domingo, 24 de outubro de 2010

Museus (1): Louvre









Vou terminar este conjunto de posts falando do que Paris tem de melhor: Museus & Arte...Afinal, Paris é também internacionalmente conhecida pela qualidade e quantidade de seus museus....e de todos museus que você pode encontrar por lá o Louvre é com certeza o mais representativo de Paris...ele com certeza aparece na lista das "10 coisas para fazer em Paris"..(sempre)..não é?




A ironia de visitar o Louvre é que ele é um grande museu ao mesmo tempo que ele é um museu grande..fisicamente falando..
Então..quando falamos de uma visita a um museu imediatamente pensamos naquela imagem..de você circulando sozinho por uma imensa galeria vazia..vendo uma obra de cada vez...deliciando-se..descobrindo detalhes inauditos..
Ah..mas no Louvre não..uma visita ao Louvre requer mais do que uma genuína vontade de ver este ou aquele quadro, esta ou aquela obra em particular..é necessário ter um preparo físico de um triatleta.... paciência de monge tibetano, superpoderes, etc
Lá você praticamente é levado pela multidão..você se acotovela mais do que quando você está dentro do Inter-2 num dia de chuva..






Não dá para dizer que o Louvre é um programa “obrigatório”...não gosto da idéia de você ir lá só por ir..só pra dizer que foi....mas pelo menos, se você estiver passando por lá..esse lugar merece ser pensado com carinho...
Mas estando lá...eu vi na prática algo que sempre me diziam..o Louvre não é um lugar para ser visto de uma só vez.. ou seja, por mais que você seja super-empolgado, que você esteja super-afim de ver aquilo tudo, chega uma hora que você acaba ficando cansado, duplamente, primeiro porque o lugar é imenso (da pra ter uma idéia exata do tamanho do Louvre de cima da Torre Montparnasse) , segundo porque exige de você um conhecimento enciclopédico (hoje diríamos googlepédico) sobre tudo aquilo que você está vendo..chega um momento em que você nem absorve mais o que está vendo..ou simplesmente passa batido por coisas “importantes” que você nem se liga na hora..

Ou ainda, você pode ficar perdido horas lá dentro e não consegue ver tudo que você queria ver..eu mesmo, apesar de ter ficado um bom tempo lá..não cheguei a ver Veemer, Watteau, Georges de La Tour.., "O Escravo Morimbundo" de Michelangelo, etc.



Pense numa coisa..lá dentro são 35.000 obras..(o acervo todo tem 300 mil obras..) então..é humanamente impossível você encarar uma viagem dessas num único dia..você pode sofrer literalmente de uma overdose artística..hehehehe

1/ Organizando o roteiro
Bem, então...pra começar..uma visita ao Louvre pode começar semanas antes da sua viagem..nunca é demais você se preparar com antecedência..de preferência, pesquisando guias e roteiros, no computador de casa mesmo....pois cada “roteiro”..é extremamente pessoal não é?..tem coisas que você quer ver..que para outro não tem nada haver.. assim, você mesmo pode confeccionar seu "mapa do tesouro", então..faça com cuidado o seu próprio roteiro..enumere as coisas mais importantes..pois certamente você vai ter que limar muita coisa...
Você pode começar fazendo a lição de casa, pesquisando no site oficial do Louvre: http://www.louvre.fr/

2/ Entrada
Um erro muito comum é que todo mundo quer entrar exatamente pelo mesmo local..ou seja..pela entrada principal abaixo da pirâmide..mas em épocas de maior pico, no verão por exemplo..as filas podem ser quilométricas..gigantescas mesmo..de estressar o cidadão..




Seja por onde for..chegue cedo..alguns minutos fazem a diferença na fila.. (se você estiver de longe..pegue o metrô linha M1..desça na estação Louvre-Rivoli)


Mas saiba que há entradas escondidas, por exemplo, pela Rue Rivole, do lado direito..ou pela Porte des Lions (porta dos leões) do lado esquerdo extremo-sul..bem pertinho do Rio Sena..nesses locais, é capaz de você não encontrar fila dependendo do movimento..e você praticamente já está bem pertinho da galeria onde está a Mona Lisa..


(Porte des Lions - Louvre)
Bem..felizmente..pra minha sorte..posso te dizer que fui um felizardo..pois cheguei lá no Louvre numa manhã de sábado..e minha entrada foi tranquilíssima..cheguei lá perto das 9 horas da manhã..uns 20 minutos antes da abertura..e a fila estava supertranquila..


