domingo, 14 de outubro de 2012

A Piazza della Signoria: o coração cívico e político de Florença







 
     


        A Piazza   della Signoria é a praça central de Florença, o seu coração cívico. Ela forma, junto com o Duomo, o grande traçado do Centro Storico de Florença.
O fluxo entre o Duomo e a Piazza della Signoria é quase “natural”...elas são ligadas por uma elegante rua de pedestres, a Via dei Calzaiuoli.



Lá, nesta rua de acesso, você pode ir encontrando várias coisas legais, como gelaterias, lojas de jóias, estátuas....






      Durante séculos, a Piazza della Signoria foi o centro cívico de Florença. Era ali que aconteciam as festas, e também era ali que a população se reunia quando eram convocados.


Hoje em dia, a Piazza della Signoria é uma praça imensa, que enche os olhos, ela é cheia de estátuas e tem a alta silhueta do Palazzo Vecchio.




      O PALAZZO VECCHIO

      A construção do Palazzo Vecchio deu um passo importante para a praça como centro político na época em que Florença atingiu o seu esplendor. Construído no século XIV, o Palazzo Vecchio foi inicialmente chamado de Palazzo Popolo (Palácio do Povo), o nome “vecchio” veio depois, quando a família medici transferiu as atribuições municipais para o Palazzo Pitti, onde se instalou. O Palazzo Vecchi tornou-se o centro político de Florença quando os Medici transferiram a sede do ducal do Palazzo Medici-Riccardi para o Palazzo Vecchio, transformando-o a partir de então na sede do Grã-Duque da Toscana. No Palazzo Vecchio hoje funciona um museu, onde você pode ver por exemplo, a máscara de Dante.









    


 FONTANA DE NETUNO

      Uma das fontes mais bonitas da Toscana é a Fontana de Netuno na Piazza della Signoria. Ela remonta à época em que Florença figurava como uma grande potência econômica, e a região perto do Rio Arno concentrava o vai e vem de mercadores. A fonte mostra o deus romano Netuno cercado de ninfas.





    















A ESTÁTUA EQUESTRE DE COSIMO I

       A estátua equestre de Cosimo I é significativa. Ela foi  encomendada pelo seu filho Francisco Medici, para celebrar a vida de seu pai, o Grã-Duque de Toscana. A estátua foi encomendada ao artista Giambologna, quando já fazia 15 anos que Cosimo havia morrido. O período de Cosimo I é significativo em Florença, e marca o início de uma grande relação dos Medici com a arte.


   

   A ESTÁTUA DE DAVID

    Por muito tempo, a estátua original de David que hoje está na Galeria dell´Academia encontrava-se ao lado da entrada do Palazzo Vecchio. Hoje vemos ali uma réplica da famosa estátua...







É impossível não prestar atenção nas “partes” do nosso amigo David.



    






HÉRCULES E CACO

     A estátua de Hercules e Caco tem uma história controversa. Na verdade pouca gente gosta dela. Acham-na exagerada e  um tanto desengonçada, ela não tem a mesma elegância da estátua de David de Michelângelo. A obra foi encomendada a Baccio Bandinelli, e executada entre 1530 e 1534. Dizem que era para Michelangelo fazer esta estátua, mas atarefado demais, acabou abandonando o projeto.






     Não é à toa que a estátua de Hercules e Caco Baccio Bandinelli está posicionado lado a lado com a estátua de David de Michelangelo. Por muito tempo estes dois artistas foram comparados.
      Mas até hoje acusa-se Bandinelli de tentar reproduzir o estilo grandioso de Michelangelo, mas acabou caindo num estilo espalhafatoso. Pelo que eu vi, ninguém gosta muito de Hercules e Caco. 
      Porém, esta estátua é a única original que encontramos no estatuário da Piazza della Signoria, todas as outras são réplicas que já estiveram em algum momento ali.

     O LEÃO DE MARZOCO

     Antigamente, no século XIV, bem em frente ao Palazzo Vecchio havia uma pequena mureta que dava para a praça. Este muro era chamado de aringheira. Era ali que servia de palco durante as grandes manifestações públicas, era uma espécie de tribuna. Na saída da aringheira foi instalado uma estátua do Leão de Marzoco feita por Donatello, o leão é o símbolo da cidade. Esta estátua permaneceu na praça até o século XIX, depois foi enviado para o Museu Barghelo. Hoje, bem ao lado da Fontana de Netuno encontramos uma réplica do Leão de Marzoco de Donatello. Outros leões também são vistos em frente a Loggia dei Lanzi.

A LOGGIA DEI LANZI

A Loggia dei Lanzi, que hoje também é chamada de Loggia della Signoria, é um dos espaços mais antigos da praça. Ela servia como o espaço de discussões políticas. Quando os sinos tocavam no alto do Palazzo Vecchio, os cidadãos sabiam que deveriam se dirigir até a Loggia dei Lanzi.
O nome da Loggia (loggia significa espaço aberto, arcada, onde geralmente é utilizado como espaço de reunião ou aglomeração pública) deve-se ao fato de que por ali passavam os soldados que serviam ao Sacro Império Germânico. O nome dos soldados Landsknecht (Land = terra + Knecht = servidor), serviu como corruptela para a palavra  “Lanzi” que deu o nome ao local.

