segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Um passeio de gôndola... vale a pena?

       


O PASSEIO DE GÔNDOLA: UM ÍCONE DE VENEZA


     As gôndolas foram  o primeiro tipo de transporte que existiu nessa cidade. Eram as embarcações que inicialmente se adaptaram melhor à configuração da cidade, conseguiam transitar nos seus canais mais fechados. Com a chegada das embarcações à motor, maiores, como motonaves, motoscafos e vaporettos, esse tipo de embarcação acabou sendo relegado apenas para fins turísticos e de lazer e acabaram tornando-se uma referência do lugar.



         As gôndolas de Veneza dão um charme incrível para esta cidade toda cortada de canais. Cada vez que você vê uma, seja trafegando perto da Ponte Rialto no Grande Canal, seja passando tranquilamente entre os canaizinhos escondidos, seja atravessando a também famosa "Ponte dos Suspiros", carregando grupo de idosos ou casaisinhos românticos, você sempre pára para apreciar. 






      





















Cada gôndola ou grupo de gôndolas tem um trajeto específico, dependendo do ponto de partida. Você vai encontrar um vistoso ponto de gôndolas bem na Piazza di San Marco, onde os gondoleiros ficam parados à espera de um cliente (ou uma vítima):








Outro ponto muito conhecido é o trajeto que passa embaixo da Ponte dos Suspiros. É uma tradição que os casais deem um beijo logo quando passam debaixo dessa ponte, eternizando seu amor (alguns nem sabem que nessa ponte também passavam os condenados que davam o seu último suspiro ao ver os raios de sol pelas frestas da ponte)

















E também há gondoleiros embaixo da Ponte Rialto. Esse foi o trajeto mais confuso que eu vi. Toda vez que eu fui lá, eu vi os gondoleiros batendo boca uns com os outros...




Eu, especialmente, acho mais bonito quando vejo uma gôndola surgir de repente num daqueles canaizinhos desconhecidos e sem nome de Veneza, atravessando uma ponte. Dá até um aperto no coração..




Quando você esta nas partes mais turísticas é comum você ouvir alguns oferecendo os serviço, gritando "gôndole, gôndole"..outros simplesmente ficam sentado num banquinho esperando alguém se aproximar para fazer uma negociação...


Em determinadas horas do dia, por exemplo, bem cedinho, quando o movimento não é muito grande, você também vê os gondoleiros, ainda não vestidos à caráter, executando pequenos serviços na cidade, como por exemplo levando um carregamento para um restaurante.



Alguns gondoleiros falam inglês, espanhol, francês....outros somente italiano. Alguns gondoleiros cantam durante o trajeto (e é claro, cobram mais caro), outros vão contando estórias interessantes sobre determinados lugares porque passam (será que é verdade?), como por exemplo, estufando o peito quando passam pela casa onde morou Marco Polo (se fosse acreditar em tudo, Marco Polo seria um investido imobiliário já que parece que em toda esquina havia a "casa onde morou Marco Polo")




O trajeto pode durar em média uns 45 minutos, dependendo do trecho escolhido. E o preço é bem salgado: pode custar de 90 ¢ até mais de 100¢. (por volta das 18:00, ao por do sol, com certeza vai ser algo em torno disso) Claro que isso também depende do famoso jeitinho e da "cara do cliente". Grupo de simpáticos velhinhos certamente ganharão um desconto, enquanto um moçoilo que quer fazer um passeio particular com sua princesa amada, cairá nas garras desses abutres sem dó...eles lhe arrancarão o fígado como mortos-vivos num filme de George Romero.

Uma dica: se você é um jovem, do sexo masculino, e pretende ganhar alguns pontos com sua amazia. Pegue um desses gondoleiros no cantinho e combine o preço, antes de entrar na embarcação. Parece uma dica boba, mas eu fiquei sentado perto da ponte Rialto e vi um monte de casais chegando na caruda para negociar o preço. O truque é que eles sempre vão te fazer parecer que vale a pena pagar mais, que o passeio é inesquecível, vão te fazer parecer um muquirana se não fizer isso, e blá-blá-bla...eles são ligeiros, você cai na armadilha, eu vi..um casal tava negociando em inglês, bem pertinho de mim, eu entendi tudo!!!



Algumas gôndolas são mais simples, outras são luxuosíssimas com cadeiras decoradas. Por padrão, a cor das gôndolas é um preto perolado, mas há gondolas mais requintadas que tem entalhes dourados, são muito bonitos...


      Por muito tempo o ofício dos gondoleiros foi um dos mais restritos e exclusivistas de Veneza. Esse ofício medieval chegou ao nosso século com ares de clube fechado..só há gondoleiros-machos (há pouco tempo foram admitidas algumas gondoleiras mulheres, mas o seu número ainda é pouco expressivo)

 Hoje em dia há um curso de formação para gondoleiros, inclusive aberto para pessoas de fora. Mas até bem pouco tempo, só se entrava na especialidade se fosse de uma família de gondoleiros, em que os conhecimentos eram  passados de pai para filho ou se fosse "achado" (trova) por um gondoleiro experiente que aceitasse lhe ensinar o ofício. Ou seja, o serviço de passeio de gôndolas em Veneza é caro porque também é caro "formar" um gondoleiro e ainda mais para obter uma licença.

Talvez por isso os gondoleiros de Veneza ainda sejam uma espécie de instituição do lugar. Eles se organizam, ainda hoje, à maneira de uma Corporação de Ofício medieval.

