sexta-feira, 21 de setembro de 2012

A Torre Velasca

         

        Não sei se a Torre Velasca é exatamente um ponto turístico, acho que não. Mas ele chama a atenção por sua arquitetura ousada e controversa. Ao contrário das construções contemporâneas, o projeto da Torre Velasca vai buscar sua inspiração no passado. 
         A forma da Torre Velasca é inspirada nas torres dos antigos castelos normandos em que a base era mais afinada que a parte superior da construção, dando um formato de um "cogumelo".
        As paredes inferiores mais estreitas, que formavam um bloco maciço, enquanto a parte alta era escorada por vigas. 

A Torre Velasca foi inspirada nas torres dos antigos castelos normandos, que eram mais afinados na base e engrossavam na parte superior, formando um "cogumelo" escorado por vigas


         A Torre Velasca não tem esse formato por acaso. Ao contrário dos grandes arranha-céus que foram construídos mais tarde em Milão, esse edifício foi construído bem próximo ao centro histórico da cidade, formando um extravagante conjunto arquitetônico ao lado de construções mais antigas como o Duomo, a Galeria Vittorio Emanuelle e o Castelo Sforzesco. Ou seja, um prédio com proporções gigantescas, que foi construído no meio de um amontoado de ruazinhas estreitas, como geralmente são as ruas das cidades italianas. 







A torre só pôde ser construída depois de um estudo sobre a acomodação daquela imensa estrutura naquela parte da cidade que precisou ser remodelada para a construção da Piazza Velasca, onde ficaria o edifício:








      Eu conheci este lugar, caminhando cedinho pelas ruas de Milão. Chegando lá eu nem sabia ao certo se eu queria ir até a Piazza Velasca, mas vendo aquele trambolhão enorme entre os prédios, deu vontade de conhecer...subitamente fui quase como hipnotizado, caminhando até lá...











 A Torre foi projetada por um conjunto de arquitetos italianos do grupo BBPR (Banfi, Barbiano di Bergiojoso, Peressutti e Rogers). A construção ocorreu entre 1956 e 1958.


Projeto da Torre Velasca


No estúdio da BBPR



A Torre Velasca tem um objetivo misto: embaixo funcionam escritórios (até o 18 andar) e acima estão apartamentos residenciais (até o 26 andar). Ao todo são 800 apartamentos. Símbolo de Milão, é também fruto de sua época: marca uma Milão pós-guerra, que necessitava reerguer-se rapidamente. A Torre Veasca também é a expressão do design de sua época: corajoso e arrojado. Era o chamado estilo "Neo-Liberty" que marcou uma etapa do design italiano e era bem forte naquele momento.

A Torre Velasca não seguia os princípios da estética da época, antes, preferiu-se alinhar-se ao conjunto arquitetônico do centro de Milão, assumindo sua identidade com o meio urbano em que surgiu. A escolha dos materiais utilizados lembra as tonalidades dos materiais usados na construção do Castelo Sfzesco e dos edifícios que haviam em Milão no século XIX. 






       No início pensava-se em construir a Torre Velasca utilizando a estrutura do aço-moldado, que estava em voga na construção dos arranha-céus de Nova York. Mas após alguns estudos encomendados à empresas norte-americana, optou-se pelo concreto armado mais seguro e tradicional, uma vez que concluiu-se que a tecnologia para este tipo de construção não estava suficientemente desenvolvido na Itália.


        Eu falei isso, mas..o Daily Telegraph colocou a Torre Velasca numa lista dos "20 edifícios mais feios do mundo". Uma  decisão certamente equivocada. Gostando ou não, a Torre Velasca tem sua importância para a arquitetura italiana e é preciso considerar o papel que ele teve em seu contexto. 
         Pode ser que muita gente não gosta muito daquele formato estrambólico de Milão, o qual não se pode olhar sem ser indiferente. Mas naquele contexto do pós-guerra, a Torre Velasca marca um momento de boom econômico e reconstrução.
         Os arquitetos italianos estavam divididos entre aqueles que queriam que tudo que foi bombardeado fosse reconstruído exatamente como era, e aqueles que previam a urgência de novas respostas e rápido para a situação daquele momento, em que o problema habitacional de milhares de pessoas tinha que ser resolvido do dia para noite. 
         A beleza da Torre Velasca não está nas suas formas arrojadas e polêmicas, mas ao meu ver, na forma com que ela se relaciona com a cidade, na forma com que ela foi pensada. Utilizando uma forma solida na base que vai engrossando no formato de um imenso cogumelo, a Torre Velasca conseguiu-se adaptar-se muito bem ao emaranhado de pequenos edifícios e ruazinhas que existia naquela região, uma característica de "relacionar-se" com a cidade.





Mas...pensando bem: dependendo do ângulo que se olha..aquilo parece um imenso caralho!
     

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou deste post? Quer falar também sobre suas impressões de viagens? Quer acrescentar detalhes que você conhece sobre o assunto? etc...

Use este espaço, é livre. Deixe seus comentários, críticas e sugestões, etc. Ajude-nos a melhorar cada vez mais...