domingo, 14 de outubro de 2012

O Mercato di San Lorenzo









    Bem pertinho da Basílica di San Lorenzo, onde está a Capelle Medicee, encontramos o Mercato di San Lorenzo, que hoje em dia é o mercado mais importante de Florença.







    Antigamente, o mercado popular funcionava principalmente na região da Piazza della República. Depois, no século XVI, o comércio de seda e produtos de luxo concentrou-se na Loggia Del Mercato Nouvo.

DO MERCATO VECCHIO À SAN LORENZO

     Porém, no século XIX, Florença tornou-se durante um curto período, a capital do recém-criado Reino da Itália. A cidade então sofreu uma série de transformações urbanas, principalmente, no centro histórico, que visavam  adaptar Florença à nova função. 

Aquela região da Piazza della República, um emaranhado de ruazinhas pequenas, tortuosas e insalubres, meio que queimava o filme da cidade que iria ser a capital da Itália.Toda a região do centro histórico de Florença perto do Rio Arno foi remodelado. Essa remodelação atingiu a região do comércio popular em Florença. Toda a região entre a Loggia Del Mercato Nuovo e a Piazza della República foi desmantelada.







Mercato Vecchio


      Para a nova configuração do mercado de Florença, imaginava-se distribuí-lo em três regiões. Na região de San Lorenzo, o Mercato di Santo Ambrogio e outro mercado em San Frediano.



O MERCATO CENTRALE DE FLORENÇA


Acontece que a área mais central localizava-se na região de San Lorenzo. Mas para construir um Mercado Central ali, era necessário colocar abaixo uma região cheia de casas medievais e muralhas da época dos romanos.




     Para  a construção do Mercato Central de Florença foi contratado Giuseppe Mengoni, um cara que tinha feito alguns anos antes , uma das obra mais marcantes da arquitetura italiana do século XIX, a Galleria Vittório Emanuele, em Milão.  Para a construção do Mercato Central de Florença, Mengoni inspirou-se em Les Halles, em Paris. Um local que reúne e ao mesmo tempo  um complexo comercial imenso e serve de estação de metrô.



   Hoje em dia, quem visita a região de San Lorenzo vai perceber duas áreas bem distintas.
No Mercato Central de Florença você vai encontrar principalmente temperos, além de produtos típicos da Toscana, como os queijos, vinhos chianti, o salame toscano, e barraquinha de lambredotto, o tradicional sanduíche toscano.









Já no Mercato di San Lorenzo propriamente dito, o mercado popular ao ar livre na região ao redor da Basílica di San Lorenzo, você vai encontrar principalmente roupas, gravatas e artigos em couro como carteiras, jaquetas, blusas e botas...








O que eu achei legal desse lugar é a forma com que são montadas as barraquinhas.. Você vê fileiras intermináveis de carteiras numa barraquinha; outra barraquinha tem só gravata, outra só de bolsas, e assim por diante..Isso dá um efeito multi-colorido ao local....














Então, se você for a Florença, não deixe de visitar o maior, mais popular e mais tradicional mercado de Florença...

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou deste post? Quer falar também sobre suas impressões de viagens? Quer acrescentar detalhes que você conhece sobre o assunto? etc...

Use este espaço, é livre. Deixe seus comentários, críticas e sugestões, etc. Ajude-nos a melhorar cada vez mais...