segunda-feira, 24 de setembro de 2012

O famoso Luini Panzerotti













Em Milão o panzerotto - uma espécie de massa de pizza assada com recheio de queijo, tomate, presunto, etc - é quase uma instituição.






O panzerotto não é uma comida inventada em Milão, mas está tão adaptada ao cotidiano da cidade, que praticamente em toda pattisceria você vai encontrar esse tipo de massa. Aliás, o panzerotto surgiu bem longe dali, no sul da Itália, na região da Apúlia, a agulha da bota da Itália, sabe? O panzerotto surgiu como uma espécie de calzone menor, ou seja, era uma pizza fechada, o suficiente para matar a fome perto da hora do almoço ou no meio da tarde. Só um tira-gosto.


Mas o panzerotti e Milão tem uma história específica. Há um lugar onde você deve experimentar o panzerotto, obrigatóriamente: é no Luini Panzerotti. Foi Giuseppina Luini que levou a guloseima até o norte da Itália. Isso foi em 1949. Em poucos meses a "novidade" já havia conquistado os milaneses, e aquelas portinhas do Luini Panzerotti ficavam abarrotados de gente. Apesar de ser um lugar muito procurado, que vive cheio o Luini nunca saiu do seu lugar original e tornou-se uma referência da cidade: quer experimentar um delicioso panzerotto com o queijo derretendo que acabou de sair do forno? Vá até o Luini na rua Radegonda bem no centro de Milão.




O Luini Panzerotti  fica a poucos metros da Galeria Vittorio Emanuele II e da Piazza del Duomo, atrás da loja LaRinascente. Então você já sabe  né, fica bem no miolo do centro de Milão, não tem como não achar.


O Luini Panzerotti fica na Via Radegonda, número 16. 





O melhor jeito de chegar até lá é pegar o Corso Vittorio Emanuele, e seguir reto até chegar na "bundinha" do Duomo, bem onde termina a loja LaRinascente. Chegando na esquina já dá pra ver uma ruazinha bem extreita, que vai fazendo uma curva. Ela é bem fechadinha e de lá do começo não da pra ver.
Mas é só caminhar alguns passos, e você já vai ver aquele letreiro inconfundível com o logotipo do Luini.


Rua Radegonda




O Luini Panzerotto possui duas portas, exatamente iguais. Entre em qualquer uma delas. Vai ter atendentes em cada entrada. E as tiazonas do Luini Panzerotti trabalham rapidinho.










Por isso, não se assuste: vai ser comum você encontrar uma fila lá na frente. Mas é rapidinho, em poucos minutos você já vai estar saboreando o seu.


Em média, um panzerotto vai custar 2,30 - 2,40 euros. Mas alguns recheios especiais ficam um pouco mais caro. Você também vai achar panzerottos doces como de figos, nutella ou cacau. Mas acho que os melhores mesmo são os clássicos: o "crudo" ou seja, de presunto; e o de queijo com tomate...hummm.






Mas evite chegar muito tarde, pois o Luini funciona basicamente no horário comercial.

Então, quando você for a Milão, não deixe de experimentar o maravilhoso panzerotto. É rápido, é gostoso, é barato, e fácil de encontrar. Não tem desculpa.

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou deste post? Quer falar também sobre suas impressões de viagens? Quer acrescentar detalhes que você conhece sobre o assunto? etc...

Use este espaço, é livre. Deixe seus comentários, críticas e sugestões, etc. Ajude-nos a melhorar cada vez mais...