domingo, 14 de outubro de 2012

Florença, Mãe dos Pequenos Amores



           

                      FLORENÇA: OBRA DE ARTE DISFARÇADA DE CIDADE


                 Florença (ou Firenze em italiano) já chegou a ser a sede do Reino da Itália durante um curto período depois da Unificação. Cidade de origem romana, ela ainda conserva alguns de seus traços antigos. Mas foi durante o Renascimento que ela se tornou belíssima e exuberante: alimentada pelo dinheiro dos banqueiros e comerciantes, Florença produziu uma geração de grandes artistas, escritores, cientistas  e pensadores que lhe rendeu, com toda justiça, o título de capital cultural da Itália, do mundo, do universo...A cidade é tão bonita e tão cheia de surpresas à cada esquina que dá pra dizer que ela mesma é uma obra de arte...disfarçada de cidade!!!!



   Poucas cidades na Itália, e mesmo na Europa, possuem tantas riquezas e tesouros num espaço tão pequeno. Florença tem dois lados: aquele lado mais pacato e provinciano que apesar de ser considerada uma das grandes cidades da Itália, ainda possui o seu ar interiorano, quase rural. Por outro lado, a Florença magnífica, a dos grandes palácios e jardins, das esculturas e obras de arte. Florença tem tudo isso, é diversão garantida tanto para aquele que busca cultura e conhecimento, quanto aquele que vai apenas em busca de diversão e lazer.
                 Florença é uma cidade tão bonita que você mal consegue respirar. É verdade que ela é pequenininha e se levássemos em consideração o seu tamanho nem lhe daríamos importância. Mas se milhares de pessoas vão para lá todos os anos é por causa dos seus tesouros escondidos. Florença é o berço do Renascimento e contém uma valiosíssima coleção de obras do Renascimento. Além disso é ali que você vai ver os túmulo (ou pelo menos os epitáfios de Michelângelo, Galileu Galilei e Dante Alighieri).  Florença é uma cidade riquíssima, cheia de opções e coisas interessantes para você fazer...e mesmo quando você está cheio de ver objetos de arte, pode pegar um trêm e pular de cidadezinha em cidadezinha...é uma verdadeira jóia encontrar esse lugar.

               EM FLORENÇA, USE SEUS PÉS

    O melhor de Florença é que basicamente o seu Centro Storico é todo exclusivo para pedestres. Sem ônibus, taxis, carros ou as famigeradas motonetas transitando pelo centro, isto torna a experiência de andar por Florença uma experiência ainda mais agradável.





                 













    Um bom ponto de referência para se andar no centro é a Piazza del Duomo. É porque dali sai uma das vias mais importantes de Florença, a Via de Calzaioli, com seu intenso vai e vem de pedestres, lojas, vitrines, e que liga os dois principais pontos do centro de Veneza: o Duomo e o Palazzo Vecchio na Piazza della Signoria.




OUTRAS FORMAS DE CIRCULAR PELO CENTRO HISTÓRICO DE FLORENÇA: CARRUAGENS, BICICLETAS, PEDICABS E SEGWAYS

  Mas Florença não te  uma única opção para circular. Além de você andar muito pela cidade, há também outras opções como alugar bicicletas, usar os pedicabs (taxis puxados por bicicletas), segways (máquinas elétricas com duas rodas que você controla com o corpo). Mas se você é chique, pode também andar de carruagem, perto da Piazza della Signoria você vai encontrar várias...









               O transporte público existe, mas a não ser que você pegou um hotel fora do centro stórico (o que não é uma boa pedida, pois o melhor mesmo é instalar-se próximo da estação Santa Maria Nuovella), dificilmente usará este tipo de veículo. No máximo você vai usar ônibus para subir até a Piazzale Michelângelo , de onde se tem a melhor vista de Florença(vou te dar uma dica em outro post, como chegar lá à pé, subindo pela rampe del pongi, um caminho alternativo e bem agradável)

         Andando pelas ruas de Florença, você vai se deparar com cenas bem bacanas. Como os pessoal fazendo arte na rua. São os madonnari, uma espécie de arte de rua que já existe em Florença desde o século XVI.

   Ou o pessoal lá bebendo uma cervejinha nas mesinhas colocadas no meio da rua...



Um detalhe é que o horário do almoço da maioria dos lugares em Florença é de 12:30 às 14:00 horas...Numa cidade onde praticamente não se precisa ir tão longe para almoçar, é um intervalo bem generoso né?

     E é claro que andando, andando...uma hora você vai parar para tomar um dos deliciosos gelatos que existem pela cidade....o gelato na Itália já é bom..mas em Florença é melhor ainda!!!!




Ou quem sabe um coco fresquinho à 1¢


   














 E que tal você estar saindo de um restaurantezinho perto da Ponte Vecchio e dar de cara com uma festividade típica da cidade? Nos dias 6 e 7 de setembro, Florença se ilumina com lanternas que são carregadas nas ruas: é a Festa da Rificolona.


Além dissso, Florença também tem algumas superstições locais. 

