segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Coração de Veneza: a Piazza di San Marco



           File:Piazza San Marco with the Basilica, by Canaletto, 1730. Fogg Art Museum, Cambridge.jpg 









TODOS OS CAMINHOS LEVAM À PIAZZA DI SAN MARCO

      Não é por força da expressão que se diz que em Veneza, "todos os caminhos levam à Piazza di San Marco". É assim literalmente: em cada ruazinha estreita, em cada beco, em cada canal, você vai ver plaquinhas no alto indicando em que direção está a praça mais famosa da cidade, ou simplesmente "A Praça". 

É assim que o fluxo para a Piazza di San Marco não pára um segundo, seja durante o dia, seja durante a noite. Á qualquer hora do dia, chegando nas ruas perto da Piazza di San Marco, você vai ver um imenso fluxo de gente por todas as ruazinhas estreitas, parece um formigueiro. Turistas do mundo inteiro vem para esse lugar, e quando você chega na praça, você sente-se num lugar universal: uma confusão de vozes e línguas por todos os lados, é uma festa!

Em Veneza,  a Piazza di San Marco é a única (exceto a Piazzale Roma) em que você vai ver a definição "piazza" (praça) no nome. Todas as praças menores levam a definição "campo". Por exemplo: Campo Zanipolo, Campo San Trovaso, Campo San Polo, Campo Santa Margherita, Campo San Giacomo dell Orio, etc.

E você vai ver a diferença: enquanto o "resto" de Veneza é acanhado e pacato, com ruazinhas estreitas e tranquilas....a Piazza di San Marco é imensa e monumental.



CUIDADO COM A "ACQUA ALTA"

Você pode visitar a Piazza di San Marco em qualquer época do ano. Mas fique esperto com as chuvas fortes do início da primavera,  conhecido como Acqua Alta, quando a praça fica toda alagada. 


O fenômeno da Acqua Alta acontece porque a Piazza di San Marco está na parte mais baixa de Veneza, e nesta época, com as chuvas fortes e também principalmente ao ciclo das marés, as águas do Mar Adriático se elevam em quase 90 cm...então a Piazetta é a primeira parte de Veneza que se alaga....

As chuva que cai na praça é drenada diretamente para o Grande Canal, que nesse caso, com o volume maior de água, acaba criando um efeito inverso, ou seja, acaba inundando ainda mais a praça:




CHEGANDO NA PIAZZA DI SAN MARCO

Uma das coisas mais legais, quando se está chegando em Veneza, é pegar o vaporetto na Estação Santa Lucia e ir direto para a Piazza di San Marco (é uma sugestão: pois se você quiser ir andando, vai se perdendo nos detalhes, que acaba saindo do percurso e se embrenhando naquele labirinto de ruelinhas, casinhas e canais, etc). Quando você chega próximo do final do Canal, entre a pontinha final do "S" onde está a Igreja de Santa Maria della Salute e a ilha de Giudecca, já dá pra ver de longe, a torre do Campanário e o Palácio dos Dodges...é emocionante ver a Piazza di San Marco de fora, vendo ela do canal. Dá bastante tempo para aproveitar, pois o vaporetto faz uma voltona lá no fundo, até chegar na fermatta mais próxima da piazza:






RIVA DEGLI SCHIAVONI

E quando descemos na fermata, percorremos uma calçada até a Piazetta, chegando pela praça pelo lado do Palácio Ducal:


Esta parte é chamada de Riva degli Schiavoni, é por ela que você vai entrar na região de San Marco:








Bem perto já da praça, vai te chamar a atenção um belíssimo monumento...







       Essa é a região que concentra os vendedores ambulantes. Lá você encontra de tudo: canecas, chaveirinhos, toalhas, leques, bebidas alcoolicas e refrigerantes, e pela primeira vez você vai ver as máscaras do carnaval veneziano (mas não compre ali...se você pretende ir para as ilhas de Murano, Burano, etc, vai ver que vai encontrar tudo lá, só que bem mais barato)....




