sexta-feira, 5 de outubro de 2012

O Mercado de Rialto

       






       Logo que você desce das escadarias da Ponte Rialto, em direção ao sestiere San Polo, você vai notar que é uma região muito agitada, cheia de lojinhas, barraquinhas de frutas, sucos..ao fundo você vai ver a Chiesa di San Giacomo di Rialto..pronto, você vai cair no coração daquele que é um dos lugares mais importantes de Veneza: o Mercado de Rialto...




       "NO RIALTO NÃO SE TOCA"

      Dizem que "no Rialto não se toca". E percorrendo as ruas perto do Rialto, você pode ver algumas barraquinhas, ou até algumas janelas, com uma bandeira vermelha, com o leão alado, simbolo de Veneza, em que está estampado esta frase: "Rialto  no se toca".



     Pouca gente sabe, mas o Mercado de Rialto, é tão antigo quanto a Piazza di San Marco. E é por causa desse mercado que uma das pontes mais conhecidas de Veneza foi batizada exatamente de Ponte Rialto. Um mercado que é citado, por exemplo, no Mercador de Veneza, de William Shakespeare (que se passa no século XVI)
É impressionante você olhar aquele lugar e imaginar que no século XV, XVI, aquilo fervilhava de gente....e que ainda hoje você encontra naquele mesmo lugar, alguns traços do que foi um dos maiores mercados da Europa.


     No século IX Veneza começa a ser governada pelos dodges. O centro administrativo de Veneza transfere-se para a parte insular. As ilhas aterradas que iniciaram o povoamento de Veneza pouco a pouco vão se estreitando e formando os canais que conhecemos hoje. As edificações mais conhecidas de Veneza datam dessa época. Enquanto São Marco era a sede administrativa de Veneza, San Polo onde está o Rialto tornou-se uma grande região comercial.


O Mercado de Rialto floresceu com o apogeu de Veneza no século XI, quando os mercadores venezianos tornaram-se poderosos. No Rialto, qualquer mercador poderia vir e vender os seus produtos. A cidade foi crescendo em torno dessa região, e no século XIV e XV o Rialto era tão conhecido que havia a necessidade de construir uma grande ponte de pedra para substituir a antiga ponte de madeira que ficava na parte estreita do grande canal.





Assim, o Mercado de Rialto relaciona-se estreitamente com a região da Ponte Rialto. Um deve sua existência ao outro, e vive em função do outro..Hoje em dia, o Mercado de Rialto perdeu aquela proeminência que havia na época em que os venezianos tornaram-se grandes comerciantes. 

Mas, se você andar por essa região bem cedinho, você ainda vai encontrar, todos os dias, o Mercado de Rialto, exatamente na mesma  região em que acontecia o comércio medieval. É assim há séculos: no Rialto não se toca!!!

No fundo dessa imagem, você vê, bem ao lado da Chiesa di San Giacomo di  Rialto, o início da escadaria da Ponte Rialto.


UM PASSEIO POR CORES, CHEIROS E TEMPEROS:

Uma das sugestões em Veneza é conhecer o Mercado de Rialto ainda cedinho, quando os feirantes estão colocando os produtos..e você vê as caixa e caixas de frutas, peixes e verduras chegando pelo canal...e de repente você se dá conta que está numa feira em Veneza.












Hoje em dia, é claro, o Mercado de Rialto tem uma configuração bem mais reduzida do que na época do seu apogeu: mas ele ainda abastece boa parte dos restaurantes e hotéis de Veneza. E bem cedinho é possível ver o pessoal comprando os produtos por lá...um clima bem tranquilo.

O Mercado de Rialto basicamente está dividido entre a l´Erbaria, onde você vai encontrar legumes, verduras  fresquinhos e a Pescheria, que eu vou tratar no post seguinte.

Então, uma das coisas que você vai notar é que as frutas, verduras e legumes na Itália, nas feiras, são limpinhas e fresquíssimas. Você não sai por lá apalpando uma fruta ou um tomate, procurando a mais fresca ou madura (ou no caso de  alguns lugares aqui no Brasil, a menos estragada ou podre). Se você ficar apalpando as frutas lá na Itália corre o risco de cometer uma gafe (na melhor das hipóteses) ou (na pior das hipóteses) levar uma tremenda de uma juntada do feirante...

Pois no Mercado de Rialto, não tem nem o que dizer, as frutas e verduras estão lá, dispostas de uma maneira tão bonita, cheia de cores, perfumes e sabores, que dá vontade de experimentar todas...

Logo no início do Mercado, você vai encontrar uma parte que vende as frutas...





    As frutas são tão bonitas que nem parece que é para vender ou comer...parece um arranjo, um buquê...

        Tudo é tão colorido e vibrante, que parece que acabou de sair do pé....


Você pode experimentar uma fruta in natura, ou pedir um suco de frutas fresquinho, ou ainda uma salada de frutas, é delicioso...

                                



Eu experimentei apenas um pêssego, que estava tão suculento que passei boa parte da manhã, até quase a hora do almoço, com a barriga cheia...só com aquela fruta que eu comi no meio da manhã.



Depois vem a l´Erbaria, onde estão os legumes e hortaliças...



                            

Você vê que não é um lugar só de "faz-de-conta", porque você percebe que tem veneziano ali, comprando a verdurinha ou a salada para o almoço.....




Ah..os tomates..eu ainda sonho com o gostinho dos tomates que eu provei na Itália..vale cada centavo que custa....

                           


Lá você também vai achar alguns cogumelos...



e também pimenta "bragarai" (arde até de olhar)..como em toda feirinha que eu vi na Itália:



De todos os lugares que eu conheci Veneza, acho que foi conhecendo os campi de Veneza (veja o post)  e o Mercado de Rialto que eu senti mais aquela sensação de vivenciar o cotidiano de Veneza...acordar cedinho, ver os trabalhadores começando o dia, as crianças brincando depois da escola, os velhinhos sentados num banco, ou as donas-de-casa comprando legumes e verduras ou um peixe para o almoço...são momentos raros, que ninguém presta atenção, mas que te trazem lembranças inesquecíveis..


e quando isso acontece, você sente que esses momentos valem muito mais do que aqueles  souvenires que você traz na bagagem..



0 comentários:

Postar um comentário

Gostou deste post? Quer falar também sobre suas impressões de viagens? Quer acrescentar detalhes que você conhece sobre o assunto? etc...

Use este espaço, é livre. Deixe seus comentários, críticas e sugestões, etc. Ajude-nos a melhorar cada vez mais...