terça-feira, 2 de novembro de 2010

Regiões de Paris (1): Axe Historique




O "Axe historique"(eixo histórico) também conhecido por alguns como "voie triomphale"...é um traçado em linha reta que inclui vias públicas, monumentos, parques, edifícios e galerias..que basicamente inclui o trajeto que começa no Louvre..e se estende em direção o Oeste..chegando à Champs Elysées...até a sua extremidade..que fica em La Defense..Bem..o caminho pode ser feito "tranquilamente" à pé..mas é aquele esquema..prepare-se com uma roupa leve..um tênis confortável..e muita, muita água..especialmente se você estiver no verão...

O trajeto é tranquilo de se fazer à pé? É sim..principalmente porque a gente não está acostumado nem a ir na padaria da esquina a pé..mas quando a gente viaja..a gente anda bem mais do que tá acostumado e nem nota né..entao, por exemplo..eu já disse que no primeiro dia eu queria começar o roteiro descendo no Trocadero, vendo a Torre Eiffel, e voltando pelo "Axe historique"..mas eu fiz o contrário..eu começei a me localizar na cidade..no trecho onde fica o jd. das Tuilleries..portanto fiz esse percurso duas vezes à pé..(ida e volta)
Mas se você sentir que as suas pernas fraquejaram saiba que embaixo de todo o trajeto está a linha M1..e você pode trapacear e pegar o metro e ir direto nas duas pontas..mas não é essa a graça né?


O legal é reservar todo o seu primeiro dia para descobrir a cidade a pezao mesmo..logo você já estará familiarizado...Bem..a idéia é mostrar como é a voie triumphale..vista no nivel do chão.de quem caminha de uma ponta..seguindo em direção ao Oeste..e ir mostrando o que você pode ver pelo caminho..(no meu relato vou excluir a parte que vai do Arco do Triunfo a La Defense..falarei sobre La Defense num post à parte)
Então vamos lá..


Bem, o Louvre, ponto de partida do Axe historique..é enorme, imenso..ocupa mais de uma quadra..e tem trocentas coisas pra fazer..então nem seja louco de incluí-lo como ponto de início de seu passeio..vale mais a pena reservar um dia inteiro, ou mais..so para poder curtí-lo com mais calma..mas não deixe de ir visitar a sua fachada..tirar seu tenizão chulezento e coloca-lo em uma das dezenas de fontezinhas que você vai encontrar por la..ou simplesmente ficar ali vendo o vai e vem das pessoas..


a região do entorno do Louvre é muito gostosa..cheio de espaços abertos..e fica de saída para o Jardim de Tuilleries..é ótimo para passear...





Bem em frente à pirâmide do Louvre..você vai ver o Arco do Triunfo do Carroussel..que não é aquele do final da Champs Elysées..ele é menor..mas igualmente bonito..e está alinhado com o outro Arco..(mas pelo amor de Deus, não diga que leu isso no Codigo da Vinci..todo mundo sabe)
Os quatro cavalos e o carro original que se encontram no topo do monumento, são despojos de guerra. que Napoleao surrupiou de Veneza..originalmente estavam na Piazza de San Marcos..

Também dá pra ver umas estátuas de soldados com o uniforme do exército napoleônico..
Saindo do Arco do Carroussel você já consegue avistar o Obelisco da Concorde e o Arco do Triunfo lá atras..

Logo na saída do Louvre..você já está na Tuilleries..e (se você saiu lá de dentro do museu neste dia) é uma ótima idéia para descansar os pés..pois andar, subir as escadas, descer..é uma verdadeira maratona dentro do museu..e a medida em que vai chegando mais gente..vai dando uma sensação de claustrofobia (o museu é todo fechado..parece que não circula ar...)..então..se você sai daquela correria, e dá de cara com esse espaço..não é má idéia você desacelar um pouco e curtir o espelho central do Jd. de Tuilleries..