Um pouco depois da área dos vendedores ambulantes, você vai atravessar uma ponte (Ponte della Paglia) , quase ao lado do Palácio dos Dodges...de lá dá pra ver bem certinho a Ponte dos Suspiros:







Quando você chega na Piazza di San Marco pela Piazetta, que é a região onde a praça se encontra pelo canal. Na verdade, depois você descobre que a praça é muito maior do que você achava. Lá do começo, por exemplo você só consegue ver uma parte da Basílica di San Marco e a Torre do Relógio está do outro lado:




 

Bem na entrada da Piazetta, você vai ver duas colunas contendo estátuas que representam os dois patronos de Veneza: São Teodósio, o patrono original; e uma estátua de um Leão Alado, que representa São Marcos, o patrono mais conhecido.


File:Lion of Venice on column in Piazzetta Venice.jpg

E o conjunto que você vê é impressionante: da ponta da Piazetta dá pra ver certinho todo o Palácio dos Dodges de um lado; a Biblioteca Nacional Mariana e a torre do Campanário de outro; e no centro a lateral da Basílica di San Marco. Você não sabe por onde começar....




O PALÁCIO DOS DODGES

Certamente uma das primeiras coisas que você vai ver é o Palácio Ducal. também conhecido como Palacio dos Dodges, uma obra prima do gótico veneziano, construído no século XIV.

Ali era sede dos dodges, o magistrado mais importante na hierarquia da República Veneziana, a "Sereníssima República". 



Ficheiro:Canaletto (II) 017.jpg

O que mais impressiona é aquelas fileiras de  arcos ogivais que formam uma imensa fachada e fazem um efeito incrível de qualquer lado que se olhe para o Palácio:


































Ficheiro:Venice - Doge's Palace - Loggia on the Molo 01.jpg

























A SCALA DEI GIGANTI 


E no pátio interno do Palácio dos Dodges você vai conhecer a Scala dei Giganti (Escada dos Gigantes). Era ali antigamente que o Dodge era coroado:









UM CAFEZINHO CARO


Nessa parte, você pode tomar um café (o preço é bem salgado, é claro), e ficar curtindo a vista:































































O SOM DA ORQUESTRA


Se tem uma coisa que você pode apreciar em certas horas na Piazza di San Marco é o som de uma orquestra que sai de frente de alguns cafés badalados ao redor da praça como o Café Florian. Se você quiser pagar um café carinho (uns 15 ¢) e ficar ouvindo aquela orquestra sentado numa mesinha...Ou se não quiser, pode curtir dali mesmo, do meio da praça...Certo momento, você está lá distraído e escuta uma melodia familiar...é a "aquarela do Brasil" tocado por uma mini-orquestra na Praça mais charmosa de Veneza....(suspiro!)







A VISTA PARA O CANAL


Ou ir até a ponta da Piazetta e ficar curtindo a vista para o grande canal, com aquela fileira de gôndolas "estacionadas" na margem do canal:

















E se você quiser atravessar a praça e continuar caminhando, em direção a Igreja de Santa Maria della Salutte, você vai ter uma vista muito bonita..no caminho você vai ver uns artistas pintando aquarelas, vai ver os taxis aquáticos oferecendo-se para te levar até Murano....e o mais importante: banheiros! (se você tiver apurado, é para lá que você deve ir...paga 1¢)


É um passeio bem agradável...vai até a ponta e volta...é gostoso andar ali porque tem umas árvores plantadas, e você pode apreciar a vista do Grande Canal na sombrinha...























A PORTA DELLA CARTA


E quando você está quase do lado da Basílica di San Marco, você vai notar a Porta della Carta:

File:Venice - Doge's Palace - Porta della Carta.jpg


















































E quase do lado da porte, numa das colunas do Palácio dos Dodges você vai ver uma escultura que faz referência ao Julgamento de Salomão:

File:4392 - Venezia - Pietro Lamberti o Nanni di Bartolo, Giudizio di Salomone - Foto Giovanni Dall'Orto, 8-Aug-2007.jpg

OS TETRARCAS

 incrustado na parede, ao lado da Porta della Carta, você vai ver a famosa estátua d´Os Tetrarcas, que foi surrupiada pelos venezianos de Constantinopla durante a IV Cruzada:






































































O CAMPANÁRIO (CAMPANILE)

Quando você estiver nesta parte, você vai ver a imensa torre do Campanário:
























Lá do alto você pode ter uma belíssima vista de Veneza:



E a Ilha de San Maggiore...


