quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Brera: o bairro mais boêmio de Milão

          
Brera - um bairro boêmio de Milão


         CHIQUETOZO, MAS NEM TANTO...


      Se a Piazza del Duomo é o coração de Milão, Brera é sua alma. Brera é um bairro diferente de todos. Suas ruas, seus moradores, seus apartamentos tem  um modus vivendi bem peculiar.

      Brera é um bairro cheio de apartamentos antigos, bares e restaurantes, galerias de arte, lojas, e ruazinhas estreitas com calçadas de paralelepípedo. É um bairro chic, mas não chega a ser aquele chic "ostentador" do Quadrilátero della Moda, é uma corrente de ar, algo mais suave, sutil...com uma elegância natural...
      
     Às vezes, Brera parece um bairro comum...em outros pontos específicos, este lugar exala um clima mágico... caminhar por Brera é muito divertido: você sai de uma galeria, e vai parar num barzinho, sai do barzinho vai para a Pinacoteca, sai da Pinacoteva, vai tomar um café no Jamaica..e por ai vai....você passa o dia inteiro assim.

      Olhando de fora...como alguém que está de passagem, me parece que Brera é assim, se orgulha de ter um jeito especial, gosta de mostrar isso, como uma espécie de identidade, mas sem ser agressivo demais, sem ser excludente ou classista em excesso...
     Este lugar dá oportunidade de você ir descobrindo seus cantinhos, desbravando aos poucos, basta caminhar com os olhos atentos...tentar perceber os detalhes e sutilezas deste lugar que encanta desde a primeira vez que você bate os olhos...

Brera é um daqueles lugares que se você passasse sem saber onde está...iria parar num banquinho, numa mesa de café, e apreciar o clima gostoso do lugar...

    












        
      A BOEMIA MILANESA


   Mas se Brera é tão importante para os milaneses, é porque tem um clima bem diferente.... a sua boemia é lendária, naquela cidade.. Arrisco dizer que Brera é, com certeza, o bairro mais boêmio de Milão...e talvez da Itália, eu adorei esse lugar.


  Brera tem um clima de boteco universitário. Quem percorreu alguns de seus anos de universidade entre os bares perto do campus sabe oque eu estou falando...

 Brera é um bairro cheio de personalidade, contestador, agitador..lembra um pouco o Quartier Latin. Não se esqueça que apesar do clima tranquilo e das mesinhas de bares, está um bairro universitário. Quando eu falo desse lugar, não consigo deixar de lembrar de um video em que o filósofo (e autodeclarado "agitador cultural) Franco Berardi - conhecido simplesmente como Bifo - que era professor na Belas Artes de Brera, ensinava seus alunos (numa espécie de saguão, algo assim), "como se faz uma barricada". 

    Não é difícil de olhar aquelas fotos antigas dos jovens de outrora e imaginar aquele clima - rapazes com atitudes arrojadas, pezão em cima da mesa, tomando seu cafezão e com cara que está prestes a passar uma cantada na moça que passa ao lado  - ao fundo uma moça de pernas cruzadas, tomando um cafezinho de óculos grandão e cigarrinho entre os dedos...você viaja no tempo...







          

    ENTRE GALERIAS E OBRAS DE ARTE, UMA PARADINHA PARA UMA "BIRRA GELADINHA"....


    É claro, durante o dia, você pode dar uma passadinha lá. De tarde, não há nenhum barulho, nenhuma agitação...mas as portas dos botecos estão sempre abertas, com uma cervejinha gelada te esperando. Durante o dia, você pode percorrer as ruas de Brera, e se deliciar entre lojas e cafés e galerias de arte.



      A Via Brera é o coração do distrito com o icônico Bar Brera, que fica bem no meio do bairro, numa esquina. Quando você vir um imenso logotipo, e mesinhas espalhadas pela calçada, você vai sentir o que é estar em Brera.






no bairro de Brera em Milão, ainda sob o efeito do jet lag




     Ali nessa região também você vai encontrar a Pinacoteca de Brera, uma das galeiras de arte mais importantes da Itália, que contém um precioso acervo de obras renascentistas. A Pinacoteca de Brera, além do seu famoso museu, abriga uma série de instituições de Milão como a Academia de Belas Artes de Brera, o Museu Astronômico, o Horto de Brera, o Instituto Lombardo, etc.
















