quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Olhares ascendentes: Paris vista do alto (1)




Eu sempre pirei naqueles balões dirigíveis..Mas quando eu vejo aquelas fotos do "dirigível n. 6" fazendo o contorno na Torre Eiffel..eu nunca penso em Santos Dumont...mas o nome que vêm à minha cabeça é Julio Verne...engraçado lembrar do Capitão Nemo nessas horas...em que nem mar não tem por perto...



Eu digo isso porque acho que o balão ou o dirigível deveria ser o meio de transporte obrigatório para ver esta cidade...se tivesse alguma oferta de um passeio de balão eu teria ido (parece que você consegue visitar os castelos do Vale de Loire assim, do alto)...afinal em Paris eu andei de tudo..de trem, metrô, batobus, noctambus, velib, bondinho na funiculaire, elevador da Torre Eiffel, elevador ultra-rapido e modernoso da Torre Montparnasse, e até na roda-gigante do carrossel da Tuilleries..então..se eu pudesse andar numas dessas belezuras e magníficas engenhocas da aerostação..eu teria andado (andado não é bem o verbo correto) , pode ter certeza....




Mas eu descobri um outro jeito de ver Paris do alto..e foi trepado em alguns dos pontos altos da cidade...não é dificil..basicamente Paris é uma cidade com planta baixa..então é só descobrir alguns dos pontos em que você pode ficar trepado igual um macaco em algum ponto estratégico..e curtir a visão... Diga-se de passagem, Paris não precisa ser admirada exclusivamente pelos seus mirantes através dos binóculos e pontos de observação...algumas das suas visões mais impressionantes que eu tive não foram as de cima, ascendentes..mas ao rés do chão..às margens do Sena ou sentado num cafézão...


De qualquer modo..de qualquer lugar que você esteja..basicamente você vai que somente dois pontos se elevam acima do topo dos prédios centrais..a Torre Eiffel e a Torre Montparnasse..uma de frente pra outra...






Mas sabe por que vale à pena olhar Paris do alto? Porque de cima..você vê a cidade mudar de cores..de faceta..e os pontos característicos..os ícones que te orientam na cidade..mudam de tom...isso de uma hora pra outra..e ganham contornos inesperados... O melhor mesmo é você poder subir num desses locais..e poder ver o traçado da cidade...em 360 graus....e se deliciar com os pontos turísticos e monumentos..de ângulos completamente diferentes daquele que você viu no chão..




(Veja tambem: "Paris subterrânea: Catacumbas e Museu dos Esgotos")

-----------------------------------------------------------------------------
10 Lugares para ver Paris do alto:



Então vou listar alguns do lugar, onde você pode ver Paris do alto....

Seriam os 10 lugares tops..mas eu retirei a Torre Eiffel porque ela é hors concurs não é mesmo???

1. Galleries Lafayete (Chaussée d'Antin, 38) : vá até o terraço no oitavo andar...onde tem um restaurante chamado "Le Terrasse"..você vai estar bem perto da região dos Grandes Boulevares..da época de Haussman...de lá você consegue ver pertinho a Opera Garnier..e é claro..a Torre Eiffel...e você sempre vai ver umas mesinhas..com uns copinhos azuis..e vista maravilhosa...









Veja o site: http://www.galerieslafayette.com/





2. Instituto Árabe (Rue des Fossés-Saint-Bernard, 01): esse é um dos lugares em que eu provavelmente não iria..mas aproveitando que o cartão do Museum Pass que eu tinha..dava acesso gratuito..acabei visitando-o no dia em que estava visitando a Ille de la Cité...e foi uma surpresa..por que o edificio que abriga o instituto dedicado a cultura árabe em Paris é lindo...


E subindo lá..você tem uma vista perfeita da Ille de la Cité...você vê a Catedral de Notre Dame por trás...







3. Grande Arche (La Defense): La perto daquela espécie de cortina furada pendurada na Grand Arche você vai ver um gichê...que te leva até a parte mais alta do monumento..onde funciona um centro de conferências e um museu da informática..mas o principal..é claro..é a visão panorâmica da parte Oeste de Paris..onde você pode ver o Bois de Bologne..e o Arco do Triunfo alinhado (bem..para ser exato..o arco de La Defense não está perfeitamente alinhado com o do Triunfo..ele tem uma leve inclinação..exatamente para que possamos ter a sensaçao de tridimensionalidade)...a tarifa custa 10 euros adulto e 8,5 se estudante...(ou seja..é caro)

Veja o site: http://www.grandearche.com/




4. Arco do Triunfo (Champs Elysées): Bem..subir no mirante do Arco do Triunfo não é para os fracos..são mais de 600 degraus numa escada em forma de caracol....(lá de cima você vê as cabecinhas...)..mas como sempre..a vista compensa..



