sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Bernini, o mestre da perfeição

    


    Quando falamos de artistas italianos geralmente associamos a nomes como Michelângelo, Leonardo da Vinci, Giotto, etc. Raramente lembramos de  Gian Lorenzo  Bernini. Mesmo em Roma, onde Bernini imprimiu sua marca inconfundível, é preciso ter o olhar treinado para reconhecer aqui e ali, seus traços. 

    As obras mais deslumbrantes de Bernini estão em igrejas e praças públicas, confundem-se com os próprios monumentos, são monumentos...hoje vou falar um pouquinho delas. Você vai perceber que Bernini deu à Roma uma identidade, vários locais como a Piazza Navona e o Vaticano devem as suas obras monumentais grande parte de seu esplendor...


BERNINI A CÉU ABERTO

  Quando você começar a fazer um city tour pela capital italiana, você vai perceber logo que em vários cantos que você vai parando, como a Piazza Navona, a Piazza del Popolo, o Castelo Sant´Angelo, a Vila Borghese e  o Vaticano , sempre vai encontrar um rastro do artista...Dificilmente lembramos de Bernini quando visitamos estes locais, a marca de Bernini é grandiosa e imprimiu sua personalidade na cidade, mas paradoxalmente, sua lembrança é discreta....é como se após ter sido "autor" de uma estátua ou monumento, o artista simplesmente se desvanecesse e sumisse pela coxia....

   Neste post, optamos por ir em busca das obras de Bernini situadas em Praças e Igrejas. Isso se justifica porque Bernini foi um escultor que basicamente trabalhou como um artesão, dedicando seu trabalho à ornamentação destes locais. É um percurso que você pode fazer facilmente...

     Bernini nasceu em Nápoles, mas foi em Roma que seu trabalho foi mais marcante. Bernini chegou à Roma ainda como aprendiz de seu pai, Pietro Bernini, que também era escultor...Chegando em Roma, Bernini teve muita admiração pela obra de Michelângelo, uma das suas primeiras esculturas, Sebastião, é claramente inspirado no mestre renascentista. 

     Sob o comando de seu pai, Bernini começou a conhecer o acervo das coleções da Igreja, que continham uma grande quantidade de esculturas de mármores greco-romanas, fontes de inspiração para o jovem artista. 





   SOB A PROTEÇÃO DO CARDEAL BORGUESE
   
    O primeiro grande patrono de Bernini foi o cardealBorghese, que mais tarde se tornará o Papa Urbano VIII. As primeiras obras de Bernini foram feitas para ornamentar os jardins da Vila Borghese como "A Cabra almathea com o infante Júpter e um fauno"...



Foi trabalhando para o Cardeal Borghese que Bernini passou por um momento criativo magnífico. É significativo que sua obra posterior,  ainda nesta época,  seja "Eneias, Anquise e Ascânio", que mostra um sobre o ombro do outro, que simboliza o momento em que o filho suplanta o pai... Neste exato momento, Bernini já começava a amadurecer e demonstrar seu brilhantismo...



Com sua reputação cada vez maior, Bernini realiza obras cada vez mais deslumbrantes...

Como o Rapto de Proserpina....Nesta obra, você consegue até ver a pressão da mão de Plutão fazendo força sobre a pele da moçoila....é incrível, nem parece que foi feito de mármore, tamanha a leveza (a única coisa que talvez eu tenha visto comparável à isto é na Capela Sansevero em Nápoles, onde há uma escultura de um Jesus  (chamada de "Cristo Velato") embaixo de um lençol, de onde se pode ver perfeitamente o formato do corpo e as dobras do tecido, também é incrível) 
 

   

    A PRIMEIRA OBRA PARA O PAPA: A FONTANA DEI TRITONE

   Todas estas primeiras obras mostram um Bernini bastante fecundo, onde o seu talento vai aparecendo e se desenvolvendo. Mas foi na época em que o Cardeal Borghese tornou-se o Papa Urbano VIII que Bernini realmente interveio na cidade...o seu período mais produtivo foi no século XVII, onde Bernini, sob a proteção do papa, teve praticamente carta branca para trabalhar na cidade como sua matéria-prima...



    A primeira grande obra de Bernini sob a insignia do Papa Urbano VIII foi a construção da Fontana dei Tritone, que ornamenta a Piazza Barberini. Nesta fonte, Bernini ainda demonstra seu fascínio pelas esculturas grego-romanas ao evocar a figura do Triton, o deus das águas, segurando um jarro, sentado de joelhos sobre uma concha cercada com 4 golfinhos...



   É significativo que embaixo da concha, entre os golfinhos, apareça o brasão de Urbano VIII. A partir deste momento, Bernini torna-se uma espécie de "artista oficial" do papa, capaz de dar a identidade artística ao pontificado de Urbano VIII. 


