terça-feira, 18 de setembro de 2012

O trânsito na Itália




       THIS ITALIANS ARE CRAZY!!!

      O trânsito na Itália é a primeira coisa que você vai perceber. Ele será o primeiro gostinho de estar na Itália que você vai sentir. Ele reflete muito a maneira de ser do Italiano, aquele jeitão meio maluco, estabanado.  Isso tudo combinado com aquele temperamento do italiano, um certo gosto pela velocidade e a tendência de desobedecer as regras: eis aí o caldeirão onde o trânsito italiano é forjado...
      Certa vez, há muitos anos atrás, um amigo meu que tinha ido pra Itália junto com a namorada disse que o que mais tinha impressionado era o trânsito de Roma. Conta ele que em certo momento eles sentaram num banco só pra ficar ali observando.... e eu só fui entender isso agora, que voltei da Itália...era bem aquilo que ele tinha me contado..uma bagunça, uma loucura, é inexplicável.




      Só sei que andar pelo trânsito da Itália é um verdadeiro teste de sobrevivência ..você tem que estar esperto o tempo todo! Não é uma atividade recomendada para quem tem problemas cardíacos..


ESTACIONANDO NA ITÁLIA
        
       É incrível vê-los dirigindo: fazendo zigue-zague entre as filas, estacionando de qualquer jeito ), e mais impressionante ainda vê-los falando alto no trânsito, gesticulando, dando umas buzinadas...



      Mas de tudo, o que é mais divertido é você ir andando na rua, observando as barberagens que eles fazem na hora de estacionar. Tem de tudo: carro estacionado na calçada, na contra mão, bem em cima da faixa de pedestre,  de lado..e até estacionado em diagonal na esquina eu vi!!!!!




Na verdade, seria mais pra uma lição de "como não estacionar":



o "jeitinho" italiano de estacionar - ou seja, vai de qualquer jeito mesmo!!!!





                            
                           

                             
                         

CARROS, PAIXÃO NACIONAL DOS ITALIANOS

Na Itália, assim como aqui no Brasil, parece que as pessoas são apaixonadas por carros. Tem pra tudo que é gosto..veículos motorizados para todo lado..

Desde luxuosos carros...(eu gostei especialmente de um modelo do Alfa Romeo que tinha bastante lá...)


Até carros que você vê no dia a dia...no estilo casa para o trabalho, que basicamente não tem muita diferença com os carros daqui (eu acho que eu vi até aquele feioso Ford Ka antigo, lembra?)



E uma coisa que eu curti, são as segways, até parece um brinquedo...

Só achei um pouco caro, um passeio de 60 minutos custa 90¢..(.é quase o mesmo preço de um passeio de gôndola em Veneza, para você ter um parâmetro)...

Mas um dos carros mais feios que eu vi lá na Itália foi o tal do Fiat Multipla. Esse é um dos carros mais estranhos que eu vi na minha vida. Sei lá, não consigo ver esse carro, ele me passa uma sensação estranha, não gosto (vários carros da Fiat são até úteis, mas que são feios, são)

Parece que o carro caiu numa lagoa radiotiva e sofreu mutação genética...


Me lembra um pouco aqueles peixes de três olhos que aparecem em lagos poluídos em Springfield no desenho d´Os Simpsons:









CUIDADO COM AS MOTONETAS!!!!


Mas eu acho que o pior mesmo são as famigeradas motonetas..

Geralmente elas são dirigidas por pessoas mais jovens, que transmitem uma certa agressividade no jeito de dirigir. Parece que dirigir daquela maneira é uma certa forma de identidade, sei lá. Só sei que é preciso tomar cuidado com elas, mesmo em calçadas, você pode descer do ônibus e quase ter a sua perna rancada fora com uma motoneta que passa a toda velocidade...e nas ruazinhas estreitas elas passam zunindo do seu lado..não estão nem ai..para eles isso é normal...

Sem contar que você vê ruas inteiras, abarrotadas de motonetas, é o transporte barato e acessível para eles...Você vai ver motonetas para todo lado nas ruas Italianas.























