quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Bate-volta (3): Giverny (Jardins de Monet)











Você já pensou em morar em um jardim? Esse lugar existe.. chama-se Giverny..é lá que está o famoso Jardim de Monet...



Um dia Monet descobriu esse lugarzinho, que na época tinha menos de 300 habitantes..Relativamente próximo de Paris..mas suficientemente longe para ele  poder trabalhar tranquilamente.
Era ali em Giverny que o mestre recebia os amigos, que o visitavam durante o dia e iam embora no finalzinho da tarde.ou ficavam hospedados no Ancien Hotel Baudy.tendo passado o dia naquele lugar agradável, tranquilo.
Se um dia você descobrisse esse cantinho..você também não iria querer sair de lá..








Giverny é uma cidadezinha na região da Normandia..a cerca de 80 km de Paris..
Monet mudou-se para lá em 1883...e logo começou a deixar aquele lugarzinho com a sua cara: primeiro ele alugou um casarão com um galpão adaptado para transformar-se em seu estúdio; depois em 1890 ele comprou o terreno.
Pouco a pouco ele foi criando nessa propriedade de cerca de 8100 m2..um verdadeiro paraíso natural..com ajuda de 8 jardineiros e 3 motoristas..ele foi comprando os terrenos nas redondezas para compor o jardim..e tudo isso no quintal de casa!!


O sucesso de seus quadros permitia torrar toda a sua grana para construir esse espaço extravagante..(ele mudou até mesmo o curso do rio para passar exatamente no meio do Jardim d´Água)
Monet plantou ali inúmeras espécie de flores, plantas ornamentais... e olha..as vezes você tem que se esforçar para acreditar que isso não é um quadro ...e existe de verdade!!!!!!!!




                            (atenção: isto não é uma pintura..hehehe.. é real!!!)


Ele criou dois jardins principais: o Jardim da Normandia..onde estão centenas de plantas coloridas..que fazem a alegria dos nossos olhos; e um espaço mais intimista o Jardim d´Agua..( é onde está a famosa “ponte-japonesa” retratata em seus quadros)....

(Jardim da Normandia)

(Jardim d´Agua)


Ambos os jardins separados por um túnel (que passa bem embaixo da antiga estrada de ferro no Chemin du Roy) ...de resto, ele deixou que a natureza compuzesse vagarosamente a estética do lugar..os barquinhos que eram utilizados na limpeza do lago são vistos até hoje lá..





No final da vida Monet já tinha montado lá um espaço com mais de 1800 variedades de plantas..lá você vai encontrar macieiras, azaléias, framboesas, bambús japoneses, tulipas, rosas, dálias, girassóis, hortências..cada espaço é planejado para adaptar-se á diferentes estações do ano..para que o jardim ficasse lindo o ano inteiro..e ele aproveitava cada momento..cada contraste de luz, cada diferença, cada época..para retratar seu jardim em seus quadros..era o seu lado meio paisagista..o qual ele gostava de cultivar.

Giverny é um lugar em que pintura e natureza praticamente se confundem...um sempre remete ao outro...o lugar realmente parece ter saído da paleta de Monet, quase como se fosse fruto da sua imaginação..

.




Durante 20 anos Monet pintou o Jardim d´Agua mais de 200 vezes..só a ponte japonesa aparece em 45 dos seus quadros..dá pra imaginar porque Monet gostava tanto desse lugar..afinal ele gastou cada momento dos seus últimos anos de vida curtindo esse lugar..

e hoje em dia Giverny e os Jardins de Monet são um presente para quem se aventura a desbravar o interior da Normandia..e pegar um trem e passar algumas horas neste local..com certeza....serão as horas mais lindas da sua vida...você nunca mais vai esquecer do que sentiu naqueles momentos em que esteve ali...




E Monet amou de verdade esse lugar..não cansava de falar dele para seus amigos..ele meio que se considerava um "paisagista"..e as vezes até mesmo se apresentava não como pintor mas como jardineiro..e sua obra-prima é o seu jardim em Giverny..










