segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Veneza, cidade flutuante...




   
    VENEZA, UMA CIDADE-ILHA ITALIANA NO MAR ADRIÁTICO

        Parece ser um lugar comum dizer que Veneza é um "lugar diferente de tudo" nesse mundo, mas não é...Por mais que você já tenha visto Veneza em filmes, televisão,  fotografias, cartões-postais, etc - nada nos prepara para a experiência que estamos prestes a vivenciar quando descemos na estação de Veneza.



    Em Veneza é claro, não existem ruas, trânsito. Os moradores de veneza ainda dependem essencialmente do transporte aquático para se locomover. Dentro de Veneza você não vai ver nem skates, bicicletas e as famigeradas motonetas. Isso dá um certo ar de tranquilidade à Veneza.


     Veneza também é uma cidade peculiar: os bairros são as antigas ilhas que formaram o que Veneza é hoje. O endereço do seu hotel, por exemplo, não vai conter o nome da rua e o número da residência, como habitualmente. Por quê, eu pensei? "Porque Veneza não tem rua.seu burro!!"....(você demora para se ligar...)


Veneza está divida em 7 regiões, que são chamadas de "Sestieres": Canneregio, Santa Croce, San Polo, San Marco, Dorsoduro, Castello e Giudecca. Os endereços de Veneza contém apenas a região e o número, sabe-se lá como eles se acham com isso, mas eles devem estar acostumados né?







       Na Verdade, hoje em dia San Polo e San Marco são as regiões que mais bombam em Veneza, é onde se concentra a multidão de turistas, onde esetá a Piazza di San Marco e a Ponte Rialto.


     Veneza localiza-se bem no meio de uma lagoa que abre-se para o Mar Adriático.  No passado, haviam 65 pequenas ilhas nessa região, que foram sendo habitadas. Com o tempo, a população foi crescendo, e o jeito para comportar a população foi ir aterrando as ilhas vizinhas. Com isso, as ilhas foram se juntando, os espaços foram aumentado e criando terrenos entre elas, que formam os canais. Quando você percorre os arredores de Veneza, você vai encontrar uns troncos gigantescos boiando na areia..e lugares onde eles estão começando a fazer o aterramento, há séculos é assim.



O miolo de Veneza, que hoje seria o "centro", só começou a ser ocupado de verdade a partir do século IX, quando o Rialto tornou-se a sede administrativa de Veneza. A partir dali começaram a surgir as grandes construções de Veneza.





VENEZA: BELA E ÚNICA  



Veneza é uma cidade improvável, onde as casas brotam de cima d´agua, tem uma beleza imensa, contra a qual permanecemos desarmados...












 Cidade única sim: algumas vezes você já ouviu falar que Bruges é a Veneza da Bélgica, Amsterdã é a Veneza do Norte, etc. São cidades cortadas por canais, isso sim. Mas canais também existem em outras cidades como Milão (Navigli) e Paris (Canal st. Martin), mas nunca uma cidade inteira cortada por canais...que vivem através deles, que se relaciona com esse tipo de lugar, de uma forma única...Não tem lugar assim, pelo menos nesse mundo que nós vivemos.






        PERDER-SE EM VENEZA


       Talvez por isso Veneza exerça esse fascínio sobre as pessoas. Ela traz um pouco de improvável, de magia e de acaso..é o melhor lugar para perder-se, literalmente, andar sem rumo, sem destino, entre as casinhas de cor ocre, com suas paredes descascadas, cujas portas vão dar exatamente na beira de um canal e você fica imaginando o tempo todo, como essas pessoas vivem assim?


É impressionante ver Veneza ainda de manhanzinha, quando o movimento é tranquilo. Os barcos "estacionados" na porta das casinhas...ainda cobertos com um plástico:








Você consegue imaginar aquelas pessoas saindo de casa, de manhã cedinho, e ao invés de pegar o carro,entra no seu barquinho e vai trabalhar, normalmente? Que  o quintal da sua casa, na verdade, é um canal? Veneza é muito surreal!














Algumas vezes, você se sente numa daquelas gravuras de Echer:

nearby campo manin



     O "EFEITO-VENEZA"


     Quando você vai chegando em Veneza, e começa a ver os barcos ao lado dos trilhos, já vai sentindo que o clima é diferente...





E quando você está prestes a sair da Estação Santa Lucia seu coração começa a bater forte de ansiedade...é emoção mesmo.






        Quando você chega em Veneza já vê que tudo é diferente, principalmente a maneira de circular. Você tem que andar por passarelas, atravessar pontes, pegar vaporettos, seguir canais...