E se você começar a notar bem, vai ver que os carros lá tem vários amassados, batidas, faróis quebrados...é o reflexo desse jeitão doidão deles dirigirem....



















     




      














 Às vezes eu ficava observando a businada deles. Isso eu não consegui decodificar...aqui no Brasil você busina quando por exemplo abre o sinal e o carro que tá na frente está se enrolando..algo do tipo né? Mas lá eu tentei identificar porque os carros businam...eles simplesmente businam!!! Por exemplo, pode ter uma fila inteira de carros parados, esperando o sinal abrir..e ainda assim, eles ficam dando buzinadinhas!!! É muito diferente...

 PEQUENAS SUTILIZAS....

O trânsito foi o cartão de visitas da Itália pra mim. Logo que eu desci do aeroporto de Milão – ainda com a cabeça zunindo e sob os efeitos do jat leg – eu já senti que estava na Itália assim que desci e fui para a rua...estava um caos, uma bizinada atrás da outro e gente fechando um o outro..eu pensei: enfim estou na Itália.

Claro que nem todas as cidades italianas são iguais...as diferenças são muito sutis...

EM MILÃO

    Milão, por exemplo, é uma cidade civilizada, “coisa de primeiro mundo”, uma cidade muito formal e certinha (todo o contrário do que você imagina que seja na Itália). Mas é no trânsito que eles desencanam: lá naquele espaçinho da via, o milanês é tão maluco quanto qualquer outro conterrâneo.
chegando na Itália - a primeira coisa que se vê é o trânsito
     
      Eu senti isso quando cheguei em Milão e por causa do meu horário marcado para estar na visita para a Última Ceia em Santa Maria delle Grazie, eu peguei um taxi, fui correndo pra lá. E o taxista entre uma conversa e outra, dava um buzinaço, gesticulava e falava umas coisas lá que eu não entendia (com certeza era palavrão), e depois virava polidamente para mim e perguntava algo assim: “mas oque você está achando da Itália?”..hahaha, foi maravilhoso.

     Mas, Milão é uma cidade que tem muita, muita bicicleta, parece Paris...você vê centenas delas estacionadas bem em frente ao Milano Centrale (uma espécie de Termini so que em Milão, um lugar que une estação de trens e linhas de metrô).

      Eu notei que em Milão, não existe aquele negócio de olhar para o lado para ver se tem carro vindo e atravessar o sinal fechado. Lá, mesmo que não venha ninguém, todo mundo espera até abrir o sinal. Eu achei muito esquisito, ficava olhando todo mundo esperando o sinal, mesmo quando visivelmente não vinha carro nenhum...

     Mas na primeira vez que eu tentei transgredir as regras, eu entendi exatamente porque eles fazem isso. Ás vezes, parece que não vem carro nenhum. Mas basta você colocar o pé na faixa que logo passa uma motoneta a toda velocidade, do nada, e quase te atropela...ah tah, agora eu entendi!!!

     E também foi em Milão que eu aprendi uma valiosa lição. Na Itália, mesmo que você esteja numa rua para pedestres, daquelas que você só vê calçadas, você precisa tomar cuidado com os carros. Isso porque mesmo sendo uma rua para pedestres, é permitido a circulação de moradores nessas vias..

    Então, eu literalmente quase arrisquei minha vida para tirar essa foto..e foram duas vezes!!!



Primeiro eu posicionei a câmera, queria tirar uma foto daquela viazinha estreita (agora eu nem lembro porque aquilo me chamou atenção). De repente eu ouço o ronco de um motor, e só deu tempo pra eu correr pro cantinho da rua....



aqui eu quase perdi minha vida tentando tirar uma foto



Ai eu posicionei a câmera de novo..e vrummm outro carro vindo rapidamente pelas minhas costas...
Só deu tempo pra me recuperar do susto de novo, e ver os faróis se afastando..

a faixa branca à esquerda quer dizer que mesmo numa rua como essa, o pedestre tem que ficar daquele lado para dar passagem aos carros, eu só vi depois de "quase" ser atropelado

        Aí eu observei que tinha uma faixa branca pintada no chão, e isso significava que o burro aqui tinha que estar no lado esquerdo da faixa, para que os carros pudessem passar. Mas eu estava bem tranquilo, bem no centro da rua, pois achava que ela era só para pedestres...entendeu o drama? Nem na calçada você estará tranquilo....