Então coloque no seu caderninho os "jardins de Monet" em Giverny como um daqueles lugares que você não pode deixar de ver na vida.....


__________________


Como chegar:


Em Paris..você deve ir até a Gare Saint-Lazare..próximo da Operar Garnier..e lá pegar um trêm até Rouen...mas cuidado..você deve descer antes da parada final..na cidade de Vernon...







Eu já expliquei com faz no post anterior..sempre que você for para uma cidade fora de Paris..você deve procurar o gichê onde está escrito "Grandes Lignes"....com o bilhete na mão você tem que parar em frente a um painel e ficar olhando em que voie vai estar o seu trêm..mas atenção..o trêm que você vai estar esperando é o que vem de Rouen (embora no bilhete esteja escrito Paris-Vernon)



Observação: de preferência vá com o seu bilhete de ida e volta (aller-retour) - voce pode comprar a passagem só de ida (aller simple)..mas como o ônibus para Giverny chega super na hora..tudo cronometrado..pode ficar meio corrido para comprar o bilhete de volta...a passagem até Vernon custa 24 euros (ida e volta)





Os trens para Ruen são muito confortáveis..e se você tiver sorte você pode pegar un daqueles TGV´s (Train de Grande Vitesse)

E a vista no caminho para Normandia é linda.....aquela típica paisagem campestre..


Os trens são cronometrados para chegar em Vernon exatamente na mesma hora que os ônibus que partem de Vernon até Giverny...

Mal você chega à estação de Vernon...
E o ônibus para Giverny já está saindo..é tudo muito rapido..a passagem desse trajeto custa 4 euros...e eles te dão um folhetinho explicando o seu passeio em Giverny..guarde-o..pois depois do jardim tem uma ou outra coisa que você pode aproveitar...para conhecer..




Olha só..vou te explicar como é que funciona..


há extamente 4 trens que você pega de Paris:
08:20 - 10:20 - 12:20 - 14:20...
Para voltar você terá 5 horários para pegar o ônibus da linha Navette


12:20 - 14:25 - 16:25- 17:10- 18:30 - (eu não aconselho a pegar o último de volta..porque você pode se atrasar..e chegar poucos minutos depois que o onibus partiu..nesse caso..você vai ficar preso na cidade até o outro dia.....)


também aconselho você a chegar no estacionamento para pegar o ônibus de volta 10 minutos antes..fique lá um pouquinho..é melhor você se programar bem..pois são poucas opções..se você perder uma..terá que voltar lá so depois de 1 hora...




No caminho até a cidadezinha de Giverny..você vai curtindo um pouco da paisagem..são duas cidadezinhas muito bonitinhas.......


O trajeto é curto..leva uns 15 minutos só..


Você atravessa uma ponte..e já está chegando em Giverny..

No caminho você vai passar  por uma ponte quebrada onde está o velho moínho..(vieux moulin) que passa sobre o trecho do Rio Sena. Esta ponte medieval foi construída e quebra diversas vezes. Durante a Guerra Franco-Prussiana, por exemplo, os franceses implodiram esta ponte quando perceberam que o exército inimigo se aproximava. Você vai passar ao lado desta ponte, através de uma ponte moderna que construíram para ligar Vernon a Giverny....







vieux moulin - perto de Vernon


Não se assuste se você parecer que você já viu isto em algum lugar....
"Houses on the Old Bridge at Vernon"- Monet


São poucos minutos neste curto trajeto...Você logo vai parar num estacionamento..e pronto..é só curtir (lembre-se de identificar aqueles ônibus que fazem o percurso Giverny-Vernon)..pois junto vai ter vários ônibus que chegam de excursão...


Você já está em Giverny...se você quiser curtir um pouco antes de ir lá para o jardim de Monet..tem uma trilhazinha que vai te levar para um lugar onde tem uma cabeça de bronze de Monet...é só um tira-gosto...

