domingo, 14 de outubro de 2012

A Loggia del Mercato Nuovo



        

     Não muito distante da Ponte Vecchio está a Loggia del Mercato Nuovo. As Loggias, como eu disse, são locais cobertos, geralmente com uma arcada, e que tem como objetivo reunir o comércio local ou servir de lugar para manifestações políticas ou reuniões, encontros.    


      A Loggia del  Mercato Nuovo tem esse nome para distinguí-lo do Mercato Vecchio, que realizava-se na região onde hoje fica a PIazza della Republica.



     A Loggia del Mercato Nuovo l foi construída no século XVI. Antigamente ali funcionava um mercado de luxo, mas hoje a região foi dominada pelos vendedores de souvenires.






    Durante o dia, aquele lugar fica cheio de barraquinhas...




      Lá nessas arcadas, você vai encontrar as estátuas de Michele di Lando, Giovanni  Villani e Bernardo Cennini pessoas que foram importantes na política de Florença.

Arquivo: Lodge do novo mercado, john villani.JPG
Villani

File:Loggia del mercato nuovo, bernardo cennini2.JPG
Cennini

File:Loggia del mercato nuovo, michele di lando.JPG
Michele Di Lando
E se você durante o dia, quando há movimento, você pode encontrar uns caras fazendo arte na calçada..São muito bonitas...

 



O TOQUE NO “PORCELLINO”

  Mas a Loggia del Mercato Nuovo também é conhecida como Loggia Del Porcellino, por causa de uma das principais atrações do local, a Fontana del Porcellino. 

    O nome, obviamente é um equívoco pois trata-se de um javali (cinghiale) e não um porco (porcelino). 

   Mas vai lá..o importante que diz a tradição que você deve  passar a mão no nariz da estátua do javali, e depois colocar uma moeda em sua boca. Se a moeda cair fora da grelha que retém a água da fonte, é sinal de bom presságio, caso contrário, se cair dentro, é mau agouro. Porém, vocês devem saber que, como em toda superstição idiota, a moeda quase sempre cai dentro da água, né? Mas não fique triste, se cair dentro da água então....






 É claro que o original não está mais lá...você vai encontrá-lo no Museu Bardini.


    A PIETRA DELLO SCANDALO

     Outro lugar interessantíssimo desse pequeno lugar é uma marca singular que encontramos no chão da Loggia del Mercato Nuovo. Trata-se de um sinal conhecido como Pietra dello Scandalo, mas para encontrá-lo é preciso voltar ali à noite, quando as barraquinhas dos ambulantes se foram.







Durante o Renascimento, os devedores eram levados para lá, e tinham sua bunda descoberta e era acorrentado naquele ponto. Daí o nome alternativo “pietra dell´acculata”.

Dizem que existia uma expressão no cotidiano de Florença daquela época que era assim “spero di non finire com culo per terra coi  soldi” (espero não acabar com a bunda no chão por causa do dinheiro)

Então, fica a dica, visite a Loggia del Mercato Nuovo...é um lugar que você pode ir tanto de dia quanto de noite...

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou deste post? Quer falar também sobre suas impressões de viagens? Quer acrescentar detalhes que você conhece sobre o assunto? etc...

Use este espaço, é livre. Deixe seus comentários, críticas e sugestões, etc. Ajude-nos a melhorar cada vez mais...