OS GONDOLEIROS







Os gondoleiros são uma coisa a parte no cenário de Veneza. Eles vestem umas camisas listradas e uns chapéus. São a própria imagem de um suposto  "Romantismo de Veneza", certo? Wrong!!!!!  Na prática esses caras costumam ser arrogantes com os estrangeiros, aproveitadores, quase uma máfia! Eles não atendem direito a não ser que vejam que podem lhe extorquir alguns euros. Na realidade, em toda minha viagem, só vi uma vez, um grupo de gondoleiros, e numa delas tinha um deles cantando..e só!!! Champagne, caviar e serviço de 1a classe não vi não...




Tá bom, pode ser que você tenha uma opinião diferente. Vai que você pegou uma gôndola  e o gondoleiro era super-simpático, comunicativo e boa-praça - não duvido. Mas o que eu digo é pelo que eu senti na minha experiência.

A foto que eles tiram para a revista TIME é assim, com jeito de boa praça, florzinha na mão:


Já para quem está lá, eles ficam assim, largadões, com uma postura bem arrogante - uns "escrotos", para usar bem a palavra:


Ou seja, gôndolas são legais, o problema é quem as controla....

          Meu depoimento sobre isso:  logo que eu cheguei em Veneza, e fui para a Piazza di San Marco de vaporetto, então eu não fui conhecendo as ruas estreitas de Veneza. Logo que eu saí da região das ruas estreitas de pedestres próximos de San Marco e fui caindo nas vielas mais afastadas, eu dei de cara com um canal. Não foi o canal mais bonito que eu vi em Veneza, mas foi o impacto de ver aquilo pela primeira vez.
           Logo, não resisti e saquei minha câmera e fui tirar uma foto: eis que um gondoleiro que estava no canal em intervalo de trabalho, falando tranquilamente no celular, achou que eu estava tirando uma foto dele, e toda vez que eu disparava a máquina ele colocava a almofada na cara, como se fosse um artista de cinema sendo perseguido por um paparazzi , babaquice do caralho!!!! (na verdade, demorei até perceber que ele estava incomodado e por isso dei 2 ou 3 clicks antes de me ligar da cena que estava acontecendo). 
        
        Conclusão: Alguém nessa história foi babaca, se fui eu, mea culpa: eu juro que não queria importunar ninguém com minha câmera e estava bem longe, não estava metendo a câmera na cara dele, nem usando flash que poderia refletir em seus olhos; então acho que foi preciosismo mesmo Veja que se você olhar como eu enquadrei o canal, você nem perceberia o "estrelão", se eu não te contasse...

eu estava maravilhado com o primeiro canalzinho que eu vi em Veneza - mas note o gondoleiro que achava que eu tava tirando foto dele, e cobriu o rosto com um travesseiro...
ANDAR OU NÃO ANDAR DE GÔNDOLA?


         Olha, cada um sabe onde aperta o calo e onde o coração sente que deve fazer. Se você planejou um passeio inesquecível com seu namorado (a) e acha que isso é indispensável, vá fundo, pois você já sabe que é caro, mas está disposto a pagar, simplesmente para viver o momento!
          E olha, eu não sou contra o  "clichê". Ou melhor, eu não sou a favor de que você deixe de fazer isso ou aquilo por que dizem que fazer isso é brega, clichê, etc. Mas tudo depende do que você tem vontade de fazer em sua viagem. Uma viagem é feita de uma pitada de clichê e outra pitada de acaso, de surpresa, como aquela esquina que você dobra e encontra uma lojinha ou um café diferente...

         Então,   não se trata disso: a  relevância desse passeio é determinado pelo interesse e pelo momento que cada um vive: se você tem vontade, vá mesmo! Você vai gostar e aproveitar, afinal é o seu momento de curtir. 

         Mas se você não sentiu nenhum "tesao" em fazer um passeio de gôndolas, se você está mais interessado em outras coisas: guarde seu dinheirinho, pois é caro! Minha sugestão é guardar essa grana (90¢ no mínimo - algo em torno do meu orçamento para um dia inteiro!!!). Você pode, mais pra frente em sua viagem, desfrutar de um jantar ou um passeio por uma cidadezinha histórica, seria essa a minha decisão. Então se você acha que a relação custo-benefício para você, afinal, vale a pena, sua decisão vai ser contrária a minha, eu tinha o meu orçamento mais limitado e sabia o que eu queria fazer e andar de gôndola não fazia parte do meu planejamento.


Para mim, só ficar admirando a beleza das gôndolas transitando nos canais de Veneza já valeu a pena....







PRÓS E CONTRAS:

Prós: é um momento único, romântico (para ser aproveitado principalmente por casais, aí sim!!) , você conhece o canal e suas histórias (verdadeiras ou falsas). Pode estar um lindo dia de céu limpo em Veneza. E tira uma onda legal.
Contras: é caro, o serviço pode ser porco, você pode cair nas mãos de um bairrista estelionatário e a realidade pode ser bem diferente do que você vê nos filmes.






0 comentários:

Postar um comentário

Gostou deste post? Quer falar também sobre suas impressões de viagens? Quer acrescentar detalhes que você conhece sobre o assunto? etc...

Use este espaço, é livre. Deixe seus comentários, críticas e sugestões, etc. Ajude-nos a melhorar cada vez mais...