sábado, 22 de setembro de 2012

Visitando a "Última Ceia": o Cenacolo Vinciano em Santa Maria delle Grazie








LEONARDO DA VINCI EM MILÃO

             Uma das coisas mais alucinantes de se estar em Milão é saber que a poucos minutos do centro (refiro-me a Piazza del Duomo, coração de Milão), numa distância que podemos percorrer à pé, está o convento de Santa Maria delle Grazie, onde está uma das obras primas de Leonardo da Vinci: a Ùltima Ceia.



Leonardo morou em Milão durante duas ocasiões. Na primeira vez, ele fez parte da corte do duque de Milão, Ludovico Sforza. E ficou na cidade entre 1482 e 1499, realizando algumas de suas obras mais importantes como a Virgem dos Rochedos e a Ùltima CeiaLogo depois ele voltou a Florença..e retornou ainda mais uma vez a Milão, anos mais tarde, por força de um tratado judicial que o obrigava a voltar a Milão para terminar uma certa obra inacabada...(acredita-se que seja a segunda versão da Virgem dos Rochedos, que está em Londres) permanecendo na cidade de 1506 a 1513.

Ludovico Sforza, duque de Milão e mecenas de Leonardo em  Milão




A sua presença em Milão ainda é marcante. Até hoje, o centro da Piazza della Scala ainda é dominada pela imensa estátua de Leonardo:





A Ùltima Ceia de Leonardo da Vinci foi pintada quando Leonardo morou em Milão pela primeira vez entre 1482 e 1499. Nesta época, protegido pelos  Sforza, Leonardo produziu os dois quadros idênticos (um está no Louvre, outro em Londres, atualmente) da Virgem dos Rochedos. 

Ficheiro:Virgin of the Rocks London.png
Virgem dos Rochedos - 2a versão (acervo: National Gallery, Londres)
Leonardo ganhou cada vez mais destaque na corte milanesa acumulando várias funções, não apenas de pintor. Por exemplo, ele estava incumbido de organizar as festividades da corte, coisa que certamente não lhe agradava. Como personagem polifônico que foi, Leonardo também estava envolvido em diversas frentes ao mesmo tempo: por exemplo, você vai encontrar propostas e estudos de Leonardo para os canais de Milão, os Navigli e na construção de estruturas defensivas no papel de  arquiteto militar.

Map of Milan, from Leonardo da Vinci
Mapa de Milão - esboço feito por Leonardo da Vinci


Para Ludovico Sforza, o duque de Milão, Leonardo também produziu diversas obras, como uma estátua equestre de Francesco Sforza, em que ele trabalhou durante diversos anos, sem concluí-la. E também o retrato da esposa do mecenas, Beatriz d´Este, conhecido como Retratato de Mulher de Perfil.  

Mas, além da Virgem dos Rochedos, outro trabalho que tornou-se célebre durante a sua estadia em Milão é a Dama do Arminho, em que Leonardo já emprega diversas técnicas inovadoras de luz e sombra, pintado com maestria. O retrato mostra uma dama, Cecília Gallerani, com um arminho no colo, que faz alusão aos gregos, mas também é o símbolo de Ludovico Sforza. 

 Neste período, Leonardo trabalhava muito, e contava com a ajuda de um jovem artista conhecido por seus retratos, Giovani Ambroglio de Petris. Inclusive é reconhecido a colaboração dele em uma boa parte da pintura Virgem dos Rochedos.

A ÚLTIMA CEIA 

Então, o duque de Milão, Ludovico Sforza, após encomendar um trabalho aqui, outro ali, em 1495 resolveu incumbir Leonardo da Vinci para pintar o refeitorio de um convento em que ele teria sido o benfeitor. Tratava-se do convento de Santa Maria delle Grazie, situado a poucos quilometros do Duomo de Milão.
O interessante que a imagem da Última Ceia foi encomendada pelo duque de Milão para compor o refeitorio do convento construído por ele. Ou seja, durante as refeições, podia-se contemplar ao lado, uma belíssima obra de Jesus durante a sua ceia derradeira – que idéia bacana hein?