Na Via Brera você ainda vai encontrar vários barzinhos e cafés. Conheça então o Art Café, outro ponto conhecido da região.

Você vai ficar curtindo o vai e vem pela agitida  Via Brera, sentado nas mesinhas na calçada:

Arte Café - Milão, Itália

Mas Brera também tem algumas ruas com bastante personalidade. A Via Fiori Chiari, por exemplo, é uma bonita rua com calçadas de paralelepípedos que intercala  caixa de plantador e lojas:






Percorrendo a Via Madonnina mais ao norte do bairro, você vai encontrar a Igreja Santa Maria del Carmine.




E não muito longe dali, você vai encontrar a Via Montebello, onde você pode tomar um café no Fioraio Bianchi Caffe.





Na Via San Marco na segunda-feira e na quinta-feira pela manhã, você pode comprar frutas e verduras, flores ou roupas de brexó na feirinha ao ar livre.





Via Pontaccio, outra rua conhecida do bairro também é bastante agitada. Ela é uma das ruas que recebe o Milano Design Weekend. Nesta época a rua fica toda colorida com bandeiras vermelhas.






Na Via Solferino, você vai encontrar outro lugar que os milaneses adoram: o Jamaica Bar. Um lugar que existe desde 1911 e já faz parte da tradição do local. E este parece ser um lugar especial para quem viveu a efervescência desse lugar.... dessas mesinhas sairam muitos movimentos vanguardistas, idéias revolucionárias...tudo regado à muito café, cigarros e cervejas...









O Corso Como é uma via de pedestres...é um daqueles pontos, assim como a Via Brera, que fica abarrotado no happy hour.


Ali você vai encontrar um lugar chamado 10CorsoComo... uma loja-conceito situada no meio de um amplo jardim que abriga um restaurante, um bar, uma loja..e onde você pode encontrar exposições fotográficas e obras de arte.










E na Via Cusani, que te levará à região do Castelo Sforzesco e do Parco Sempione, você vai encontrar o Da Claudio, conhecido como "sushi milanês", uma pescheria que oferece excelentes drinks e petiscos:





Plate


Já quase no finzinho, você vai encontrar o Corso Giuseppe Garibaldi que faz fronteira do bairro de Brera. Você pode tomar um brunch ou um cafezinho sentado para fora no Radetzky Café. É outro lugar que de repente você pode ver um artista da televisão italiano, uma modelo, etc.




E se você quiser provar o cottoletta alla milanese, o verdadeiro bife milanês, na mesma rua, vá até a La Cottoletteria, no Corso Giuseppe Garibaldi, bem pertinho da esquina com a Via Pontaccio.








      Mas ao cair da noite, o clima de Brera muda. As ruas enchem. Os bares começam a ficar abarrotados na hora do happy hour, vários deles funcionam no esquema drink+aperitivi que eu contei aqui no post anterior. E subitamente Brera vira um lugar muito animado, uma festa. Ai você percebe porque as pessoas gostam tanto desse lugar. Ruas cheias, alegres, iluminadas...com gente para tudo que é lado, sorrisos, mulheres bonitas e mesinhas armadas para a rua, na calçada, de onde você pode desfrutar do vai e vem das pessoas. Nessa hora, Brera é muito mais do que um simples bairro de Milão.




     Brera é um daqueles bairros feitos para você sair à pé, saboreando o passeio, olhando as vitrines, e ir parando aqui e ali, tomando um choppinho na pressão ou um café, fazendo uma boquinha...admirando. Brera tem seus encantos, com certeza vai ser um lugar que você vai gostar, todo mundo gosta...









0 comentários:

Postar um comentário

Gostou deste post? Quer falar também sobre suas impressões de viagens? Quer acrescentar detalhes que você conhece sobre o assunto? etc...

Use este espaço, é livre. Deixe seus comentários, críticas e sugestões, etc. Ajude-nos a melhorar cada vez mais...