segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Veneza, cidade flutuante...




   
    VENEZA, UMA CIDADE-ILHA ITALIANA NO MAR ADRIÁTICO

        Parece ser um lugar comum dizer que Veneza é um "lugar diferente de tudo" nesse mundo, mas não é...Por mais que você já tenha visto Veneza em filmes, televisão,  fotografias, cartões-postais, etc - nada nos prepara para a experiência que estamos prestes a vivenciar quando descemos na estação de Veneza.



    Em Veneza é claro, não existem ruas, trânsito. Os moradores de veneza ainda dependem essencialmente do transporte aquático para se locomover. Dentro de Veneza você não vai ver nem skates, bicicletas e as famigeradas motonetas. Isso dá um certo ar de tranquilidade à Veneza.


     Veneza também é uma cidade peculiar: os bairros são as antigas ilhas que formaram o que Veneza é hoje. O endereço do seu hotel, por exemplo, não vai conter o nome da rua e o número da residência, como habitualmente. Por quê, eu pensei? "Porque Veneza não tem rua.seu burro!!"....(você demora para se ligar...)


Veneza está divida em 7 regiões, que são chamadas de "Sestieres": Canneregio, Santa Croce, San Polo, San Marco, Dorsoduro, Castello e Giudecca. Os endereços de Veneza contém apenas a região e o número, sabe-se lá como eles se acham com isso, mas eles devem estar acostumados né?







       Na Verdade, hoje em dia San Polo e San Marco são as regiões que mais bombam em Veneza, é onde se concentra a multidão de turistas, onde esetá a Piazza di San Marco e a Ponte Rialto.


     Veneza localiza-se bem no meio de uma lagoa que abre-se para o Mar Adriático.  No passado, haviam 65 pequenas ilhas nessa região, que foram sendo habitadas. Com o tempo, a população foi crescendo, e o jeito para comportar a população foi ir aterrando as ilhas vizinhas. Com isso, as ilhas foram se juntando, os espaços foram aumentado e criando terrenos entre elas, que formam os canais. Quando você percorre os arredores de Veneza, você vai encontrar uns troncos gigantescos boiando na areia..e lugares onde eles estão começando a fazer o aterramento, há séculos é assim.



O miolo de Veneza, que hoje seria o "centro", só começou a ser ocupado de verdade a partir do século IX, quando o Rialto tornou-se a sede administrativa de Veneza. A partir dali começaram a surgir as grandes construções de Veneza.





VENEZA: BELA E ÚNICA  



Veneza é uma cidade improvável, onde as casas brotam de cima d´agua, tem uma beleza imensa, contra a qual permanecemos desarmados...












 Cidade única sim: algumas vezes você já ouviu falar que Bruges é a Veneza da Bélgica, Amsterdã é a Veneza do Norte, etc. São cidades cortadas por canais, isso sim. Mas canais também existem em outras cidades como Milão (Navigli) e Paris (Canal st. Martin), mas nunca uma cidade inteira cortada por canais...que vivem através deles, que se relaciona com esse tipo de lugar, de uma forma única...Não tem lugar assim, pelo menos nesse mundo que nós vivemos.






        PERDER-SE EM VENEZA


       Talvez por isso Veneza exerça esse fascínio sobre as pessoas. Ela traz um pouco de improvável, de magia e de acaso..é o melhor lugar para perder-se, literalmente, andar sem rumo, sem destino, entre as casinhas de cor ocre, com suas paredes descascadas, cujas portas vão dar exatamente na beira de um canal e você fica imaginando o tempo todo, como essas pessoas vivem assim?


É impressionante ver Veneza ainda de manhanzinha, quando o movimento é tranquilo. Os barcos "estacionados" na porta das casinhas...ainda cobertos com um plástico:








Você consegue imaginar aquelas pessoas saindo de casa, de manhã cedinho, e ao invés de pegar o carro,entra no seu barquinho e vai trabalhar, normalmente? Que  o quintal da sua casa, na verdade, é um canal? Veneza é muito surreal!














Algumas vezes, você se sente numa daquelas gravuras de Echer:

nearby campo manin



     O "EFEITO-VENEZA"


     Quando você vai chegando em Veneza, e começa a ver os barcos ao lado dos trilhos, já vai sentindo que o clima é diferente...





