quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Au Revoir Paris!

Toda despedida é triste..é algo meio parecido com a morte.!! É como se deixássemos para trás..algo que já faz parte de nós..



E você acha que foi facil ir embora de Paris? Paris que eu tinha aprendido a amar muito antes de conhecê-la...e que amei ainda mais..quando a vi de pertinho..toquei seus monumentos e percorri suas ruas..





Mas Paris foi para mim mais do que um monumento ou uma rua..era uma corrente de ar, um estado de espírito, uma maneira de conectar-se..um agenciamento..


E eu senti bem na pele algo que tinha lido em Hemingway: ...a de que depois que você vai embora de Paris..ela ainda te acompanha, durante muito tempo...



quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Bate-volta (3): Giverny (Jardins de Monet)











Você já pensou em morar em um jardim? Esse lugar existe.. chama-se Giverny..é lá que está o famoso Jardim de Monet...



Um dia Monet descobriu esse lugarzinho, que na época tinha menos de 300 habitantes..Relativamente próximo de Paris..mas suficientemente longe para ele  poder trabalhar tranquilamente.
Era ali em Giverny que o mestre recebia os amigos, que o visitavam durante o dia e iam embora no finalzinho da tarde.ou ficavam hospedados no Ancien Hotel Baudy.tendo passado o dia naquele lugar agradável, tranquilo.
Se um dia você descobrisse esse cantinho..você também não iria querer sair de lá..





domingo, 12 de dezembro de 2010

Bate volta (2): Chartres



patron praying

Chartres Cathedral - main hall





Chartres e suas famosas estátuas longilíneas. Em Chartres você "respira" catolicismo,  mesmo que você seja ateu, ou qualquer coisa que o valha.
Vou fazer o meu segundo relato do "bate-volta" ...embora cronológicamente eu tenha ido lá por último : é a cidadezinha de Chartres....eu amei esse lugar..
Chartres é uma cidade linda..situada á uns 80 km de Paris (cerca de 50 minutos de trêm)..é uma cidade pacata..do interior..ainda tem aquele climazinho gostoso de um lugar que parece inalterado há anos..há é claro...várias construções modernas..mas o centro de Chartres ainda é predominantemente medieval...com a Catedral de Notre Dame de Chartes situada na colina..no ponto mais alto da cidade...


quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Bate-volta (1): Versalhes









Garden in Versailles - Versailles, Ile-de-France


 



        Algumas pessoas dizem que Versalhes é uma espécie de "pequena Paris"...e realmente hoje em dia ela mais se parece com uma espécie de região metropolitana de Paris. Mas o que hoje em dia é uma "cidade comum", já foi o centro do absolutismo na França. Versalhes se destaca pelo seu imenso chatâeu e seus jardins simétricos, meticulosos, onde viviam os reis...é um lugar feito para vislumbrar, imponente, majestoso...mas também tem um lado espalhafatoso, divertido, pueril e despreocupado..Levado pela música barroca que soa dos auto-falantes, em Versalhes você mergulha no tempo..

Tem coisas que realmente você só tem idéia.."estando lá"...Versalhes é assim..você vê através de fotos, aquele lugar imenso, meticulosamente cuidado, com toda a pompa que deve ser um lugar destinado  a abrigar a corte francesa...mas você só tem idéia do que é um verdadeiro palácio, o dia em que você conhecer Versalhes...

           Mesmo que você não saiba a diferença entre Luis XIV e Luis XV, você vai gostar de Versalhes, simplesmente porque ele é um lugar incrível, projetado para ser milimetricamente "perfeito". Em cada cantinho de Versalhes, voce vai experimentar sensações....desde um passeio entre os labirintos do Jardim de Le Notre, um passeio nos Grandes Apartamentos do Rei no Chateau..curtir uma graminha gostosa perto do Grande Canal, ou se deliciando com o espaço intimista do Domínio de Maria Antonieta...Versalhes é tudo isso, e muito mais...


segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Paris sous la pluie...(4)





Poucas cidades são tão bonitas como Paris....mas eu digo mais: poucas cidades conseguem ser tão bonitas até debaixo da chuva!!!!





Foi assim comigo...num dia de agosto, no meio da tarde de verão, começou a esfriar, e o céu ficou cinzento...

E ela..a chuva, começou a cair....

E Paris ficou linda....




Muita gente já disse isso, mas se você nunca foi pra lá, eu também vou te lembrar: andar naquela chuvinha fina pelas ruas de Paris também é uma experiência inesquecível....Paris fica ainda mais bonita na chuva...



























Durante minha visita a Paris, choveu duas vezes..eu me lembro bem: a primeira foi quando eu estava no alto da Torre Eiffel, e eu ficava vendo o Arco do Triunfo, já iluminado, por entre as janelas de vidro, cheia de gotas de chuva...;






a segunda vez, foi quando eu fui andar de barco no Rio Sena, quando estava chegando perto da Torre Eiffel, novamente, o céu ficou escuro, ficava olhando o maior ponto turístico de Paris, vista a partir de dentro de um barco no Sena, e atrás aquele imenso céu fechado, parecendo que ia nos engolir...







e quando eu desci, surgiu um sol tão bonito que eu nunca tinha visto antes..





Andando pela calçada, nas margens do Rio Sena, eu olhava..e não acreditava, que o céu estava escuro há poucos instantes...


.era muito gostoso andar naquelas ruas perto do Quartier Latin, com as calçadas ainda molhadas...depois da chuva.









Os guarda-chuvas sempre tiveram um charme nas ruas de Paris, desde a Paris haussmaniana e suas jovens burguesas...



Parece que à qualquer hora, você vai precisar de um..


paris sous la pluie


Se você estiver em Paris, e começar a chover, você pode ir até o Boulevard Saint-Michel.
Lá, no número 56, você vai encontrar uma loja centenária de guarda-chuvas: o Simon Parapluies. (veja o site: http://www.parapluies-simon.com/)


A fachada simples esconde um lugar super tradicional em Paris: lá você vai ver milhares (milhares mesmo) de guarda, chuvas, de todos os tipos.

 O negócio é tocado há décadas pela família desde 1897 e o ateliêzinho ainda funciona no andar superior...


Lá você pode encontrar o famoso guarda-chuva quadrado, o preço é salgado (92 ¢)



E para quem achava que guarda-chuva branco com foto da Madonna e cabo de cisne era a coisa mais chique do mundo



, ali em Paris, você vai encontrar parapluies feitos por estilistas de verdade:

parapluies








Os guarda-chuvas em Paris me chamaram a atenção, porque lá, andar de guarda-chuva tem seu charme....




Eles dão um colorido especial à cidade, um charme..

Image du Blog marycherby.centerblog.net



Um mistério, porque em casa, na minha cidade, o guarda-chuva sempre fica detonado assim:


E sabe quando você imagina, uma rua toda cheia de guarda- chuvas. não seria legal se fosse assim?








E o mais bonito num dia de chuva em Paris é que o movimento das pessoas, com seus guarda-chuvas, formam uma espécie de dança ...la danse des parapluies..









Por isso, se durante sua estadia em Paris, começar a chover, não fique triste
..ande, ande ande "sous la pluie"