   Logo depois de assumir o pontificado, o papa Urbano VIII atribuiu a Bernini um trabalho "responsa". O cara que até aquele momento vinha mostrando grande dedicação, fazendo esculturas na Vila Borghese, agora era encarregado de adentrar na Basílica di San pietro, o templo máximo da Igreja. 

     A ASCENSÃO DE BERNINI: O BALDAQUINO DE SÃO PEDRO
   

   Nesta época, sob encomenda do papa, Bernini ornamenta o interior da Basílica di San Pietro com o chamado "Baldaquino de São Pedro". 







   Quem visitar o Vaticano vai ver bem no centro, sob o altar onde está o túmulo de São Pedro, aquela obra magnífica de Bernini, um alto baldaquino todo feito de bronze e ornamentado com ouro....com colunas com mais de 20 metros que vão se retorcendo e com um imenso globo de ouro no topo...esta obra, também é conhecida como Cathedra Petri (Cadeira de Pedro) sela o papel de Bernini como artista oficial de São Pedro e da casa dos Barberini.


   "NAO ME DEEM NADA PEQUENO": FONTANA DEI QUATRO FIUMI NA PIAZZA NAVONA

Não sei se artisticamente esta escultura seja a mais relevante. Mas com a Fontana dei Quattro Fiumi (A Fonte dos Quatro Rios) na Piazza Navona, Bernini finalmente é reconhecido como aquele que intervém artisticamente na cidade. Esta obra situada bem em frente ao Palazzo Barberini mostra como Bernini tinha autoridade naquele momento de intervir em grandes espaços públicos na cidade, criando obras monumentais. 

Na Fontana dei Quattro Fiumi, Bernini faz 4 grandes esculturas em volta de um obelisco..cada uma delas representa um continente: o Ganges (Ásia), o Nilo (África), o Prata (América) e o Danúbio (Europa)...





Bernini gostava de dizer "Não me dêem nada pequeno". Com a construção na Piazza Navona, Bernini começou a mostrar um estilo grandioso e monumental, onde a obra é capaz de muitas vezes suplantar até mesmo o nome do artista que a criou...

O ÊXTASE DE BERNINI

Foi nesta época que Bernini esculpiu aquela que é considerada uma das obras-primas do Barroco...o Êxtase de Santa Teresa. Nesta obra, construída para ornamentar uma capela na igrejinha de Santa Maria della Vitoria, Bernini esculpiu uma estátua de Santa Teresa de Ávila acompanhada de um anjo barroco, onde se veem feixes resplandescentes caindo plasticamente sobre as duas figuras...é uma obra emocionante de se ver...principalmente de pertinho, de onde se pode prestar atenção em cada detalhe da luz caindo sobre os feixes de ouro...



O APOGEU DE BERNINI: A PIAZZA DE SAN PIETRO

 O papa Urbano VIII morreu em 1644 (e é obvio que Bernini foi convocado para construir uma capela lindamente ornamentada em sua homenagem). Mas, sob o pontificado do Papa Chigui, Bernini continuou em alta..e com moral!!!!

 Foi na época do Papa Chigui que Bernini foi requisitado para elaborar uma de suas criações arquitetônicas mais arrojadas: a Piazza di San Pietro. Até então, uma das grandes intervenções arquitetônicas na Roma moderna tinha acontecido com a remodelação do Campidoglio por Michelângelo. Com a Piazza di San Pietro, Bernini chega num tal nível de intervencionismo nunca vistos...para uma cidade relativamente conservadora.

Bernini imaginou a praça saindo a partir da Basílica di San Pietro...com duas grandes fileiras de colunas (chamadas de "colunatas") que parecia abraçar o povo...



Esse projeto de Bernini, não sei porque, sempre me lembrou aquele formato da "Toca dos Gatos" dos ThunderCats....






   Bem...e não tem nem palavras para dizer o que é esse lugar. A Piazza di San Pietro é tão magnífica e tão cheia de detalhes que vou escrever um post específico sobre tudo que você pode ver por lá....


ANDANÇAS PELA CORTE DA FRANÇA: OFENDENDO O REI...

Acho que Bernini cansou um pouco de ficar em Roma, trabalhar para o Papa, essas coisas...

Só sei que depois disso, ele deu um tempo, viajou até a corte de Versalhes...

Ele chegou à França com toda a pompa de artista pop star, sendo requisitado pelo próprio rei fodão, Luís XIV para trabalhar para ele...

Mas na França, ao contrário de Roma, Bernini não teve uma atuação tão marcante. Resumiu a elaborar alguns projetos de remodelação para o Louvre.

De concreto mesmo, só um busto mixuruca de Luís XIV....

Quando estava na corte, ofendeu o rei ao dizer que a arquitetura italiana era superior à francesa, e teve que sair vazado da França...

UM ELEFANTE BRANCO NA PRAÇA...

Voltando para Roma, Bernini trabalhou numa praça minúscula que existe do lado do Pantheon. Não sei se você já ouviu falar na igreja de Santa Maria Sopra Minerva...

