quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Uma floresta de Mármore: o Duomo de Milão


         UMA FLORESTA BRANCA NO ALTO DE MILÃO


         Muito embora Milão seja considerada uma cidade sem atrações turísticas, o Duomo de Milão é uma coisa à parte. Vê-la de pertinho é impressionante, os detalhes. Olhar aquela imensa arquitetura gótica, com aquelas agulhas brancas apontadas para o céu, é de tirar o fôlego de qualquer mortal.


O apelido do Duomo é "Floresta de  Milão", exatamente por essas espécies de agulhas, que parecem subir ao céu, dando a impressão, de longe, que existe uma imensa floresta de mármore..no coração de Milão!



         


O Duomo está estrategicamente localizado no coração pulsante de Milão. Onde centenas de pessoas se reúnem ou passam por lá todos os dias. É um daqueles lugares na cidade que você acaba passando várias vezes no mesmo dia.




        Saindo da estação de metrô, já dá pra ver a construção, que vai  "crescendo" diante dos seus olhos quando você vai subindo a escada.




E o interessante é que da Piazza del Duomo você pode organizar seu roteiro para praticamente qualquer lugar em Milão:


Por exemplo, do ladinho do Duomo, na mesma praça, está a Galleria Vittorio Emanuele, outro ponto turístico da cidade. Olhando de longe, dá pra ver as duas construções juntas:



E atravessando totalmente a Galeria, você vai estar na Piazza della Scalla, onde encontra-se o famoso Teatro alla Scala de Milão:

Saindo do Duomo, você já vai estar na Via Dante, uma rua de pedestres que vai te legar num passeio gostoso até o Castelo Sforzesco e o Parco Sempione:





Do lado do Duomo passa o Corso Vittorio Emanuele II, uma elegante rua com lojas, cafés, etc.









Se você subir no terraço da loja de departamentos LaRinascente, vai ter uma imensa vista do Duomo:


E de noite, a Piazza del Duomo fica cheia, de turistas, de milaneses, de ambulantes, etc...




E lá no degrau da catedral, dá pra ficar sentadão com a visão para a praça:



Mas eu tive a sorte de também andar por ali, bem cedinho, antes das 7 da manhã...e curtir o visual do Duomo, bem tranquilo, sem ninguém por perto:


No segundo dia em Milão, eu saí bem cedo..e no Corso Vittorio Emanuele II, atrás do Duomo, me deparei com um cara tirando fotos de uma ferrari branca. Eu também parei um pouco e tirei uma foto. Coisas de Milão...!

         O Duomo de Milão é a quarta maior catedral da Europa. E uma das mais bonitas também. No ranking das igrejas que eu mais gostei na Itália, o Duomo só perde para as igrejinhas que eu conheci em Roma (como Santa Maria della Vittoria, San Francisco in Rippa, Santa Maria del Popolo), do ponto de vista afetivo. Eu, particularmente, até achei ela de perto mais bonita que a de Florença, embora a de Florença seja muito bonita de se ver de longe, do outro lado do Rio Arno, por causa daquela imensa cúpula.
O Duomo de Milão é para ser visto tanto do fundo da Piazza del Duomo, admirando as imensas agulhas que parecem subir ao céu, quanto de perto. Quando você vai chegando, vai percebendo melhor os detalhes.

     Esta igreja demorou mais de 400 anos para ser construída, e recebeu sucessivas restaurações. Ela começou a ser construída em 1386 e só foi concluída no século XIX. Mas eu gostei que, quando eu a vi, ela não tinha aquele aspecto de "raspado", que tem algumas igrejas restauradas. Sabe, quando eles restauram uma fachada de uma igreja, aquela parede que começa a ficar preta ou acizentada é raspada. Mas em compensação, a igreja fica meio esquisita, ela fica "branca demais", com um aspecto meio geriátrico.
      Toda a igreja foi construída em estilo gótico, com influência francesa, e foi utilizado o mármore da candoglia. O mármore era transportado até Milão através do Navigli, uma série de canais, e chegava até Milão através da Porta Ticinese. 
        
