segunda-feira, 24 de setembro de 2012

O Quadrilatero da Moda

Você já pensou num mundo totalmente diferente daquilo que 90% da população pode se dar ao luxo de fazer-comprar-vestir. Aquele mundo onde uma jaqueta de couro custa mesmo que um apartamento em que eu ou você vive...., um lugar cheio de carrões esportivos e mulheres que parecem ter saído de uma capa de revista, carregando sacolas cheias de comprinhas....esse mundo existe, e só poderia ser em Milão....









Via della Spiga no Quadrilatero da Moda








 Eu gosto da ideia de que há uma poética do vestir-se por toda parte. E certa vez, alguém já disse que a moda é a arte de esculpir o tempo no corpo. Uma frase que sempre teve impacto na minha cabeça, pois lembra um pouquinho de Tarkowsky.
É por isso que em Milão eu fui visitar um lugar, o Quadrilatero da Moda, do qual vou falar neste breve post.



UM LUGAR BEM DISCRETO...E CHIQUE!!

Bem perto do centro de Milão, existe um conjunto de quatro ruas que ditam as tendências do mundo fashion. São elas a Via Monte Napoleone, a Via della Spiga, a Via Alessandro Manzoni e o Corso Venezia. As quatro ruas juntas formam aquilo que ficou conhecido como Quadrilatero da Moda.












Se Milão é conhecido como “capital mundial da moda”, é no Quadrilatero da Moda que você vai sentir isso mais de perto. Para quem está chegando lá pela primeira vez, pode parecer meio opressor você andar por aquelas ruas, cobertas de vitrines suntuosas e lojas que dá medo de entrar só por causa da griffe, você entraria numa Louis Vitton, Gucci, Dolce&Gabanna, Versace, Gheraldini, Channel, e por ai vai, vestido só de bermuda e chinelo? Claro que não né? Lugares assim são para poucos...e posso dizer que eu não tenho cacife pra comprar nadinha lá, nem uma pulserinha. Algumas daquelas bolsas, sapatos, casacos, jóias, etc, valem mais do que o meu apartamento em Curitiba. Não dá não? Foda-se.


















O ABERTO



Eu já falei de um lugar assim que eu conheci em Paris, o Triangle d´Or. E praticamente tudo que eu falei sobre aquele lugar se aplica aqui também em Milão. É um lugar onde literalmente você sente que não é pra você, e apesar de as lojas estarem sempre abertas, nunca vejo ninguém entrando lá. E eu já falei que lugares assim lembram a metáfora da  "Porta da Lei"  que nos é contada no livro O Processo de Kafka. Diz Kafka que  nada e não certamente a presença do guardião, impede o camponês de entrar pela porta da Lei, a não ser o fato de que esta porta já está aberta. E Agamben nos lembra que se não entramos em lugares assim é porque é ontologicamente impossível entrar no já aberto..




Mas se esse lugar, subitamente me lembrou o Tringle d´Or que eu havia visitado em Paris, e não por acaso, certamente, eu penso que em Milão, o clima é um pouco diferente. Primeiro porque ao contrário de Paris, que é certamente uma capital da moda também, em Milão praticamente você vai se lembrar dela por causa da moda...isso é muito mais forte em Milão, tudo gira em torno disso, eles levam a moda muito mais a sério porque a cidade depende muito dos investimentos que chegam por conta dessa aura que existe de que Milão é uma cidade da moda. Sem contar que isso atrai um tipo de turismo específico. Muita gente vai pra lá tendo o Quadrilatero da Moda como um ponto obrigatório, e não só pra olhar, como nós pé-rapados não? Gente da grana,isso sim. Olhando aquelas ruas de Milão, com aqueles carroes esportivos, dá pra sentir o que é mesmo ter grana nesse mundo..





Mas a impressão que eu tive é que na Itália, ao contrário de Paris, as boas lojas de grife estão muito mais discretas, sabe? O quadrilatero da moda não é por si só um lugar assim muito diferente das outras ruas de Milão. A nao ser a Via della Spiga, que se destaca um pouco por ser uma rua de pedestres, mais tranquila, as outras são digamos, normais. 


            O que as destaca é o peso que ostentam os logotipos das lojas, isso sim, faz você lembrar que está num lugar diferente. Mas se eu estivesse passando pelo Corso Venezia por exemplo, e não soubesse que ele faz parte do tal Quadrilatero da Moda, teria passado direto. Então, eu aprendi uma lição. Em Milão, o luxo encontra-se lá, bem escondidinho....













0 comentários:

Postar um comentário

Gostou deste post? Quer falar também sobre suas impressões de viagens? Quer acrescentar detalhes que você conhece sobre o assunto? etc...

Use este espaço, é livre. Deixe seus comentários, críticas e sugestões, etc. Ajude-nos a melhorar cada vez mais...