segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Minhas aventuras gastronômicas pela Toscana




Comer num país diferente, sempre tem uma dose de estranhamento...

Acho que fazer uma refeição num país com outra cultura e outros costumes, é uma das etapas mais difíceis de adaptação numa viagem...tudo parece estranho, diferente, exótico...



    


 Comer num bom restaurante na Itália implica numa fatia gorda do seu orçamento. Isto porque os italianos levam a comida muito a sério, e o ato de fazer uma refeição é quase um ritual.



     Quando eu cheguei na Itália, tentei dar um “jeitinho” para me virar por lá sem gastar muito. Em Milão eu comi apenas os aperitivi, que são servidos nos buffets   e quando você paga um drink pode comer à vontade. Em Veneza descobri  um restaurante barato de verdade, coisa rara naquele lugar: Brek Bar Ristorante. Mas foi em Florença que eu realmente tive o gostinho de visitar uma tradicional comida italiana: a cucina povera toscana.

Claro, eu comi muito na rua...
Perto da Ponte Vecchio, comi uns paninis deliciosos...feitos na hora..

















Outro sanduíche que você vai encontrar bastante na Itália, na rua é a Porchetta, um sanduíche feito com o porco. Mas este eu não experimentei ali em Toscana, mas eu acabei experimentando mais tarde...



No Mercato Centrale em San Lorenzo também tem muito sanduíche e paninis e a tradicional barraquinha de lampredotto...



Neste lugar, L´Antico Vinaio, eu ia entrar, e experimentar um sanduíche, pareciam bons..


Mas vejam que tem uma mulher sentada num banco me dando um esporro por tirar essa foto, então não entrei...hehehehe, fica pra próxima...






Também comi aquelas famigeradas pizzas prontas, que são montadas e esquentadas no forno...










Pra dizer a verdade, depois de 4 dias comendo porcaria na rua, meu estomago tava reclamando por uma refeição decente....

E foi assim que eu visitei 2 restaurantes em Florença...um em cada noite: o Buca Del Orafo e o Buca Mario.

RITUAL À MESA

Antes de falar sobre os restaurantes que eu visitei na Toscana, vou comentar brevemente sobre a maneira como eles comem à mesa. Cada cultura tem uma maneira diferente de fazer suas refeições, eu já senti isso quando fui para a França. Ao invés de fazer aquele pratão de pedreiro e misturar tudo: carne, salada, massa, peixe, arroz e feijão, batata - os italianos comem uma coisa de cada vez.

E os restaurantes italianos mais tradicionais são bem daquele jeitinho que você imagina: jeitão de cantina da nona, cozinheiro com bigodão, gente falando alto, uma bagunça...


Olha, eu não sou nenhum glutão, eu como bem...Mas eu acho que é impossível acompanhar um italiano numa refeição completa...de prato em prato, eles acabam comendo bem...e muito!!!

Claro, não se sinta coagido a comer uma refeição completa como os italianos, você não está acostumado. Mas num restaurante, eles esperam que você peça pelo menos 3 pratos durante um jantar....(antipasto, primo e secondo). Mas os italianos adoram uma sobremesa, um cafezinho, um digestivo, que acaba encarecendo na conta....


Passo a passo da refeição italiana:

antepasto - é a entrada, geralmente composto por frios como salame, presunto, azeitona, peperone, anchova, queijos, tomates,alho assado, etc.

primo - é o primeiro prato, pode ser uma sopa, um risoto, um fettucine, spaghetti,  etc.

secondo - é o prato principal, geralmente uma carne ou um peixe.

terzo - se você aguenta a pegada, ainda pode pedir um terceiro prato..

contorni - são os acompanhamentos, depende do que você pediu no secondo, pode ser batata grelhada, croutons, ou legumes cozidos

insalata - são as saladas. Mas não estranhe se você ver um italiano pedir uma salada, depois do prato principal, eu vi bastante isso, para mim é um pouco diferente

dolce - é a sobremesa. Geralmente no dia a dia eles não costumam terminar uma refeição sempre com um dolce, mas nos restaurantes há boas opções, desde a tradicional panacota até o maravilhoso   tiramisu  italiano feito com queijo mascarpone frequinho... Claro, não se sinta obrigado a pedir um dolce, é só uma opção a mais (e geralmente é caro, como sempre). Você pode sair de um restaurante é procurar um excelente doce numa Pattisceria ou melhor ainda, provar gelato na rua mesmo.

frutta - depois do dolce você ainda pode estar batendo um papinho e ainda não está na hora de encerrar. Quer pedir mais alguma coisa? Pode pedir uma frutta.

digestivi - hora de ir embora. Você pode pedir um digestivi enquanto se prepara para pagar a conta. O caffé no restaurante italiano geralmente é o espresso. Pronto. é só tomar num gole só e pagar a conta. Prego!! 