Mas para chegar até a FONDATION MONET..onde está a Casa e os Jardins..você tem que andar por uma estrada de asfalto...o Chemin du Roy..onde antigamente passava a linha de trêm que levava até Giverny..

Você vai atravessar o Chemin du Roy..subindo pela encosta da cidade..você logo vai ver umas plaquinhas...e a rua que você tem que pegar...imagine!!! é a rue Monet! (criativos não?)



filinha básica....



E depois é só curtir.... a entrada fica ao lado de um dos galpões que Monet usava como ateliê (atelié Les Ninpheas) hoje neste ateliê você vai ver montada uma lojinha de souvenires..com centenas de posteres das Nympheas e da ponte japonesa..que obviamente você tem que passar..e pela outra porta..você vai sair em frente ao Jardim da Normandia..




________________________________________________

I. JARDIM DE MONET
a) Jardim da NormandiaDo Jardim...você vai ver a Casa de Monet...linda...nem precisa dizer né? Lá dentro você pode entrar na cozinha rústica..onde Monet gostava de tomar um cafezão reforçado com seus oito pimpolhos antes de mandar a garotada para a escola e começar o seu trabalho..
E o Jardim da Normandia é uma explosão de cores..imagens...cheiros...e tudo isso brindado com uma tarde ensolarada de verão....com céu azulzinho...precisa mais???
E e nem nos meus devaneios mais extremos eu um dia me veria por ai..tirando fotos de flores..(é tão improvável quando você me ver correndo na Sâo Silvestre)..mas eu estava ali...naquele jardim lindo..queria guardar na memória aquele gostinho..




























___________________________________________
b) Jardim d´Agua


Depois você vai atravessar um tunel embaixo daquela estrada de asfalto..o Chemin du Roy..e você vai parar do outro lado...ali você vai estar na outra parte do jardim..o Jardim d´Agua..a queridinha de Monet..retratada nos quadros..com aquela ponte japonesa que todo mundo já viu em algum lugar..



e quando você as ninféias (plantas aquáticas) sobre o lago..e aquela ponte japonesa..você sente uma sensação como se estivese dentro do próprio quadro de Monet...

































E cada vez que o sol sai de uma nuvem..a luz fica diferente..batendo naquelas plantas....você fica horas vendo a paisagem mudar de tom..de cor...isso deve ter agradado tanto Monet que ele pintou essa mesma parte do jardim..diversas vezes..em momentos diferentes..aproveitando cada momento..cada variação de luz..



Quando eu visitei o Jardim d´Água ele estava assim..todo verdinho..e eu fico imaginando que tem época em que as ninféias estão todas coloridas..com suas flores azuis e rubras...deve ser ainda mais bonito..(se é que é possivel falar isso de um lugar como esse)










E na verdade há duas pontes..uma em cada extremidade do lago..





Bem..e o legal é que na volta você faz o mesmo caminho..então dá pra se maravilhar tudo de novo..o jardim..a ponte, as ninféas.. e ai você pode aproveitar para ver melhor a casa de Monet por dentro..
_____________________________________________________


c) Maison de Monet..










E uma coisa à parte é a Maison de Monet..você pode visitar um pouco da intimidade do pintor..









Quando eu visitei..eu amei aquela cozinha com panelas de cobre penduradas..e os azuleijinhos azuis...
Depois eu fiquei sabendo que Monet adorava receber ali um grupo seleto de amigos e artistas..Clemenceu, Renoir, Truffault, Cezanne..todos vinham na hora do almoço..e iam embora no finalzinho da tarde..assim não atrapalhavam a rotina de Monet..que gostava de acordar cedo para trabalhar....


E Monet também gostava de cozinhar..





