Mas os franceses parecem realmente adorar (j´aime)..uma bicicletoza..e particulamente as francesinhas ficam muito charmosas nelas..
E Paris fica especialmente bonita à noite..então que tal um passeio a noitezinha de bicicleta às margens do Canal St. Martin?
Andando de bicicleta por Paris...quem não vai se lembrar da nostalgia de "As Bicicletas de Bellevile"?
____________________________________________
Veiculos de propulsão humana já existem há muito tempo..e já em Leonardo da Vinci você já encontra alguns projetos de alguns dos principios básicos da bicicleta...(duas rodas, sistema de direção, propulsão através de correias,..está tudo lá..o homi tinha o pacto com o capeta)
Mas o germem deste fabuloso esporte que é o ciclismo.., começou com o "celefeiro"..do conde de Sivrac...esse cara inventou um brinquedo de madeira com duas rodas..cujo objetivo que consistia em empurrar o colega ladeira abaixo e deixar a coisinha pegar velocidade..tentando equilibrar-se por alguns metros..mas o celefeiro de Sivrac não tinha sistema de direção..tava claro que ia dar choro...
O equilibrio da coisa veio com o Barão de Von Drais..que em 1817 pegou o celefeiro de Sivrac e introduziu o sistema de direção que conhecemos hoje em dia..além do mais..o brinquedinho de Von Drais pelo menos tinha um tosco sistema de freio..mas o detalhe que assim como o celefeiro..a engenhoca de Von Drais não tinha nenhuma forma de propulsão..ele era como se fosse aqueles carros do desenho dos Flintstones sabe.....
draisiana |
Então um carroceiro da cidade de Brunel na França, chamado Pierre Michaux..pegou uma draisiana para arrumar em sua oficina..mas ao testá-la..ele achou ela cansativa..e ficou matutando um jeito de deixa-la mais da hora..então ele inventou um sistema de propulsão através de pedais e correias..que produzia o movimento através da roda traseira..
Henri Michaux |
Michaux é considerado o primeiro cara que conseguiu produzir estas engenhocas em série..ele produziu perto de 130 delas..
Apresentada com sucesso na Exposição Universal de 1889 em Paris..logo essas belezuras tomaram as ruas..das grandes cidades do mundo..
Era o que faltava para um bando de punheteiros começarem a competir quem corria mais rápido...
E assim nasceu o Tour de France..a maior competição de ciclismo mundial..com um percurso de mais de 3000 km através de estradas, montanhas e rodovias..que representam um circuito de bicicleta pela França..mais do que uma competição..é um evento muito esperado pelos ciclistas...é uma verdadeira febre...uma espécie de Wimbledon do ciclismo...
Tour de France |
Mas se você é mais light (ou sedentário) e quer simplesmente pedalar..Paris há uma opção muito boa..é o Velib. O nome é uma mistura de duas palavras: veló (bicicleta) e liberté (liberdade) .
Através do sistema Velib você pode alugar uma bicicleta e partir sem preocupações pelas ruas de Paris..Este sistema foi implantado em 2007...e com o bom resultado, resolveu extender o projeto..hoje já são mais ou menos 1400 estações espalhadas pela cidade..e mais de 20 mil bicicletas..
A idéia da Velib é interessante..de você alugar uma bicicleta..e a cada tanto tem um outra estação..assim..você pode tranquilamente pegá lo início do trajeto em um ponto..e devolvê-la próximo do seu destino final..pegar uma Velib é rapido, facil e barato..e hoje em dia as tais biciletinhas cinza já fazem parte da paisagem das ruas de Paris..
As estações são tipo auto-serviço, estilo caixa de banco...mas o aluguel da bicicleta é feito exclusivamente por cartão de crédito...
Você vai achar um toten eletrônico..onde você vai inserir o cartão de crédito com chip..
(a tarja magnética não funciona)
Você vai ver um display.. vai indicar um dos 5 idiomas (inglês, francês, alemão, espanhol ou italiano) e seguir as instruções na tela
Você precisa digitar o número da bibicleta que você vai pegar (verifique o bom estado de conservação..os pneus, correias, freios)
Se a luz que corresponde a ela na tranca estiver verde..ela está disponível
Depois de escolher o número da bicicleta..insira o cartão de crédito no momento solicitado..aceito a transação..a máquina te imprimirá um ticket..
Passe o ticket no leitor ao lado da bicicleta escolhida...você vai ouvir um barulho da trava..é o sinal de que a bicicleta está disponível..
(ps: evite andar na contramão da via..você pode levar uma juntada de um policial)
Bem..a bicicleta pode ser alugada de duas formas: para 1 ou 7 dias..a primeira hora é gratuíta..mas o preço do aluguel depende de quanto tempo você decide ficar com ela até devolver à proxima estação: se for 1 hora é 1euro; a segunda hora é 2 euros; a terceira hora é 3 euros..e assim por diante..a idéia é que eles te incentívem a trocar de bibicleta à cada hora..assim há uma grande rotatividade de bibicletas...