Ficheiro:Stiudium do Ostatniej Wieczerzy.jpg
Estudo de Leonardo para a Ùltima Ceia, contendo o nome dos apóstolos
Dizem que Leonardo da Vinci ia para o convento de Santa Maria delle Grazie e passava horas lá...do amanhecer até o cair da noite. Algumas vezes, ele passava horas trabalhando a fio, sem retirar a mão do pincel, pintando freneticamente, sem comer, sem beber, etc. Outras vezes ficava contemplando o vazio, passando dias sem tocar na pintura.
Naquela época, os pintores não eram considerados celebridadades, gênios, pop-stars..eles eram meros peões, tinham o mesmo estatuto e o mesmo tratamento que um trabalhador qualquer, ou seja, era um serviçal, um encarregado, não dispondo de privilégios ou regalias. Por isso, a demora da Última Ceia lhe rendeu uma tremenda reprimenda de seu benfeitor para que se apresse na conclusão da obra.
E o resultado foi incrível: você pode comparar a Ùltima Ceia de Leonardo da Vinci obras de outros artistas com o mesmo tema, como a última ceia feita por Giotto, o de Leonardo está num outro nível:

Ultima Ceia de Giotto
Para confeccionar esta obra, Leonardo, todos sabem, retrata o momento em que Jesus Cristo partilha a sua última refeição, antes da sua captura e crucificação, junto aos seus 12 apóstolos. Leonardo retrata exatamente o momento em que Jesus relata que vai ser traído por um de seus apóstolos, e mostra com detalhes, a reação de cada um deles...enquanto Jesus permanece impassível, tranquilo, sereno, no centro da mesa. Dizem que para dar mais realismo à pintura, Leonardo saía as vezes com um bloquinho na mão pelas ruas de Milão, e fazia esboço de rostos e características de pessoas comuns. Outro artista da época, Vasari, relata que Leonardo estava atormentado em como retratar o rosto de Cristo.
Ficheiro:Judaskopf (da Vinci).jpg
esboço do rosto de Judas 

Ficheiro:Leonardo study Christ lastsupper.JPG
esboço do rosto de Cristo


Ficheiro:Das Abendmahl (Skizze).jpg
Esboço feito em carvão por Leonardo da Vinci




E ao observar bem a Ùltima Ceia dá pra começar a pirar:

i) A figura de Jesus no centro, com os braços abertos e as mãos estendidas formam um triângulo..depois você começa a perceber a idéia de formas geométricas nessas obras...tudo forma quadrados, triângulos e retângulos..as diversas linhas que formam a perspectiva da cena convergem para a figura de Cristo no centro, já reparou?


ii) Jesus no centro permanece impassível e sereno, enquanto os outros personagens, os apóstolos demonstram inquietação. O contraste da imobilidade de Jesus fica bem visível em relação ao movimento e expressões corporais dos apóstolos. As três pontas do triângulo formado por Jesus fazem alusão a Santissima Trindade: Pai, Filho, Espirito Santo. Já demonstra que Jesus estava num outro plano que os demais...era realmente o filho do patrão.E para completar a piração: dizem ainda que Leonardo inseriu nesta obra símbolos astrológicos, sendo que cada apóstolo corresponderia a um símbolo do zodíaco...







iii) Leonardo dividiu a cena com Jesus sozinho ao centro, e os outros 12 apóstolos reunídos em grupos de 3 pessoas, dando uma noção de harmonia ao conjunto:





iv) nas expressões dos apóstolos dá pra ver claramente a intenção de Leonardo tentar retratar a cena tentando imaginar como ela teria acontecido. Não é apenas uma representação da Ùltima Ceia de Jesus Cristo. Leonardo tenta reproduzir a cena tal como a veríamos se estivéssemos lá. Repare em Judas, no primeiro trio de apóstolos do lado esquerdo de Jesus...é o único que não está alvoroçado com a revelação de Cristo, e está olhando fixamente para o centro da mesa..(meu: e numa das mãos ele tá com um saco de dinheiro, dá vontade de fazer igual aquele teatrinho de crianças que você aponta pro bandido: "é ele rapaziada, ele tá com um saco de dinheiro na mão, olha lá!!!.")




v) e tem aquele esquema também né, Leonardo colocou Maria Madalena (única mulher) no quadro, ao lado de Jesus... e que as duas figuras, formam o "M" de Maria Madalena...piração? O que você acha?