Gare Santa Lucia  Venise

    
    Ali na região da Ponte degli Scalzi, ficam uns vendedores ambulantes, e também vai ter gente que te oferece para ajudar a atravessar a ponte (não é uma coisa lá muito agradável atravessar uma ponte inclinada, com degraus, quando se está chegando, cansado da viagem, né?) , carregando sua mala. Cobram 2 ¢, é claro. Não sei, dá um pouco de medo deles saírem correndo né? Não vou dar minha mala assim não? Niente, niente. - saí de fininha, isso sim.





       Eu digo isso porque fica outra lição: em Veneza, ponte não significa apenas uma rampa que se atravessa de um lado para o outro, significa, muitas vezes, subir e descer degraus!!!  (pense nisso quando você for fazer as suas malas, você vai ter que carregá-las pelas pontes de Veneza até chegar no hotel)






Muita gente, como eu, prefere acomodar-se nas regiões contíguas a estação como Canaregio e Santa Croce. Meu hotel ficava bem em frente a estação Santa Lucia, dava pra ver a estação de lá:










          Em Veneza você  pode curtir o melhor estilo italiano do "dolce far niente", literalmente o "fazer nada", ficar andando sem destino, parando aqui e ali para contemplar uma lojinha, uma oficina de máscaras venezianas, uma pontezinha, um canal...ou de repente se esparramar numa escadinha qualquer, contemplando o Grande Canal....Veneza é a única cidade onde não se pode fazer "roteiro", tentar planejar tudo..lá você solta as rédeas, e deixa a cidade te envolver, você é abraçado pela magia de Veneza...é o "efeito-Veneza". 










 Às vezes, seguindo uma ruazinha, você simplesmente sai num beco sem saída, onde só tem uma portinha pro  canal. Se você vivesse como eles, dali você poderia seguir de barco. Mas nós, turistas, temos que dar meia volta e pegar a trilha novamente:







 Quando você anda por Veneza, você vai perceber que todas as casas tem uma cor ocre (isso contrasta, por exemplo, com as casinhas coloridas de Burano) , algumas com os tijolos expostos. Parece até que fizeram de propósito sabe, aquele desgaste.....Em certos momentos é tão surreal que parece que você está numa montagem cenográfica, que atrás daquelas paredes meticulosamente desgastadas pelo tempo só existe a fachada escorada, como naquelas cidades de mentirinha de  filmes e novelas. Não sei, foi uma bobeira que me passou pela cabeça:



Um amigo meu que já morou na Itália contou que em Veneza as casas são assim, com a aparência desgastada também porque em Veneza as casas em construção pagam menos impostos para o governo. Assim os venezianos constroem suas casas primeiro por dentro e deixam o exterior com um jeito mais largadão mesmo, com paredes descascadas e tijolos aparecendo? Alguns acham isso muito feio outros veêm um certo charme nisso.


E se você tiver numa rua bem estreita, dá pra ver que as paredes são todas tortas..meio como se fosse cair.


Uma das coisas interessantes que você pode observar, perdendo-se pelas ruelinhas de Veneza é que existem certas passagens, portinhas, que simplesmente parecem ter saído daquelas estórias de Lewis Carrol. Elas são pequenas demais, desproporcionais, para entrar lá, você tem que se abaixar.

Esse tipo de portinha é chamada de "sotoportego(literalmente "embaixo da varanda"). De fato, ela liga duas calles (ruazinhas) passando diretamente debaixo do edifício. É uma coisa bem típica da arquitetura veneziana.







Também é legal você percorrer as ruas e ficar olhando as janelas, com autênticas "venezianas" (de Veneza, se é que me entende, eu me embananei)...algumas todas decoradinhas com flores e arranjos:

Isso dá um contraste com as paredes descascadas dos edifícios:


Várias vezes, você vai encontrar aquelas janelas com o formato típico da arquitetura veneziana:











E os canais estão tão bem adaptados ao cotidiano de Veneza, que ninguém se impressiona (só você, é claro, que fica todo bobo), diante dos barquinhos que recolhem o lixo. Sim, em Veneza, até o jeito de recolher o lixo é diferente:


E ambulância então? Também é pela água.. em Veneza, não poderia ser de outra forma né? Que coisa maluca..!



