domingo, 12 de dezembro de 2010

Bate volta (2): Chartres



patron praying

Chartres Cathedral - main hall





Chartres e suas famosas estátuas longilíneas. Em Chartres você "respira" catolicismo,  mesmo que você seja ateu, ou qualquer coisa que o valha.
Vou fazer o meu segundo relato do "bate-volta" ...embora cronológicamente eu tenha ido lá por último : é a cidadezinha de Chartres....eu amei esse lugar..
Chartres é uma cidade linda..situada á uns 80 km de Paris (cerca de 50 minutos de trêm)..é uma cidade pacata..do interior..ainda tem aquele climazinho gostoso de um lugar que parece inalterado há anos..há é claro...várias construções modernas..mas o centro de Chartres ainda é predominantemente medieval...com a Catedral de Notre Dame de Chartes situada na colina..no ponto mais alto da cidade...




Lá..praticamente a única coisa que você vai ter pra fazer é visitar a Catedral..mas vale a pena..porque ela ainda tem aquele gostinho de catedral gótica mesmo...e..situado num local afastado do turismo (praticamente você só tem lá dois tipos de turistas..os historiadores malucos como eu..que leu sobre Chartres em algum livro de medieval II - por exemplo as belas páginas de "No tempo das catedrais" de Georges Duby - ..e o turismo religioso já que..um trecho de Chartres fazia parte do caminho de Santiago)
E Chartres é uma cidade importante para os católicos até hoje...

Mas eu fico imaginando mesmo como seriam aquelas peregrinações medievais..você chegando à cidade..e já vendo do alto da colina aquela catedral imensa..linda.. vendo ela surgindo aos poucos..pequenininha..na estrada..por entre os campos de trigo...

E eu gosto quando um historiador como Jacques Le Goff afirma que a catedral é o "monumento por excelência da longa duração"


Como chegar:

De Paris, você vai até a Gare Montparnasse...


Sempre que você for comprar um bilhete de trêm..procure um gichê..(geralmente estão nos dois cantos - esquerdo ou direito - das gares)..onde se lê "Grandes Lignes"...é lá que você vai comprar a passagem para os destinos...

Com o bilhete na mão..você tem que ir em frente à esse painel..e ficar esperando..é meio tosco porque você só sabe onde vai embarcar na hora que o trêm chega....ai aparece qual é o portal que você embarca..pelo número.. (ex.. na voie 8..você vai embarcar para Rennes no trêm que sai às 9:00) e volta e meia algum trêm atrasa..ai muda tudo de lugar..uma zona..mas no final você acaba entendendo...(nesses lugares geralmente não dá pra perguntar muito..pois é um lugar meio sinistrao..tipo rodoviária...e tambem os funcionários não sabem te explicar direito as coisas)


E não custa lembrar né..validar o bilhete é obrigatório..você pode se fuder bonito se se esquecer de fazer isso..



E depois é só embarcar...


Viajar de trêm na França é muito gostoso..o trêm vai vazio..você pode se esticar.......é bem agradavel..e agora é só curtir a vista.....

A viagem não é muito longa..uma hora..talvez menos...

Mas no caminho voce vai curtindo um pouco a paisagem campestre francesa..





E de vez em quando você avista uns vilarejos...muito bonitos..no meio do nada.... Só tem que cuidar para não passar da Gare...pois as paradas são bem pequenas......logo já passou..(aquela velha tática de "descer onde todo mundo desce" que eu havia empregado habilmente em Versalhes e Giverny..não funcinou aqui)

E aqui você estará na Gare de Chartres...
Você sai da estação....






E logo já dá pra ver a Catedral...




E o legal mesmo de Chartres é que ele tem todo o clima típico de uma cidadezinha medieval francesa..com suas ruazinhas estreitas..










Casa em Chartres
E você sabe né..as catedrais góticas estão se proliferando pelos burgos no século XIII..elas captaram o crescimento agrícola, a riqueza que vem do campo..ou seja..as catedrais góticas celebram a riqueza campestre..mas se erguem no topo das aglomerações urbanas..e Chartres é um pouco isso...ela é dominada pela alta silhueta de uma igreja gótica..em torno da qual a vida gira em torno...ainda hoje..


E olha..o povo de Chartres tem que ganhar o seu dinheirinho né..mesmo que lá em cima você não veja esse tipo de gárgula (esse modelo de gárgula são aqueles da outra Notre Dame - a de Paris)..sempre se dá um jeitinho...você vê toda lojinha de lembrançinhas em Chartres vendendo essas belezuras..Mas o preço não é lá muito barato viu...? 20 mangos de euro por uma réplica de gárgula..ce tá brincando??? (achava que a usura é pecado)



Sempre há um jeito de evocar as origens medievais dessa cidade.. mesmo que o resultado seja algo meio espalhafatoso...