     E em Milão eu observei que é o lugar onde você vai ver mais carros esportivos na Itália. Lá tem gente da grana...e da alta mesmo..


       EM  VENEZA

       Já em Veneza, como eu relatei aqui, tudo é diferente. Veneza tem alguns meios de transporte equivalentes ao que vemos em outras cidades, por exemplo, um vaporetto seria um busão, um motoscafo o taxi, e assim por diante..Mas aquela cidade impar também possui os seus meios de transportes inusitados...


e em Veneza, basicamente se anda em pé, embora perto da Ponte Rialto , no Grande Canal, você veja quase tudo que existe no trânsito normal como fechadas, batidas e muito bate-boca..estamos na Itália, não se esqueça!!!

Sem contar que bombeiro, lixeiro e ambulância em Veneza, também são fazem seus trabalhos através dos canais..é muito esquisito..



   NA TOSCANA

      Na Toscana foi o lugar mais tranquilo para andar...isso porque Florença, a maior de todas as cidades da região, é basicamente um lugar onde o centro está fechado para todo tipo de veículo. Isso proporciona uma sensação de bem estar incrível..

      O centro de Florença, que vai desde o Duomo até a Piazza della Signoria é uma região muito movimentada, com pessoas andando, o dia todo...mas é gostoso andar ali porque não precisa se preocupar em ser atropelado...ai, você meio que desliga o sinal de alerta...




     Mas é só atravessar a Galeria Uffizi e cair na beira do Rio Arno, perto da Ponte Vecchio, que você já vai ver uma ruazinha minúscula e só pra chegar na outra ponta dessa ruazinha, pra pegar a calçada, já é um sacrifício...os carros e motonetas andam a toda velocidade, é incrível.


Porém, Florença é uma cidade basicamente para andar a pé. Por exemplo, você pode ir subindo a Rampe del Ponge tranquilamente, porque você não vai ouvir nenhum som de carros...é tudo tão tranquilo...

E nas pequenas cidadezinhas italianas que você vê na região da Toscana, ainda fica mais fácil de andar. Isso porquê essas cidadezinhas geralmente contém apenas um núcleo, um centro histórico, que é todo protegido para que você possa andar tranquilamente.
A maioria delas, senão todas, estão resguardadas como áreas de ZTL (zona de tráfego limitado). Isso quer dizer que só podem entrar ali basicamente veículos de carga e descarga (para abastecer os restaurantes, hoteis, mercadinhos, por exemplo) que geralmente são aquelas apes...e também os moradores das redondezas...


Porém, vale a mesma dica. Mesmo numa ruelazinha tranquila de Lucca ou Siena ou no bairro de Trastevere em Roma, por exemplo, você tem que tomar cuidado com as malditas motonetas, elas passam com tudo...

Você pode achar que numa ruazinha destas você está seguro - de repente passa uma motoneta à toda velocidade




Nas regiões mais rurais da Itália, você pode ver bastante daquelas apes..são muito engraçadinhas..parece coisa do filme “CARROS” da Pixar...



Quando eu cheguei em Roma eu achei que ia ver bastante dessas apes, mas  não vi tantas quanto eu achava que veria.....depois uma amiga minha me explicou que é mais comum vê-las em regiões rurais da Itália....


EM ROMA

Já quando você chega em Roma, tudo muda.
Roma é uma cidade de fluxo pesado, intenso, barulho. É uma megalópole com os problemas de trânsito como outro qualquer.

Em Roma você vai ver todo tipo de carro: aqueles bem esportivos, luxuosos, até carrinhos minúsculos smart e aqueles antigos fiat cinquecento (o original, não o que foi relançado agora).
Sempre que eu via um, eu tirava uma foto...não tem como.








E também vi um Citroen 2CV, muito estiloso: tem um amigo meu que é maluco por esse carro...., 






     A região em torno da Piazza Veneza e do Vittoriano é a parte mais caótica de Roma. Tem uma espécie de rotatória, mas parece que a cidade joga todo o fluxo de carros para ali...Quando fecha um sinal com os carros vindo da região do Coliseo, logo abre outro sinal com os carros vindo ali do ladinho do Campidoglio, e assim vai, o ritmo não pára...