*** Uma refeição simples, com antepasto+primo+secondo+vinho+digestivi, sai por cerca de 50 a 70 ¢, mas pode passar tranquilamente de 100¢

COMIDA SE LEVA A SERIO....(NA ITÁLIA)

E olha esses italianos levam esse negócio de mangiare a sério. Tanto que parece que grande parte das palavras do italiano são sobre comida - eles falam sobre comida, comem o tempo todo, até brigam sobre comida. E essas brigas são bem engraçadas pra quem vê de fora. Não vai ser difícil você ouvir alguém defendendo com unhas e dentes uma questão gastronômica: alguém do Vêneto vai dizer que o verdadeiro tiramisù só pode ser experimentado no Treviso, senão não vale; o pesto só é pesto se o manjericão for de Gênova; a bisteca fiorentina só pode ser feita se for em Florença; a ribolita só é ribolita se for ao fogão duas vezes; as pizzarias napolitanas só servem a margueritta, porque é a única autêntica; o molho de tomate deve ser fervido em fogo brando durante pelo menos 1 hora...e por aí vai. Não importa se você pode obter o mesmo sabor, de outra maneira...o que importa, para os italianos, é que você respeite a tradição do processo e saiba a origem do prato. Eu acho que se você só está vendo de fora, chega até a ser divertido, mas eles levam tudo à sério..comida é coisa séria, na Itália.

OS RESTAURANTES

   Existem vários restaurantes bons em Florença. Durante a minha preparação eu ouvi falar de vários deles: Fiaschetteria Mario, Buca Lapi e a Tratoria Marione - que estão entre alguns dos restaurantes mais antigos e tradicionais da cidade. Outros, como o Golden View, tem uma localização privilegiada. No caso deste último, fica pertinho da Ponte Vecchio e você pode almoçar sentado numa mesa, curtindo a vista para o Rio Arno.
     Mas pelo pouco tempo que eu estive em Florença, só pude conhecer dois deles. Então aqui vai as dicas dos restaurantes que eu conheci que oferecem uma verdadeira refeição toscana.

DICA 1: BUCA DELL´ ORAFO

O primeiro restaurante que eu fui na Itália foi o Buca del Orafo...Fica na Via del Girolami, 28..uma ruazinha escondidinha bem pertinho da Ponte Vecchio...


Esse restaurantezinho escondidinho já está lá há mais de um século...









Como todo bom restaurante típico italiano, os melhores lugares são só uma portinha, com decoração simples, sem muito fru-fru, e uma comida maravilhosa. O Buca dell´ Orafo é assim...Mas cuidado se você for lá numa época muito cheia, o local é só um ambiente, com apenas 28 mesinhas, parece uma cantina mesmo..com as mesas espremidinhas entre elas...


O serviço do Buca dell´ Orafo é bem excêntrico. Sabe aquela formalidade que você encontra nos restaurantes franceses? Aqui não existe...o garçom/proprietário parece bem displicente, mas é o jeitão..Ele é bem emotivo..por exemplo, quando eu não terminei o secondo, - porque realmente para mim, é dificil encarar uma maratona de 3 ou 4 pratos, eu não estou acostumado - ele me perguntou preocupado, se eu não havia gostado? Pensei que eu tinha cortado o coração dele..Mas foi uma lição para mim, num restaurante na Itália, não pode fazer esse tipo de coisa.. Foi ali que eu vi que eles levam a comida a sério na Itália, cometi uma gafe forte hein.



Já ouvi muita gente reclamando do serviço, mas sinceramente? Eu não ligo, eu fiquei ali olhando o movimento dos garçons, da cozinha, os pratos chegando. O Buca dell ´Orafo é um lugar escondidinho mesmo, parece que faz parte da "vida real" dos fiorentinos, não é aquele lugar todo arrumadinho para turista ver...por isso mesmo, é uma festa! cheio de gente, todo mundo falando alto, de vez em quando passa o garçon resmungando, e por ai vai...








Mas o importante é que a comida é deliciosa!


O cardápio é todo em italiano (alguns restaurantes tem um cardápio em inglês também), isso dificulta um pouco na hora de escolher os pratos...


Na entrada eu pedi um antepasto que vinha salame toscano com figos....uma combinação inusitada, mas ficou muito bom!!!


















Para o primo, eu pedi uma Pappa al pomodoro..hummm, que delicia, lambi os beiços!!!
Claro, estamos na Toscana, então tome um chianti para acompanhar...





Pro secondo eu pedi um prato que vinhas legumes fritos numa massa, dava pra sentir um leve gosto de ovo frito em cima dos legumes, que vinham crocantes...






Naquele dia eu não pedi carne..Mas se você quiser, tem o famoso bife fiorentino, monstro. Você pode pedir a Fiorentina alla tripa...

Mas o que eu curti nesse local é o ambiente pequenininho, todo mundo ali, curtindo a comida, parece que todo mundo estava gostando daquele local..., eu fiz essa refeição com apenas umas poucas pessoas naquele lugar, é muito legal.




Mas uma coisa legal que eu lembro deste dia é que quando eu estava saindo do restaurante, e subindo pela Via Girolami, eu dei de cara com uma procissão. É a Festa della Rificolona, que estava acontecendo exatamente naquela hora, eu tive sorte de ver uma festa típica da Toscana...vou falar disso em outro post.