Por exemplo, na Loggia del Mercato Novo, diz a tradição que se você passar a mão no focinho do "porcellino" e colocar uma moeda em sua boca e ela cair para além da grade onde retém a água da fonte, você terá bons presságios. (É claro que por alguma espécie de bruxaria, quase sempre a moeda cai dentro):



E na Ponte Vecchio, bem na frente da estátua de Celinni, os casais apaixonados costumam colocar cadeados e jogar a chave no Rio Arno. Outra "tradição" local:



O legal é que, por exemplo, andando bem no centro de Florença, você pode encontrar a casa em que viveu Dante Alighieri...




E numa das principais igrejas de Florença, Santa Croce, está o túmulo de Dante, Michelângelo, Maquiavel e Galileu Galilei:







                  NA ÉPOCA DOS ROMANOS

                 Florença, como uma antiga cidade romana (Florentia), ainda possui alguns resquícios da época dos romanos. Por exemplo, pouca gente vai perceber, mas o traçado de algumas ruas do centro ainda obedecem ao antigo padrão romano das decumanis, vias que cortam a cidade em linha reta, de ponta a ponta. Você vai ver isso por exemplo na Via del Corso.

                  

         Florença tornou-se um ponto importante para Roma já na época de Júlio Cesar. E durante a República, essa região era ponto de passagem da Via Flamínia (a rota que sai de pertinho da Piazza del Popolo em Roma e vai até o norte da Europa, levando até Lucete, por exemplo) .


  E pouca gente sabe, mas entre a Piazza della Signoria e a Piazza Croce, um trajeto que todo mundo faz no centro, existia um anfiteatro romano. Saindo da Piazza Croce em direção a Piazza della Signoria, você vai notar que algumas ruas tem um traçado meio curvo (o que não era comum nas decumani romanas) como a Via Peruzzi e a Via Torta.


Isto porque assim como aconteceu na Piazza del´Anfiteatro em Lucca, em que você vê certinho o formato do anfiteatro,  a edificação sumiu, mas as ruas conservam as linhas da construção.

         AS COLINAS DE FLORENÇA

      Outra coisa interessante em Florença é ver as muralhas que cercavam a cidade. Do alto da Piazzale Michelângelo você consegue ver certinho os limites da cidade. Na época dos romanos, no entanto, o Rio Arno ficava fora dos muros, era uma espécie de área portuária.   



  E lá de cima, se você perceber bem, Florença está cercada por colinas. Atrás delas, estão cidadezinhas nos arredores de Florença que se, você tiver tempo, vale a pena visitar. Como Fiesole, Settignano, Cercina, Bellosguardo. Basicamento os arredores de Florença são formados por várias cidadezinhas residenciais. É impossível imaginar que alguém viva uma vida tão tranquila, morando numa região cravada no meio de uma paisagem exuberante, e ainda contando com um vasto acervo de cultura e arte à poucos minutos de casa. Um verdadeiro paraíso encontrado. Se eu fosse morar em algum lugar na Itália, iria morar ali, nos arredores de Florença, Fiesole, por exemplo. Deixa eu sonhar.


         DUOMO CONGESTIONADO

      O Duomo ou a Igreja de Santa Maria del Fiori é a pérola do centro storico de Florença. O coração simbólico da cidade, e uma área somente de pedestres.
      É interessante para quem vem da estação Santa Maria Nuovella. Esta área foi o ponto de partida para o projeto de revitalização da cidade. Dá pra ver exatamente, vindo da rua, onde começa o Centro Storico. Vocè vai vendo a pontinha do Duomo, e quanto mais você vai chegando, vai vendo melhor os detalhes. Particularmente, o mármore branco com detalhes verdes e rosa, é o que chama mais atenção de perto, nunca tinha visto uma igreja com esse tipo de mármore.







   





















      A PIAZZA DELLA SIGNORIA

    Depois de conhecer o ponto mais visitado de Florença, você vai caminhando por uma rua de pedestres, e dirigindo-se a Piazza della Signoria.


Esse espaço é imenso, uma praça gigantesca, cheia de estátuas e obras de arte.




    Chegando lá, vai chamar a atenção, a estátua equestre de Cosimo I, da poderosa família Medici, encomendada para o artista Bruneleschi,, uma obra que já mostrava precocemente o que seria o século do Renascimento.




Ao lado, vocè vai encontrar a Fontana di Nettuno, outra fonte que vai te deixar de boca aberta, sem palavras....













































O Palazzo Vecchio é imenso, de praticamente todo lugar na cidade, você consegue ver o a silhueta desse palácio, que é até hoje a sede do governo....


Em frente ao Palazzo Vecchio você vai enconstrar  uma réplica da estátua de David, de Michelângelo.






Na Loggia dei Lanzi, ou Loggia della Signoria, você vai ver uma série de esculturas. Durante a República fiorentina, loggia era o local de encontros públicos dos cidadãos. Uma lugar de descanso dos viajantes que passavam por ali e podiam ficar contemplando as magníficas estátuas e construções...e também o local por excelência onde se discutia a política



      














Lá está a famosa estátua de Perseu de Celine, como o herói decapitando a Medusa (ou seria a República fiorentina?)






