segunda-feira, 24 de setembro de 2012

O brechó mais famoso da Itália: Vintage Delirium

       



Mulheres, segurem-se, eu vou falar de um lugar em que vocês vão pirar. Trata-se de um brechó de Milão chamado Vintage Delirium. O endereço, como boa parte das lojas realmente chiques de Milão, é bastante discreto. Para chegar lá é preciso saber o caminho das pedras. Um prédio antigo situado na Via Sacchi, número 3, bem pertinho do metrô, abriga um dos brechós mais conhecidos da Itália, que já vestiu até Madonna e Angelina Jolie. O nome não é a toa, porque parece que ao entrar no lugar, as mulheres (e homens também, é claro) entram em delírio, êxtase.





O local foi criado por Franco Jacassi, um ex-marchand de galeria de arte, que há algumas décadas ficou pirado em roupas no estilo vintage. E é isso que a sua clientela busca lá. Um estilo diferenciado, mais retrô, vintage. Quem pira nisso, entra em delirium (com perdão do trocadilho!). Mas o Vintage Delirium não cheira à naftalina, não. São roupas elegantíssimas, bonitas e de bom gosto. São dois andares repletos de roupas, que estão no meio de uma espécie de confusão organizada (lembra por exemplo aquele clima  bagunçado da livraria Shakespeare and Co. em Paris ,com seus livros jogados, etc, que acaba te dando um clima mais acolhedor). Percorrendo as gôndolas, araras e manequins espalhadas pela loja você vai encontrar produtos que vão de 10 a 80 mil euros. Não é tão barato assim, mas muito mais acessível do que nas lojas que você encontra na Via della Spiga e na Via Monte Napoleone.






Andando pela loja você pode deparar-se com uma coleção de óculos de Christian Dior, tropeça em jaquetas produzidas por Yves Saint Laurent, sapatos da Channel e assim por diante.




Algumas dessas peças nem estão a venda. são só expostas para que estilistas e estudantes de moda utilizem com referência e modelos de inspiração.


É ali que as lojas de grife do Quadrilatero da Moda colocam as roupas que estão na ponta de estoque. Famílias abastadas colocam seu guarda-roupa inteiro de peças da Dior, Versace, etc..só para renovar o guarda roupa com uma coisinha mais atual...chique é quem pode, né?


Também existem os anônimos, que vão até o Vintage Delirium só para procurar uma roupa para se vestir para um espetáculo no Teatro alla Scalla.O Vintage possui um armário repleto de vestidos de luxo e trajes à rigor especialmente para esta ocasião, e é bem procurado. Além dos ricaços, tem gente que quer tirar onde né e pagar de grã-fino né?






Mas a Vintage Delirium é cara, e é conceituada porque encara tudo de uma forma diferente. Hoje em dia, muitas pessoas não seguem as tendências da moda, que está multifacetada, procuram um tom próprio e o Vintage é específico para este público. Mas, qualquer loja que vendo uma roupa com cheiro de mofo poderia se dizer "vintage" ´né? Mas lá na Vintage Delirium há pesquisa, critério. As roupas que entram no seu estoque passam por um serviço de Curadoria, coisa que eu nunca vi em outro lugar.


Então fica a dica, se você gosta do estilo vintage, ou não tem cacife para o Quadrilatero da Moda, em Milão há outra opção. Vintage Delirium, Via Sacchi, número 3.



0 comentários:

Postar um comentário

Gostou deste post? Quer falar também sobre suas impressões de viagens? Quer acrescentar detalhes que você conhece sobre o assunto? etc...

Use este espaço, é livre. Deixe seus comentários, críticas e sugestões, etc. Ajude-nos a melhorar cada vez mais...