Com o tempo, este espaço também acabou transformando-se no ponto de parada dos estrangeiros que abrigavam-se embaixo do teto da Loggia.  Os três arcos que compõem a fachada da Loggia dei Lanzi eram tão esplêndidas que Michelângelo queria cercar toda a Piazza della Signoria com esse modelo de arco.

O estilo esplendido da Loggia dei Lanzi contrasta com o estilo mais sóbrio do Palazzo Vecchio.



Após a construção da Galeria Uffizi, Bernardo Buontalenti, transforma o teto da Loggia dei Lanzi num terraço. Era dali que a família Medici podia assistir as cerimônias públicas da praça.

Hoje em dia, a Loggia dei Lanzi transformou-se numa espécie de galeria ao ar livre. Lá estão algumas estátuas famosas como a estátua da Medusa de Cellini, o Rapto das Sabinas e Menelau e Patroloco, entre outras. O legal da Loggia dei Lanzi é que você pode visitar este local e contemplar as estátuas à qualquer hora do dia e da noite, sem pagar ingresso. São treze esculturas que estão espalhadas pelas arcadas. Vamos falar de algumas delas.












                                                                                                                                                                  




A ESTÁTUA DE PERSEU DE  CELLINI

A Loggia dei Lanzi é um imenso museu ao ar livre, com treze estátuas espalhadas pelo local. Dessas treze estátuas, a única que foi especialmente projetada especificamente para a Loggia foi a estátua de Perseu segurando a cabeça da Medusa, feita pelo escultor e joalheiro Benvenutto Celini.
A estátua original foi colocada num pedestal, de onde se vê a figura de Perseu, com o braço erguido, segurando a cabeça de Medusa e na outra mão vemos a espada curva que ele recebeu de Mercurio, seu protetor. O pedestal original foi removido no século XX e hoje encontramos um pedestal com pequenas divindades ligadas ao mito de Perseu.


























































Nunca tinha reparado muito no corpo da Medusa estendido no chão...





































O RAPTO DE POLIXENA

     É uma obra de Pio Fedi,  que conta um episódio da Ilíada de Homero. A estátua mostra o desespero de Hercuba diante de seu filho morto enquanto sua filha, Polixena, é raptada a mando de Aquiles.





MENELAU E PATROLOCO

    Esta estátua não tem uma origem certa. Alguns afirmam que ela foi encontrada num vinhedo nos arredores de Roma. Porém, no século XVI, o gra-duque da Toscana, Cosimo I, foi para Roma e trouxe essa escultura para Florença.

Arquivo: signoria Firenze-praça statue02.jpg



    Por muito tempo a estátua ficou numa das entradas da Ponte Vecchio. Depois ela passou por uma série de restaurações (inclusive algumas alteraram o original, como o elmo de Menelau, que não é exatamente igual), até ser colocado na Loggia dei Lanzi.

O RAPTO DAS SABINAS

     Francisco I dos Medici, então o grão-duque de Toscana, e que havia encomendado ao artista Giambologna a estátua equestre de Cosimo I, seu pai, que encontra-se atualmente ao lado da Fontana de Netuno, encomendou uma obra para o mestre.
     Ele ficou tão empolgado com a estátua  do Rapto das Sabinas de Gimabologna, que decidiu colocá-la ao lado da estátua de Perseu, que encontrava-se na Loggia dei Lanzi.
A obra é uma exibição de puro virtuosismo do artista. É uma obra serpentinada, helicoidal, isto é, você consegue ver a cena, de qualquer ângulo que você esteja, é uma obra que é para ser vista dando uma volta ao redor dela..é muito legal.




   OS LEÕES DOS MEDICI

     Em frente a Loggia dei Lanzi você também consegue ver dois leões imensos. São os Leões dos Medici, encomendada por Francisco I. A escultura mais antiga teria sido datada do século II depois de cristo e retrabalhada no século XVI por Giovani Fancelli. O segundo leão, em mármore é atribuído à Flaminio Vacca.

     As esculturas dos Leões estavam incialmente localizadas na Villa Medici, recentemente adquiridas por Francisco I, e que ornamentavam a entrada da Villa. Mais tarde os leões foram levados para a Loggia dei Lanzi, e quando napoleão invadiu a Itália, levou os leões novamente para a Villa Medicia. Hoje, ali na Loggia dei Lanzi, estão as replicas dos Leões dos Medicis originais.




"MUVUCÃO"  DE DIA E DE NOITE

Ou seja, a Piazza della Signoria é um ponto importantíssimo de Florença. Além de ser hoje um dos principais pontos turísticos do centro histórico da cidade, e um lugar cheio de embates políticos, que já abrigou o jogo do poder em Florença. Ali você pode ir tranquilo durante o dia ou noite, e verá um imenso museu a céu aberto, composto pelo Palazzo Vecchio, pela Loggia dei Lanzi e pela estatuarias espalhadas pela praça.





1 comentários:

Regis disse...

Post estupendo! Tive o prazer de visitar esse belíssimo lugar e agora lendo seu texto e fotos, pude rememorar cada instante de contemplação.

Postar um comentário

Gostou deste post? Quer falar também sobre suas impressões de viagens? Quer acrescentar detalhes que você conhece sobre o assunto? etc...

Use este espaço, é livre. Deixe seus comentários, críticas e sugestões, etc. Ajude-nos a melhorar cada vez mais...