segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Tour do Gelato pela Toscana















Você conhece alguém que não goste de sorvete?

Acho que uma das coisas que mais tem gostinho de infância é o tal do sorvete. Seja qual for a lembrança que você tiver quando pensa na palavra sorvete, eu aposto que sempre virá uma historinha feliz, algo que remete à sua infância...

Quem nunca vibrou com aquelas máquinas de sorvete americano, o qual você pedia o sabor pelas cores (quero um vermelho, verde, amarelo) e que no fundo não fazia diferença (pois todos vem com o mesmo gosto)???


E então olhávamos o "líquido misterioso" descer pelas garrafas, e saindo pelo outro lado já geladinho....





Tem gente que gosta tanto de sorvete que já fez até sorvete frito, sanduíche de sorvete, e outras maluquices...


sorvete-frito






Mas qual a origem dessa iguaria? Ninguém sabe...como toda linhagem que se perde no tempo...essa também está envolta em polêmicas intermináveis. Muitos se apresentam para reivindicar esta paternidade prestigiosa.


Vai ser comum você ouvir por aí aquelas frases engraçadas como "o gosto pelo sorvete é tão antigo quanto a Humanidade":




Aposto que foi um urso ou um castor que rolou uma frutinha no gelo, aí alguém pegou e teve a idéia de fazer uma receita com frutinhas geladas...






Há relatos de que Nero já era um gordo viciado em sorvete..






e que em Pompéia os escravos subiam até as montanhas da Campagna   no inverno e traziam blocos de gelo até a cidade, que eram estocadas em buracos feitos no chão mesmo...




Na Idade Média, você já tem uma variação de doce gelado chamado de sharbets, inventado pelos árabes...




De qualquer forma, dizem que Marco Polo na sua viagem pela Rota da Seda já tomou contato com as técnicas que os antigos chineses utilizavam para fazer doces gelados com mel, fruta e gelo e trouxe isso para a Itália. Parece ser um consenso a introdução do leite nesta época à receita, dando uma consistência mais cremosa.





E parece que Catherine de Medici, quando foi para a França, levou consigo a receita da iguaria feita na Itália...





























Logo a iguaria tornou-se admirada pela corte...





Já no século XVIII, um dos cafés mais tradicionais de Paris,  Le Procope, aberta por um sicíliano, Procope dei Coltelli, é conhecido por servir uma variação de sorvete....




Esse café é conhecido por ser frequentado pelos iluministas...Então não somente em torno das mesas de cafés surgiram algumas das idéias do Iluminismo. Talvez algumas delas surgiram depois de uma taça de sorbet.





      Eu já vi isso...na França, ao contrário de outros países, eles usam a fruta mesma como base para o sorvete. Este tipo de sorvete é chamado de sorbet..que tem como principal característica a utilização apenas de água e a polpa da fruta. Os franceses são especialistas neste tipo de sorvete.



    Mas eu acredito que dentre todos os tipos de sorvete, os italianos são os grandes "fazedores de sorvete". Eles levam isso tão à sério que há até uma Universidade do Gelato.



Mas uma coisa que dá um sabor muito especial ao sorvete italiano é que eles são basicamente, até hoje, artesanais. Na Itália, nada de grandes caixas de papelão com sorvetes industriais, eles pegam a frutinha, fazem a base, e o sorvete vai direto para o expositor....(sem contar que a própria arrumação dos expositores de gelato italiano já são uma obra à parte)





Uma das coisas que eu percebi já no início, quando eu cheguei na Itália, é que o sorvete do tipo gelato, é totalmente diferente do sorvete que vemos aqui no Brasil, mesmo daqueles lugares que se dizem "gelaterias italianas". Não sei dizer bem, mas acredito que em parte seja pela matéria-prima utilizada, em parte pela excelência técnica na área, mas os gelatos na Itália tem outro sabor...e além disso, eles demoram muito para derreter, eles praticamente continuam uma bola com a consistência firme até você acabar de saboreá-los....





O GELATO NA ITÁLIA


Eu cheguei na Itália, já imaginando como seria o gelato italiano. Como estava quente, eu já provei logo no primeiro dia, um gelato numa barraquinha em Milão, na rua mesmo, bem em frente ao Parco Sempione.



Primeiro gelato na Itália, em Milão

É claro que não foi nem de longe o melhor sorvete da minha vida. Mas parece aquelas propagandas sabe, que o sabor vai descendo, e parece que vai criando uma espécie de arco-iris e confetes pelo caminho....o sabor vai batendo...


Em Veneza, o clima estava gostoso, tipo clima de praia mesmo, então, para refrescar, toda hora eu mandava um gelato..e sentava num campo, admirando os canais...era uma ótima pedida!!!












Depois, com o passar dos dias, eu comecei a ficar mais exigente. Basicamente após minha passagem pela Toscana, eu só tomei sorvete nas gelaterias fodonas.


Em Florença, por exemplo, eu via expositores magníficos, cheios de fru-fru..e pedaços de cascas da fruta fazendo a decoração, mas esses nem sempre eram os melhores...eu aprendi isso rapidinho!
















Felizmente, eu já cheguei em Florença com uma lista de sorveterias para ir..Então, quando era para tomar sorvete, eu não perdi tempo, fui nas melhores..


Usando essa metodologia, fiz praticamente uma excursão em busca dos melhores sorvetes da Itália. Fiz a mesma coisa em Florença e em Roma, fui indo apenas nas melhores.

