sábado, 13 de outubro de 2012

A Ilha Esquecida: Torcello










     Das três ilhas que eu conheci na Lagoa de Veneza, Torcello foi a mais tranquila. Talvez porque Torcello seja aquela que menos agrada aos turistas: ela não tem as máscaras e a imponência do centro de Veneza; nem os vidros maravilhosos de Burano; nem as casinhas coloridas e as rendas renascença de Burano - Torcello parece um vilarejozinho esquecido no tempo (tanto que alguns chamam este lugar de "A Ilha Esquecida")







O que Torcello tem à oferecer? Uma vista deslumbrante...e um gostinho de Bizâncio em pleno Vêneto. Esta ilha com poucas casas, onde quase não se vê os habitantes (escondidinhos na tranquilidade de seus lares), oferece uma calma indescritível, onde se respira um ar puro que chega a encher os pulmões. Hemingway, passou uma boa temporada nessa ilha, recuperando-se de uma forte crise, em 1948, onde escreve o seu romance O Rio entre as àrvores.




     Pouca gente sabe que Torcello já foi um centro importante. Torcello foi uma das primeiras ilhas habitadas da região do Vêneto, a sua ocupação data da época dos romanos. A igreja de Santa Maria Assunta possui mais de um milênio e foi a primeira construída na região, remonta à época do Império Bizantino e tem uma rara arquitetura bizantina em forma de cruz grega.

    Em Torcello respira-se uma espiritualidade profunda e enigmática...a ilha, de fato, é conhecida como Isola  di spiritualità - a Ilha da Espiritualidade.








A DESTRUIÇÃO DOS HUNOS


    Torcello sofreu diretamente com a chegada dos Hunos após a Queda do Império Romano. Atila aniquilou a cidade costeira italiana de Altinum...e os refugiados fixaram-se em Burano e principalmente Torcello. Torcello recebeu centenas de refugiados e começou a sofrer sucessivas ondas de povoamento. Desde o século V, então, Torcello já é uma área habitada, uma das mais antigas da Lagoa de Veneza.




Ficheiro:Ulpiano Checa La invasión de los bárbaros.jpg


     Com a ocupação dos Lombardos e dos Francos, Torcello continuou alimentando nos séculos seguintes um grande fluxo de refugiados, que encontravam na ilha um lugar relativamente isolado e tranquilo. Em 638 o bispo de Altinum transferiu-se para Torcello, transformando a ilha na sede do bispado de Altinum. A ilha tornou-se então um grande centro religioso, característica que a marca até hoje.

No auge de sua ocupação, Torcello chegou a ter até mesmo um governo independente da República de Veneza.







VISITANDO TORCELLO



Para começar, o legal da visita à Torcello é que você sai da fermatta, e vai cair numa passarela às margens de um canal...é preciso percorrer uma grande distância  à pé....até chegar à Piazetta, o centro de Torcello.























































No caminho você vai passar pela Ponte del Diavolo (Ponte do Diabo)..nessa região dá pra ver uma série de canais de águas límpidas, que cortam canaviais...e terminam numa espécie de mini-porto com casinhas coloridas...

























A PIAZETTA


    Depois de andar alguns minutos por uma calçada ao longo do canal, chegamos ao miolo da ilha - a Piazetta. Lá você vai encontrar as duas grandes igrejas da ilha, além do trono de Átila e um muro cheio de relíquias bizantinas.




    Bem no centro da praça, você vai encontrar várias esculturas, máscaras e peças bizantinas...uma galeria de artefatos antigos...




































      O TRONO DE ÁTILA


     Bem no centro da Piazetta de Torcello você vai encontrar um imenso trono de pedra...segundo a crença, esse trono teria pertencido ao próprio Átila, durante a invasão dos Hunos na Península Itálica.


    O engraçado é que como não tem nenhuma placa ou explicação, o pessoal vai lá e senta para pegar uma sombrinha e descansar um pouco, sem a menor cerimônia mesmo.





A CHIESA DI SANTA FOSCA


Do centro da Piazetta, a primeira igreja que você vai ver é a Chiesa di Santa Fosca.















BASÍLICA DI SANTA MARIA ASSUNTA

Mas a estrela mesmo de Torcello é uma das igrejas mais antigas da Itália: a Basílica di Santa Maria Assunta, construída durante o Império Bizantino.


A igreja está bem acessível, mas para visitar o seu interior, e conhecer os mosaicos bizantinos, além da belíssima cúpula, é preciso pagar um ingresso. Custa 3¢








E a torre do Campanário da Basilica di Santa Maria Assunta, estava em reforma, mas dá pra ver ela praticamente de toda a ilha, lá de longe, da entrada.....

      A ILHA ESQUECIDA

    Torcello tem uma beleza um pouco bucólica e melancólica. Parece um lugar isolado e esquecida no tempo. Depois, perguntei isso à guia e ela explicou que o auge de Torcello foi quando ela recebeu os refugiados de Altinum durante as invasões dos hunos...mas que gradativamente a ilha foi sendo abandonada. O lodo dos rios acabou fazendo o assoreamento dos canais...e em algum momento, os bancos de areia tornavam difíceis a travessia entre Torcello e Veneza...mais tarde um surto de malária acabou expulsando vários moradores da região...e a ilha tornou-se deserta. Sem condições de sobrevivência, os poucos habitantes acabaram migrando para outras ilhas em busca de trabalho e sustento...a cidade caiu no esquecimento e recebeu a alcunha de "Ilha Esquecida".



   Hoje Torcello é uma ilha pacata e tranquila, talvez um pouco subestimada pelos próprios turistas, mas é um ótimo lugar para passar uma tarde.....o vai e vem vagaroso dos vaporettos e os grupos de turistas aqui e ali são os únicos indícios de um lugar que parece estacionado no passado.




0 comentários:

Postar um comentário

Gostou deste post? Quer falar também sobre suas impressões de viagens? Quer acrescentar detalhes que você conhece sobre o assunto? etc...

Use este espaço, é livre. Deixe seus comentários, críticas e sugestões, etc. Ajude-nos a melhorar cada vez mais...