A Ponte Rialto tem sua importância histórica em Veneza, assim como a Ponte dei Sospiri, (que tem uma história peculiar) , porque ela foi a primeira ponte construída sobre o Grande Canal...ligando os sestieres de San Polo a San Marco.
Ela é a mais antiga das 4 pontes que atravessam o Grande Canal: Ponte della Academia, Ponte degli Scalzi, Ponte Rialto e Ponte della Constituzione.
Ela é a mais antiga das 4 pontes que atravessam o Grande Canal: Ponte della Academia, Ponte degli Scalzi, Ponte Rialto e Ponte della Constituzione.
Mas pouca gente sabe da importância do Rialto para Veneza, e como ela foi construída.
No lugar onde está a Ponte Rialto hoje em dia, antigamente havia uma ponte flutuante, construída por Nicolo Barattieri e era feita de madeira. O nome dessa ponte era Ponte della Moneta (Ponte da Moeda), porque dizem que ali perto cunhava-se a moeda que circulava por Veneza.
Quando o centro administrativo de Veneza passou para a parte insular, o Rialto tornou-se uma grande área de comércio. Lá se iniciou o Mercado de Rialto, que existe até hoje.
Quando o centro administrativo de Veneza passou para a parte insular, o Rialto tornou-se uma grande área de comércio. Lá se iniciou o Mercado de Rialto, que existe até hoje.
Com o crescimento da importância da região do Rialto em Veneza e o intenso movimento de pessoas na região, precisou-se construir uma ponte mais consistente. Então no lugar da ponte móvel, foi construída uma ponte de madeira, com duas rampas inclinada que se uniam numa seção central, permitindo que os barcos passassem por baixo da ponte. Algo mais ou menos assim:
Com o surgimento do governo dos Dodges, o Rialto começou a ser um importante ponto administrativo da cidade, concentrando centenas de pessoas. O vai e vem de mercadores tornou a região bastante movimentada. Devido ao crescimento do Mercado de Rialto e da proeminência que a região foi ganhando, o nome da ponte foi modificado finalmente para Ponte Rialto.
No século XI, quando o comércio de Veneza atingia seu apogeu. Ao longo da Ponte Rialto foram construídas várias arcadas dos dois lados da ponte, que serviam para abrigar as lojas...Você subia por uma escadaria, e poderia encontrar dos dois lados da ponte, ali em cima mesmo, um intenso movimento de mercadorias...
No detalhe desta imagem, você vê a antecessora da ponte Rialto atual, construída em madeira com duas pontes levadiças que permitiam a passagem de embarcações pelo canal. E também dá pra sentir a maluquice que era o movimento nesse lugar...
No detalhe desta imagem, você vê a antecessora da ponte Rialto atual, construída em madeira com duas pontes levadiças que permitiam a passagem de embarcações pelo canal. E também dá pra sentir a maluquice que era o movimento nesse lugar...
Porém, em 1310 houve uma revolta liderada por Bajamonte Tiepolo, que tentava conspirar contra o governo do dodge, e a Ponte Rialto foi parcialmente destruída.
Mais tarde, em 1444 a ponte já bastante danificada, acabou por ruir totalmente com o peso:
Mais tarde, em 1444 a ponte já bastante danificada, acabou por ruir totalmente com o peso:
revolta liderada por Bajamonte Tiepolo no século XIV, em frente a Torre do Relógio na Piazza di San Marco e que destruiu parte da Ponte Rialto em 1310 |
A idéia de reconstruir a Ponte Rialto utilizando uma estrutura de pedra surgiu no século XVI. Vários arquitetos pica-grossa da época como Andrea Palladio, Jacopo Sansovino e Giacomo Vignola propuseram projetos para a reconstrução da Ponte Rialto. Até Michelângelo ofereceu os seus préstimos para esta obra. Mas o enfoque clássico com colunas foi rejeitado.
Mas, para a surpresa, quem ganhou foi o projeto de Antonio da Ponte, com um desenho simples que remonta a antiga ponte de madeira que existia no local duas rampas que se unem numa seção central. Nos dois lados da ponte há arcadas que servem para abrigar lojas e comércio, uma escadaria une os dois lados do rio, usado pelos pedestres na travessia do Grande Canal.
Mas, para a surpresa, quem ganhou foi o projeto de Antonio da Ponte, com um desenho simples que remonta a antiga ponte de madeira que existia no local duas rampas que se unem numa seção central. Nos dois lados da ponte há arcadas que servem para abrigar lojas e comércio, uma escadaria une os dois lados do rio, usado pelos pedestres na travessia do Grande Canal.
Durante a execução do projeto, Antonio da Ponte contou com a contribuição de seu sobrinho, Antonio Contino, que seria o autor do projeto da também famosa Ponte dos Suspiros.
A Ponte Rialto atual, construída em pedra, no lugar da antiga ponte de madeira que ruiu em 1444, ficou pronta em 1592. Ele possui um arco rebaixado de 28 metros, e encontra-se na parte mais estreita do Grande Canal. Possui uma altura de um pouco mais de 7 mestros acima do nível da água.