Mas tem umas coisas lá que são realmente diferentes..

hanging animals


E o Office de Tourisme (um prédio rosa) meio que estraga um pouco a perspectiva da fachada da Igreja...
E chegando na Catedral..a única coisa..(a única mesmo)..que decepciona é que agora eles estão reformando a fachada frontal.(eu tinha visto isto no google street..mas tava torcendo para que já tivessem terminado a reforma..mas não deu..bom pelo menos a igreja não estava interditada..."graças a Deus" hehehehe) .mas dá pra entender..por que no fim disso ela vai ficar linda...





Eu nunca tinha imaginado que seria tão legal visitar o interior de uma catedral gótica..aquele clima meio deprê-místico..tudo muito escuro..e de repente você olha pro alto e vê a luz entrando por aqueles vitrais..até a luz que entra na igreja é meio colorida..o efeito é lindo..não dá pra traduzir isso apenas olhando as fotos..........














E os belíssimos vitrais....é emocionante ver aqueles vitrais todos..as suas narrativas...(você nota sobretudo os vitrais com temática mariana..virgem maria com seu papel intercessor entre o homem e Deus)...é claro né..a burguesia nascente investe fundo nisso..cada corporação de ofício se esforça para manter esse imenso esforço artístico..patrocinado a construção desses vitrais..cada uma delas quer se ver dignamente representanda em um canto da igreja...é uma forma laica de participar da religião..


Pra mim um vitral era só um negocio feito com vidrinhos colorídos..mas é porque eu nunca tinha visto um de verdade...






Bem, e estando lá em Chartres, tanto dentro quanto fora da catedral, você tem uma vontade compulsiva de olhar para o alto, sob efeito de uma autêntica cadedral gótica



Vitral-e-Luminaria-de-Chartres
 Outra coisa que você vai ver ali..bem no meio da nave..é um imenso labirinto medieval..

O Labirinto da catedral de Chartres tem esse formato....

Mas a maior parte do dia..a não ser em ocasiões especiais..ele fica embaixo das cadeiras..escondido...










Bem você sabe para que serve isso né?? Vou te contar..o arcebispo de Reims no século IX dividiu o mundo em 11 regiões geográficas..que constituiam o mapa da orbis pecattus..o labirinto simboliza então o longo percurso que o cristão deve fazer até o centro do labirinto..o número 11 é simbólico do número de pecados que o pecador deve se livrar em busca desse centro...representado geralmente pela cruz..que é o destino final do labirinto obviamente..ou seja: está mais que claro..é o caminho tortuoso que o pecador deve percorrer em busca da salvação..



E quando o labirinto está disponível ao público..você vê um monte de gente andando em círculos..por esses caminhozinhos..deve ser bem divertido...!!!




Outra parte que chama a atenção é o ambulatório..ou seja..é a parte da igreja atrás do coro..é uma construção cheio de esculturas...













Chartres Cathedral - choir screen detail
Quando você sai, você consegue ver uma réplica do relógio de sol..

Relogio de Sol em Chartres
Nessa hora bateu a fome..e basicamente não há muitos lugares para ir lá perto..tem uns 2 ou 3 restaurantes do lado direito da catedral..em frente ao Portíco Real...(fachada Sul ou para ficar mais "medieval" - ala meridional)


E o máximo de "agito" que você vai ver nessa cidade..é essa partezinha do lado da Catedral..é onde você pode ver umas 10 pessoas próximas umas das outras..no resto..a cidade é bem tranquila..(o que explica porque eu amei tanto essa cidade..depois de ter sofrido um pouco e ter ficado meio biruta naquela agitação toda de Paris..ali a gente respira e desacelera...é aquele clima mágico que só cidades do interior conseguem imprimir na gente nao é..)..





E eu fui fazer meu dejeuner no La Reine de Saba...com suas mesinhas de toalhas azuis.

(outro restaurante que tem ali por perto é o Le Serpent...os nomes não são legais???)







E olha ..eu não sabia usar esse treco..o que divertiu muito um casal de velhinhos que estavam do meu lado...o senhor me disse, muito simpático "c´est bon???? - c´est très français?"...é claro que estava uma delícia..eu amei os escargots..





Depois do almoço eu queria ver a crypta..mas a próxima excursão são sairia às 2 horas da tarde..faltava 1 hora..então fui ver a parte de trás da catedral..por onde você tem uma vista maravilhosa da cidade...








Não sei porque mas eu sempre achei aquela parte de trás das igrejas...o arcobotante (a bundinha da igreja) mais bonita..