(mas lembre..não faça a loucura de querer subir lá em cima..depois de ter caminhado a pé desde o Louvre..é preciso ter perna pra subir lá..)


A entrada custa 9 euros..mas eu estava com o Museum Pass..entrei dando carteirada..




No segundo andar..tem um monumento ao Soldado Desconhecido...






E lá em cima..o legal é ver exatamente as 12 avenidas saindo da Charles de Gaulle Etoille..em forma de círculo....coisas do Barão de Haussman, de novo..









E é claro que nenhum lugar é "realmente legal"..em Paris..se de lá você não ver a Torre Eiffel




Mas..no entardecer..lembra oque eu falei de La Defense..foi a única vez que a velha dama de ferro foi desbancada..pois o por do sol..em La Defense..é indescritível...(eu guardo ele até hoje na memória..fiquei horas lá..olhando esse sol maravilhoso se por)




5. Pantheon (rue de Soufflot ): Olha, o Pantheon foi construído para ser uma igreja (foi encomendada por Luis XV, após se recuperar de uma doença, mandou o arquiteto Soufflot construir um templo em homenagem a Santa Geneviève, padroeira de Paris)




então basicamente lá você vai encontrar um lugar pra subir...além das atrações que eu ja contei no post sobre o Quartier Latin (a alegoria a Convention Nationale, o Pèndulo de Foucault, a cripta onde está enterrada Voltaire, Rousseau, Descartes e outros) você ainda pode acompanhar uma visita com horário marcado até a cupula do edifício..



De lá você vai ver a colina de Montmartre..com a Sacre Coeur...


E é claro..a vista lateral da Catedral de Notre Dame..que fica ali pertinho..



6. Centre Pompidou: No centro Pompidou não se paga para entrar..a não ser que você vá numa das exposições permanentes de Picasso, Wandy Wahrol, etc...lá você vai ter bibliotecas, livrarias, computadores, etc...você entra pela Rue Renard..e basicamente tem que passar por um detector de metais..mas quando tem muitos visitantes querendo entrar na bagaça..eles montam duas filas


uma é para quem tem o Museum Pass e ingressos de alguma exposição ou espetáculo...




Mas o legal é que lá é tudo modernoso..inclusive aquela escada rolante enfiada no meio de uma espécie de tubo..que te dá uma vista bem legal com o exterior..pra subir no terraço você vai desembolsar 3 euros..











E mesmo que você já tenha visto aqueles lugares milhares de vezes..tenho certeza que voc~e vai continuar babando ao ver a torre Eiffel, a Sacrecoeur.............e o legal é que ao contrário dos museus que fecham perto das 18:00, o Pompidou se estende até umas 21:00 horas..então dá pra curtir um por do sol bacana lá..







7. Montmartre: você vai achar que eu tou implicando..mas eu ouvi falar maravilhas do por do sol em Montmartre..naquelas escadarias da SacreCoeur..não sei se é porque eu tava irritado com os vendedores de cerveja e com os "artistas" disputando a sua atenção...mas eu achei a vista de lá um pouco feia..talvez seja por que o dia estava nublado perto da hora do por do sol..e o que você via na verdade era uma imensa massa cinza de prédios ....Poxa..é o ponto mais alto de Paris..a colina de Montmartre no entanto..te dá uma retribuição modesta: daquele amontoado de prédios..pouca coisa se destaca

E lembra da regra: pra ser legal você tem que ver a torre Eiffel, concordam? Pois de lá..você só vai ver o formato fálico da TourMontparnasse..aquele negociao preto ereto..acima dos outros prédios..ou seja...é um pouco frustrante..


E pra ver a Torre Eiffel mesmo lá de cima da colina de Montmartre..você tem que andar numa das ruazinhas laterais..indo em direção a Place du Tertre (no caso eu estava fazendo o caminho contrario..estava chegando na SacreCoeur)

E de lá..você vê a torre meio esquisita..só numa clareira..entre os prédios e as árvores...a visão não é ampla..é só uma frestinha..





Então, quer uma dica? Veja o próximo....



8. Parc Belleville: num dia quente..pegue uma bicicleta..e percorra o canal St. Martin...ele vai te levar á uma parte pouco frequentada pelos turistas..o noroeste de Paris..a região de Belleville..é uma região habitada por muitos imigrantes..principalmente asiáticos.
Você vai encontrar nesta parte da cidade..o Parc Belleville..é um parque muito bem cuidadinho..cuti-cuti mesmo..ali perto era a sede do Partido Comunista Francês..


Você vai ver umas fontes d´agua..clima bem agradável..e nem precisa ver a vista né..veja







Vai dizer que o por-do-sol não é mais bonito aqui?



E olha..lá você nao vai ter aquele monte de gente se trombando.....................aqueles músicos que são tão legais quanto você ouvir o Plá na Reitoria....e vendedores sinistros e insistentes de cerveja....