Primeiro eu provei o "normalzinho"...para saber exatamente como seria, quando eu encontrasse uma sorveteria fodona. 

Mas tenha em mente que em Florença, tomar um sorvete normalzinho, já é algo bem acima da média:












*Eu usei a mesma "técnica" tanto para os sorvetes quanto para as pizzas: quando você experimenta um bem meia-boca, da pra sentir muuuuuuuuuuuita diferença, quando você vai num lugar de primeira classe..parece até outra coisa.






A primeira parte desse meu tour do gelato vou publicar agora. Outra parte vou deixar para depois, quando for falar em Roma.


Neste post vou falar apenas das melhores sorveterias de Florença e fazer um pequeno adendo com uma sorveteria em San Gimignano que parece ser hours concurs.


Não se trata de eleger o melhor. Não se trata de um ranking, mas, como o próprio título do post indica, um "tour", uma viagem pelo saborosos gelatos da Toscana.




TOUR DO GELATO - PARTE I

OS  GELATOS DE FLORENÇA

          Florença é reconhecidamente um local onde há alguns dos gelatos mais deliciosos do mundo. Mesmo na Itália, onde em qualquer lugar você pode provar um sorvete maravilhoso, em Florença, a coisa está bem acima da média. Vale lembrar que é ali que acontece o importante Firenze Gelato Festival, onde o sorvete é considerado uma verdadeira obra de arte...



Andando pelas ruas, você vai encontrar uns expositores maravilhosos de sorvetes, que fazem você se sentir meio que como as crianças na fábrica de chocolate de Willie Wonka....parece até de mentirinha: eles fazem umas decorações usando a própria casca da fruta, ou pedaços da fruta (depois o meu amigo que é gelatiere me explicou que eles tem que vender os sorvetes super-rapidos pois em algumas horas as frutas oxidam e o expositor fica feio)..










AS MELHORES GELATERIAS DE FLORENÇA

Então, vou dar algumas dicas de algumas das melhores sorveterias de Florença:

1. Per che No!!


É só uma portinha na Via Tavolini, n.19

É caminho entre o Duomo e a Piazza della Signoria, é uma das ruas que cortam a Via Calzaiuioli, Então, tenho certeza que se você for a Florença, vai passar por ali. Por que não?



                              















2. Gelateria dei Neri. 


Esta gelateria é um pouco mais escondidinha, fica na Via dei Neri, n. 20, entre a Piazza della Signoria e a Basilica de Santa Croce.











3. Vivoli

Também fica na região central entre a Piazza della Signoria e a Basilica de Santa Croce. Localiza-se na Via Dell´Isola delle Stinche, 7



4. Festival del Gelato


É uma portinha na Via del Corso, n. 75, bem pertinho do Duomo. Fica numa portinha toda colorida, meio psicodélica... Você vai enxergar de longe por causa das cores chamativas. Ótimo sorvete.































5. Cantina del Gelato


Essa é a sorveteria mais escondidinha que eu fui. O melhor jeito de ir até lá, é atravessar a Ponte Vecchio por dentro e ir andando em direção à Ponte alle Grazie. Fica na Via dei Bardi, n. 31.







 





Como todos os lugares mais fodas da Itália, essa gelateria é só uma portinha...
Lá os sorvetes não ficam chamativos em expositores, mas fechadinhos em cumbucas.





O que eu achei diferente na Cantina del Gelato é que esse é um lugar onde se vende gelatos com sabores "exóticos". E quais são esses sabores exóticos? Banana, maracujá, caju, goiaba, mamão, acerola.






O que? Você não achou esses sabores exóticos? É porque você está no Brasil né? Aqui você acha esses produtos nas gôndolas de qualquer supermercado, mas lá na Europa eles piram com esses sabores "tropicais". Lá na Cantina del Gelato você pode até mesmo provar uma autêntica tijela de açaí.

Só que é claro, eles valorizam isso. Dizem que essas frutas vêm diretamente  da Amazônia. Hamham, sei...



6. La Bottega del Gelato


Essa sorveteria situada na Via Santa Maria, 33, merece uma menção. Isto porque ali é uma sorveteria que se especializou em vender picolés. Também são muito gostosos.






UMA MENÇÃO HONROSA


7. Gelateria di Piazza (San Gimignano)


Vai lá, muitos tem sua sorveteria preferida. Os de Florença eu gostei de todos. Em Roma teve uma que eu achei que se sobressaiu, embora todos pareçam bons.

Mas tem uma que parece ser hors concurs. Fica em San Giminignano, bem no meio da Piazza della Cisterna.

É programão batido ir para essa cidadezinha das torres, sentar na Cisterna, tomando um delicioso gelato.

A fila da Gelateria di Piazza, é enorme. Mas não se sinta intimidado, fila de sorvete é rapidinho né?

Se eu fosse falar da melhor, eu certamente elegeria essa como a primeira. Na minha opinião (e é difícil chegar num consenso quando se fala em gelato) esse é o melhor gelato que eu provei na Itália. De longe.












2 comentários:

Anônimo disse...

AI que coisa boa to indo lá logo ! Obrigada !

Maurício Ouyama disse...

Boa Viagem!@

Postar um comentário

Gostou deste post? Quer falar também sobre suas impressões de viagens? Quer acrescentar detalhes que você conhece sobre o assunto? etc...

Use este espaço, é livre. Deixe seus comentários, críticas e sugestões, etc. Ajude-nos a melhorar cada vez mais...