E quando você está prestes a sair da Estação Santa Lucia seu coração começa a bater forte de ansiedade...é emoção mesmo.






        Quando você chega em Veneza já vê que tudo é diferente, principalmente a maneira de circular. Você tem que andar por passarelas, atravessar pontes, pegar vaporettos, seguir canais...



Gare Santa Lucia  Venise

    
    Ali na região da Ponte degli Scalzi, ficam uns vendedores ambulantes, e também vai ter gente que te oferece para ajudar a atravessar a ponte (não é uma coisa lá muito agradável atravessar uma ponte inclinada, com degraus, quando se está chegando, cansado da viagem, né?) , carregando sua mala. Cobram 2 ¢, é claro. Não sei, dá um pouco de medo deles saírem correndo né? Não vou dar minha mala assim não? Niente, niente. - saí de fininha, isso sim.





       Eu digo isso porque fica outra lição: em Veneza, ponte não significa apenas uma rampa que se atravessa de um lado para o outro, significa, muitas vezes, subir e descer degraus!!!  (pense nisso quando você for fazer as suas malas, você vai ter que carregá-las pelas pontes de Veneza até chegar no hotel)






Muita gente, como eu, prefere acomodar-se nas regiões contíguas a estação como Canaregio e Santa Croce. Meu hotel ficava bem em frente a estação Santa Lucia, dava pra ver a estação de lá:










          Em Veneza você  pode curtir o melhor estilo italiano do "dolce far niente", literalmente o "fazer nada", ficar andando sem destino, parando aqui e ali para contemplar uma lojinha, uma oficina de máscaras venezianas, uma pontezinha, um canal...ou de repente se esparramar numa escadinha qualquer, contemplando o Grande Canal....Veneza é a única cidade onde não se pode fazer "roteiro", tentar planejar tudo..lá você solta as rédeas, e deixa a cidade te envolver, você é abraçado pela magia de Veneza...é o "efeito-Veneza". 










 Às vezes, seguindo uma ruazinha, você simplesmente sai num beco sem saída, onde só tem uma portinha pro  canal. Se você vivesse como eles, dali você poderia seguir de barco. Mas nós, turistas, temos que dar meia volta e pegar a trilha novamente:







 Quando você anda por Veneza, você vai perceber que todas as casas tem uma cor ocre (isso contrasta, por exemplo, com as casinhas coloridas de Burano) , algumas com os tijolos expostos. Parece até que fizeram de propósito sabe, aquele desgaste.....Em certos momentos é tão surreal que parece que você está numa montagem cenográfica, que atrás daquelas paredes meticulosamente desgastadas pelo tempo só existe a fachada escorada, como naquelas cidades de mentirinha de  filmes e novelas. Não sei, foi uma bobeira que me passou pela cabeça:



Um amigo meu que já morou na Itália contou que em Veneza as casas são assim, com a aparência desgastada também porque em Veneza as casas em construção pagam menos impostos para o governo. Assim os venezianos constroem suas casas primeiro por dentro e deixam o exterior com um jeito mais largadão mesmo, com paredes descascadas e tijolos aparecendo? Alguns acham isso muito feio outros veêm um certo charme nisso.


E se você tiver numa rua bem estreita, dá pra ver que as paredes são todas tortas..meio como se fosse cair.


Uma das coisas interessantes que você pode observar, perdendo-se pelas ruelinhas de Veneza é que existem certas passagens, portinhas, que simplesmente parecem ter saído daquelas estórias de Lewis Carrol. Elas são pequenas demais, desproporcionais, para entrar lá, você tem que se abaixar.

Esse tipo de portinha é chamada de "sotoportego(literalmente "embaixo da varanda"). De fato, ela liga duas calles (ruazinhas) passando diretamente debaixo do edifício. É uma coisa bem típica da arquitetura veneziana.







Também é legal você percorrer as ruas e ficar olhando as janelas, com autênticas "venezianas" (de Veneza, se é que me entende, eu me embananei)...algumas todas decoradinhas com flores e arranjos:

Isso dá um contraste com as paredes descascadas dos edifícios:


Várias vezes, você vai encontrar aquelas janelas com o formato típico da arquitetura veneziana:











E os canais estão tão bem adaptados ao cotidiano de Veneza, que ninguém se impressiona (só você, é claro, que fica todo bobo), diante dos barquinhos que recolhem o lixo. Sim, em Veneza, até o jeito de recolher o lixo é diferente:


E ambulância então? Também é pela água.. em Veneza, não poderia ser de outra forma né? Que coisa maluca..!