9. Notre Dame: Nossa e dá até um arrepio falar desse lugar..primeiro porque ela é linda demais..as igrejas góticas tem essa característica peculiar né..te fazem olhar pra cima..e se sentir pequeno..



Olha..o único ponto negativo é exatamente o mesmo da Torre Eiffel..milhares de pessoas decidiram fazer exatamente a mesma coisa que você..nao importa a que horas você vá..sempre vai ter gente..e nao adiante nem chegar cedo..a fila já ta lotada logo de manhã..então calcule ai..mais de uma hora de "chá de fila" (o museum pass que eu tinha dava entrada gratuíta..mas ao contrário de alguns museus..não te dá privilégio de entrada..então você vai ter que pegar fila do mesmo jeito).. entrada custa 7 euros..










E aviso aos gordinhos, cardíacos..e loosers................quer subir lá em cima é??Pois saiba que o caminho que leva ao topo não é nada facil de ser conquistado.............numa igreja medieval..não tem "melzinho na chupeta" de elevador panorâmico não..pra subir lá..tem que botar fé nas suas pernas...então coma bastante crepes nas redondezas..porque lá você vai queimar todas as calorias..



Olha são 387 degraus bem generosos até você chegar lá em cima..mas..você mal tem fôlego (a falta de ar se mistura à emoção de ver as gargulas....nossa é lindo... (eu vi as de Chartres..mas essas humilham...)















10. Tour Montparnasse: tem uma antiga piadinha que diz..você prefere subir na torre eiffel ou na torre Montparnasse (resposta: na Montparnasse..pois de lá você vê a Torre Eiffel!!!!!)

Pois é, não tem como gostar daquele predio pretão..horroroso..que ainda por cima..fica pau a pau com a torre eiffel..estragando qualquer foto que você queira tirar dela de longe...tem muita gente que diz que pra evitar fila prefere ir nesse lugar..mas você viu que Paris tem vários lugares para se ver do alto..e eu continuo repetindo que a emoçao de subir na Eiffel supera todas elas....


Eu já estava desistindo de subir ali..mas no final..eu gostei..eu estava voltando de Chartres..e ainda era dia..e quando eu sai da Gare Montparnasse de onde o trem vinha..eu descobri que estava exatamente em frente a Torre comercial de Montparnasse.......então foi só pegar meus euros no bolso..e subir..pois ainda estava dia............. entrada com desconto 7 euros..barato né.. (o Museu Pass nao inclui a torre..mas em compensação aquele cartão de metrô o Paris Visite..te dá um desconto ali)


O legal é que a torre fica aberta até quase meia noite..ou seja..dá pra você ficar lá o dia inteiro..ver Paris de dia..de tardezinha..anoitecendo.........e você vê pque ela é chamada de Cidade-Luz...(eu devo ter ficado lá de umas 5 horas da tarde até...perto da meia noite)


E quer saber....foda-se..... a Torre Montparnasse é o ponto mais alto de Paris.. (209 metros) de lá..realmente você pode ver qualquer coisa..(você consegue ver mais de 50 monumentos a olho nú)



Primeiro você pega um elevador ultra-rapido..desenvolvido pra te levar lá em cima em menos de 30 segundos..(são 56 andares)
Primeiro você vai para uma area comercial..tem lanchonete..restaurante..(nem precisa dizer que é uma facada né) e um mirante..você pode curti já a visão de Paris pelas janelas deste andar...




La embaixo está o cemitério de Montparnasse..onde esta enterrado Sartre e Beauvoir..é claro que lá de cima não dá pra ver o túmulo deles..hehehe



Não sei se adianta muito..mas daqui você vê o Louvre....










Depois você pega uma escada e vai pro terraço curtir a visão............















E eu vou te contar...........

Eu sentei exatamente em frente ao local onde você tinha uma visão perfeita da Torre Eiffel.....e fiquei lá durante horas....deu caimbra..doeu a bunda de ficar sentado na laje..mas nao arredei o pé..quando anoiteceu e o lugar apinhou de gente..eu tava ali..sentadão..vendo tudo de camarote..






Foram as minhas últimas horas em Paris...e com certeza..ali..naquelas poucas horas...eu passei alguns dos meus melhores momentos da minha vida..vendo Paris anoitecendo...e a torre iluminando.................................e se tem algum lugar pra ver como Paris é foda..é ali...






















Participe do nosso Forum de Viagens: aqui

1 comentários:

Ana disse...

Foda mesmo ela se iluminando!

Postar um comentário

Gostou deste post? Quer falar também sobre suas impressões de viagens? Quer acrescentar detalhes que você conhece sobre o assunto? etc...

Use este espaço, é livre. Deixe seus comentários, críticas e sugestões, etc. Ajude-nos a melhorar cada vez mais...