          



É delicioso percorrer o olhar entre os apóstolos e ver como cada um teria reagido, a conversa entre eles, Leonardo conseguiu captar exatamente o momento, é incrível:





     




          vi) o lado direito da obra está mais iluminado do que o esquerdo. Isto reproduz a ideia de que a cena da refeição de Cristo estaria em continuidade direta com o ambiente do refeitório do convento. Parece que a imagem salta da parede, como se estivéssemos vendo a cena no ambiente ao lado, como se a cena do quadro fosse numa sala contígua ao refeitorio - até o modo que a luz entra na cena da pintura reproduz a luz que está entrando nas janelas do convento, ou seja, da esquerda para direita, iluminando o fundo do lado direito.



vii) E alguém reparou que a imagem está danificada? É que em algum momento, algum "inteligente", decidiu abrir uma porta, exatamente ali, na parede do refeitório. Então, até hoje, apesar das restaurações, há uma mancha, que dá pra ver certino, onde a porta estava. 




E pensar que durante a II Guerra Mundial, o convento foi bombardeado. Uma parte da construção bem perto do refeitório desmoronou. Mas a parede em que está a obra de Leonardo da Vinci resistiu:





Como todos sabem, a imagem da Ùltima Ceia foi uma das que mais sofreram com o desgaste do tempo. Ao invés de utilizar a técnica confiável do afresco, Leonardo utilizou nesta obra a técnica da tempora, que se utiliza basicamente de uma superficie de gesso na parede. Isso permitiu a Leonardo dispor de mais tempo na execução da obra (o afresco, todos sabem, exige que o pintor trabalhe rapidamente enquanto o reboco da parede ainda esta “fresco”). No entanto, esta escolha condenou a longevidade da obra: ao contrario da Capela Sistina por exemplo, a Ùltima Ceia já demonstrava alguns sinais de deterioração e mofo já nos primeiros anos depois da sua conclusão.

Como chegar em Santa Maria delle Grazie

Certo, A Ùltima Ceia está no convento de Santa Maria delle Grazie, que fica em Milão. Isso você já sabia. Agora se você não sabe como chegar lá, este trecho é para você.

Santa Maria delle Grazie é um dos poucos pontos turísticos de Milão que não fica exatamente naquele miolo da Piazza del Duomo. Para chegar lá, você tem várias opções: pode pegar o metrô linha M1 (vermelha) no Duomo (sempre partindo do Duomo, como eu disse, você chega em qualquer lugar em Milão) - e parar na estação Conciliazione. Da estação você vai pegar uma avenidona chamada Via Giovanni Boccaccio e depois cair na diagonal e pegar a Via Fratelli Ruffini. Você pode ir perguntando o trajeto pelo caminho, descendo na estação você vai estar bem pertinho mesmo.




Outra opção, mais fácil ainda é pegar o TRAM, ou trem de superfície de Milão, linha 16 na Piazza del Duomo e parar na estação Maghenta Santa Marie delle Grazie. O ticket do transporte pode ser comprado em qualquer tabaccheria na cidade.




Depois de visitar o Cenacolo Vinciano, você ainda pode fazer o seu trajeto a pé, até o Parco Sempione e de lá, pegando a Via Dante, chegar no Duomo novamente.(foi o que eu fiz)

Olha, eu fiz o caminho inverso e eu vou contar porque: cheguei em Milão por volta das 16:00 horas, e o meu voucher para entrar no Cenacolo Vinciano era para as 17:00 horas contendo a informação de que eu deveria chegar lá com 20 minutos de antecedência...
Então eu fiz exatamente o contrário do que eu queria fazer (partindo do Duomo a pé e indo até Santa Maria delle Grazie, caminhando). Por causa do meu tempo curtíssimo, e arriscando perder minha visita a Ultima Ceia, tomei uma decisão drástica: fui de taxi, coisa que eu abomino fazer em viagem. Mas eu falo tudo isso porque voltei de Santa Marie delle Grazie à pé até o Duomo, e foi facilzinho, nem cansei, e ainda deu pra tomar um gelato sentado na grama do Parco Sempione no caminho.