E eu acho bonito também sabe, as vezes de noite, você está andando entre as ruas, ai você descobre um espaço aberto, com uns restaurantes, eles colocam as mesas no pátio mesmo, com umas velas, fica incrível... dá vontade de sentar ali (embora é obvio que você sabe que vai cair na armadilha, né)







       Olha, e até que não é difícil se achar lá em Veneza. Ao longo do labirinto de vielas, você vai ver placas de sinalização. Basicamente elas vão apontar para duas direções: a Piazza di San Marco, Rialto  para um lado e a Ferrovia- Piazzale Roma  para o outro. Então como eu estava perto da Ferrovia e sempre me dirigia em direção a Piazza di San Marco, eu nunca me perdia de verdade (eu só perdia a trilha). Demorava, é claro, para me encontrar, me perdendo aqui e ali. Mas veja bem, você está se perdendo em Veneza...é outra coisa né? Mas não confie totalmente nessas placas, às vezes, no meio do percurso, elas te deixam na mão e você tem que ser meio intuitivo..outras vezes, você simplesmente perde o "rastro" e tem que começar tudo de novo...mas é divertido...!!!



     


       De repente, depois de algumas horas andando por aquelas ruas, eu quase já conseguia entender como funcionava aquilo, como os venezianos vivem. Você acaba memorizando uma lojinha aqui, uma ponte ali, um canalzinho ali, um detalhe, e voillá, quando você menos espera, você quase começa a andar com desenvoltura naquele lugar...é claro que o que mais me impressionou é ver os venezianos de terno e gravata ou tailleur, indo supostamente para o trabalho, com um jornalzinho embaixo do braço, andando a passos largos, e virando uma "esquina" e sumindo da vista..eles andam tão tranquilos que os pés já vão te levando para o lugar....é uma coisa que eu observei estando lá: dá pra ver exatamente quem é turista, só pelo jeito de caminhar...




    Mas se você quiser encontrar um ponto mais específico, como um campo específico, não sei te dizer como seria. Acho que eu me perderia. Tem coisa que olhando no google maps parece pertinho, mas naquele emaranhado de ruas, meio que você se perde. Depois de um tempo, eu larguei os bets como se diz aqui na minha cidade:



     Mas até os mais experientes perdem-se em Veneza....e o mapa em si, não é lá muito eficiente. Ele pontua algumas referências é claro, mas Veneza tem vielas tão pequenas e estreitas, que nem nome tem...







Grande parte do motivo que faz você se perder em Veneza, é que não é possível percorrer o "S" do Grande Canal de ponta a ponta...a pé, somente de barco. Se fosse assim, você rapidamente percorreria a pé o trajeto entre a estação, o Rialto e a Piazza di Sa Marco e nunca se perderia. Mas acho que um pouco da graça de Veneza está em perder-se por aquelas ruas, pelo seu percurso labiríntico mesmo.







"MI PIACE MOLTO ...VENEZIA"

 E não sei porque algumas pessoas tentam encontrar motivo para não gostar de Veneza: "Veneza é suja", "os canais fedem" (isso é mentira, não é perfumado, mas quem já passou de ônibus perto do Tietê vai achar que os canais de Veneza exalam lavanda), "Veneza é caro demais" (isso é verdade, mas nos próximos post vou te dar pelo menos uma dica para economizar); "Veneza é velha"...e por ai vai...

      O incrível é que várias pessoas que falaram isso, sequer conheceram Veneza...Sinceramente, eu acho que quem diz que não gosta de Veneza está fazendo "c..doce", eu não entendo e simplesmente não consigo imaginar isso..como assim não gosta de Veneza?

      Sim, Veneza é um lugar que atrai turistas do mundo inteiro. Foi a cidade mais glossolábica que eu conheci, uma balburdia, você ouve um burburinho por toda parte, uma espécie de língua universal: ouve-se chinês, coreano, espanhol, francês, inglês, alemão....e tantas outras línguas que eu não identifiquei..

Veneza me pareceu, de fato, uma .cidade babelina.











