segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

As minhas praças preferidas de Roma


          

           Uma das coisas mais legais que você pode fazer em Roma é “fatiar” o seu roteiro. Por exemplo, num dia, você pode visitar só o Vaticano; noutro você pode visitar as belíssimas igrejas espalhadas pela cidade; noutro as ruínas do Coliseu, do Forum e do Palatino. E é claro, um dos passeios mais legais que você pode fazer em Roma é um tour pelas principais praças do centro histórico da cidade.
      As praças de Roma são a sua cara, a sua marca distintiva; quem nunca viu uma foto com a famosa escadaria florida da Piazza di Spagna; ou as belíssimas fontes da Piazza Navona ou a imponência da Piazza di San Marco. O legal de Roma é que você não precisa entrar em museus para curtir um pouco da história da cidade. Muitas coisas estão ali, ao ar livre.
       O que eu mais fiquei admirado é o clima dessas praças da Itália, elas são agitadas, cheias de gente, um clima de festa! Turistas e moradores se misturam naqueles espaços, gente tirando foto, gente sem fazer nada.
     Eu não sei direito porque. Mas por exemplo, em Veneza, todas as praças são chamadas de Campo (Campo San Zanipolo, Campo Santa Margherrita, Campo San Giacomo Dell Orio, etc) enquanto a única praça que tem a denominação Piazza no nome é a Piazza di San Marco. Já em outras cidades geralmente a designação das praças é piazza mesmo (a maioria das cidadezinhas menores só tem uma praça central, que geralmente é onde fica a igreja da cidade, a Piazza Del duomo – nome mais batido de todos). Mas em Roma, todas as praças tem a definição piazza no nome, apenas uma, o Campo di Fiori, leva campo no nome.
  Aos mais empolgados, percorrer as praças é muito fácil, logo que você se acostumar com a mobilidade na cidade, vai perceber que é fácil pular de uma para outra. Então, neste post vou falar sobre algumas das praças de Roma:

      PIAZZA DI SAN PIETRO

            A primeira delas é a mais imponente. É a Piazza di San Pietro, magnífica. É uma praça tão cheia de detalhes que vou precisar falar dela num post à parte. Com certeza ela está entre as atrações imperdíveis de Roma.



     PIAZZA BARBERINI
      
         Esta praça nem é uma das mais conhecidas de Roma. Mas o motivo de eu falar dela é que, se você estiver lá, com certeza você vai passar por lá no seu trajeto pelo menos um zilhão de vezes durante o mesmo dia. Isso porque ali está a estação de metro Fontana de Trevi-Barberini. Para quem quer conhecer o miolo do centro de Roma, é por ali que se deve começar o trajeto.

     Além disso, nessa praça está a Fontana dei Tritoni, uma das primeiras esculturas  que Bernini fez para o Papa Urbano VIII. Ali Bernini estava começando sua trajetória...e todos sabemos que com Urbano VIII Bernini vai mudar a cara de Roma. Nessa fonte, Bernini mostra um interesse pela mitologia Greco-romana evocando o deus Triton rodeado de 4 golfinhos...



      PIAZZA NAVONNA

A Piazza Navonna é uma das mais badaladas do centro de Roma. Ela vive cheia, de dia e de noite, é incrível esse lugar. Exatamente neste local havia um ginásio na época de Dominiciano. O nome Navonna é uma corruptela da palavra grega “Agones” (jogos). Quem anda por aquela praça movimentada, mal sabe que embaixo dela há um importante sítio arqueológico. É aquele esquema, em Roma cada enxadada que você dá na terra, sai uma minhoca, ou um sítio arqueológico. No século XV, o mercado popular que concentrava-se principalmente na região do Campidoglio foi sendo transferido para lá. Desde então, a região é muito movimentada. A praça de hoje é uma mistura de várias intervenções feitas ao longo do tempo. Você vai ver no canto da praça o palácio da família Pamphili, que abrigava a residência do poderoso papa Inocêncio X. Mas acho que o que mais marca a cidade é uma das esculturas mais bonitas de Bernini, que ornamenta a Fontana dei Quattro Fiumi (Fonte dos Quartro Rios em que Bernini homenageia os grandes rios da Terra, um em cada continente: Ganges (Asia), Nilo (Africa), Prata (América) e Danúbio (Europa). Além da belíssima fonte central, a Piazza Navonna ainda conta com duas fontes laterais, igualmente lindíssimas, a Fontana Del Moro e a Fontana de Jupiter.