É ali que você vai ver aqueles famosos guardinhas de trânsito, com suas camisas e capacetes brancos....eu os achei muito simpáticos por sinal, foram bem atenciosos quando eu pedi informações...



EM NÁPOLES

Agora, o lugar onde eu acho que o trânsito é mais caótico é em Nápoles, lá realmente é uma coisa de maluco...é muito carro, muito mesmo.  Algo que beira à anarquia, chega a ser meio artístico mesmo...





  Nápoles tem bastante parte que você pode andar a pé.. Você pode por exemplo, atravessar toda o centro de Napoles através da SpaccaNapoli, uma via reta que ainda conserva o traçado da época das decumani (ruas construídas pelos romanos), e que corta o centro de ponta a ponta...

  Mas na região do Corso Umberto I, e que vai até o porto de Napoles, é realmente um caos...
Eu fiquei lá pouco tempo, mas deu pra ver que o negócio é enlouquecedor...lá também eu peguei um taxi para chegar à tempo para pegar o trem...e foi uma viagem  bem emocionante: sabe quando aquele seu amigo engraçadinho pergunta“com emoção” ou “sem emoção”...a questão lá é que o taxista sequer perguntou....

ATRAVESSAR A RUA

Mas você quer saber de uma coisa? Apesar do susto inicial, com o tempo, você quase acaba pegando o jeitinho, e fazendo o que eles, os italianos fazem....no melhor espírito "em Roma, faça como os romanos"....

Se você não criar coragem para atravessar uma rua, você não atravessa...o fluxo de carros é intenso...
Não sei se você lembra, mas quando eu era pequeno tinha um jogo chamado Freeway, da Atary. Era uma galinha que tinha que atravessar a rua sem ser atropelado pelos carros....

Na Itália, é mais ou menos assim..como naquele jogo...
Você simplesmente tem que ir passando, e os carros vão parando quase rente ao seu corpo...





Mas você vai perceber que apesar do trânsito maluco, na Itália, os motoristas costuma ser cordiais com você...

é uma prática comum..quando você demonstra a intenção de atravessar a rua, eles param e te dão passagem, mesmo que você estiver sozinho...

E na faixa de pedestre, ai sim, pode ir na fé, que a preferência é sua..a faixa de pedestre lá, não tem  sinaleiro ...simplesmente se um pedestre vai atravessar, os carros param...

Mas o que eu achei incrível é que, veja a diferença: aqui no Brasil, os motoristas que te vêem atravessando a rua, aceleram para te forçar a atravessar mais rápido..lá eles param e te esperam...isso não é legal?


Outra coisa é que eu vi que entre os motoristas eles gesticulam bastante e se xingam o tempo todo...mas você não os vê buzinando ou gritando para um pedestre desavisado...isso me leva a crer que aquele jeitão de se comportar no trânsito é mesmo, uma coisa bem cultural!! Não tem como, eles são assim...

Eu vi isso porque em Florença, eu vi uma turista dar as costas pra rua, e ficar pensando na vida, parado numa esquina...e um carro que veio dando a seta para a esquerda, simplesmente parou e ficou esperando..a turista então voltou a si, e lembrou para onde ia...ela nem viu que o carro estava esperando..a cena demorou bastante tempo, até eu tive vontade de businar...mas o cara ali ficou parado, esperando..são pequenos detalhes..



O trânsito na Itália é diferente de tudo o que você viu...Ele próprio constitui uma "atração turística" Se você for para a Itália, curta um pouco andar pelas ruas, mas tome cuidado...acenda o sinalzinho de alerta no seu cérebro, todo cuidado é pouco! Esses italianos são malucos!!!







0 comentários:

Postar um comentário

Gostou deste post? Quer falar também sobre suas impressões de viagens? Quer acrescentar detalhes que você conhece sobre o assunto? etc...

Use este espaço, é livre. Deixe seus comentários, críticas e sugestões, etc. Ajude-nos a melhorar cada vez mais...