O Jardim de Tuilleries é um dos mais antigos e centrais de Paris...abrigava o Palácio de Tuilleries..foi constrúido sob o impulso de Caterine de Medicis..num antigo espaço onde funcionava uma fábrica de telhas (tuiles). Hoje o palácio não existe mais..ele foi destruído na Revolução de 1848....mas fica o imenso jardim..considerado patrimônio da UNESCO.




E em todo o jardim..você vai ver um conjunto de estátuas femininas..bem legais..
Mas o que eu mais gostei mesmo é que bem no centro do jardim..tem um imenso espelho d´agua..com um monte de cadeiras..que você pode sentar lá..e esticar o pézao..esquecer da vida..










E sabe, dia lindo..ceuzão azul....é nessas horas que dá vontade de ficar por ali mesmo....
E olha..o parque de diversões no Jardin du Carroussel da Tuilleries..à noite..esse lugar fica todo iluminado...


Ah..vou admitir..eu andei na "Roue de Paris" (aquela roda gigante) no Jardin du Carroussel..entao foda-se!!tem gente que não gosta dele..acha que atrapalha a pespectiva..que destoa....que aquele puta trambolhão nao combina com nada ao seu redor..

Mas você pode curtir um momento de nostalgia..pois lá tem aqueles parquinhos antigos..daqueles que não se ve muito hoje em dia..(ele é permanente..eu acho)



E quando você sobe....

E no final das contas..a vista não é perfeita?
Na diagonal..você vê a Torre Eiffel...




E bem em linha reta..você vê a Champs Elysées..e La Defense la no final..

Mas sabe..se você não está trepado em um dos pontos altos da cidade (torre Eiffel, Notre Dame, tour Montparnasse)..o melhor lugar pra curtir um por do sol maravilhoso é nessa saída da Tuilleries para a Place de la Condorde...sempre que eu tava perto era mais ou menos por lá que eu gostava de ver o por do sol..



E você pode se deparar com cenas inusitadas por lá...como ver um barulhento e divertido passeio de bicicletas...



Ou fazer integração com turistas de outras partes do mundo....o clima é propício à isso:


Bem..mas logo que você sai da Tuilleries..você dá de cara com o Obeliscão lá da Place de la Concorde..



E ele é um obelisco egípcio de verdade..com cerca de 3.300 anos..devidamente saqueado do templo de Luxor no Egito..


Nessa pintura você vê o povão francês facerão da vida..colocando o negócio pontudo na Praça.., e ao fundo da pra ver o extinto palacio da Tuilleries..
Neste ponto da Praça..você pode ir pra esquerda..até a extremidade..e você estará..na Assembléia Nacional...


Uma estátua de Colbert:



E é interessante lembrar da Assembléia..porque essa praçona..a Place de la Concorde..como o próprio nome diz "Concórdia"..parece ser um lugar bem tranquilão..as pessoas passam por lá..e nem se ligam que foi ali o palco das famosas guilhotinas que arrancaram a cabeça de muita gente..e há 3 séculos atrás deveria ser um lugar bem fedorento...


Mas confesso que dá um pouco de inveja daqueles que puderam ir la na Praça..ver a execução de Maria Antonieta, de Luis XVI, Charlote Corday, ..e depois de Robespierre, Desmoulins, Saint Just, Chouton...isso sim é diversão grátis..




Aliás..durante a Revolução..essa praça era chamada exatamente "Praça da Revolução"..foi somente no século XIX..em que a Praça foi marcada pela violência..e pela execução da familia real..é que eles fizeram de tudo para apagar aquela imagem negativa dessa praça..quiseram colocar umas estátuas de elefantoes lá..de Carlos Magno...e é por isso que colocaram um nome besta como esse.."Place de la concorde"..

Bem..mas bem coladinho no Obelisco..você vê dois edificios..de um lado você vê o Jeu de Paume.. o nome (jeu de paume) é uma referência a uma espécie de jogo de tenis mais afrescalhado..que era jogado pela elite francesa...era ali que Napoleao III e os amiguinhos suavam a camisa
Hoje em dia você vê um excelente museu nacional lá:
Veja o site: http://www.jeudepaume.org/
Aliás..você se lembra quando Hitler mandou confiscar os quadros de arte contemporânea..classificando-os como "arte degenerada" ..foi pra lá que foram diversos desses quadros..juntamente com obras de arte saqueadas pelos nazistas..