    CAMPO DI FIORI

  Bem perto da Piazza Navonna você vai encontrar o Campo di Fiori. A praça que também dá nome ao bairro que encontra-se ao leste do Rio Tibre. Por volta do século XV ali se estabeleceu o mercado de flores, daí seu nome. Atualmente ali funciona todos os dias, exceto no domingo, bem de manhã cedo, um dos mercados populares mais legais de Roma.

    Bem no centro da praça está a figura soturna de Giordano Bruno, uma estátua que foi construída em sua homenagem no século XIX, pois foi neste local que o filósofo foi queimado pela Inquisição, acusado de defender as ideias de Copérnico. (uma das coisas que eu reparei nessa praça, além do seu nome “campo”, foi que ela é a única, talvez, que não tem uma igreja ao seu redor. Seria só uma coincidência?)



     PIAZZA FARNESE

     A Piazza Farnese em si não tem nada de muito extraordinário. É só um local legal que você pode sentar e ver alguém alimentando os pombos, ou parar numa das dezenas de barzinhos e botecos e tomar um choppe na pressão. 








Porém, se você estiver nesse local, há duas coisas bem legais que você pode ver lá perto. A primeira é a Fontana dei Masquerone, uma belíssima fonte com um rosto incrustado que lembra um pouco aquelas figuras do Labirinto do Fauno do Guillermo Del Toro. E quando você estiver nesta fonte, você vai estar no começinho da Via Júlia, uma belíssima rua renascentista de quase 1 km em linha reta que foi projetada na época do Papa Julio II.




    PIAZZA MATTEI

Essa é outra daquelas praçinhas pequenas, que não tem muita coisa. Mas que é gostoso ficar ali, curtindo um pouco uma sombrinha, pensando na vida. Se você assistiu o filme sobre Roma do Woody Allen vai se lembrar desse local. É ali, bem em frente ao Bar Tartarugue, que a moçinha do interior conhece o famoso artista de televisão italiano.


Essa praça tem uma uma fonte muito bonita, de uma delicadeza incrível. É a Fontana dei Tartarugue, onde vemos 4 ninfas, cada uma ajudando uma tartaruga a subir numa bacia d´água.



     PIAZZA VENEZIA

A Piazza Venezia fica bem em frente ao Vittoriano. Numa região de trânsito muito complicado, que parece engolir todo o trafego pesado da cidade. Porém, dessa praça, que não se tem nada, o que vale a pena é a sua visão panorâmica. De lá se tem uma visão perfeita do Vittoriano.

E além disso, você encontra-se exatamente do lado do Palazzo Venezia. Era ali dessa varanda, que Mussolini dava os seus discursos...








      PIAZZA DELLA REPUBBLICA
 
     Essa é uma daquelas praças típicas de cidade grande, sabe? Aquelas que você passa todo dia, mas ninguém para e ninguém repara no que acontece lá. Eu passei por ela no dia que fui até a Igreja de Santa Maria della Vittória, saindo do Termini, para ver a famosa escultura de Bernini, o Extase de Santa Tereza.
    No caminho, passando por essa praça, reparei que ela tem uma fonte muito bonita, é a Fontana dei Naiadi. Quando essa escultura foi colocada ali, em 1901, as formas provocantes das naiadis foram consideradas lascivas demais para uma cidade conservadoramente católica. Apesar de estar num lugar não muito chamativo, esta fonte é uma das mais bonitinhas de Roma.


PIAZZA MANFREDO FANTI

Essa praça não é conhecida. Ela fica à alguns passos do Termini, entre a via Ratazzi e a Via Caettaneo. Lá você vai encontrar uma belíssima construção, a Casa dell´Architettura, que inicialmente era para ser um aquário na época dos romanos. Hoje esse local abriga uma galeria de arte, cuja maioria das exposições são abertas ao público.


PIAZZA DEL POPOLO

    A Piazza Del Popolo é um dos locais onde os romanos gostam de se aglomerar nas suas manifestações públicas. Essa é uma praça que foi construído bem na região onde vivia o imperador Nero. É uma imensa praça, daquelas que foram reconstruídas várias vezes.
   No centro da praça há imenso obelisco de Seth I, trazido de Hielópolis por Otávio Augusto (e que ficava inicio almente no Circo Massimo). Esse obelisco é cercado por 4 leões magníficos, feitas com traventino.




   A praça tem duas fontes, uma em cada extremidade, do lado oeste está a Fontana de Netuno, e do lado leste está Il Tevere e l´Aniene.






   Uma das coisas mais legais que você consegue ver ali da praça, olhando para o sul, são as famosas Gemelle Chiese (igrejas gêmeas): Santa Maria dei Miracoli e Santa Maria de Montessanto.

Mas quando eu estava em Roma, uma das igrejas estava coberta por um grande painel...