3/ Evitando multidões
Não tem jeito..o Louvre recebe mais de 8 milhões de visitantes por ano..então, fila e Louvre.. é praticamente uma redundância...
Por exemplo, você pode já ter ouvido falar que no primeiro domingo do mês a entrada é gratuita..mas saiba que nesses dias o movimento cresce em cerca de 60%
Outra boa dica é que nas quartas e sextas-feiras o Louvre fica aberto até as 22 horas..
Eu reparei que o Louvre..assim como outros pontos turísticos.. “incham” cada vez mais em determinadas horas do dia..que vai das 10 horas da manhã até lá pelas 3 horas da tarde..geralmente é o horário em que chegam aquelas multidões de ônibus de excursão..despejando centenas e centenas de pessoas..geralmente essas excursões são abarrotadas de gente caminhando como se aquilo fosse uma maratona..
Então, acho que se for possível, vale a pena tentar ir depois das 18:00 horas..(bem, mas também pode não valer muito a pena se você for lá meio tarde porque perto das 21:30 algumas salas começam a fechar)

4/ Gichê de Informações
Você vai encontrar logo embaixo da pirâmide um balcão de informações e algumas pessoas ajudando a te informar..vá até o gichê e pegue um guia (plan d´acess)..ele vai te explicar direitinho como o museu se organiza...e dar informações de onde estão em cada setor do museu, as obras mais procuradas.. os guias são impressos em francês, alemão, italiano, russo, chinês e espanhol..eu "roubei" um de cada idioma...para guardar de lembrança..
(bem embaixo da pirâmide..procure o guichê de informações)

5/ Começando a se familiarizar
Você vai entender então que o museu é dividido em 3 alas: o pavilhão SULLY, o pavilhão RICHELIEU e o pavilhão DENON.. você vai parar num Hall..onde você vai escolher por onde você quer começar...














Cada um desses setores tem quatro andares (na verdade eles estão interligados..mas andando lá dentro você não percebe a diferença)
A quantidade de espaços e o layout complicado de cada uma delas torna dificil de você se familiarizar com a geografia do Louvre..o nome dos pavilhões não tem nenhuma relevância com o conteúdo das obras que ele abriga..e é impossível seguir no Louvre aquelas plaquinas de “sens de la visitation” (sentido da visitação)...você acaba já não sabendo por onde começou mesmo, diante de tantas voltas..
Acaba que você fica lá dentro mais perdido do que no Labirinto de Dedalus... parece que você está naqueles quadros do Echer..andando entre as escadas..



6/ O que tem no Louvre
Se você se organizou com antecedência fica mais fácil saber por onde você quer começar..
Você pode optar começar pelas esculturas gregas..pelos tesouros egípcios, mesopotâmios, pelas pinturas italianas..pelo Louvre Medieval... ou já pular direto pra "porradaria" e encarar o salão onde está a Monalisa e outros stars "louvreanos"..
As exposições do Louvre podem ser agrupadas por temas..portanto, você pode encontrar por lá:

- Antiguidades Orientais (Mespotâmia, Egito)
- Antiguidades Romanas, Etruscas e Gregas
- Estátuas gregas e romanas
- Estátuas medievais
- Estátuas renascentistas
- Pintura Francesa
- Pintura Italiana
- Pintura Holandesa
- Pintura Espanhola
- Pinturas Inglesas
- Objetos de Artes
- Arte Decorativa
- Artes Gráficas
- Asia, América, Africa e Oceania

(E o legal do Louvre é que ele parece um imenso "surubão" - artisticamente falando - ..o que você gostar..lá tem..)

7/ O que não tem no Louvre...
O Louvre termina..cronologicamente falando, com as obras do século XIX..lá você não vai encontrar por exemplo, obras impressionistas..apesar de ter alguns exemplares de Renoir, Monet, Cezanne e Degas..Mas se você gostar desse tipo de obra..é preferível gastar seu tempo e energias indo até o Musée d´Orsay, ao Musée de l´Orangerie..e nas exposições permanentes do Centre Pompidou...
___________________________________________________________
Vou falar algumas coisas que eu lembro do Louvre....algumas partes eu pulei..outras eu esqueci..em outras eu estava completamente perdido..vou tentar juntar tudo e relatar como foi minha visita no Louvre..sem muito método...(também não dá pra mostrar tudo que eu registrei lá porque só dentro do Louvre eu tirei umas 400 fotos)



Eu entrei pelo Louvre começando pelo pavilhão Sully..onde você vai encontrar peças de Antiguidade Oriental..
Na parte do Egito..você vai começar vendo umas múmias...óbvio..










