar e curtir San Gimignano não é necessário vestir roupas formais e nem gastar muito dinheiro...

Vou enumerar algumas coisas aqui, e embora minha estadia seja de apenas uma tarde lá, deu pra fazer tudo isso...

Minhas dicas de coisas preferidas para fazer em San Gimignano vai aqui:

1. Tome um gelato  na Piazza della Cisterna:

Na Piazza della Cisterna tem uma sorveteria super famosa. O nome é simples: Gelateria di Piazza. Essa gelateria já ganhou todos os prêmios tops no que se refere à sorvete. Isso é merecido viu. Por mais que eu tenha experimentado gelatos maravilhosos na Toscana (veja o  post sobre o Tour do Gelato na Toscana ), quando eu experimentei neste lugar, tive certeza de estar experimentando um dos melhores sorvetes do mundo.









    O dono desta gelateria é Sergio Dondoli, um verdadeiro mestre. Essa gelateria é visitada até mesmo por chefes de Estado e estrelas de cinema. Na parede da Gelateria di Piazza você consegue ver várias reportagens sobre o lugar e fotografias do mestre ao lado de seus visitantes mais ilustres.



   Você vai reparar que sempre vai ter uma filona básica na frente do lugar..Mas não esquente, a fila de uma gelateria sempre é rápida...







 Mas tem uma coisa que não tem preço...Sentar na Piazza della Cisterna, tomando um sorvetinho, já é uma coisa que faz parte do local, já é uma instituição. 




  Então, não deixe de provar o sorvete da Gelateria di Piazza em San Gimignano. Se possível, faça isso até mais de uma vez...!!!!

2. Faça compras na Via San Giovanni/Via San Matteo

Ande pelas agradáveis vias do centro de San Gimingnano, principalmente na Via San Giovani e a Via San Matteo, que são as artérias principais do centro da cidade. Essas ruas sempre alegres e movimentadas, vão oferecer várias opções de compras. Desde artesanatos até temperos, comidas típicas, frutas fresquinhas, queijos, vinhos, etc.







É um verdadeiro passeio por aromas e sabores da Toscana....andar por ali.

3. Conheça o artesanato toscano:

Na via San Giovani, logo na entrada da cidade, você vai encontrar várias lojinhas de artesanatos. Os trabalhos são muito bonitos e coloridos, cheios de vida...As lojinhas de cerâmica em especial são muito legais...






4. Experimente um dolce típico da Toscana: o panforte

   Se você estiver na Toscana, e estiver um pouco empanturrado de tomar sorvete...e quiser experimentar um dolce típico da região, a minha sugestão é você experimentar o panforte.

    É um doce com sabor forte, é bem açucarado, tem um leve gosto de casca de laranja, canela e amêndoas. A cor do panforte é meio achocolatado, mas nem de longe lembra o cacau...




E experimente comer esse docinho com um calice de vin santo (ou outro tipo de vinho)...é outro sabor, acredite!

5. Tome um vinho chianti ou vernaccia


Você está numa região onde o vinho é mais barato. Uma garrafinha pequena chega a custar mais barato que uma coca-cola. Aproveite. não é sempre que você pode provar um dos vinhos mais deliciosos do mundo, na origem. 








vino rosso


6. Ande (ou perca-se) pelas ruas de San Gimignano

O melhor mesmo é depois de conhecer a região mais central de San Gimignano, bater um pouco de perna pela cidade...Logo você vai se encantar, vai se envolver na atmosfera do lugar...São paisagens tão bonitas, e ruas tão tranquilas, que parece um sonho...

















Algumas ladeiras são tão inclinadas, que se você tiver um pouco de problema para caminhar, pode ter certa dificuldade. É preciso estar bem preparado e com energia para andar por aquelas ruas....






 O melhor mesmo é quando uma trilha te leva para os limites dos muros de San Gimignano, e você  a ali, bem pertinho do muro, e vê a paisagem se abrindo diante dos seus olhos....










  
     7. Encontre seu cantinho 

    San Gimignano é cheio de ruazinhas tranquilas, escadarias, trilhas...De repente, você pode achar uma escadinha de pedra, e ficar sentado ali..Outras vezes, você deita embaixo de um banco de praça sob uma sombra gostosa de uma árvore...Seja qual for o lugar. com certeza, você vai encontrar um lugar em San Gimignano, pra sentar e curtir a vida, aqueles pequenos momentos...







8. Suba nas Torres...

Na Piazza del Duomo você pode subir na torre do Palazzo Comunale, onde funciona o Museo Civico. Lá de cima você tem uma visão de 360 graus da cidade toda...









9. Saia para fora dos muros...

Aproveite o ar puro e saia um pouco dos muros da cidade, conheça os arredores, é uma região lindíssima, você vai encontrar plantações de uvas, girassóis, jardins, campos cheios de cipestres..


                                                             








Estrada na Toscana 4 - Azeitonas na arvore




                                                                                 

10. Experimente a "Cucina Tipica" (com uma bela vista para a paisagem toscana)


    Essa é a única dica que pode pesar um pouco mais no bolso. San Gimignano possui alguns restaurantes típicos da cozinha toscana. Alguns deles estão instalados em prédios históricos ou possui uma belíssima vista de onde você pode jantar ao ar livre, apreciando a bela vista da Toscana.           

    Uma dica é o restaurante La Vecchia Mura. Fica na Via Piandornella, 15. Mas para jantar lá, é bom reservar antes.

POR DO SOL NA VOLTA PARA FLORENÇA

Esse passeio foi maravilhoso, perfeito. Se você me perguntasse qual seria a cidade que você não poderia perder na Toscana, eu diria que San Gimingnano é uma com certeza. 

Na volta de ônibus de Poggibonsi para Florença eu ainda fui brindado com um dos por-do-sóis mais lindos que eu vi na Itália...eu estava morto de cansaço, com os pés doendo, mas feliz de verdade...foram momentos inesquecíveis.


E com este post sobre San Gimignano me despeço da Toscana. Quem conheceu aquele sol, aquele céu, aquelas paisagens, nunca vai esquecer...

Estrada na Toscana