        Sim, Veneza é vítima do turismo predatório..na região entre o Rialto e a Piazza di San Marcos é praticamente impossível de se andar....pessoas se esbarram, naquelas ruazinhas do comércio, onde mal cabe uma única pessoa, etc. (quem por exemplo, acha que é bonito comprar um chapéu de marujo e uma camiseta listrada e ficar andando por Veneza?- turista, é claro) 







         Mas saindo desse miolo, você vai ter Veneza só para você, é possível ter um momento mais imersivo andando pelos canais, passarelas, ficando numa ponte..fora da região que eu falei, é tudo bem tranquilo (no post a seguir vou falar por exemplo, do que é encontrar um "Campo" - San Zanipolo, San Trovaso, Santa Margherita, Santo Stefano, San Giacomo dell ´Orio, etc - no meio daquele emaranhado de vielas). Você está no meio da multidão, de repente, vira uma ruazinha ali, e entra numa espécie de oásis, um cantinho bonito e tranquilo, uma praçinha....








         Veneza é tão especial que, num único dia você pode ver a ilha toda (e com um pouco mais de tempo você ainda pode conhecer as ilhas vizinhas como Lido, Murano e Burano). Mas com certeza, se você está planejando ir para lá, não coloque apenas um dia em Veneza, mesmo você vendo tudo em apenas um dia, você vai sentir vontade de ficar lá, e ver tudo de novo (ver de dia o que viu de noite, e vice versa)...










       MAGIA E SENSIBILIDADE: MÁSCARAS DO CARNAVAL

        
         Uma coisa que vai te chamar sempre a atenção são as lojas que vendem máscaras do Carnaval de Veneza. Pode ser em qualquer época do ano, elas vão estar lá.  E isso é uma das coisas particulares que existe em Veneza que ajudam você a sentir um certo clima de "magia" no ar. Veneza, com suas máscaras espalhadas pelas lojas, mesmo fora da época do carnaval, mantém seu clima de mistério...Você pode encontrá-las tanto nas barraquinhas de ambulantes espalhadas principalmente perto da Estação Santa Lucia e da Piazza di San Marco (em geral custam em torno de 5¢ as pequenas para lembrançinha e 15¢ as do tamanho de um rosto adulto, que são decorativas, não dá pra usar) , como embrenhar-se nas ruazinhas do comércio e encontrar uma loja mais refinada que vendem máscaras por 80 ¢ ou mais....


imag02082 Viagem à Itália: Venezia Sta Lucia   Padova Centrale








              Em Veneza cada ponte, cada ruazinha, cada Igreja ou praça (campo), tem um gostinho especial. Ás vezes, alguém olha um lugar e simplesmente para ali, como se houvesse um espectro (vou falar sobre isso em outro post), simplesmente fica plantado ali...observando.

Às vezes você se prende em um detalhe, e não sei porque fica ali, olhando...




..é assim que  Veneza te toca de uma maneira especial.







       Ou então, uma luz, que cai sobre seus olhos, através da cortina de um guarda-sol...com um brilho e uma beleza que você nunca viu...deixando você hipnotizado:


         O QUE VENEZA É...
     
            Você vê em Veneza o que você quiser..ela pode ser cara, cheia de turistas, mas é tão bonita que compensa. Sim, Veneza às vezes parece uma cidade de outro planeta, meio que de um mundo de fantasias, um conto de fadas...sim, Veneza pode ser a cidade dos românticos, embora eu ache que os gondoleiros sejam uns porcos (e eu não pagaria um único centavo para esses cuzões)...., a única coisa que você não pode falar é que Veneza é igual a qualquer coisa que você já viu por ai...
           Você sabe porque Veneza é diferente, são suas casas, suas águas, seus canais..mas faltam palavras para explicar tudo que você vivencia lá...emoção, paixão, êxtase. Você pára várias vezes e não acredita que não está sonhando, que está vivendo tudo ali...

         Veneza é uma daquelas cidades de mais de uma visita, sabe? Aquelas que no final da viagem já dá vontade de voltar. Veneza não é dessas depois de você percorrer tudo, e ver tudo que você queria, dá vontade de fazer tudo de novo, e mais e mais..Veneza é uma daquelas cidades em que você vai querer dar um pulinho sempre que estiver por perto....inesquecível, vibrante, incrível, pensando bem,  faltam palavras para dizer o que Veneza é...









quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Os Canais de Milão: o Navigli

The peak hour on the Naviglio Grande is in the late afternoon on the weekend. As the sun begins to set, people come out in anticipation of the evening ahead, but before they do, the calm beauty of the canal can be mesmerising.