A TORRE DO RELÓGIO


Lodo ao lado da Basílica di San Marco  você vai ver a Torre do Relógio, também conhecida como Torre dos Mouros...Situado no meio do centro administrativo da antiga República, a Torre do Relógio distingue-se por sua arquitetura imponente. e um amplo relógio todo azul com os signos do zodíaco bem no centro.






Torre venezia



Bem no alto da Torre do Relógio você vai ver a figura de um leão alado e um sino, que é tocado por dois pastores. No entanto, a cor do bronze das estátuas que davam aos personagens uma tonalidade escura fez com que os venezianos apelidassem aqueles duas figuras no alto da Torre do Relógio de "mouros".







A BASÍLICA DE SAN MARCO



Mas uma das partes mais impressionantes de Veneza é a Basílica di San Marco, que te dá um pouco do gostinho da arquitetura bizantina  em Veneza.






                               















Os Cavalos de São Marcos, que você vê bem acima da fachada da Basilica (na verdade as que estão na fachada são uma réplica, o original está la dentro no Museu )  foram saqueadas de Constantinopla, assim como a estátua d´Os Tetrarcas...durante a IV Cruzada:










Como todos sabem, a IV Cruzada foi a que mais se desvirtuou do sentido original das Cruzadas, que era libertar Jerusalém dos muçulmanos. Esta Cruzada também ficou conhecida como "Cruzada dos Venezianos", porque os mercadores de Veneza aceitaram levar os Cruzados até o Oriente, mas no caminho acabaram atando e saqueando duas cidades cristãs Zara e Constantinopla.



"A entrada dos cruzados em Constantinopla " (Delacroix)


OS ARREDORES DA PIAZZA DI SAN MARCO: 

      Mas a Piazza di San Marco não é apenas um lugar que você vai para admirar monumentos, estátuas e palácios. São as pessoas que estão ali que te impele a ficar por lá. O clima é muito gostoso.
     Depois de extasiar-se com a beleza e a imponência da Piazza di San Marco, você pode andar pelas ruazinhas que se encontram logo atras da praça. São dezenas de lojinhas e comércio. Claro, que lá perto tudo é mais caro do que se fosse em outro lugar...Mas o lugar não deixa de ter o seu charme. Você vai ver muitas opções de souvenires, cartões postais, comes e bebes, e algumas lojinhas com máscaras venezianas, algumas com o vestuário completo.
Perca-se por aquelas ruas.

Veneza foi o lugar que eu mais vi mulheres bonitas na Itália...




Começando a andar por aquele monte de ruazinhas, você vai se embrenhar por um labirinto...aqui perto da Piazza San Marco elas começam bonitinhas, até tem um certo espaço, embora sempre esteja com gente se esbarrando - depois vão ficando mais estreitas, até virar um caminho de rato...(quando você vê, você se perdeu)







Aproveite para parar numa gelateria, pois vai estar quente, é aquele clima de praia:








E ali naquelas ruazinhas, você vai ver uma quantidade enorme de lojas que vendem as famosas máscaras do Carnaval de Veneza. Algumas são iguaizinhas aquelas que você viu nas barraquinhas ambulantes, só que bem mais caro!!! Outras lojas são mais elaboradas, tem até o traje completo. Sempre que eu via do "il dottore" (a fantasia do médico com bico de corvo) eu ficava maluco!!!


Essas máscaras são lindas, por mais que você veja em toda parte, há um detalhe aqui ou ali que você não viu da outra vez.

Eles montam todas as máscaras numa vitrine bem vistosa...E nessa região tem muita loja disso, dezenas, uma do lado da outra....

Meu deus, por quê fazem isso? É covardia...











Na Piazza di San Marco você pode ficar horas...é um lugar alegre, divertido, espontâneo, que tem gente do mundo todo...Você vai se maravilhar com cada detalhe do Campanário, da Basílica, do Palácio dos Dodges, vai vislumbrar a vista do Grande Canal....


E quando estiver caindo o por-do-sol, você vai dar aquele suspiro: "Ah...Veneza!!!!!"




0 comentários:

Postar um comentário

Gostou deste post? Quer falar também sobre suas impressões de viagens? Quer acrescentar detalhes que você conhece sobre o assunto? etc...

Use este espaço, é livre. Deixe seus comentários, críticas e sugestões, etc. Ajude-nos a melhorar cada vez mais...