terça-feira, 25 de setembro de 2012

Colonne di San Lorenzo




Eu descobri este lugar, voltando da região do Navigli, numa caminhada pelo Corso di Porta Ticinese. Eu tinha ouvido falar da Collone di San Lorenzo, que fica de frente para a Basílica di San Lorenzo Maggiore, mas não sabia o seu real significado para quem mora lá.


Eu me dirigi, pelo Corso di Porta Ticinese em busca da Basilica di San Lorenzo Maggiori. Não é um lugar que os turistas costumam ir. Uma basílica do século IV d. C, onde ainda é possível ver alguns traços da arquitetura bizantina. Um lugar realmente imponente, com uma atmosfera grandiosa.

A praça que fica em frente a basílica di San Lorenzo Maggiori é conhecida como Collone di San Lorenzo. As colunas em si faziam parte provavelmente de uma terma romana,  uma casa de banho, algo assim. Mas em algum momento, elas foram levadas para lá. Hoje restam 6 colunas lá. Bem no centro desse conjunto você vai ver uma estátua de Constantino.





       Mas o interessante mesmo é que a Collone di San Lorenzo foi um lugar tomado espontâneamente pelos jovens. Certamente, muita gente gosta de ir lá. E alguém me falou algo assim: a Collone di San Lorenzo é um dos poucos lugares em Milão que é "genuinamente milanês". Lá você vai encontrar sobretudo jovens milaneses, e praticamente nenhum turista, nem mesmo um turista italiano, de outra parte do país. É a hora e o lugar deles. Então, acho que esse lugar é tão especial para os milaneses porque contém uma espécie de identidade local.

      Então certamente as Collones di San Lorenzo não são um lugar que você vai ver nos guias turísticos. Se você passou por lá, é porquê você já sabe que lá rola alguma coisa.....



         E o que esses jovens gostam de fazer nesse lugar? Coisas de jovens, oras. Eles ficam andando de um lado para o outro, namorando, tomando uns gorós, ou ficam sentados batendo um papo diante das colunas. Mas acho que o lugar em si não tem muita importância para eles. Ninguém liga para o que esse lugar significa realmente, sua história...eles chamam isso genericamente de  "As ruínas de Milão". Mas, quem se importa? Eu tenho muito respeito por esses lugares espontâneos, que brotam pela cidade e que de repente dizem muito mais do que ela é do que certos pontos feitos para "turista ver".

        Além desse clima espontâneo, a Collone di San Lorenzo também é um local onde você vai ver diversas manifestações artísticas. De repente, um concerto ao ar livre, uma peça de teatro, ou simplesmente gente que não sabe tocar mas já está suficientemente alcoolizado para dar um showzinho (e nessas horas sempre tem alguém que tem um violão, né?) , você já viu esse filme?..onde tem gente bebendo, tem esse tipo de gente, se é que me entende?

          Então, se você é jovem e quer socializar, é pra lá que você deve ir no finzinho de noite, principalmente nos finais de semana. Mas se você não é lá tão jovem e já passou da fase de ficar bebendo uns gorós na calçada, pode só ficar sentando lá, curtindo o ambiente.












0 comentários:

Postar um comentário

Gostou deste post? Quer falar também sobre suas impressões de viagens? Quer acrescentar detalhes que você conhece sobre o assunto? etc...

Use este espaço, é livre. Deixe seus comentários, críticas e sugestões, etc. Ajude-nos a melhorar cada vez mais...