A minha estadia em Milão foi curta, mas foi maravilhoso os momentos que eu passei lá...Não consegui fazer tudo que eu queria, pois cheguei tarde e fui embora no outro dia, ainda com a sensação que eu poderia ter feito mais coisas por lá...

Mas de todos os lugares que eu mais gostei em Milão, deixei para falar por último deste, que foi muito especial: o Navigli


O Navigli é uma região distante do centro, mas que se chega rapidamente pelo metrô...Chegando lá, você vai ver uma série de barzinhos, restaurantes, sebos, gente bonita, boa comida, cervejinha, drinks elaborados, aperitivos, e muita agitação. 




Na região do Naglivi eu fui em plena terça feita a noite, no dia em que eu cheguei...fiquei maravilhado, contagiado. É irresistível, não tem como não gostar desse lugar.





OS CANAIS DE MILÃO

        Pouca gente sabe, mas durante muito tempo os canais de Milão foram um importante meio de comunicação de Milão com outras regiões da Itália. A região do Navigli é a única que ainda conserva os canais intactos. Muitos desses canais que percorriam Milão hoje viraram ruas, foram encobertas. Na verdade, Navigli é uma palavra no plural, refere-se à uma série de "canais" que compõe um sistema de navegação e comunicação que existia em Milão.
        Os canais em si são muito antigos, são medievais. O curso do Navigli começou a se delimitar por volta do século XII.  No início o Navigli não era navegável - basicamente ele tinha a função de irrigação e defesa. Mas ganharam muita importância com o florescimento econômico de Milão. Foi só a partir do século XV que começaram a ser construídas as barragens de contenção. E a partir daí essa região começou a se tornar um importante ponto de comunicação da cidade, por onde chegavam as mercadorias.
      Para você ter uma ideia, era por esta região que chegavam os blocos de mármore da candoglia que foram utilizados para construir o Duomo de Milão. Além disso, Porta Ticinese era o ponto de entrada e descarregamento de produtos que vinham para Milão através dos barcos e navios.
       Na verdade, o Navigli começa bem longe do canal que conhecemos em Milão, à cerca de 23 km rio acima, na região do Contravento. Ele vai percorrendo um curso tranquilo, com uma bela paisagem da Lombardia, passando por cascatas e moinhos, até desembocar no porto de Milão.


        

       I NAVIGLI DI LEONARDO

        Até Leonardo da Vinci, quando morou em Milão, acabou fazendo alguns projetos para a região do Navigli.  Não foi Leonardo quem criou os canais, mas você vai encontrar dezenas de rabiscos na época em que ele viveu sobre a proteção de Ludovico Sforza, e visitou essa região. Com sua cabeça sempre ocupada ele se interessou muito pelos canais de Milão,  estudando hidráulica e propondo projetos para aperfeiçoá-los, como a construção de diques e bancos de contenção. Além de desenhos de pontes levadiças, drenagem, estudos sobre o movimento da água, etc. 


Remoinhos de água, de Leonardo da Vinci
esboço de Leonardo da Vinci sobre redemoinhos na água
Vários desses esboços de Leonardo sobre o Navigli estão conservados no Museum Nazionalli della Scienza e della Tecnologia.



REPÚDIO AO NAVIGLI : O FUTURISMO

Mas se você acha que esse lugar era amado por todos, não era. No Corso Venezia, número 25, residência de Fillippo Tomaso Marinetti, onde surgiu o Movimento Futurista, por exemplo, há uma placa bem grande, com a inscrição: "Repúdio à Luz Espelhada do Navigli". Os futuristas, como todos sabem, abominavam este lugar, pois o Futurismo recusa todo o traço do passado e volta seu olhar para o Futuro (lembrem-se da frase do Manifesto Futurista: "Queimem as bibliotecas"!!!!). Então o Navigli representava tudo que Milão tinha de arcaico, sendo alvo explícito de repúdio dos Futuristas:


         A CONCA DI VIARENNA

       Quando você conhecer a região do Navigli, você vai encontrar uma praçinha (um "valetão", para não ser tão eufemista) que hoje está praticamente abandonada. È a Conca di Viarenna

       Para chegar lá, você precisa sair um pouco da região dos barzinhos e andar pelas ruas das redondezas.