DENTRO DO DUOMO

Mas vale a pena também entrar no Duomo. A entrada é free, embora você talvez possa encontrar lá uma filinha básica. Existe muitas pessoas que moram em Milão que sequer deram ao trabalho de visitar o seu interior, nem por curiosidade. 
Quando você vai se aproximando, já começa a se maravilhar com cada detalhe. Só a porta da Igreja já é uma obra de arte à parte:




sam 6789 Re viajando Madrid   Milão



E o interior é tão bonito quanto o exterior:

Os vitrais fazem a luz do dia entrar de uma forma espetacular, produzindo um ambiente muito interessante.Você fica olhando as luzes coloridas entrando, e caindo exatamente num quadro, numa estátua....um caleidoscópio.



File: Catedral de Milão Coro raddrizzato.jpg

Arquivo: South Catedral Órgão milano.jpg


Lá dentro, você vai encontrar a estátua San Bartolomeu Scortiato (São Bartolomeu esfolado)  de Marco d´Agrate, que representa o santo com os ombros esfolados, carregando uma estola.




Também é bastante conhecida a estátua de David segurando a cabeça de Golias e outra de São João Batista.




E nas laterais, você vai vendo uma série de quadros imensos conhecidos como  Quadrioni di San Carlo, de  Giovani Baptista Crespi. San Carlo era arcebispo de Milão e foi canonizado. Esta série de "quardioni" contam a história da vida e os relatos de milagres do bispo de Milão. Você também pode visitar o seu túmulo, que está situado embaixo do altar.




Até o órgao da Igreja é cheia de detalhes, com painés de Giuseppe Meda, do século XVI:


Duomo of Milano pipe organ


Uma parte especialmente bonita do interior do Duomo é  a Cappella della Madonna dell'Albero (Capela de Nossa Senhora da Árvore).


Duomo - Capella della Madonna dell



Mas o que eu achei mais curioso é uma relíquia que a igreja conserva, conhecida como "Santo Chiodo". Segundo a crença, trata-se de um "prego santo", que teria sido trazido para Milão e foi encontrado por Helena, mãe de Constantino, próximo ao local onde estaria sepultado Jesus Cristo.

O prego santo fica guardado numa urna, é possível vê-la lá no alto da igreja, bem acima do altar.. Mas em ocasiões especiais, um elevador abaixa a relíquia ao solo e é possível vislumbrá-la de perto.




NO ALTO DA FLORESTA


Assim como diversas igrejas e castelos na Europa, é possível subir até o alto do Duomo, pagando-se à parte é claro.

          





E lá de cima você consegue ver bem de pertinho todas aquelas agulhas de mármore...




1 Blog DUOMO 019.jpg


E além da vista obvia para a Piazza del Duomo e da Galleria Vittorio Emanuele, você consegue ver lá de cima, a famosa Torre Velasca, e seu design único:




           E finalmente, lá de cima, você vê uma estátua brilhante, toda dourada, que é a Madonnina di Perego, padroeira de Milão. Durante muito tempo, a legislação não permitia que nenhum prédio fosse construído acima de 108, 5 metros, que é onde atinge o alto da estátua. Em Milão, dizia-se que "nada poderia ficar acima da madonnina". É por isso que a Torre Velasca, um dos principais arranha-céus de Milão, não pôde passar de 106 cm. E a Torre Branca, no Parco Sempione, outro ponto alto da cidade, mede 108 cm. Apenas recentemente alguns arranha-céus no centro financeiro de Milão, como Torre Galfa, a Torre Pirelli, a Torre Breda, conseguiram ultrapassar este limite. Mas de qualquer forma, de qualquer parte de Milão de onde o Duomo esteja visível,  você consegue ver no alto d, aquela estátua dourada. 





          Pode-se dizer que o Duomo é a parte mais marcante do centro de Milão. É práticamente impossível ir para Milão e não acabar caindo na boca da Piazza del Duomo. Pois tudo em Milão gira em torno desta praça. A silhueta elegante do Duomo de Milão é encantadora. Você fica fascinado, de verdade, e não é difícil você sentar na praça, e ficar horas lá, admirando a arquitetura gótica...ou simplesmente curtindo o clima do lugar. 


Sem esse lugar, talvez Milão não tivesse metade do seu charme..



0 comentários:

Postar um comentário

Gostou deste post? Quer falar também sobre suas impressões de viagens? Quer acrescentar detalhes que você conhece sobre o assunto? etc...

Use este espaço, é livre. Deixe seus comentários, críticas e sugestões, etc. Ajude-nos a melhorar cada vez mais...