 DICA 2:

O RISTORANTE BUCA MARIO

Já o Ristorante Buca Mario também é bastante conhecido em Florença. Como sempre, trata-se de uma portinha na Via degli Ottaviani, n.16, tão pequenininha que você praticamente passaria desapercebido durante o dia, quando as luzes de neon do letreiro permanecem apagado.


Em Florença (e na Itália de um modo geral), vale a dica: lugar pequeno=portinha= boa comida.

Trata-se de um dos restaurantes mais antigos da cidade. Para chegar lá, eu me perdi um pouco, pois me equivoquei com o endereço. Para mim era quase certo que o restaurante ficava entre a Piazza della Signoria e a Basilica di Santa Croce, mas eu estava errado. Tive que voltar perto do Duomo e lá uns guardinhas explicaram que eu tinha que ir até a estação Santa Maria Nuovella, e pegar a Piazza di Santa Maria Nuovella, a Via deglio Ottaviani é uma das ruazinhas pequenas que saem dessa praça...

O ristorante Buca Mario foi criado em 1886 e foi idealizado para servir somente pasta al pommodoro e a ribolitta.  Na Itália, a cantina é a parte do restaurante que armazenam os vinhos. Como a invenção das adegas climatizadas é uma coisa relativamente recente, era comum os cozinheiros italianos estocarem o vinho na parte mais escura do restaurante, longe do calor da cozinha. O melhor lugar para isso são os porões, literalmente um buraco no fundo do restaurante. É por isso que muitos restaurantes italianos antigos ainda conservam essa designação de "Buca" (o Buraco)..


Literalmente, estamos no Buraco de Marío.


Para entrar no Buca Mario, deve-se descer por uma escadinha, e cair literalmente num lugar escondidinho...










Mas apesar do lugar aparentemente parecer despretensioso, o lugar é considerado por muitos experts um dos melhores restaurantes da Toscana.


Se você quiser experimentar um legítimo restaurante toscano que ainda conserva suas características originais e serve a legítima Cucina Povera Toscana, vá ao Buca Mario.










O ambiente é muito gostoso, e o atendimento é impecável....


















Foi no Buca Mario que eu tentei aproximar o máximo dos pratos típicos da cozinha toscana. Se possível, eu queria provar apenas pratos regionais...



Claro, para acompanhar, Vinho Chianti....



O antepasti era uma espécie de patê com pão toscano (sem sal)...tinha um gosto de peixe....










Para começar a comelança, o primo era um autêntico prato da cucina povera, a ribolitta...delicioso!!!
















 Aí veio a hora da desforra..no terceiro prato eu despiroquei: hora de conhecer a famosíssima bisteca alla fiorentina...ela é brutal!!!
Eu já contei a história desse prato típico no post anterior. Dizem que na época dos Medici, durante a festa de San Lorenzo, houve um incêndio que acabou toscando a carne que estava num depósito. Então a carne torrada foi distribuída ao populacho. Uns ingleses que estavam vistando Toscana provaram o prato e batizaram-no de o bife dos fiorentinos..Pegou: a bisteca é um corte em T do boi da raça chianina, ela parece uma carne esquecida num braseiro..fica preto por fora, queimado, tostado mesmo...e quase praticamente vermelho, cru, por dentro...
















Mas o que eu achei legal é que num restaurante assim, que já tem fama de ser o fodão da região, geralmente eles não fazem muita questão de te atender bem e tal. Mas não foi assim, no Buca Mario eles foram muito corteses e atenciosos. Fiquei muito a vontade lá (pois geralmente, como eu ando viajando sozinho, fico meio intimidado na hora de fazer refeiçoes, principalmente na Europa quando eles te colocam pra jantar numa mesa junto com outras pessoas que você nem conhece, isso é meio intimidador). Meu jantar lá foi perfeito.

 Se no Buca dell´Orafo eu provei a sensação de estar num autêntico restaurante italiano, com aquela bagunça e alegria e confusão típicas, no Buca Mario eu provei uma deliciosa comida típica da Cucina Povera, reconhecidamente indicada como uma das melhores da Toscana.


No final, o gerente do restaurante ainda me chamou, quando eu já estava indo embora, e me deu um souvenir...era um avental personalizado do Buca Mario...achei legal.






E claro, falando em comelança na Toscana, vou precisar de um post à parte para falar disso. O gelato da Toscana é o melhor que eu provei na Itália, e talvez no Universo...

A melhor coisa para se fazer na Itália, depois de comer num bom restaurante, é dispensar a sobremesa e andar pela rua, à noite, e entrar numa gelateria ou pattisceria...e pedir um gelato ou um dolce...


então aguardem. ainda vou me manifestar sobre isso num post exclusivo sobre o gelato italiano.








0 comentários:

Postar um comentário

Gostou deste post? Quer falar também sobre suas impressões de viagens? Quer acrescentar detalhes que você conhece sobre o assunto? etc...

Use este espaço, é livre. Deixe seus comentários, críticas e sugestões, etc. Ajude-nos a melhorar cada vez mais...