terça-feira, 25 de setembro de 2012

Milão: "A Terra dos Aperitivi"





Deve ter começado como uma brincadeira e virou uma verdadeira febre. Você vai ver isso em toda parte em Milão. Por volta das 6 horas da tarde, no happy hour, os barzinhos de Milão começam a servir os famosos "aperitivi": funciona assim, você paga um drink (que geralmente é um pouco mais caro nesse horário) que custa cerca de 7 a 9 euros e pode dispor de um buffet no estilo boca livre. 

Eles servem tudo numa mesa: salgadinhos, azeitonas, batata frita...até aperitivos mais requintados. Eu já vi isso acontecer em outras cidades. Quando eu estava em Paris alguns bares adotavam esse sistema. Mas no geral, o rango é meia-boca e o drink acaba saindo mais caro.  E além disso, sempre é uma coisa isolada, que fazem aqui e ali, não é uma coisa que você vê por toda parte, como em Milão.


Mas em Milão você vai ver que o rango é caprichado, apesar do drink ser meio carinho (o que você já deve   estar esperando né):



Mas o que parece ser uma espécie de trapaça, em Milão vale a pena. A boca livre nos buffets realmente vale a pena o que você acaba pagando a mais pelo drink. No fundo, acho que Milão é o único lugar onde fazer isso é honesto. Em muitos lugares, você pode sair com aquela impressão que gastou dinheiro à toa, só para tirar uma onda. Mas em Milão, o esquema drink+buffet de apertitivi é o que há de melhor na cidade.


E o motivo é muito simples: os aperitivi na Itália são feitos com ingredientes fresquinhos. Você pega um pratinho com azeitona, tomatinhos cortados e mossarela de buffala - é só um pratinho normal. Mas, é só começar a comelança e colocar a comida na boca, que a mágica acontece. Parece que você está provando algo que você nunca provou na vida, um manjar dos deuses. Nossa, eu comeria até o tomate cru sem tempero algum, de tão gostoso que era. 


Em Milão, existem vários bares e restaurantezinhos que funcionam nesse esquema. Os melhores, é claro, estão nas regiões tradicionais de Milão como em Brera e na região do Navigli, que todo mundo conhece e vai para lá no fim de tarde. Entre os bares que são famosos por oferecer bons aperitivi são o Obika, Da Claudio, Rita, Bar Basso, Pattisceria Cucchi e o Bar Magenta, entre outros.


Uma boa pedida é tomar o famoso Negroni, um drink típico da cidade, que vai campari, uma rodela de laranja e gim. É perfeito para tomar com um apertitivi



Mas se tiver quente, e você quiser uma birra alla spina (cerveja na pressão), também vai bem.


Alguns lugares se especializaram em bebidas e drinks, como o Rita na região dos Navigli., que tem um balcão cheio de bebidas, mas sabe servir um aperitivi bem decente. O nome do bar, obviamente, é uma referência à eterna musa Rita Hayworth.


Rita
Endereço: Via Angelo Fumagalli, 1 

Já o Da Claudio pertinho do Castelo Sforzesco é uma pescheria. Você pode ir lá e experimentar frutos do mar, peixes, sushis, etc. E os peixes ficam expostos no balcão, estilo peixaria mesmo:



Da Claudio
Endereço: Via Cusani, 1



Obika Mozzarela Bar, fica bem pertinho do Duomo. E é um lugar com um ambiente bem contemporâneo.  E você pode ir lá, tomar um drink e se matar de comer mossarela de buffala bem fresquinha.




Obika Mozzarela Bar
Endereço: Via Radegonda, 1

Outro endereço conhecido é o  Bar Basso. Eles se orgulham de ter criado uma variação do negroni. O negroni sbagliato, que vai espumante ao invés de gim, o que dá uma leveza maior ao drink. Ambiente gostoso, com vários drinks à disposição. Só não pode exagerar.





Bar Basso
Endereço: Via Plinio, 39



Já no Bar Magenta, perto de Santa Marie delle Grazie, você toma um drink e pega um pratinho no balcão, e pede para o atendente te servir. Mas você pode repetir a boquinha quantas vezes quiser, sem peso na consciência nem vergonha, todo mundo repete.

Esse bar costuma ter uma mulherada nervosa...mas no dia que eu fui (segunda feira) perto das 18:00 horas, o negócio ainda tava tranquilo...








Bar Magenta
Endereço: Via Giosuè Carducci, 13


Olha, e tem outra: como eu disse, Milão tem várias facetas. Se você é rico e milionário, vá no ristorante Boeucc. Mas se você não quer gastar dinheiro em Milão (deixe suas aventuras gastronômicas para Florença, Roma ou mesmo Nápoles), ir num buffet de aperitiv é uma ótima saída. Vale a pena? Vale sim. Os buffets são ótimos, você não vai se arrepender, e ainda vai lamber os beiços....e o melhor é que pra nós, isso meio que equivale à uma refeição. Até porque alguns aperiviti servem até algum tipo de macarrão (geralmente frio, no estilo salada). Alguns buffets são tão bem servidos que até parecem restaurantes self-services, daqueles  por quilo,  que conhecemos aqui:





Os italianos, malucos como são, ainda são capazes de sair de um botecão e perguntar "onde vamos jantar agora???". É o jeitão italiano mesmo. Mas acho que para nós, brasileiros, uma boquinha dessa já é suficiente.


Os milaneses adoram isso, e o costume de ir no barzinho e tomar um drink e fazer uma boquinha parece já estar cravado na sua cultura. É por isso que Milão é a terra dos aperitivi.

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou deste post? Quer falar também sobre suas impressões de viagens? Quer acrescentar detalhes que você conhece sobre o assunto? etc...

Use este espaço, é livre. Deixe seus comentários, críticas e sugestões, etc. Ajude-nos a melhorar cada vez mais...