segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Como se locomover em Veneza: Gôndolas, vaporettos, taxis aquáticos e outros transportes malucos

      


     Em Veneza nada de carros, motos, bicicletas ou motonetas - o negócio por lá é o transporte aquático. Embora eu ache que tudo em Veneza tenha um poco do seu equivalente "terrestre" (por exemplo, os vaporettos são os busões, os motoscafos os taxis, e assim por diante). Os carros são proibidos, então, entre numa embarcação e divirta-se, aproveite o visual, seja no Grande Canal ou nos pequenos canais que se espalham pela ilha. Veneza tem os meios de transporte bem  inusitados.

    Então aprenda neste post as diferentes formas de locomover-se por essa cidade especial:

Alilaguna - em primeiro lugar. Se você chegou pelo Aeroporto de Marco Polo em Veneza, e não pela estação Santa Lucia, o melhor jeito de se chegar até o centro de Veneza é pegar o barco da empresa privada Alilaguna. Você tem que desembolçar cerca de 13¢. A linha mais útil para os turistas é a linha Arancio (laranja), que vai te levar até a região do Rialto e a Pizza di San Marco, o trajeto dura um pouco mais de uma hora. Mas se você vai estar na região perto da Estação Santa Lucia, não vale a pena. O melhor é pegar um ônibus, o trajeto dura 20 minutos.Os barcos da Alilaguna tem o casco pintado de amarelo, e você vai identificar facilmente os gichês, que são azuis:







Vaporettos - o vaporetto seria o equivalente ao busão em Veneza, ele corta a cidade de cabo a rabo nas duas direções, você pode tanto ir da região da Estação até a Piazza di San Marco, quanto o percurso inverso. O vaporetto circula essencialmente pelos canais maiores, devido ao seu porte.  As linhas que mais interessam os turistas é a Linha 1 (que percorre todo o Grande Canal), a Linha 2 (que faz o mesmo trajeto, só que com menos paradas), e eventualmente você pode querer utilizar a Linha 20 (que liga a Piazza di San Marco a Ilha de Lido, onde há uma belíssima praia e onde acontece o "Festival de Cinema de Veneza") e a Linha ML (que liga Veneza às ilhas de Murano e Burano)







Os pontos de embarque e desembarque - as "fermattas" - são fáceis de reconhecer. São uns caixotes quadradões e enormes que ficam flutuando na água...você vai ver vários deles ao longo dos canais.



                             





O esquema dos pontos seguem a mesma lógica dos metrôs - você pode saber onde você vai parar pelo nome da fermata, todas elas possuem uma placa bem visível. E dentro da Fermatta tem uma placa que indica todo o trajeto, bem parecido com aqueles que tem dentro do metrô, sabe?



Antes de entrar na fermatta, você vai ver os totens para a validação dos cartões magnéticos:


Você pode comprar o ticket diretamente no guichê, que custa 7¢ e dura 60 minutos. Ou, dependendo do seu objetivo você pode comprar um cartão magnético que você pode usar várias vezes: 12 horas (16¢) - 24 horas (18¢) - 36 horas (23 ¢) - 48 horas (28 ¢) - 72 horas (32¢) e 1 semana (50¢). Começa a valer a partir da primeira vez que você valida o cartão. Sinceridade? Acho que não vale a pena se você estiver lá por pouco tempo, um ou dois dias. Eu utilizei o serviço do vaporetto apenas uma vez, quando cheguei em Veneza e queria conhecer diretamente a Piazza di San Marco, nas outras vezes eu andei a pé. 
                             


Como todo busão, você vai perceber que em determinados horários, o vaporetto fica mais cheio. Isso acontece principalmente no fim de tarde. Só vale você utilizar o vaporetto se você está longe da ilha de Veneza, e precisa percorrer toda ela de volta, para ainda ir pra Veneza-Mestre, por exemplo, aí sim. De qualquer forma, se você quer ter o gostinho de navegar pelo Grande Canal e nem por isso pagar uma fortuna, pode perfeitamente pegar um vaporetto.

Taxis aquáticos - os barcos-taxis são uns barcos marrons, com uma madeira brilhante, muito bonitos que circulam por Veneza, é o meio mais eficiente (e mais caro) se você quiser percorrer um percurso pela metade do tempo que você faria numa embacação maior. Alguns taxis aquáticos atuam na região do aeroporto de Marco Polo, outros na Piazza di San Marco, na Ferrovia, etc. Mas apesar de serem rápidos e confortáveis, o preço da corrida é bem salgado, então prepare seu bolso, eu só recomendaria se fosse uma emergência (por exemplo se você se atrasou e está com o voô marcado e tem que partir rapidamente). Você paga uma taxa inicial de 13¢ e acrescente mais 1,80¢ por minuto e 8,00¢ se for serviço noturno. 
Vale a pena se for uma corrida compartilhada com outras pessoas, já que um taxi aquático comporta mais de 10 pessoas.
É comum haver um pouco de confusão, já que muitas empresas de taxi usam o nome coletivo de "motoscafi", que é um outro tipo de embarcação em Veneza:



























Motoscafos- são também uma espécie de barco-ônibus, só que são intermediários, não tão pequenos quanto as lanchas e não tão grandes quanto os vaporettos e motonaves. Os motoscafos atuam geralmente na região do grande canal ou canais um pouco maiores. Ele tem um percurso mais abrangente que os vaporettos porque o seu tamanho intermediário permite que ele passe debaixo de algumas pontes de médio porte. 




Motonaves - são embarcações gigantes, geralmente com dois andares. movidos à motor. Geralmente são embarcações que só fazem o trajeto entre as ilhas. Você também vai ver esse tipo de embarcação quando for fazer um tour pelas ilhas de Murano, Burano ou Lido. 




Traghettos - você vai ver os traghettos, barcos longos, muito parecidos com as famosas gôndolas (só que mais alongadas) , em determinados trajetos da cidade. Há pontos em que não há pontes ligando um trecho a outro - então os traghettos funcionam como uma espécie de balsa, você paga e faz uma curta travessia. Se você quer sentir a sensação de andar com um barco que não seja movido a motor e não tem cacife para pagar uma gôndola, pode experimentar atravessar um canal usando esse tipo de embarcação.

Nos traghettos você vai ver frequentemnte as pessoas fazendo o trajeto em pé. Isso porque os traghettos não tem espaço para sentar no meio para poder acomodar mais gente de uma vez só. Divertido, mas se você tem medo do barco ficar balançando, melhor não arriscar.

Traghetto em plena carga. - Veneza


Gôndolas - antigamente as gôndolas eram os meios de transporte dos venezianos. Hoje em dia elas tem uma função mais turística e ornamental. O ofício de gondoleiro é passado de pai para filho. As gôndolas também atuam em regiões diferentes, você pode fazer um percurso só pela região do Rialto, ou pegando pequenos canais, etc. vai depender da região onde você está. É claro que você já deve saber que esse serviço hoje em dia é procurado apenas pelos turistas e o preço não é lá muito barato. Quer perder uns 90¢ em poucos minutos, é só entrar numa gôndola. No próximo post vou falar melhor sobre isso.





Bem, em Veneza você vai andar muito a pé, entre as vielas, vai se perder, se achar. etc. Mas uma hora ou outra você vai precisar fazer um percurso entre a Estação Santa Lucia e a Piazza di San Marco; vai querer conhecer uma parte mais isolada da ilha; ou vai fazer um tour nas ilhas próximas, então, certamente você vai precisar usar algum tipo de transporte aquático uma hora ou outra.




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