E eu acho bonito também sabe, as vezes de noite, você está andando entre as ruas, ai você descobre um espaço aberto, com uns restaurantes, eles colocam as mesas no pátio mesmo, com umas velas, fica incrível... dá vontade de sentar ali (embora é obvio que você sabe que vai cair na armadilha, né)







       Olha, e até que não é difícil se achar lá em Veneza. Ao longo do labirinto de vielas, você vai ver placas de sinalização. Basicamente elas vão apontar para duas direções: a Piazza di San Marco, Rialto  para um lado e a Ferrovia- Piazzale Roma  para o outro. Então como eu estava perto da Ferrovia e sempre me dirigia em direção a Piazza di San Marco, eu nunca me perdia de verdade (eu só perdia a trilha). Demorava, é claro, para me encontrar, me perdendo aqui e ali. Mas veja bem, você está se perdendo em Veneza...é outra coisa né? Mas não confie totalmente nessas placas, às vezes, no meio do percurso, elas te deixam na mão e você tem que ser meio intuitivo..outras vezes, você simplesmente perde o "rastro" e tem que começar tudo de novo...mas é divertido...!!!



     


       De repente, depois de algumas horas andando por aquelas ruas, eu quase já conseguia entender como funcionava aquilo, como os venezianos vivem. Você acaba memorizando uma lojinha aqui, uma ponte ali, um canalzinho ali, um detalhe, e voillá, quando você menos espera, você quase começa a andar com desenvoltura naquele lugar...é claro que o que mais me impressionou é ver os venezianos de terno e gravata ou tailleur, indo supostamente para o trabalho, com um jornalzinho embaixo do braço, andando a passos largos, e virando uma "esquina" e sumindo da vista..eles andam tão tranquilos que os pés já vão te levando para o lugar....é uma coisa que eu observei estando lá: dá pra ver exatamente quem é turista, só pelo jeito de caminhar...




    Mas se você quiser encontrar um ponto mais específico, como um campo específico, não sei te dizer como seria. Acho que eu me perderia. Tem coisa que olhando no google maps parece pertinho, mas naquele emaranhado de ruas, meio que você se perde. Depois de um tempo, eu larguei os bets como se diz aqui na minha cidade:



     Mas até os mais experientes perdem-se em Veneza....e o mapa em si, não é lá muito eficiente. Ele pontua algumas referências é claro, mas Veneza tem vielas tão pequenas e estreitas, que nem nome tem...







Grande parte do motivo que faz você se perder em Veneza, é que não é possível percorrer o "S" do Grande Canal de ponta a ponta...a pé, somente de barco. Se fosse assim, você rapidamente percorreria a pé o trajeto entre a estação, o Rialto e a Piazza di Sa Marco e nunca se perderia. Mas acho que um pouco da graça de Veneza está em perder-se por aquelas ruas, pelo seu percurso labiríntico mesmo.







"MI PIACE MOLTO ...VENEZIA"

 E não sei porque algumas pessoas tentam encontrar motivo para não gostar de Veneza: "Veneza é suja", "os canais fedem" (isso é mentira, não é perfumado, mas quem já passou de ônibus perto do Tietê vai achar que os canais de Veneza exalam lavanda), "Veneza é caro demais" (isso é verdade, mas nos próximos post vou te dar pelo menos uma dica para economizar); "Veneza é velha"...e por ai vai...

      O incrível é que várias pessoas que falaram isso, sequer conheceram Veneza...Sinceramente, eu acho que quem diz que não gosta de Veneza está fazendo "c..doce", eu não entendo e simplesmente não consigo imaginar isso..como assim não gosta de Veneza?

      Sim, Veneza é um lugar que atrai turistas do mundo inteiro. Foi a cidade mais glossolábica que eu conheci, uma balburdia, você ouve um burburinho por toda parte, uma espécie de língua universal: ouve-se chinês, coreano, espanhol, francês, inglês, alemão....e tantas outras línguas que eu não identifiquei..

Veneza me pareceu, de fato, uma .cidade babelina.











        Sim, Veneza é vítima do turismo predatório..na região entre o Rialto e a Piazza di San Marcos é praticamente impossível de se andar....pessoas se esbarram, naquelas ruazinhas do comércio, onde mal cabe uma única pessoa, etc. (quem por exemplo, acha que é bonito comprar um chapéu de marujo e uma camiseta listrada e ficar andando por Veneza?- turista, é claro) 







         Mas saindo desse miolo, você vai ter Veneza só para você, é possível ter um momento mais imersivo andando pelos canais, passarelas, ficando numa ponte..fora da região que eu falei, é tudo bem tranquilo (no post a seguir vou falar por exemplo, do que é encontrar um "Campo" - San Zanipolo, San Trovaso, Santa Margherita, Santo Stefano, San Giacomo dell ´Orio, etc - no meio daquele emaranhado de vielas). Você está no meio da multidão, de repente, vira uma ruazinha ali, e entra numa espécie de oásis, um cantinho bonito e tranquilo, uma praçinha....