Há.mas se você já pensou em pegar uma dessas belezuras e levar pra sua casa..(em Curitiba se diz “levar pra chute”)...vai tirando o cavalinho da chuva..eles já pensaram nisso né, besta..
Quando você insere o cartão de crédito..já faz uma espécie de mini cadastro..e eles já tem todos os seus dados..então se a bicicleta não voltar..eles tem uma espécie de cheque-caução..que lhes dão o direito de retirar 150 euros da sua conta..entao..vale a pena??? Não né..elas tão ali..facilzinho em todo canto..é facil pegar..não seja espírito de porco..
Você precisa digitar o número da bibicleta que você vai pegar (verifique o bom estado de conservação..os pneus, correias, freios)
Se a luz que corresponde a ela na tranca estiver verde..ela está disponível
Depois de escolher o número da bicicleta..insira o cartão de crédito no momento solicitado..aceito a transação..a máquina te imprimirá um ticket..
Passe o ticket no leitor ao lado da bicicleta escolhida...você vai ouvir um barulho da trava..é o sinal de que a bicicleta está disponível..
(ps: evite andar na contramão da via..você pode levar uma juntada de um policial)
Bem..a bicicleta pode ser alugada de duas formas: para 1 ou 7 dias..a primeira hora é gratuíta..mas o preço do aluguel depende de quanto tempo você decide ficar com ela até devolver à proxima estação: se for 1 hora é 1euro; a segunda hora é 2 euros; a terceira hora é 3 euros..e assim por diante..a idéia é que eles te incentívem a trocar de bibicleta à cada hora..assim há uma grande rotatividade de bibicletas...
Há.mas se você já pensou em pegar uma dessas belezuras e levar pra sua casa..(em Curitiba se diz “levar pra chute”)...vai tirando o cavalinho da chuva..eles já pensaram nisso né, besta..
Quando você insere o cartão de crédito..já faz uma espécie de mini cadastro..e eles já tem todos os seus dados..então se a bicicleta não voltar..eles tem uma espécie de cheque-caução..que lhes dão o direito de retirar 150 euros da sua conta..entao..vale a pena??? Não né..elas tão ali..facilzinho em todo canto..é facil pegar..não seja espírito de porco..
Talvez um dos poucos incomodos que você pode ter por ventura são os horários de pico..por exemplo..de manhã..perto das 9..você pode achar uma estação vazia..pois muita gente utilizar as velibs como meio de transporte para se locomover até o trabalho..então geralmente perto de escritórios e lojas..você vai encontrar estações cheias............no final do dia é o inverso..na parte mais central você pode não achar..enquanto você acha em algumas estações mais afastadas...
Há muito tempo os franceses tem demonstrado uma rejeição aos carros e o metrô nem sempre é um ambiente agradável para se andar..a capital francesa é belíssima demais para você perder tempo enfiado num buraco...então as velibs são uma ótima opção...e não só como passeio ou lazer..você verá os parisienses utilizando essas coisinhas para ir ao mercado, ao dentista, ao cinema...voltar da faculdade..etc..
Canal St Martin |
5 comentários:
Que coisa genial. Pena que no Brasil isso jamais daria certo, na primeira noite todas as bicicletas seriam roubadas, ou teriam seus celins e rodas roubadas, e a torre eletrônica seria pixada e destruída. :/
Uma pergunta: não é obrigatório usar capacete com estas bibicletas?
A primeira hora é gratuita até devolver na póroxima estação? Então dá pra ir andando e trocando o dia inteiro sem pagar?
Se eu quiser ficar direto por 3 horas eu pago 3,00 euros? Pena que no final das contas custa qse o dobro por causa do IOF no cartão de crédito internacional...
Márcia - Porto Alegre
marciagubiani@gmail.com
Pelo que eu lembro precisava de um cartão com chip, pois não passa dinheiro. Mas vale a pena tentar, pque é uma percepção diferente da cidade, andando de bicicleta..., a primeira hora é gratuita, assim, se por exemplo, você colocar de volta no totem, antes de terminar a primeira hora, você pode ir trocando, pagando só a primeira taxa, pode ficar assim o dia todo (o que interessa pra eles, é que você não fique rodando com a mesma bicicleta, assim, quanto mais tempo você ficar com a mesma, mais você vai pagar - por exemplo, depois da 1a hora, 1 hora é 1¢, 2 horas é 2¢ e assim por diante) Ah, outra coisa, evite andar na contramão, lá se você fizer isso ganha multa (tem umas maquininhas tipo de cartão de crédito igual a que eles tem nos metrôs). eu andei sem capacete, ninguem falou nada.
Ótimo...muito brigada pelas dicas das bicis.
Entrei curiosa pra ver se já tinhas postado algo sobre a Itália, mas deves estar ainda curtindo o local.
Até a volta!
Márcia
Valeu, já comecei a escrever um pouquinho sobre a Itália. espero que goste, abrç
Postar um comentário
Gostou deste post? Quer falar também sobre suas impressões de viagens? Quer acrescentar detalhes que você conhece sobre o assunto? etc...
Use este espaço, é livre. Deixe seus comentários, críticas e sugestões, etc. Ajude-nos a melhorar cada vez mais...