COMO COMPRAR O TICKET PARA A "ULTIMA CEIA": UMA AVENTURA


Certo, voltamos do começo: não tem coisa mais tesão do que você chegar em Milão do que você saber que a Ùltima Ceia está ali, e o lugar é facinho de encontrar. Agora eu vou te dar a notícia ruim: conseguir um ticket para entrar no convento e ter acesso ao Cenacolo Vinciano é realmente um porre. Se eu te perguntar assim: como você visita um museu na Europa? Você vai responder: "indo na bilheteria e comprando o ticket!!! " Simples né? Na maioria dos museus sim, mas na Itália e em se tratando da Ultima Ceia, a coisa muda, viu.  Do jeito que eles organizaram, não é possível chegar na bilheteria e comprar um ingresso: o lugar é tão concorrido que só vende o ingresso através de sites de tickets ou na página oficial do Cenacolo Vinciano, e mesmo assim, recomenda-se que você já fique esperto cerca de três meses de antecedência se você, como eu, só vai passar poucos dias em Milão (pode ser que bem naquele dia, o ingresso esteja esgotado, se você ficar dormindo no ponto).
Então, visitar o Cenacolo Vinciano e desfrutar de alguns minutos contemplando a Ùltima Ceia ao vivo, é uma coisa que deve ser feito na sua viagem, já como parte do seu planejamento.

E por quê isso acontece? Acontece porque ao contrário do que se aplica na maioria dos lugares na Itália incluindo trens, museus e restaurantes, a visita ao Cenacolo Vinciano é extremamente organizada e rigorosa. Apenas 25 pessoas por vez podem entrar num grupo fechado la dentro, com um guia dando uma explicação inicial, depois dando uns minutos para você curtir o lugar. O ambiente é todo climatizado e tem controle da temperatura para exterminar fungos e bactérias. Para chegar até o antigo refeitório onde está a Ultima Ceia, você tem que passar por duas portas de vidro..você entra numa, e se fecha..ai abre outra porta e você passa para o outro compartimento, dai sim a porta se abre para a sala....Entre um grupo e outro há um espaço de cerca de 10 minutos de intervalo. E pasmem: você faz tudo isso, e só pode ficar 15 minutos la dentro.!!! Quando um grupo tá saindo por uma portinha, que vai dar, obviamente, para uma loja de souvenires outro grupo já está entrando por aquela portinha da frente..e os guardinhas vão te tocando lá de dentro...

Mas se você perguntar se vale a pena: eu acho que nem precisa responder né? É a Ultima Ceia, porra!

Devido a todo esse esquema então a visita ao Cenacolo Vinciano é possível sim, na boa. Só que você tem que se organizar pra isso já aqui no Brasil, não adianta nem chorar se você chegar lá com as mãos nos bolsos e der com os burros n´agua.


Vou te dar o passo a passo então. É bem simples.


Primeiro passo, fique esperto no dia que você vai estar lá em Milão. Eu digo isso porque você tem que começar a ficar esperto exatamente 3 meses antes!!!!!! Exagero? Não. Vou explicar: na página oficial do Cenacolo Vinciano eles começam a liberar os ingressos para a visita exatamente três meses antes. Agora imagina que é um mês de alta temporada e bastante gente quer fazer isso, inclusive grupinho de simpáticas senhoras francesas numa excursão à Itália (como foi comigo). Agora imagina que você vai chegar na cidade e tem que ir lá no mesmo dia que chegou. Você tem que agendar seu horário para as últimas visitações certo? (16:00 horas, 17:000 horas, 18:horas). Agora imagina que muita gente quer fazer isso na mesma hora que você, você já começa a ter que ficar esperto né? Se vacilar, os ingressos daquele dia já eram.

Tudo isso é simples, previsível e não é dificil de acontecer. Porém, é contornável. Agora imagina se um site de tickets, de mafiosos mesmo (porque aqui a gente chama isso de cambistas, estelionatários), que compra simplesmente todos os tickets do mês e revendem pelo dobro ou triplo em seus sites. (até parece coisa de Brasil!!!!) Percebeu o problema?
Então, melhor pecar por excesso de planejamento do que ficar se lamentando depois: coloque um aviso bem grande na geladeira, na parede do seu quarto, na escrivaninha, no desktop do seu computador, na agenda do celular: comprar ticket para a Ultima Ceia 3 meses antes!



Segundo passo: você já está preparado psicologicamente, já está esperto. Três meses antes, ao bater meia-noite dê uma entradinha na página. A data já vai estar lá, liberada. Por exemplo, agora que eu estou entrando de novo, para relembrar e escrever este post.só existe data disponível para Outubro!!!