Apesar da simplicidade do projeto de Antonio da Ponte, o Rialto foi bastante inovador, pois rompia com vários princípios de construção das pontes clássicas, que usavam basicamente o padrão do "arco perfeito".
A Ponte Rialto de Antonio da Ponte remetia mais a construção da primeira ponte de madeira construída no Rialto e se distanciava dos outros projetos propostos por Sansovino, Palladio e Michelângelo que no século XVI buscavam a sua inspiração nos modelos clássicos.
E visitar a Ponte Rialto é uma das coisas mais legais que existe em Veneza. Eu acho ela uma das mais bonitas da cidade, embora muita gente ache ela feia e deselegante. Ela tem um jeitão de "casa velha". Aquela imensa construção branca, com uma pintura envelhecida, que dá um ar imponente à região do Rialto.
Você sai de um corredorzinho abarrotado de gente...e de repente, você encontra um espaço bem amplo, e cheio de restaurantezinhos, mesinhas, e ambulantes..Ali perto tem uns gelatos deliciosos, que você pode comprar enquanto admira a ponte, vendo-a do trapiche em que ficam as gôndolas:
Na minha opinião, o Rialto chama mais atenção que as outras pontes do Grande Canal. Quando você vai percorrendo o Grande Canal por dentro, é indescritível a sensação que você sente, quando começa a vê-la surgir, logo após uma curva do S....(e a partir desse trecho, o Grande Canal fica exuberante, ainda mais com o por-do-sol)...
Não é a toa que a Ponte Rialto e a Ponte dos Suspiros sejam as pontes mais procuradas de Veneza, ambas tem seu charme, sua personalidade, sua história. Mas eu confesso que eu fiquei mais tempo olhando a Ponte Rialto A Ponte dos Suspiros é pequenininha, acanhada, na verdade é só uma passarela que liga dois prédios...Mas a Ponte Rialto é enorme...você fica ali vendo o efeito que dá aquele imenso arco rebaixado, e as construções que existem acima da ponte....
Embaixo da Ponte, parece uma avenida, é uma região bastante movimentada do Grande Canal, a toda hora passam taxis, vaporetos e diversas embarcações. Certos momentos você a impressão de que existe congestionamento. Alguns ficam gesticulando, brigando uns com os outros, igualzinho os italianos fazem no trânsito, só que de cima da águá, em suas embarcações. Mais uma coisa que te deixa boquiaberto com o "jeito único" de Veneza. Ali o trânsito é em cima da água, com todos os seus problemas também: tem batida, fechada, briga de "transito", etc, é divertidíssimo ficar olhando tudo isso la sentado no canal
Além disso, em Veneza foi a primeira vez que eu vi as lojas construídas acima da ponte, uma coisa que não existe aqui no Brasil (depois eu vi a Ponte Vecchio em Florença, que também é impressionante).
Além disso, a vista que se tem lá de cima da Ponte Rialto, do Grande Canal é incomparàvel..No por-do-sol, o céu fica com uma tonalidade lilás, refletindo na água, e você fica olhando as gôndolas passando exatamente embaixo do canal, é lindo.
Mas lá de cima, bem no meio da ponte, onde as duas rampas se encontram numa espécie de portinha, praticamente não tem lugar pra ficar, é onde todo mundo quer ficar para ter uma vista perfeita do canal:
Embaixo da Ponte Rialto você vai ver um vai e vem intenso de motonaves, taxis aquáticos e vaporettos. E bem do ladinho da ponte tem um ponto de servizio gôndola. Bem perto da ponte tem uma espécie de trapiche, onde as gôndolas ficam "estacionadas". Você pode ver umas bem de pertinho. E também o movimento das gôndolas chegando e saindo.
E quando você atravessa a escadaria por dentro, você vai ver uma região bastante agitada, com bastante comércio, barraquinha de frutas, etc. Você vai cair bem no meio do Mercado de Rialto, um dos lugares mais legais de Veneza (veja o próximo post)
Ali tem frutas bem fresquinhas, que numa cidade quente, com clima de praia, como é Veneza, cai muito bem:
E também tem muita porcaria para você comer na rua. Por exemplo, eu cai numa furada...comprei uma tal de pizza gondole..que no mais, não tem nada de especial além de uma casca dura e um recheio bem meia-boca:
E estando ali, você está a alguns passos da Chiesa San Giacomo di Rialto..
Então a Ponte Rialto é um dos lugares mais legais em Veneza, não apenas pela ponte em si e sua história, mas toda a região, o canal, as ruas, o comércio, tudo por ali é muito gostoso. Você pode ficar nessa região durante algumas horinhas, que vai ter muita coisa para fazer, ou senão, simplesmente ficar sentado no trapiche, com os pés balançando....olhando as gôndolas de Veneza. Vale a pena?
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