    Bem ali, entre as duas igrejas, começam 3 ruas de Roma: a Via Del Corso, a Via Del Babuíno e a Via di Rippeta. Essas três ruas são conhecidas como “Il Tridente”. Veja uma foto do Google Maps, lá de cima. Você vai ver que as três ruas formam mesmo um tridente, visto do alto.

    Na parte norte da praça, está a Igreja Santa Maria Del Popolo, uma igrejinha pequeninha. Infelizmente não consegui entrar ali, porque eu passei duas vezes por lá, uma vez estava tendo uma missa (e se você começar a tirar foto no meio da missa é capaz de levar uma juntada do padre ali mesmo), e na outra ela estava fechada. Lá dentro,esta igreja foi construído no local onde Nero foi sepultado.  Uma coisa legal é que há uma tradição em Roma de que todo grande artista que morre na cidade, é velado ali, na igrejinha de Santa Maria Del Popolo.



Bem, e no norte da praça, você vai ver a Porta Del Popolo, de onde começa a Via Flamínia. Essa era uma antiga estrada romana, que ligava a cidade ao norte da Europa. Saindo da Porta Del Popolo e caminhando ums 35 minutos seguindo pela Via Flaminia, você vai parar na Ponte Milvio, uma das mais bonitas de Roma (fica minha dica)


PIAZZA LODDI

E nem só de praças maravilhosas e magníficas vive Roma. Essa praça, a Piazza Loddi, bem que poderia receber o título de “a praça mais sem graça de Roma”. É incrível, mas na época, o prefeito de Roma, Francesco Rutteli, queria levar a “arte contemporânea” até as regiões mais afastadas do centro de Roma  (ele queria levar a arte para “o povo comum”) e encomendou um obelisco contemporâneo para ser colocado no local. O obelisco de forma singular tem filetes de ferro fundido descendo pelas laterais.
Bem, você há de convir que um obelisco por si próprio já tem um formato fálico. E com aqueles inexplicáveis filetes de ferro fundido descendo pelo obelisco central da Piazza Loddi, aquilo parece mais um pau gozado.


PIAZZA DEI QUIRINALE

  A Piazza Quirinale fica numa das regiões mais altas de Roma, na colina de Quirinale. Ali situa-se o Palazzo Quirinale que abriga as funções municipais da cidade. Não é uma praça muito bonita, mas por estar num local bem alto, proporciona uma vista bonita. De lá se pode ver, por exemplo, a cúpula da Basilica di San Pietro. É um bom local para ir no final da tarde.



PIAZZA DEI CAMPIDOGLIO

O Campidoglio é lindo. Fica no alto do monte Capitolino. Essa praça contei o Palazzo Senatório e o Palazzo dei Conservatori , duas edificações da época dos romanos e que formam o Museu Capitolino. Ali no museu encontra-se a estatua de bronze etrusca da loba capitolina amamentando  os irmãos Rômulo e Remo.

No centro da praça está a imponente estátua equestre de Marco Aurélio.
Antigamente, deste ponto da cidade havia a Rocha de Tarpéia. Tarpéia era o nome de um romano traíra que ajudou os sabinos a entrarem na cidade. Era de lá dessa rocha, no alto do Capitolino, que eram atirados os criminosos. Quando Brutus e seus comparsas assassinaram Julio Cesar, eles se refugiaram ali.

O legal é subir no alto das escadarias e ver a Piazza dei Quirinale de cima. Dá pra ver uma imensa mandala desenhada no chão. Michelângelo remodelou esta praça, dando o formato de um trapézio. Antigamente essa praça era voltada para o Forum, mas com a remodelação de Michelângelo a entrada da praça ficou voltada para a Roma Papal.

Você vai ver que as escadarias que dão acesso a Piazza dei Campidoglio são maiores do que as habituais. É porque isso permitia que se entrasse à cavalo na praça.












PIAZZA DI SPAGNA

Acho que não tem nada que simboliza mais o clima de festa de Roma do que as escadarias floridas da Piazza di Spagna durante a primavera. Mesmo que você for lá em outra época do ano, você vai se encantar. É uma praça belíssima, com um clima inexplicável. O legal é fazer como todo mundo, ficar sentadão lá na escadaria da igreja de Trinitá dei Monti ou admirar a beleza da Fontana della Barccacia.



Espero que você tenha gostado. Na sua viagem para Roma, coloque um tênis, pegue sua garrafinha d´água, e percorra as praças espalhadas pela cidade.

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou deste post? Quer falar também sobre suas impressões de viagens? Quer acrescentar detalhes que você conhece sobre o assunto? etc...

Use este espaço, é livre. Deixe seus comentários, críticas e sugestões, etc. Ajude-nos a melhorar cada vez mais...