Site oficial do Cenacolo Vinciano: http://www.vivaticket.it/?op=cenacoloVinciano

Primeiro você vai cair na página do Viva Ticket, que vende os ingressos para o Cenacolo Vinciano e para a Pinacoteca de Brera:


***Um aviso é que, para comprar os tickets pelo site Viva Ticket, você tem que se cadastrar..Então já vai fazendo isso com antecência, é uma coisa a menos pra você se preocupar.




Então você tem uma opção para reservar o ingresso por telefone ou comprar on line, redirecione clicando em "Compre online":


Você irá para outra página, que vai te dar duas opções: audio guia CENACOLO e Ultima Ceia de Leonardo da Vinci...clique em "comprar":




Ai então finalmente você vai cair na página de compra On Line do ticket. Repare que no calendário há datas em verde e outras já estão em cinza. Quer dizer que só lhe sobraram aqueles dias que estão em verde. Quando clica em cima da data em verde, vai aparecer os horários que ainda lhe restam...clicando em cima por exemplo do horário 17:00 hrs...vai começar o processo da compra...ai é seguir as orientações e boa sorte, porque vai estar em italiano...heheehhe...





Então na madrugada de 03 para 04 de junho, exatamente 3 meses antes da viagem, eu literalmente madruguei em cima do computador. Quando deu o horário, entrei rapidinho na página e comecei o processo de compra do ticket. É bem chatinho por que é em italiano e tinha palavras que eu não entendia. Mas vai lá..com uns bugs e travando aqui e ali, tendo que refazer tudo de novo umas vezes e tals...consegui terminar o processo de compra!!!! Uffa...quando você termina de comprar o ticket pela internet, recebe um e-mail de confirmação, dizendo que a transação está completa!!!


Você tem que imprimir uma espécie de voucher..que você tem que levar na bilheteria, com cerca 20 minutos antes da visita, para trocar por um bilhete:









 Observação: se você não conseguiu o ticket pelo Viva Ticket e nem fazendo uma varredura pelos sites de agências de viagens ou venda de tickets, não se desespere. Volte na página inicial do Viva Ticket e pegue o telefone do Cenacolo Vinciano. Isso mesmo, você pode também comprar seu ingresso pelo telefone (uma parte dos ingressos já estão reservados para esta modalidade, então pode ser que sobrou algum que não consta na webpage). Você pode escolher a língua que vai ser atendido e pasmen: do outro lado tem um atendente que fala com você ao vivo, não é uma gravação no estilo S.A.C que você fica ouvindo musiquinha e apertando as teclas do telefone....fica a dica em último caso então.




Então, quando você chega na Itália e encontra o convento de Santa Maria delle Grazie é uma emoção...





Do lado do convento propriamente dito, você vai encontrar este edifício, que é a porta de entrada para a ala do convento em que fica a Ùltima Ceia:








Terceiro Passo: Pronto. Agora você precisa ir no gichê e trocar o voucher que você recebeu no e-mail pelo ticket propriamente dito: (no dia que eu fui só precisava apresentar o papel mesmo, sem nenhum tipo de documento pessoal, mas não custa levar um documento só para garantir né?)





ENFIM....OS ESPERADOS "15 MINUTOS!" DA SUA VIDA


Então eles vão te mandar esperar numa salinha ao lado, com vista para o jardim interno do convento, onde estão alguns painéis explicativos sobre Leonardo da Vinci e a Ùltima Ceia.. Exatamente na hora marcada, a guia reúne o grupo, confere os tickets e depois de uma breve explicação, enfatizando que não se pode tirar foto lá dentro, inicia a visita.

Verdade seja dita: eu cheguei lá com 5 minutos de atraso, exatamente as 17:05, quando no voucher e na webpage explicavam que era necessário chegar com 20 minutos de antecedência. Mas deu tudo certo, eles me deixaram entrar, embora por causa disso eu tenha perdido 5 dos meus valiosos 15 minutos que eu tinha la dentro, pois tive que sair, é claro, com o grupo que entrou as 17:00 horas em ponto.