E olha..recentemente uma historiadora chamada Claire Joyce..aproveitando os caderninhos que encontrou em Giverny..teve uma idéia bacana de descrever como seria um "almoço impressionista"..hehehe...
depois que você vir como ele "monta" sua mesa..você vai ficar acanhado(a)..ele montava o negócio com a mesma maetria que pintava um quadro..


você vai encontrar nesse livro "À Mesa com Monet"..detalhes muito bacanas da intimidade..nesses momentos que Monet..sempre de bom humor..gostava de compartilhar com os amigos..recebendo-os em casa..a autora diz que por exemplo..a salada era temperada com uma porção tão generosa de pimenta do reino que..ela ficava completamente escura..intragável para muitos, menos é claro..para o próprio Monet..



E um dia eu te conto como ele fazia cebola branca recheada com lombo de porco....

______________________________________________________


II - GIVERNY E AS REDONDEZAS

E nessa hora..se você pegou aquele trem que saiu cedinho de Paris..você já deve estar com a barriga roncando..


Logo que você sai da Fondation Monet..você vai estar numa praçinha..do ladinho já tem o restaurant Les Nympheas...



Bem..almoçar no mesmo restaurante onde se encontravam alguns representantes do impressionismo pode ser muito bacana..mas para essa excentricidade você vai ter que desembolsar alguns trocados..e a comida lá não é o forte....Giverny dependedo turismo..então onde eles puderem meter a faca..eles (os moradores) o farão..o comércio e alimentação é super caro..tudo é super- faturado..


Basicamente depois do horário do almoço..(quando a cidade fica cheia de turistas procurando um rango)..a cidade praticamente fica vazia..os restaurantinhos fecham perto das 6 horas..quando o povo começa a ir embora..


Então o legal mesmo é você levar uma bolacha ou um sanduíche na mochila..pode ser super legal você comer no restaurante onde iam os impressionistas..mas...é caro!!!
Então fuja desses lugares como restaurantes "para turistas"...(há alguns desses lugares espalhados) ..e curta a cidade pelo que ela tem de melhor ..ou seja..passeando a céu aberto..

Claro que vai ter uns restaurantes com umas mesinhas..mas aposto que você vai encontrar uma sombra bem gostosa embaixo de uma árvore..bem melhor, e não vai pagar nada!!!!


pois além do jardim de Monet..a cidade em si é muito linda..tem uns ruazinhas incríveis..agradáveis só de andar por elas..você se sente bem..esquece dos problemas..desestressa....


E andando pela rua Claude Monet você vai parar no Musée des Impressionismes..eu não cheguei a entrar..queria curtir Giverny à ceu aberto.não ficar enfurnado numa toca..pois eu só tinha um dia para curtir aquela cidade linda..mas mesmo assim..o jardim do museu também é um espaço bem agradável para sentar num banco..e retomar o fôlego... (claro que é covardia compará-lo com o jardim de Monet)




.






Bem..e andando reto sempre em frente pela rua Monet..você vai chegar à uma especie de centre ville..é o "centro" dessa pequena cidadezinha..é ali que está o Ancien Hôteu Baudy..onde o pessoal do impressionismo se hospedava quando vinha visitar o mestre Monet....tudo regado à um bom vinho no restaurante do Hotel..
E do lado do Hotel Baudy..num predio rosa..você ver Le Coin des Artistes... (o cantinho dos artistas)..é onde você vai encontrar o artesanato da cidade...
Por ali..nesse centrozinho..você vai encontrar diversos "artistas" independentes..é claro que nenhum tão talentoso como o benfeitor da cidade...


E seguindo sempre em frente já quase no final da cidadezinha...você vai ver umas ruazinhas..e umas casas quase como se estivessem enfiadas num barranco..carrancudas..é a parte medieval de Giverny..



E bem no finalzinho dessa rua..quase no Chemin vers la Colline...(o caminho que te leva para fora da cidade.).você vai ver uma pequena igrejinha..é ali que está o túmulo de Monet..infelizmente quando eu fui lá a igreja estava em reformas..tinha um puta painel com uma fotona bacana do Monet na frente..

