segunda-feira, 1 de outubro de 2012

O Grande Canal: a principal artéria de Veneza

      




   O Grande Canal seria em Veneza (se é possível fazer uma analogia), o que seria uma avenida numa cidade "normal". É um grande canal que corta toda a ilha, formando um S invertido. Ele sai da região da Ferrovia (ou seja Estação Santa Lucia) e vai até bem pertinho da Piazza di San Marco e a Igreja de Santa Maria della Salute. 



  


É uma via enorme, tem até engarrafamento e briga de "trânsito" hehehehee...







É por ali que você vai ver as embarcações maiores como os taxis aquáticos motoscafos e os vaporettos.




E é claro, perto da Ponte Rialto, você vai encontrar muitas gôndolas, tantas que às vezes eles até brigam entre si:



As vezes, andando por Veneza, você se perde, perde a trilha...mas é quase certo que se você ficar andando, andando, uma hora você vai parar em alguma escadinha ou passarela sem fim, que vai desembocar no Grande Canal:













  No seu percurso ele é cortado por 4  pontes:


A  Ponte degli  Scalzi (Ponte dos Descalços) bem pertinho da estação Santa Lucia (a primeira que você vai ver em Veneza, com certeza)



a Ponte della Costutizione, também conhecida como a "Quarta Ponte de Veneza", que liga a Piazzale Roma até a Ferrovia. Projetada pelo arquiteto Santiago Calatrava, é a ponte mais modernosa de Veneza: 





a Ponte della Academia, já depois do Rialto, um pouco antes de chegar na Piazza di San Marco.


e pela Ponte Rialto, já quase no segmento final, a primeira ponte a cruzar o Grande Canal, a mais antiga, a mais famosa e é claro, a mais bonita.




       O legal é ficar em cima de uma dessas pontes, curtindo o visual do Grande Canal, olhando os barcos, vaporetos, gôndolas.....por mais que você olhe, você não se cansa desse lugar:





E a hora mais bonita que eu acho, é no finzinho da tarde, o céu fica com um tom lilás...e o canal fica todo espelhado:







    E tem coisa melhor que terminar um lindo dia em Veneza, tomando uma cervejinha numa mesinha ao lado do Grande Canal?





        Mas acho que a parte mais bonita do Grande Canal é quando faz a última curva do S e vai seguindo em direção ao mar..de lá dá pra ver a cúpula da Igreja de Santa Maria della Salute, é a parte digamos "mais fotogênica" do Grande Canal, cenário de cartão postal.

       É um daqueles lugares mágicos que muda suas cores, suas feições, à cada hora do dia, o qual uma luz que cai, uma tonalidade na nuvem, já modifica tudo e você tem vontade de ficar ali olhando as cores mudarem o dia inteiro.

      Então, acho que o Grande Canal tem o mesmo charme das grandes avenidas de outras cidades, com a diferença que é uma via diferente, sobre a água....ele é a principal artéria de Veneza.


Grand Canal Venice Italy





0 comentários:

Postar um comentário

Gostou deste post? Quer falar também sobre suas impressões de viagens? Quer acrescentar detalhes que você conhece sobre o assunto? etc...

Use este espaço, é livre. Deixe seus comentários, críticas e sugestões, etc. Ajude-nos a melhorar cada vez mais...