Lá ele construiu o Pulciono della Minerva, uma escultura de um elefante branco...embaixo de um pequeno obelisco (este é um dos 7 obeliscos - o menor deles - espalhados por Roma)...Essa é uma obra que se eu não soubesse ,não falaria que é de Bernini...

A CAPELA DOS ARTISTAS

Na Piazza del Popolo há a minúscula igrejinha de Santa Maria del Popolo. É ali que todos os artistas, escritores, pensadores, etc, são velados quando morrem na capital italiana (até hoje)...Nesta pequena e discreta igrejinha branca situada num dos cantos da Piazza del Popolo encontra-se um tesouro escondidinho...a minúscula Capela Chigi. Esta capela começou a ser construída por Bramante, mas sofreu diversas intervenções como a de Rafael Sanzio, até ser completada (e totalmente modificada, é claro) 130 anos depois ... por (advinhem) Bernini...

Numa das partes mais bonitas da Capela Chigui estão duas estátuas: à esquerda vemos Daniel no covil dos leões esculpida por Bernini...e à direita vemos Hebuc e os Anjos de Rafael Sanzio..


O CORREDOR DOS ANJOS....

Sai papa, entra papa...e Bernini continua firme!!! Agora é a vez de Clemente IX encomendar os trabalhos para Bernini. 

O Castelo de Sant´Angelo foi construído pelo imperador Adriano para ser um mausoléu familiar. Mas foi em 590 que o Papa Gregório I afirmou ter visto num sonho um grande anjo com uma espada desembainhada (que ele interpretou que era um aviso do fim da peste que assolava a cidade). Para celebrar a aparição foi colocado uma enorme estátua de bronze em cima do castelo, que recebeu este nome por este motivo...

Para acompanhar a arquitetura do Castelo de Sant´Angelo, Bernini foi encarregado por Clemente IX para construir na Ponte de Sant´Angelo, uma série de anjos...

Essas é uma das pontes mais bonitas de Roma, que liga o centro de Roma à região do Vaticano..., ela é toda cercada por anjos (todas réplicas, só sobrou uma original que está no interior da igreja Santo Andre delle Fratte)






A BEATA LUDOVICA

Uma das últimas obras de Bernini encontra-se escondidinha na Igreja de San Francesco in Rippa, no bairro de Trastevere. Trata-se do "Extase da Beata Ludovica", em homenagem a beata Ludovica Albertone, uma mulher de família rica que se dedicou ao cuidado dos pobres....

Esta obra é considerada a última grande obra de Bernini....


A MUDANÇA DE ESCALA: O BUSTO DE CRISTO

A última obra de Bernini é bastante intrigante. Não é nenhuma obra monumental. É um simples busto de Jesus Cristo que ele chamou de Salvatori Mundi (Salvador do Mundo). Esta obra singela mostra um Bernini já no final da sua vida, mais sereno, bem longe do estilo gigantesco e monumental da Piazza Navona e do Baldaquino de São Pedro, ou o estilo rechonchudo e exuberante do Extase de Santa Teresa...

Bernini mudou a escala...até atingir a perfeição até mesmo nos traços mais simples de um busto aparentemente "sem importância" artística, mas o qual ele dedicou horas à fio de seus últimos anos de trabalho (e que ele considerava naquela altura da vida "sua obra preferida") 



Terminada a obra, nem sabemos porque Bernini dedicou tanto tempo à ela. Ela é totalmente diferente daquele Bernini que produzia febrilmente na época do Papa Urbano VIII e seus sucessores imediatos...ela parece uma obra mais serena, uma obra de despedida...cheia de sentimentos.

Bernini que trabalhava na cidade, num intervencionismo absoluto, à maneira de um maestro, deixa  como sua última obra um simples busto singelo e perfeitinho, que demonstra a meticulosidade que ele manteve até seus últimos minutos...No apagar das luzes, com seu singelo "Salvatori Mundi", Bernini dá sua despedida de forma singela e singular...a beleza e a perfeição seja na escala mais grandiosa e monumental, seja num simples busto de mármore.. Bernini era o "mestre da perfeição"...


Bernini morreu em 1680. Durante metade do século XVII ele produziu febrilmente, e deu à Roma sua identidade artística daquela época, marcando indelevelmente a fisionomia das praças, ruas e igrejas da cidade...Por mais de meio século ele foi o grande arquiteto de Roma, e a cidade foi seu canteiro de obras, o qual ele conduzia magistralmente. Bernini trabalhou para  oito papas diferentes...e grande parte de suas obras era apenas ornamental, Bernini produzia sobretudo para embelezar a cidade..foi um artista a céu aberto...

O seu túmulo encontra-se hoje na capela da Igreja Santa Maria Maggiore....


Então, a dica que eu dou neste post é que é fácil percorrer Roma e encontrar aqui e acolá os traços de Bernini, ande por Roma com os olhos atentos e com os sentidos aguçados, você vai encontrar os rastros de Bernini até lá onde o seu nome sequer é evocado...


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