A imagem que eu vou colocar aqui é uma reprodução do que eu vi lá, que eu "roubei" no google imagens:




E o que você sente vendo a Ùltima Ceia de pertinho? Não sei viu, mas a emoção foi forte de verdade. Deu vontade de chorar, é emocionante. Ao contrário da Capela Sistina, que você vê aquele teto maravilhoso, mas com um lugar cheio de gente, uma baderna...no Cenacolo Vinciano, você só está lá com 25 pessoas no grupo, no máximo. Então, é uma experiência muito mais imersiva, apesar de que curta. Dá pra sentar num banquinho e ficar ali admirando a imagem...e ela é enorme!!! Ocupa a parede inteira. 




Depois que você sai, tem um painel imenso, que você pode bater uma foto. 



Mas até perde a graça você ficar olhando pra uma reprodução, depois que você viu a verdadeira, há apenas alguns minutos. A impressão que dá é que foi tudo um sonho, você mal acredita que viu a Ùltima Ceia de pertinho, uma imagem reproduzida aos bilhões, ali na sua frente..a poucos metros de você.




Lá no fim, quando você já saiu da sala, vai ter uma lojinha pra você comprar as coisas. Tem coisas bonitinhas, desde imas de geladeiras, canecas e posteres até livros com capa dura e papel couche. As tiazonas francesas estavam se matando....






Quando você sai da porta, você sai triste, como o fim de um dia de festa...você passou meses imaginando esse momento...e é tão curtinho. Você mal tem tempo de processar tudo na cabeça, entender o que está acontecendo...e já está acabando..


Quando você sai dali, você fica ainda um pouco no jardim, pensando: "vou..não vou"!! igual um bobo...você quer ficar ali ainda, curtindo, mas o seu momento já passou. Não tem como voltar lá pra dentro...


Bem, pelo menos eu saí de Milão com a sensação de dever cumprido. A única coisa que eu tinha como prioridade em Milão era visitar Santa Maria delle Grazie, o que viesse depois era lucro.
Então, foi dificil, foi chatinho, foi complicadinho...mas, nada disso é lembrado quando estamos parados ali, com a respiração ofegante, diante de uma obra-prima de Leonardo da Vinci, todo o esforço é o mínimo que se pode fazer para desfrutar de tudo aquilo, daquela emoção que não tem nem como explicar Quando se diz que a vida é feita de "pequenos momentos" eu digo que basta um único momento como este para fazer a vida valer a pena.

9 comentários:

Anônimo disse...

voce esqueceu de comentar que acham que maria madalena, mulher do lado direito de Jesus, esta com a cabeça na diagonal, se virarmos a cabeça dela a cabeça fica no ombro de Jesus. e as no meio parece um M de Maria Madalena. tudo isso e muito mais tem no livro codigo da vinci

Maurício Ouyama disse...

Show..:D

Anônimo disse...

OOo

Taíssa Maia disse...

Que maravilha! Obrigada por partilhar sua experiência... :)

Marcia Telles disse...

Vou 'a Milão em setembro e já comprei o ticket. Mas fiquei impressionada com os detalhes que vc escreveu. Parabéns. Já peguei as dicas de como chegar lá. Abraços.

Maurício Ouyama disse...

Marcia, obrigado pela visita e comentário, espero que tenha uma boa viagem. Milão tem um charme discreto, mas definitivamente imprime sua marca em nosso coração quando a conhecemos mais de pertinho...Abrçs, Boa Viagem.

Pedro Pereira disse...

Dos melhores artigos que tenho lido sobre a Última Ceia. Adorei mesmo!

Entrarei em contacto consigo no próximo mês :)

Unknown disse...

Gostei muito das dicas de compra...hoje à meia noite tentaria comprar os nossos ingressos. Obrigada

Anônimo disse...

Senti a mesma emoção que vc descreveu quando vi O nascimento de Vênus, em Florença! Espero poder ver o Cenacolo em janeiro. Já estou me programando. Poder ver de perto obras de arte que há séculos encantam é mesmo emocionante. Parabéns pelo site! Abs. Leo.

Postar um comentário

Gostou deste post? Quer falar também sobre suas impressões de viagens? Quer acrescentar detalhes que você conhece sobre o assunto? etc...

Use este espaço, é livre. Deixe seus comentários, críticas e sugestões, etc. Ajude-nos a melhorar cada vez mais...