Bem, andar de metrô é uma das coisas mais legais de fazer quando você viaja "praz zoropa"...ainda mais se você mora como eu numa capital que tem pinta de ser nariz em pé, vanguardista e pós-moderna como Curitiba, mas que não passa de um velho acampamento militar com casas caiadas de branco, como já dizia Saint-Hilaire no final do século XIX (ou seja, é um lugar bem escroto.....)Enfim...em Curitiba ainda não temos esse "brinquedo"..por isso foi dificil até entender a lógica do negócio..mas se você já tem metro na sua cidade..não deve ser muito diferente.
Aproveito para indicar o site AMADEUS SUBWAY MAPS, que possui as linhas de metrô de praticamente todas as cidades (que o possuem, é claro) do mundo:
http://www.amadeus.net/home/new/subwaymaps/en/index.htm
***
Andar de metrô é facil e rápido, além disso ele te leva, sem exceção, à todos os pontos turísticos da cidade. Tem dois motivos para isso: apesar da linha de ônibos ser bem eficiente, parece ser mais turístico mesmo. Os "tipos" parisientes mais inusitados estão vagando pelas estações (tipo aqueles africanos bem estilosos que a gente não está acostumado a ver aqui...ou o famoso tiozinho com acordeao tentando tirar uns trocos...e até bailarinas fazendo pliê e o caralho a 4)
Outra coisa que achei legal é que as estaçoes de metro (as "gares") já são linhas estabelecidas desde o final do século XIX por onde passavam os trêns, muitas gares são daquela época e tem personalidade forte (apesar de umas estarem bem degradadas). Por isso é legal ver que cada um tem uma "alma" própria (Abesses, Saint-Lazare, por exemplo)
Além disso, em cada parada do metrô há sempre um giche super-turístico onde eles são relativamente educados e treinados para responder com a maior calma e polidez qualquer tipo de pergunta estúpida. E você ainda sai cheio de guias e mapas.
***
Em Paris há 14 linhas de metro. Toda linha de metrô é devidamente identificada pela sua cor. Assim, por exemplo, a linha M1, que é a mais turística, é a amarela. Ela vai do chateau de Vincennes, fora da cidade, até La Defense, na outra ponta, cruzando a cidade de Leste a Oeste (tipo nosso busão Inter 2).
É importante que você saiba o ponto de chegada e partida de cada linha. Assim, por exemplo, se você pega a linha M2 (azul), você tem que saber se o seu destino está na direção de Nation ou Porte-Dauphine.

***
As linhas se cruzam. Estes cruzamentos são chamados de "correspondance" e estao indicados nos mapas por uma bolinha branca. Se no mapa tiver uma bolinha da mesma cor que a linha, não há correspondance, é só uma parada. Se tiver uma bolinha branca, você pode descer e fazer a conexão com outra linha.
Assim, por exemplo, no mapa abaixo, a linha M1 (amarela) tem uma parada em Tuilleries sem correspondance, depois ele pára no Louvre, de onde você pode descer e pegar a linha M7 (roxa), em direção a Pont Neuf, por exemplo.

Veja o mapa interativo das linhas de metro: http://www.ratp.info/orienter/cv/carteidf.php?lang=uk
Obs. o transporte urbano é gerenciado pela RATP Régie Autonome transporta Parisiens

E outra...lá sempre tem uns cartazes meio esquisitos..eu vi essa bundinha em todo canto...



Boas dicas!! : )
ResponderExcluirhahaha les affiches do metro! essa bundinha eu tb vi mt, é uma peça de teatro senao me engano...
ResponderExcluirTinha outro com uma bunda gigante em close..escrito "A deux lits du delit!"...
ResponderExcluir