sexta-feira, 2 de novembro de 2012

O sorriso do Pulcinella



  
   Quando você anda pelo centro de Nápoles, você vai perceber uma figurinha carimbada. Lá está ele com suas roupas brancas bem folgadas e  largas e a máscara preta, com seu jeitão desajeitado, disputando espaço entre os presepi napolitanos e as estátuas de Maradona com a camisa do Napoli. 
















O Pulcinela é o símbolo de Nápoles, neste post vou explicar porquê...


     O PULCINELLA NA COMMEDIA DELL´ARTE

   O Pulcinella faz parte de um tipo de espetáculo muito conhecido na Itália: a Commedia della Arte
     A  Commédia dell´Arte é um tipo de  manifestação artística que não existe mais. Ele era chamado tambem de Commédia all´improviso ou Commedia ao Soggeto. Esse tipo de teatro popularesco tornou-se muito conhecido na Itália no século XVI e se opunha a uma espécie de teatro erudito que existia na época. A ideia era fazer um teatro escrachado, colorido, exagerado.









Toda a estrutura da Commédia dell´Arte fundamentava-se no poder de improviso de seus atores. Não existia um roteiro definido, e a trama ia mudando de acordo com o desenvolvimento do espetáculo. Existia apenas uma linha narrativa inicial, chamada “trama larga” (canovacci), mas que cada ator tinha liberdade de inserir seus próprios elementos nessa trama maior. Assim, cada espetáculo era diferente do outro.
Se você nunca ouviu falar da Commédia dell´Arte, vai se lembrar, quando você vir as máscaras do Carnaval de Veneza. Aquelas máscaras maravilhosas do Carnaval veneziano remetem diretamente aos personagens da Commédia dell´Arte.
Esses personagens eram muito conhecidos naquela época: o Pantalone, o Brighella, o Arlequino, a ColombinaIl Dottore, o Capitano.(Veja o meu post sobre O Carnaval de Veneza)

   Neste tipo de espetáculo, o Pulcinella aparece sempre como um ingênuo, que contrasta com a avareza do Pantalone, a soberba do Dottore, a esperteza do Briguella, a paixão do Arlequino. O Pulcinella é o matuto, que sem querer, acaba envolvendo-se em tramas e intrigas, alheio ao que seus atos podem acarretar. O Pulcinella é aquele digno de pena. Ele é meio corcunda, usa roupas maiores que o seu tamanho. Muitas vezes ele é desfigurado, usando uma máscara preta com um longo nariz, e a sua voz é um chiado estridente que ninguém entende. 

    
    QUEM É O PULCINELLA?

   Vocês devem saber, mas o personagem do Pulcinella é inspirado nos trejeitos do povo napolitano...o Pulcinella é o matuto, o caipirão estabanado, que se envolve na trama larga sem saber exatamente o que está acontecendo..
   O seu nome teria sido inspirado em um camponês da região de Acerra, na baía de Nápoles, chamado Puccio d´Annielo..




   E quando olhamos o Pulcinella com mais atenção, vemos que alguns de seus trejeitos são claramente inspirados no povo napolitano, ele é uma espécie de personificação caricata desse povo.
   
   As vezes ele é visto comendo macarrão com as próprias mãos, um costume antigo dos napolitanos mais simples...








Outras vezes vemos ele estabanado indo assar uma pizza no Vesúvio!! Ou fazendo merda por ai, por exemplo, correndo de um cachorro com uma linguiça na mão...




A sua alegria é contagiante! Sempre que pode, ele é visto fazendo uma farra, com um instrumento musical nas mãos...










Mas o que ele mais gosta é de uma sombrinha e um canto para se esparramar...






   Percebeu? O Pulcinella é o próprio napolitano, na sua forma mais grosseira e caricata possível...é aquele que apesar de todos os problemas, ainda é capaz de exalar aquela alegria de simplesmente estar vivo, continuar andando... o Pulcinella manifesta aquele vigor e vivacidade quase animal, instintivo...mas sem muito intelecto.








     Quando eu vi as máscaras e fantoches do Pulcinella nas lojas de Veneza eu não me liguei logo de cara, a ficha não caiu..Eu só senti o quanto o Pulcinella tem haver com o espirito napolitano quando conheci Nápoles. 






    

       A região da Campagna sempre foi uma região pobre. Mas o povo napolitano é um povo caloroso. Assim como o Pulcinella na Commedia dell´Arte, o napolitano é simples, meio matuto, às vezes estropiado pelas misérias da vida, mas abre um sorriso largo quando tem um instrumento musical ou come o macarrão com a mão...  



       

   Ele é ingênuo, e sua voz emite um chiado que ninguém entende, mas no fundo, é um ser  sem nenhum fingimento, que não tem malícias (muitas vezes não tem noção do que as suas atitudes implicam) e tem uma nobreza de espírito enorme..além de um coração do tamanho do mundo! 
     No fundo, é assim até hoje...quando andamos pelas ruas de Nápoles, vemos pessoas com um jeitão meio carrancudo, marcado pelo sofrimento, desemprego e pobreza, mas é só interagir com um deles e instantaneamente o seu rosto brilha, e ele abre um largo sorriso, como o sorriso do Pulcinella.

 Eu só me dei conta do tanto que o Pulcinella tem haver com Nápoles, quando percebi o quanto a sua presença é marcante nas ruas desta cidade. Você pode vê-los nas ruas, nos bonequinhos, nos quadros pintados nas pizzarias..dizem que é um sinal de boa sorte!



     

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou deste post? Quer falar também sobre suas impressões de viagens? Quer acrescentar detalhes que você conhece sobre o assunto? etc...

Use este espaço, é livre. Deixe seus comentários, críticas e sugestões, etc. Ajude-nos a melhorar cada vez mais...