segunda-feira, 15 de outubro de 2012

La Cucina Povera Toscana

A Culinária Típica da Toscana também é conhecida como "La Cucina Povera" - A Cozinha Pobre.....





Chardin - Il paiolo


Esta definição faz alusão à origem camponesa de muitos pratos típicos da Toscana.
Há uma máxima que diz que a culinária toscana resume-se à três bases: Pão-Vinho-Azeite...








A Toscana é a terra dos contadini, dos camponeses, agricultores....uma região que já sofreu muito com a escassez de produtos...e nem sempre foi uma terra cheia de fartura como pensamos que é hoje...o camponês toscano tinha que se virar com os parcos recursos que tinha, com os produtos da região, para fazer o seu alimento. Então você vai perceber que a culinária toscana é simples e desprentensiosa, e tem aquele saborzinho de campo, você vai ver muitas verduras, queijos, diferentes tipos de pães, azeitonas, etc...








The Gleaners by Jean-François Millet





     Por isso, na Cucina Povera a maioria dos pratos toscanos são comidas frugais, que muitas vezes aproveitam a sopa amanhecida do dia anterior, para fazer a ribolitta, por exemplo. Nada se perde na culinária toscana....

  A culinária típica toscana é reconhecida pela sua frugalidade, mas também pela sua habilidade em combinar   produtos frescos e sazonais para dar aquele sabor especial...´

Ela é especial porque é ao mesmo tempo frugal e alegre...





PRINCIPAIS PRATOS DA CULINÁRIA TÍPICA TOSCANA


1. Panzanella: é um prato que tem como base o pão toscano, que é feito sem sal (uma característica da escassez de produtos na Toscana dos contadini). Usa-se o pão amanhecido. que é embebido na água, e acrescenta-se cebola vermelha, tomate frescos, manjericão, azeite e sal.

Eu comecei pela panzanella exatamente porque ela resume a idéia da culinária toscana: aproveitar as "sobras" dos alimentos. Por isso, não é incomum os toscanos utilizarem outros ingredientes na panzanella e outros pratos típicos, pois depende do que sobrou, das sobras amanhecidas e que são reaproveitadas no outro dia...




2. Ribollita: a Ribollita também é outro prato típico da Toscana que tem esse espírito de reaproveitar as sobras. Se eu pudesse descrever para você qual é a idéia desse prato, eu diria que é uma sopa amanhecida e requentada. Uma sopa de pão....O nome vem exatamente daí...depois que os toscanos faziam uma sopa de legumes, eles tinham o costume de "requentar" o caldo, misturando-o com pão toscano. O resultado é uma deliciosa sopa de pão e legumes..(Ribollita quer dizer "reaquecimento")




3. Schiacciata: é a foccacia toscana. Uma espécie de pão achatado feito com massa de pizza. A schiacciata é feita apenas com ovos, trigo, azeite e sal grosso. Mas pode ser aromatizado com alecrim ou salvia.





4. Finocchiona: é o salame toscano. Não é dificil encontrar este produto nos mercados que existem pela Toscana, por exemplo, no Mercato Centrale em San Lorenzo, Florença. Se você for jantar num restaurante toscano, vai perceber que vários antepastos "alla toscana", tem a finocchiona como base. Eu acho gostos principalmente o toque de sabor que se dá acrescentando no salame um pouco de erva-doce...






5. Bistecca alla Fiorentina: Pense num bife monstro....esses toscanos não sabem brincar. Se você pretende comer um desses, dá uma maneirada no antepasto e no primo, pois essa bisteca é brutal!






   Dizem que a origem da bisteca alla fiorentina, tem origem na época dos Medicis. Durante a festa de San Lorenzo, houve um incêndio que tostou uma grande quantidade de carne. Então a carne torrada foi distribuída entre a população. Uns ingleses que passavam pela cidade, experimentar a carne, e deram o nome do prato, "o bife dos fiorentinos".

A bisteca é um corte em T, retirado do boi da raça chianina. Ela é salpicada com azeite e especiarias sazonais..e depois levada para uma grelha. A grelha deixa a carne bem seca.


Quando você comer a bisteca alla fiorentina você vai lembrar da história da carne que queimou no incêndio...o gosto é exatamente esse: parece que está tostado (chega a ficar preto) e seco por fora, e suculento e vermelhão (praticamente cru) por dentro..Ou seja, é comida de macho...eu adorei!!!


6. Lambredotto: Isso é uma coisa mais característica de Florença (penso eu). Eu vi bastante dessas barraquinhas na região central de Florença e também no Mercato Centrale em San Lorenzo. Trata-se de um  sanduíche feito com as tripas do boi. Retira-se a parte final do bucho (o abomasso) e tempera-se com sal, azeite, salsa, cebola, cebolinha, pimenta e condimentos..

O nome do sanduíche é porque o bucho do boi parecia uma enguia (lamprea), que era muito comum nas águas do Rio Arno.



7. Panforte: Chegando nas sobremesas. O panforte é o mais tradicional dos doces toscanos. Dizem que era com esse pão que os camponeses pagavam o dízimo para a Igreja, que eram recolhidos na paróquia. O panforte é um doce forte, feita com frutas, casca de laranja e nozes. Ele fica bem caramelado e com uma cor que lembra o chocolate, mas o gosto é bem diferente.





8. Cantucci e vin santo: o cantucci é o biscoito que os toscanos gostam de comer após as refeições. Este doce vem principalmente da região do Prato na Toscana, por isso alguns ainda falam do "Cantucci do Prato". Mas o delicioso mesmo é aproveitar um verdadeiro dolce toscano e mergulhá-lo no vin santo. 







0 comentários:

Postar um comentário

Gostou deste post? Quer falar também sobre suas impressões de viagens? Quer acrescentar detalhes que você conhece sobre o assunto? etc...

Use este espaço, é livre. Deixe seus comentários, críticas e sugestões, etc. Ajude-nos a melhorar cada vez mais...