E na volta eu fui olhar mais de perto o Pórtico Real...acho que é uma das partes mais bonitas da Catedral..com aquelas estátuas longilíneas enormes..










É de ficar babando com aquelas esculturas e relevos com personagens de reis e cenas bíblicas...o rosto sereno..


















E depois eu tinha planejado ir visitar a crypta..você tem que sair da catedral..percorrer aquela ruazinha dos restaurantes..e ir na esquina onde tem uma casinha com cartões postais..e lembrançinhas..é la que você vai comprar o ticket para a cripta..custa 7 euros..


E é bem legal porque quando a guia fecha a portinha ..você fica numa escuridão completa..você vai parar embaixo da catedral atual...e você consegue ver alguns vestígios pois a catedral de Chartres é assentada acima dos escombros de duas outras igrejas..



Existem até partes da catedral onde você pode ver um antigo altar druída..da era pré-cristã...já que a cidade era habitada pelo povo celta..cujo origem dá o nome à cidade..; você também vai ver escombros de uma antiga parte da igreja que foi detonada durante as invasões dos visigodos.....e sobretudo..dá pra ver as colunas das antigas fundações da igreja românica..incendiada no século XII...a catedral gótica atual data do século XIII...










E você vai ver lá a famosa Virgem Negra..ou "Notre Dame Sous-Terre" (Notre Dame Subterrânea)..na verdade é uma reprodução ..pois a original foi destruída na Revolução Francesa (a própria catedral foi cogitada de ser demolida..se safou por pouco...)




Bem....e apesar de meu tempo ser curto..já estava ficando tarde (eu tinha que pegar o trêm de volta para Paris antes das 5 horas da tarde)..., e eu resolvi então terminar o meu passeio pela parte mais legal,,sempre..desses lugares..ou seja..do alto da torre....a entrada custa 7 euros

E olha que até agora me doi as pernas só de lembrar de subir aquela escada..para chegar até o alto da torre..











E olha eu não queria ir embora....tinha gostado tanto daquela cidade..ela é tão simpática..acolhedora..simples..se um dia você já ouviu falar que o povo francês é nariz em pé, afrescalhado.etc..ali...é todo o contrário..o povo de lá é muito acolhedor...(eu amei..principalmente vindo de uma cidade como Curitiba..que tem fama de ser carrancuda)


Fiquei sentado ali..tentando decidir se ia embora..tinha tanta coisa que eu tinha que fazer...



tinha o passeio de trêm que eu queria fazer...eles chamam o trenzinho que passa pela cidade de "Petit Chart´Train", não é muito fofo? (Infelizmente o horário bate um pouco com as excursões da cripta..então eu não pude ver..e depois eu subi na torre..e perdi de novo..quando eu fui lá já tava quase na hora de ir embora)




Tinha a Maison de Picassiète ..de um tiozinho maluco que decorrou sua casa com centenas de pedacinhos de louça quebrada...(pique + assiète = "rouba-pratos")







Se você andar pela cidade, pode encontrar lugares bem bonitos e tranquilos..dá vontade de morar lá.
Chartres bridge

seats

restaurant on water
E tem uma coisa que me interessou bastante (eu recebi um folheto enquanto almoçava)...., é um evento que acontece ali pertinho de Chartres..numa cidadezinha chamada Le Mans....à noite..a cidade se enche de luzes e eles jogam umas projeções de figuras medievais nas igrejas e outros pontos turísticos da cidade..o efeito é lindo...
Esse evento se chama "La Nuit des Chimeres"..rola orquesta..teatro..apresentações musicais e se bobear rola um tuxi-tuxi no final....

Mas a atração por si só é ver a cidade iluminada assim...






("La nuit des chimeres" em Le Mans...cidadezinha medieval proxima de Chartres)




Mas também em Chartres você pode ver uma coisa parecida....entre abril e setembro você tem a Chartres en Lumières....em que a cidade também fica toda colorida..com aquelas luzes e projeções magníficas...
e você pode ver a Catedral e outros monumentos dessa forma..

Chartres en Lumieres - (eu acho que vi um klimt ali???)

Essa é apenas uma entre muitas surpresas que você pode viver num lugar  místico como Chartres..
Já era noite quando eu sai da bela, pacata e simpática Chartres, de volta para a "loucura" de Paris...





Participe do nosso Forum de Viagens: aqui

1 comentários:

Startulip disse...

Adorei tuas fotos e teu relato. Parabéns, e obrigada por dividir tua experiência. Abraços

Postar um comentário

Gostou deste post? Quer falar também sobre suas impressões de viagens? Quer acrescentar detalhes que você conhece sobre o assunto? etc...

Use este espaço, é livre. Deixe seus comentários, críticas e sugestões, etc. Ajude-nos a melhorar cada vez mais...