Você deve fazer a volta pela Porta Ticinese, contornando o Darsena...e aí pegar uma pequena ruazinha chamada Via Arena até chegar numa praçinha que eu não sei o nome...lá você vai encontrar a Via Conca del Naviglio. (bem na esquina com a Via Ferrari Gaudenzio ) 

Do nível da rua, quase não dá pra ver, mas é bem do ladinho dessa praça. Para achar a Conca di Viarenna precisa saber o caminho das pedras, pois é um lugar abandonado atualmente.



Antigamente o Conca di Viarenna já foi assim. Era uma espécie de cais, muito movimentado:

Arquivo: Navigli Milão bacia Viarenna04.jpg



Mas hoje em dia é um local que está completamente abandonado:




       O DARSENA



      O Darsena é uma espécie de baía artificial que servia de porto para Milão. Era ali que os navios atracavam na época em que os canais estavam em funcionamento.


       Como hoje em dia o Darsena de Milão não tem muita utilidade mesmo, é uma região meio abandonada também.




       A PORTA TICINESE

      A Porta Ticinese é a parada final do Navigli. Percorrendo toda a região do canal, você vai chegar ali. Era por ali que tudo passava e esse lugar já foi uma região bastante agitada, um porto comercial. Era na Porta Ticinese que os mercadores pagavam os impostos e liberavam os produtos para entrar em Milão pela parte meridional da cidade. A Porta Ticinese também é conhecida como Porta Cicca.








Vicolo  dei Lavandai



Um lugar interessante interessante que você vai encontrar no Navigli é um beco...conhecido como "Vicolo dei Lavandai" - literalmente significa "o beco das lavadeiras". 




Era ali que antigamente as lavadeiras iam para lavar suas roupas para fora...o legal é que todo o lugar ainda é conservado como era antes. dá pra ver até os banquinhos que as lavadeiras usavam, que era chamado de "brellins"











HAPPY HOUR NA RIPPA DI PORTA TICINESE

         Mas se você não quer ver nada disso, e só quer ir ao Navigli para experimentar um aperitivi e tomar uma cervejinha, é na regiao da Rippa di Porta Ticinese que você deve ir. Você vai pegar o metrô e parar na estação Porta Genova F.S. Saindo da estação você vai pegar uma ruazinha chamado Via Carsale, e seguindo por ela você logo vai achar o canal.

Você vai andar por uma rua retilínea, que se estende ao longo do canal...e durante o percurso você vai encontrando varios barzinhos, lanchonetes, restaurantes e mesinhas ou banquetas ao ar livre....





With an estimated 228 restaurants, cafés, bars and clubs concentrated in this small area, the choices of where to have a drink or a meal are seemingly endless. Bars like this one are open for the afternoon “aperitivo,” a classic Italian tradition.

E é claro que quando a noite cai, o lugar se transforma. O Navigli fica todo iluminado com a luz dos bares...






 Nesta região, o negócio é experimentar os aperitivi...que eu expliquei num post anterior.( Veja o post aqui: 
Milão: a terra dos aperitivi)






Minha sugestão é o Rita, fica na Via Angelo Fumagalli, numero 1





La o drink custa em média  8 a 10 euros, e os aperitivos vem na mesa (não é buffet)


       Mas acho que a alma mesmo desse lugar são as pessoas. Navigli é um lugar de pessoas simples, descontraídas, que estão lá para tomar uma cervejinha...uma simples caminhada por essa região já é capaz de te tirar por alguns minutos do stress do dia a dia. talvez por isso que os milaneses gostam de ir para lá no final do dia.

Navigli foi o lugar que eu mais gostei em Milão, apesar de ter ficado lá somente um dia e meio....
Acho que não é dificil entender porquê né? É um lugar incrível. Na cidade que tem fama de ter vocação para noites divertidas, uma passadinha na região do Navigli é obrigatória.




E se depois de tomar um drink ou uma cervejinha na região do Navigli, você ainda tiver com pique, pegue o Corso di Porta Ticinese e siga sempre em frente, você vai encontrar a região da Collone di San Lorenzo. É uma caminhada agradável, e você vai encontrar outro lugar legal em Milão. Fica a dica.