Tem aquela famosa estátua do "escriba sentado" de Sacara...


Tem uns vasos canopos (onde eles depositavam as víceras após a mumificação), cada vaso tem a cabeça de um deus (Osiris, Anubis, Horus, Thot)
Tem uns hieroglifos





Mas eu gostei mesmo dos animais mumificados










Na parte da Mesopotâmia...
também tem coisa pra caralho


Tem os portões do templo assírio de Khorsabad..com ums touros alados (shedus) imensos...








Você vai ver aquelas plaquetas de escritas cuneiformes...relevos dos templos de Ur, uns azuleijos lindos em formas de Leão..uns relevos com gravuras de Gilgamesh, e dos deuses mesopotâmios..etc..

E é claro, o famoso Código de Hamurabi..só não sei ler isso então não achei a parte do "olho por olho..dente por dente"






Depois tem a coleção de estátuas gregas uma mais linda que a outra:

















Estátuas medievais..a maioria funerárias..










Tem um conjunto de estátuas renascentistas..










E umas esculturas que acho que são do século XVIII:


Depois desta parte eu conheci o Louvre Medieval... é o piso inferior do pavilhão Sully, onde estão os calabouços do rei Luis Felipe..Você vai poder caminhar por algumas muralhas medievais que faziam parte das fortalezas onde se situavam os portões da cidade na Idade Média..









Bem..não sei em que momento..serpetenteando por este pavilhão eu encontrei o pavilhão de antiguidades gregas..sala 13 etava a Venus de Milo.. ela é linda linda..de doer







Pertinho dali estava exposto algumas esculturas tardias..como o "Escravo Morimbundo", de Michelangelo ..mas eu nao vi..simplesmente porque eu estava perdido lá dentro
Mas eu consegui ver As Três Graças de Córdier, lindíssimas...........

Lá pelas tantas até acho que uma boa idéia é parar um pouco..e descansar..lá você vai achar o Café Richelieu..uma vista linda..






Cara..e eu também fiz um passeio pelo pavilhão Richelieu..e lá tem pinturas italianas, espanholas..tem uns quadros de Rembrandt..essas merdas todas..mas nem dá pra você absorver mais..porque tem tanta coisa..que você nem sabe por onde olhar..




(Auto-Retrato - Rembrandt)



( Carlos I na Caçada - Van Dick)

Tem uns quadros interessantíssimos do Arcimboldo..aquele que faz uns jogos de ilusão de ótica usando fruteiras..e verduras..



(Arcimboldo)

Nesse labirinto de quadros..volta e meia você consegue olhar pela janela..e dar uma pescoçada na pirâmide lá fora...mas a sensação lá dentro é meio claustrofóbica..pois as janelas estão todas fechadas....


ali você já começa a querer trapacear e fazer seus atalhos..




(escalier Mollien)



e no fim..você começa a se perguntar onde mesmo está a MonaLisa...(pois já fazia umas duas horas que eu estava lá dentro..e nada de encontrar a tal da "queridinha do Louvre")


Mas ela estava lá..no último pavilhão que eu visitei..o mais pomposo de todos..é o pavilhão Denon..


Já na escada do Pavilhão Denon..você já tem a Vitória de Samothrace te recepcionando..






E no caminho..você vai vendo uns cartazes indicando o sentindo em que está a Monalisa..então eu deliberadamente ignorei tudo no caminho..



e fui seguindo as plaquinhas..e lá estava ela.........na sala mais disputada do Louvre... (Pavilhão Denon, Sala 6)




Pra voce ver né...o quadro da Gioconda nem é tão grande..pra dizer a verdade ele é bem pequeno.........e ...falando a verdade... você consegue ver ela com mais nitidez do computador da sua casa ou num livro de História da Arte..do que quando ela está ali..na sua frente...


Primeiro porque é super dificil ficar exatamente em frente ao quadro..tem que disputar o lugar..esperar sua vez..

Você tira uma merda de foto..usando o zoom no talo..e mesmo assim fica ruim....










Mas foda-se..você estava lá..você viu............ELA!!!!!! você viu o famoso sorriso da Monalisa...é foda,cara!




Do outro lado da sala..exatamente em frente à Monalisa..que é pequeneninha..você tem um quadro gigantesco..de parede inteira..de Paolo Veronese..as "Bodas de Caná"..retratando aquela imagem do casamento em que Jesus Cristo transformou a água em vinho...(mas se você perguntar o que mais tinha naquela sala..eu não lembro...)