E bem do ladinho..você vai encontrar o Musée d´Orangerie.. Veja o site: http://www.musee-orangerie.fr/
Mas no dia em que eu fui visitar o Orangerie..acho que foi numa terça, estava fechado:
Mas vale pelo painelzão de Les Nympheas..então eu ja sei oque eu vou fazer na proxima vez que eu for pra lá...



Viu só..tem tudo isso..

Mas se você chegou na Concorde..logo você vai estar de frente para a tão esperada Champs Elysées..e ela começa ali..no finzinho da Concorde..que é pequeneninha.. e saindo da praça..você já ve um caminhozinho por onde você vai começar o trecho da Champs Elysées..bem na saída você vai estar na Avenida Winston Churchil, mas já da pra ver o arco do Triunfo la no fundo..



Mas pra dizer a verdade..esse lado é bem sem graça..é melhor ir pelo outro..que tem os bares, restaurantes..e se você quiser ter uma visão perfeita do Arco do Triunfo..você tem que ir pra um semáforo..e queimar o filmezão..(pois vai ter um monte de pelego fazendo o mesmo que você, aquele monte de turistao atrapalhando o trafego)..
E bem no começo desse trecho..você já vê o Grand Palais com aquela cupulazona bacana de vidro ..bem pertinho da ponte Alexandre III, aquela ponte linda...cheio de estátuas douradas:

Veja o site: http://www.grandpalais.fr/fr/Accueil/p-93-Accueil.htm






De um lado você vai ver o Grand Palais.. do outro lado, você atravessa a rua... e está no Petit Palais:



Você vai andar mais um pouco..e vai estar na Flanklin Roosevelt..você se lembra? eu ja falei desse trecho..é o ponto onde convergem a Champs Elysées, a George V e a Avenida Montaigne..é o ponto mais caro e chiquetozo de Paris..chamado de "triangle d´Or"



Bem você saiu desse trecho..é só alegria..você está no filé mignon do Axe historique..a parte que vai te levar da Champs Elysées ao Arco do Triunfo..
e nessas horas bate aquela emoção mesmo de você estar vendo ao vivo aquilo que você so via por cartão postal..ou foto..

Nesse techo você já andou pra caralho..e você deve estar esbaforido ou com vontade de dar um mijão..lembra que eu te falei..? ali perto, na Champs Elysées..tem um Mcdonalds ..você pode fingir ser um cliente (afinal você não é tao burro assim para ir à Paris e comer no velho Mac), e lá tem água e banheiro..






E aqui é a parada final do Axe historique ..você vai estar justamente em frente ao Arco do Triunfo (você pode trapacear e descer na estaçao Franklin Roosevelt..linha M1..você vai descer exatamente neste ponto)


E olha lá em cima..bem pequenininho..você vê um monte de cabecinhas...é..subir lá no alto do Arco do Trinfo também é super..de lá você vê exatamente as 12 avenidas que partem da Charles de Gaule Ettoile..essa espécie de praça onde fica assentado Arco..e os carros ficam andando em círculos...














Mas aqui eu deixo o relato de como percorrer o Axe historique..se você quer subir no alto do Arco do Triunfo no mesmo dia..reserve um bom par de pernas..pois a escada em caracol pra subir lá meu amigo..náo e facil...
Participe do nosso Forum de Viagens: aqui

1 comentários:

Ana disse...

Legal, legal, bastante coisa!

Postar um comentário

Gostou deste post? Quer falar também sobre suas impressões de viagens? Quer acrescentar detalhes que você conhece sobre o assunto? etc...

Use este espaço, é livre. Deixe seus comentários, críticas e sugestões, etc. Ajude-nos a melhorar cada vez mais...