domingo, 14 de outubro de 2012

Santa Maria del Fiori: o Duomo de Florença







     Como em várias cidades da Itália, a Catedral ou Duomo é a parte mais impressionante do centro. Em Florença não podia ser diferente. Aquela imensa cúpula é visível de vários lugares da cidade, e é especialmente bela quando a gente olha do outro lado do Rio Arno de cima da Piazzale..ela se destaca, junto como o Palazzo Vecchio entre aquelas ruazinhas pequenas....










    O Duomo de Florença é a Igreja Santa Maria del Fiori. Antigamente naquele lugar havia uma igreja constrúída no século IV chamada de Santa Reparata.


   O duomo atual foi construído no século XIII e projetado por Arnoldo di Cambio em 1296.







A CÚPULA DE BRUNELESCHI




       Mas o seu grande símbolo é a cúpula construída por Bruneleschi, uma obra prima do Renascimento. Bruneleschi ganhou um concurso para fazer a cúpula da Igreja feita em 1420. 

       Antes de Bruneleschi, a construção da cúpula havia sido paralisada durante muitos anos. Para aquela época, era impossível construir uma cúpula daquele tamanho sem o uso de arcobotantes.
      Bruneleschi, através de cálculos, mostrou que era possível construir uma imensa cúpula, e ganhou o concurso. Essa cúpula feita por Bruneleschi ficou pronta em 1436 e foi, durante muito tempo, a maior cúpula da Itália, antes da construção da Basílica de São Pedro em 1615.
























A FACHADA


       A fachada original do Duomo foi projetada por Arnoldo di Cambio, mas só foi terminada no século XV. Vários artistas da cidade intervieram nessa fachada, que demorou séculos para ser concluída. Porém, no século XVI a fachada foi toda desmantelada por Francesco Medici, que a considerava muito "démodé". 



         Porém, o projeto da nova fachada do Duomo desagradou a todos, e a fachada da igreja permaneceu pelada até o século XIX, hoje podemos encontrar ali as estátuas originais. O que eu gosto da fachada do Duomo é que ele tem um mármore bem diferente, tem umas faixas coloridas, verdes, rosa que só da pra ver de perto...

















































A CRIPTA


      Quem gosta de visitar as criptas das igrejas, tem a oportunidade de fazer um tour pelos subterrâneos de Santa Maria del Fiori. Ali você vai encontrar os vestigios arqueológicos da Igreja do século IV, a Santa Reparata, além disso você pode ver os túmulos dos bispos de Florença, além do túmulo de Bruneleschi. O passeio custa 3¢





















      AS OBRAS DE ARTE


     Quem visita o interior da igreja de Santa Maria del Fiori vai poder ver por dentro, as obras de arte. A principal obra são os painéis de Vasari que estão no interior da cúpula do Duomo.




Florença Duomo fotos



     Outra obra importante que você encontra no Duomo de Florença é aquele quadro famoso de Domenico di Michelino, "La commedia Illumina Firenze" que situa-se na parede Oeste da igreja....









SUBINDO NA CÚPULA


Subir na cúpula do Duomo também é um momento indescritível.




florence imagens, Florença Duomo telhado imagens


florence imagens, Florença Duomo cúpula fotos


      O BATISTÉRIO


     Assim como vemos em outras grandes igrejas da Itália, a catedral da cidade é formada por um complexo de    edifícios e torres. Ao lado do Duomo podemos ver uma imensa construção, que era o batistério, onde geralmente ficava a pia batismal:






















A TORRE DE GIOTTO


A campanille do Duomo também é muito bonita, ela é chamada de A Torre de Giotto.





































      A LOGGIA DEL BIGALO


     Ao lado do Duomo você vai encontrar uma construção bem antiga, ali funcionava a Loggia del Bigalo, onde eram colocados os abandonados. Em Florença não havia uma roda dos expostos, mas as crianças abandonadas poderiam ser deixadas ali, na Loggia.





















      O DUOMO CONGESTIONADO


    Mas uma das coisas mais legais é que o Duomo marca bem a entrada do centro storico de Florença, é uma região bonita, bem agradável, cheia de gente. Especialmente a noite, as ruas entre o Duomo e a Piazza della Signoria ficam bastante agitadas...é o melhor cartão postal de Florença, definitivamente.




























0 comentários:

Postar um comentário

Gostou deste post? Quer falar também sobre suas impressões de viagens? Quer acrescentar detalhes que você conhece sobre o assunto? etc...

Use este espaço, é livre. Deixe seus comentários, críticas e sugestões, etc. Ajude-nos a melhorar cada vez mais...