A GALERIA UFFIZI

       Instintivamente, depois de conhecer a Piazza della Signoria, você vai seguindo por uma ruazinha ao lado do Palazzo Vecchio.


 Lá está a famosíssima Galeria UFfizi, uma das galerias mais famosas da Itália, que conserva uma das jóias do Renascimento: O Nascimento de Venus, de Sandro Botticelli.



        No caminho você vai vendo um monte de estátuas de pintores, escultores, pensadores, etc. Andar por ali, por si só, já é um mergulho no Renascimento...















































































 




      O ENCONTRO COM O RIO ARNO    
  
      O Rio Arno é bonito, tranquilo..que corta a cidade ao meio. A parte mais antiga de Florença encontra-se na margem sul do Rio Arno. Andando até o fim da Galeria Uffizi, você vai encontrá-lo ali, discreto e traquilo. Outra opção é descer da Piazza del Duomo pegando a Via Roma. Andando em linha reta você vai chegar exatamente na ponte mais famosa de Florença, a Ponte Vecchio.























Ali pertinho da Galeria Uffizi é uma lugar bem legal para ficar:


Os fiorentinos gostam tanto desta parte da cidade, que você os vê ali...desse jeito, bem à vontade, tomando um solzão, lendo um jornalzinho...estendido na espreguiçadeira...

             
       VIDA NOTURNA NO VALETÃO

           Atravessando a ponte, e pegando a Luggano Serristori, você vai ver uma espécie de passarela, com uma ampla calçada, que serve de passeio e também de ciclovia. É ali que as pessoas gostam de andar, andando de ponta a ponta nas margens do Rio Arno.
É engraçado, mas tem uma parte que o rio Arno recua, e fica uma espécie de valetão...é ali que as famílias vão para tomar uma cervejinha, fazer um pequinique, e tomar um banho de sol. Tomei um susto quando olhei para baixo, por cima do muro que tem na calçada, e vi um monte de gente lá de biquini....a noite aquilo também fica cheio de jovens bebendo, curtindo....eles deixam as motonetas próximos da Piazza Giuseppe Poggi e vão pra lá beber..é incrível. É nessa hora que eu me dei conta do quanto Florença é provinciana...  
          Em Milão, você encontra baladas incríveis, cheias de drinks sofisticados, gente bonita, carrões, bares da moda com subcelebridades da televisão italiana e jogadores de futebol, etc. Já em Florença, num sábado à noite, o pessoal tá lá enfiado num valetão, enchendo o c. de cachaça..não é legal?



Nesse dia eu percebi bem: enquanto os turistas se aglomeravam nos pontos turísticos, em frente ao Duomo e ao Palazzo Vecchio, os jovens da cidade estavam ali...no meio deste valetão.
          


      FLORENÇA PARECE UMA MENINA

      Uma das coisas que eu reparei em Florença e na Toscana em geral é que eles gostam de deixar a sua "impressão"... o tratar bem, a cordialidade, são uma marca da cidade...

      E você só pode tratar bem quando gosta de você mesmo né? Quando gosta de sua cidade...e Firenze é assim, ela te trata muito bem, porque as pessoas lá parecem gostar muito da sua cidade. Um amigo meu que já morou na Itália me disse que os fiorentinos são assim...eles gostam de viajar, ver outros lugares, mas não conseguem viver muito tempo longe de sua terra.

     Há uma música italiana que diz que Florença "parece uma menina, vista do alto da Piazzale..". Lá de cima, como o sorriso daquela menina, Florença nos enche de alegria, pela sua simpatia e cordialidade com que trata a todos...
    É incrível, mas dá até para entender porque Florença é tão inspiradora. Você à vê através de cores, cheiros, sabores..
Pensando bem, os poetas, escritores, artistas, todos contribuíram para tornar o que Florença é hoje..e quando você chega lá, tem a impressão de que encontrou algo assim, um tesouro, um lugar perdido...

Talvez, a frase enigmática de um amigo de Dante, Bernardo Cannaccio, que encontramos numa inscrição em Santa Croce é a que melhor define esta cidade: "Florentia Mater Amoris" - "Florença, Mãe dos Pequenos Amores." 


       

2 comentários:

Anônimo disse...

Mauricião, amanhã parto para um tour na Itália e estou anotando todas as suas dicas. Teu blog é massa demais e faz a gente ter vontade de conhecer todos esses lugares e experimentar as mesmas emoções que você deixa transparecer aqui. Depois te conto como foi o tour!

Maurício Ouyama disse...

O Tetê, agora que eu me liguei que era você, aproveite bastante a sua viagem, quando voltar a gente troca figurinhas, bjs.

Postar um comentário

Gostou deste post? Quer falar também sobre suas impressões de viagens? Quer acrescentar detalhes que você conhece sobre o assunto? etc...

Use este espaço, é livre. Deixe seus comentários, críticas e sugestões, etc. Ajude-nos a melhorar cada vez mais...