terça-feira, 16 de outubro de 2012

San Lorenzo e a Cripta dos Medici





OS MEDICI: A FAMÍLIA MAIS  PODEROSA DA EUROPA



    A história dos Medici confunde-se com a própria história de Florença. Ela foi, durante quase três séculos, uma das  famílias ais poderosas e mais influentes da Europa. Mais rica e poderosa quanto os Tudors. Eles bancaram praticamente sozinhos vários dos mais conhecidos artistas do Renascimento, impondo com isso, a sua visão de mundo. Eles formaram soldados, banqueiros, papas, políticos.



Blason Médicis, Florence





O iniciador da dinastia dos Medicis foi Cosimo I, o Velho.

Mas foi na época de Lorenzo, o Magnifico que os Medicis tiveram o seu auge.


Entre os filhos de Lorenzo o Magnifício estava Giovanni de Medici que tornou-se o Papa Leão X.
Então, tanto a cidade de Florença quanto a Igreja estava sob o controle dos Medici.


Outro grande contribuidor para o prestigio dos Médici era Piero il gottoso..que tinha esse apelido devido a doença conhecida como gota...



    Num mundo dominado por homens, as mulheres da casa de Medici também tiveram destaque. Entre elas está Catarina de Medicis, que tornou-se rainha da França com seu casamento com Henrique de Navarra. Ou seja, o casamento de uma católica com um protestante que tinha como objetivo apaziguar os conflitos religiosos durante a Reforma. 

    Os Medici provêm de uma antiga família de médicos que cuidavam do Hospital tozzi Firenzi. Durante a época das pestes, os Medici tornaram-se cidadãos proeminentes de Florença. Mas origem e história remontam até períodos mais obscuros. 

    Inicialmente, o dinheiro dos Medici foi proveniente do comércio têxtil. Mas a partir de 1531 os Medicis tornaram-se líderes hereditários do Grão-Ducado de Florença.
     Embora proveniente de várias fontes, os Medici prosperaram em Florença graças ao comércio e principalmente as atividades bancárias. Neste momento eles fizeram fortuna e seu poder e influência tornaram-se legendários.


      Embora oficialmente eles fossem cidadãos comuns, e não monarcas, a família dominou toda a política do norte da Itália durante mais de trezentos anos. Dessa família vieram 4 papas. 

ARTE E GASTANÇA: O SURGIMENTO DO MECENATO

      Uma das formas comuns de se demonstrar poder e prestígio durante o final da Idade Média e o início da Idade Moderna, era patrocinando artistas, e encomendando-lhes obras de arte. Quanto mais rica e poderosa a família era, maior era o seu prestígio, e mais exuberantes eram os seus trabalhos. Foi assim que surgiu o "mecenato", termo que deriva de um cidadão romano na época de Otávio Augusto, que gostava de encomendar obras de artes. Os Medici não apenas fomentaram o desenvolvimento da arte em Florença, como atraíram para lá uma constelação de artistas e pensadores. Todos os nomes mais conhecidos do Renascimento como Michelângelo Buonaroti, Leonardo da Vinci, Maquiavel, Dante Alighieri, Brunelleschi, Galileu Galilei e outros, em algum momento tiveram privilégios lidados à esta família. 

Por volta do século XV, a grana dos Medici era tão legendária, que todos esperavam a próxima extravagância: era preciso gastar mais e mais, demonstrar ao mundo, quem é que manda....

Assim, sempre que alguma pessoa sabia que tal ou qual obra era encomendada por um Medici, os preços inflacionavam...Lorenzo de Medicis foi o que mais se empolgou e torrou muita grana em obras imponentes pois queria demonstrar quem era o pica grossa por ali....

Mas os Medici ditaram uma tendência. Quanto mais se gasta, mais poder e mais ostentação adquire..com isso ganhando prestígio cada vez maior. Assim como os Medici, outras famílias como os Sforza, Pitti, Mantua e outros também quiseram entrar na onde. Graças ao papel dos mecenas, temos hoje obras de grande valor artístico e cultural, que foram produzidos em um período muito curto de tempo.

Será que haveria obras como a Ultima Ceia, a Monalisa, O Nascimento de Venus, a Estátua de Moisés e a Pietà, sem o patrocínio desses ricaços?

A CRIPTA DOS MEDICI EM FLORENÇA

Hoje em dia você ainda pode ter um gostinho do que foi o poder dos Medicis, pois eles estão enterrados numa capela familiar na igreja de San Lorenzo, bem no centro de Florença.
























































Lá você vai ver, como era  de se esperar uma edificação suntuosa e magnífica, feita para impressionar. Encarregaram Michelângelo para compor as estátuas que formam a Capela dos Medicis.
Nesta capela há 49 membros da família...


Numa cidade onde tudo é grandioso e superlativo, a Capella Medicee São Lorenzo ainda consegue ser uma obra impressionante:










       O LEGADO DOS MEDICI

       Graças aos Medici, Florença é hoje o que é: um imenso museu à céu aberto, uma cidade-patrimônio, onde você esbarra com uma estátua aqui, um palácio ali, um quadro acolá....
      Os Medicis moldaram Florença à sua imagem e deram a ela prestígio de um grande centro de cultura, possibilitando um ambiente em que a arte e a cultura pudessem florescer.
     Algumas das construções mais notáveis de Florença ocorreram durante a época de Cosimo I, o Velho. Mas foi na época de Lorenzo, que Florença tornou-se um verdadeiro celeiro de talentos. A cidade conheceu todo o seu auge e esplendor, que coincidiu com a ascensão dos Medici na cidade.
    Quando você olha em volta de Florença, consegue perceber bem o que era na época dos Medici...eles deixaram sua marca inconfundível nesta cidade e fizeram ela ser o que ela é...

    Sem o papel dessa família, talvez não teríamos algumas das principais obras-primas do Renascimento..


0 comentários:

Postar um comentário

Gostou deste post? Quer falar também sobre suas impressões de viagens? Quer acrescentar detalhes que você conhece sobre o assunto? etc...

Use este espaço, é livre. Deixe seus comentários, críticas e sugestões, etc. Ajude-nos a melhorar cada vez mais...