E você anda, anda pela cidade...e não quer sair de lá............o lugar todo é maravilhoso..como se fosse um mundo encantando..não é só o jardim de Monet que é bonito......a cidade inteira tem um charme especial..não é aquela paisagem bucolica que eu tinha visto no domínio de Maria Antonieta..com seu "ambiente campestre" tão falso e artificial.....ali você se sente encrustrado na montanha..numa região afastada de toda a agitação da cidade...o ritmo de vida é diferente não sei explicar..(a gente que mora em cidades está tao acostumado ao trânsito..correria que até se assusta quando encontra paz e tranquilidade..parece que esse lugar não existe) ...e você fica andando por ali....e sem perceber..você fica com aquele sorrizão no rosto...feliz não se sabe porque...é o poder que esse ambiente tem..de te fazer ficar bem...

E uma hora encontrei uma grama..um arbusto..uma sombrinha..opa!! é ali mesmo que eu vou...


E ali...tinha uma piazada..fazendo a maior algazarra....era gostoso ouvir o som das crianças brincando...aquela alegria que eu só tinha visto no filme Kirikou...
(e eu desconfio que a conversa deles estava girando em algo em torno do sexo...eu nunca ouvi tanto a palavra bise -( beijo )- disparado tantas vezes...e você sabe né..não existe "je te bise" em francês... essa frase pode ter conotação sexual ao invés de você querer dizer que "quer dar um beijo"


Depois eu descobri que aquela algazarra toda é porque lá perto tem uma escola..e aquela era a aula de Educação Física..........tem coisa que não muda..em lugar nenhum!


Bem..e dá para não se apaixonar por Giverny..você entende porque Monet pirou nesse lugar e gastou todas as suas energias..no fundo..Giverny se reinventou para se mostrar ao mundo como a capital do impressionismo..(o que chega a ser algo meio fake) Mas o melhor mesmo é você ir andando por aquelas ruas..olhando os quintais de casa..imaginando como seria você viver ali.....

Até o mato que cresce nos muros..sem ninguém cuidar..fica bonito...




E aquelas casinhas hein? maravilhosas..uma mais lindinha que a outra.. com suas cerquinhas pintadas..e arbustos..e cercas-vivas...











E olha..chega a ser uma covardia..porque as imobiliárias locais colocam fotos das casas para alugar/vender..do lado de fora ....assanhando as nossas lombrigas..




Você quer morar aqui????




Ligue para este telefone... 06-21-62-43-46
Bem..e foi batendo aquela tristeza quando a tarde foi chegando..e você sente que tá na hora de se despedir..



Quem ia querer ir embora daqui né? A minha vontade era dar meia volta e começar tudo de novo...


o último ônibus para Vernon saia às 18:30..mas eu não quis arriscar..peguei o de 17:10...
cheguei no estacionamento uns 15 minutos antes..os motoristas dos ônibus de excursão estavam jogando pétanque (algo mais ou menos parecido com a nossa famosa "bocha") ...um esporte ótimo para assistir!!! eu recomendo..ainda mais se você não tiver nada para fazer...é bem divertido!




Precisa perguntar se eu gostei da minha visita à Giverny?

E eu nunca vou esquecer esse dia em que eu vi os lugares e as cores que inspiraram o impressionismo...



4 comentários:

Anônimo disse...

pod cre!! um dia eu vo!!!

Maurício Ouyama disse...

Valeu, Obrigado. Giverny é espetacular...às vezes a gente nem acredita que é de verdade..parece um sonho, uma pintura...

Anônimo disse...

tuxi

Jutilde de Medeiros disse...

Lindo demaisssssssss....um dia, se Deus quiser, eu for....acho que não volto nunca maissssssssss...muita beleza...muita arte...tudo que eu amoooooo...Obrigado Maurício Ouyama,pelo seu belo blog.

Postar um comentário

Gostou deste post? Quer falar também sobre suas impressões de viagens? Quer acrescentar detalhes que você conhece sobre o assunto? etc...

Use este espaço, é livre. Deixe seus comentários, críticas e sugestões, etc. Ajude-nos a melhorar cada vez mais...