(Bodas de Caná - Veronese)
(que Jesus fazendo milagre o cacete!!!!!... o pessoal quer ver mesmo a Monalisa)



Depois que você vê a Monalisa..você curte o resto do Pavilhão..em que estão alguns dos pintores franceses mais queridinhos..como Delacroix, Géricault, Ingress e David.. e então você chega naquele corredor de parede pintada de bordô..bem escuro..cheio de quadros...e eles estão ali..um do lado do outro..e lá nao tem nada dessas merdinhas de quadrozinho pequeno igual a Monalisa..lá é tudo grandão......daqueles que você quer colocar na parede da sala da sua casa..........
(A Grande Odalisca - Ingress)
(Apoteose de Homero - Ingress)

(O combate de Davi e Golias - Daniele Ricciarelli)


(As sabinas - David) "com uma mulher cabulosa" (Leônidas nas Termópilas - David)







(Os juramento dos horácios - David)


(A Coroação de Napoleão - David)


(A barca de Dante - Delacroix)



(Liberdade guiando o Povo - Delacroix)



(A barca de Medusa- Gericault)



E pra onde você olhar tem quadros e quadros..centenas deles..alguns imensos.....parece uma obsessão não te dar nenhum canto cego..nenhum espaço vazio..está tudo preenchido..igual "penteadeira de puta"





E no caminho de uma sala pra outra..tem uns halls...você olha pro teto....tem uns afrescos lindos..aliás vários deles retratando anjos...









E na saída você pode aproveitar e comprar umas lembrancinhas..catálogos, cartões-postais..fotos da MonaLisa....desnecessário dizer que é caríssimo né?





Bem..depois disso a minha barriga roncou..e eu fui procurar um lugar pra bater um rango....mas fiquei perdido por lá mais de meia hora..andando em círculos..até que começei achar as plaquinhas da Monalisa..e começei a ir no caminho contrário...para achar o começo do pavilhão Denon..logo eu estava naquele hall embaixo da pirâmide..e passando um pouco do meio dia..estava cheio..lotado..


(na saída..o Louvre estava cheio)

eu havia passado uma manhã inteira andando naqueles corredores...., foi incrível..antes disso a única vez que eu tinha visto um quadro assim tão de pertinho de um "grande pintor"..foram os quadros do Sorolla.., mas eu gostei porque você pode chegar bem pertinho de tudo..olhar....tirar foto como se fosse seu "amigão"...e a única restrição mesmo é o vidro grosso que protege a Monalisa..de resto..está tudo lá pra você ver bem de pertinho..olhar, e quase tocar...


Mas estando lá dentro, pode parecer meio absurdo..mas todo mundo acho que tem um pouco daquela famosa Sìndrome de Stendhal, ou seja, começa a sentir uma espécie de hipersensibilidade à super-exposição de obras de arte..causa uma espécie de vertigem..overdose de arte, mesmo! Stendhal provou isso numa viagem à Florença, quando teve que abandonar subitamente o Duomo, com fortes nauseas e dores de cabeça...E é completamente absurdo você ter esse sentimento, quando você está simplesmente apreciando algo que é o mais próximo do sublime que você já viu..olhou de perto..

E eu senti essa espécie de superexposição justamente quando terminei de ver "Eros e Psiquê"..eu pensei comigo, não consigo ver mais  nada hoje!!!



"Overdose de Beleza"...a idéia é meio estranha, mas existe! É inexplicavel. Stendhal, como eu disse, relatou estar absorto num estado tal de contemplação, que começou a sentir palpitações, teve alucionações..("me deparei com sensações celestiais")..era como se a vida estivesse sendo drenada...


Eu ainda estava sentindo esses efeitos..então,  o mais gostoso  depois de você visitar o Louvre.é .você encontrar uma tarde linda de sábado, ceuzão aberto..azulzinho..relaxar no Jardin de Tuilleries..e esperar anoitecer para você visitar o bairro boêmio de Montmartre..Afinal, você está em Paris.



Curtir aquelas cadeiras verdes na Tuilleries..esquecer um pouco da vida..



0 comentários:

Postar um comentário

Gostou deste post? Quer falar também sobre suas impressões de viagens? Quer acrescentar detalhes que você conhece sobre o assunto? etc...

Use este espaço, é livre. Deixe seus comentários, críticas e sugestões, etc. Ajude-nos a melhorar cada vez mais...