         Veneza é tão especial que, num único dia você pode ver a ilha toda (e com um pouco mais de tempo você ainda pode conhecer as ilhas vizinhas como Lido, Murano e Burano). Mas com certeza, se você está planejando ir para lá, não coloque apenas um dia em Veneza, mesmo você vendo tudo em apenas um dia, você vai sentir vontade de ficar lá, e ver tudo de novo (ver de dia o que viu de noite, e vice versa)...










       MAGIA E SENSIBILIDADE: MÁSCARAS DO CARNAVAL

        
         Uma coisa que vai te chamar sempre a atenção são as lojas que vendem máscaras do Carnaval de Veneza. Pode ser em qualquer época do ano, elas vão estar lá.  E isso é uma das coisas particulares que existe em Veneza que ajudam você a sentir um certo clima de "magia" no ar. Veneza, com suas máscaras espalhadas pelas lojas, mesmo fora da época do carnaval, mantém seu clima de mistério...Você pode encontrá-las tanto nas barraquinhas de ambulantes espalhadas principalmente perto da Estação Santa Lucia e da Piazza di San Marco (em geral custam em torno de 5¢ as pequenas para lembrançinha e 15¢ as do tamanho de um rosto adulto, que são decorativas, não dá pra usar) , como embrenhar-se nas ruazinhas do comércio e encontrar uma loja mais refinada que vendem máscaras por 80 ¢ ou mais....


imag02082 Viagem à Itália: Venezia Sta Lucia   Padova Centrale








              Em Veneza cada ponte, cada ruazinha, cada Igreja ou praça (campo), tem um gostinho especial. Ás vezes, alguém olha um lugar e simplesmente para ali, como se houvesse um espectro (vou falar sobre isso em outro post), simplesmente fica plantado ali...observando.

Às vezes você se prende em um detalhe, e não sei porque fica ali, olhando...




..é assim que  Veneza te toca de uma maneira especial.







       Ou então, uma luz, que cai sobre seus olhos, através da cortina de um guarda-sol...com um brilho e uma beleza que você nunca viu...deixando você hipnotizado:


         O QUE VENEZA É...
     
            Você vê em Veneza o que você quiser..ela pode ser cara, cheia de turistas, mas é tão bonita que compensa. Sim, Veneza às vezes parece uma cidade de outro planeta, meio que de um mundo de fantasias, um conto de fadas...sim, Veneza pode ser a cidade dos românticos, embora eu ache que os gondoleiros sejam uns porcos (e eu não pagaria um único centavo para esses cuzões)...., a única coisa que você não pode falar é que Veneza é igual a qualquer coisa que você já viu por ai...
           Você sabe porque Veneza é diferente, são suas casas, suas águas, seus canais..mas faltam palavras para explicar tudo que você vivencia lá...emoção, paixão, êxtase. Você pára várias vezes e não acredita que não está sonhando, que está vivendo tudo ali...

         Veneza é uma daquelas cidades de mais de uma visita, sabe? Aquelas que no final da viagem já dá vontade de voltar. Veneza não é dessas depois de você percorrer tudo, e ver tudo que você queria, dá vontade de fazer tudo de novo, e mais e mais..Veneza é uma daquelas cidades em que você vai querer dar um pulinho sempre que estiver por perto....inesquecível, vibrante, incrível, pensando bem,  faltam palavras para dizer o que Veneza é...









1 comentários:

Anônimo disse...

Ficamos 5 dias em Veneza e foi pouco! Fomos a Burano, Murano e Lido. San Giorgio Maggiore é imperdível!!! Vimos a mais famosa Bienal de arte do mundo mas ficamos devendo o Museu Peggy Guggenheim (uma das mais importantes coleção de arte moderna mundial) Queremos voltar e ficar nos perdendo nas ruazinhas, rivas e sotoportegos por pelo menos 1 semana! Muito bom seu post! Chris

Postar um comentário

Gostou deste post? Quer falar também sobre suas impressões de viagens? Quer acrescentar detalhes que você conhece sobre o assunto? etc...

Use este espaço, é livre. Deixe seus comentários, críticas e sugestões, etc. Ajude-nos a melhorar cada vez mais...