sábado, 8 de dezembro de 2012

Conhecendo a Capela Sistina




      Não há lugar tão respeitoso e solene em Roma quanto a Capela Sistina. A obra-prima de Michelângelo é como uma corrente de ar...quando entramos lá, algo em nosso espírito muda... a visão fica aguçada, os olhos se enchem de lágrimas, o coração palpita. 



     Milhares de pessoas adentram todo dia no Musei Vaticani, e eu arrisco dizer que enquanto andam pelos corredores abarrotados de gente, e repletos de relíquias (muitos tesouros que são frutos do espólio da Igreja), anseiam finalmente encontrar aquela misteriosa capela, que mais parece um sublime firmamentum, um pedaçinho do céu..

Neste post vou escrever sobre o que é visitar a Capela Sistina, qual a sensação de conhecê-la...vou escrever, mais do que mostrar fotos (como eu costumo fazer), pois lá na capela é proibido tirar fotos (embora pouca gente respeite e eu mesmo tenha tirado uma de lembrança). 

Vou falar tudo isso, mas este é um post sobre viagem... Se você entrou aqui de paraquedas para fazer um trabalho sobre "Michelângelo e a Capela Sistina" para a aula de História ou de Artesnão se baseie nos meus comentários...Esse post não foi escrito para quem vai fazer trabalho da escola hehehehe...

    Olhando de fora, é claro, lá da Piazza di San Pietro, não achamos muita graça... a capela em si, sua arquitetura, não é nada extraordinária....mas é la dentro, todos sabem, que a mágica acontece....Ela aparece ali no cantinho, no final do Palazzo Apostólico, a residência do Papa...



     A ÚLTIMA CEIA (MILÃO) E A CAPELA SISTINA (ROMA): DOIS MOMENTOS INESQUECÍVEIS

     Pois bem, aqui estou, vou falar da segunda experiência que eu tive na Itália que é uma daquelas coisas que você sente que passou por um momento inesquecível na sua vida, algo que vai te marcar sempre: a primeira foi quando eu visitei a Ùltima Ceia em Santa Maria della Grazie em Milão.





  É interessante comparar essas duas experiências. No convento onde encontra-se o Cenácolo Vinciano, adentramos em um grupo pequeno, agendando horários, quase como uma procissão secreta: passamos por duas portas de vidro e adentramos num ambiente climatizado, lá são oferecidos somente 15 minutos para você apreciar a obra de Leonardo da Vinci ao vivo, porém, como são apenas 25 pessoa s por grupo, esta é uma experiência bem intimista...os minutos Parecem se dilatar em horas e horas, você tem muito tempo para olhar muitos detalhes... Já na Capela Sistina, você praticamente vai seguindo a manada...de repente, você encontra-se na célebre capela pintada por Michelângelo...e apesar dos avisos insistentes dos guardas para não tirarem fotos, toda hora você vê flash e flashs sendo disparados, como numa entrevista coletiva de alguma celebridade, sabe? (sim, pode ser um pouco frustrante, após pegar horas de fila, entrar na Capela Sistina e encontrar um ambiente um tanto desorganizado e barulhento)...O único jeito de ver a Capela Sistina totalmente vazia é se você for um cara fodão no Vaticano, ou se você tiver cacife para pagar cerca de 220¢ numa visita fora do horário de funcionamento do Musei Vaticani para uns poucos vips.., ou se você entrar na página virtual da Capela Sistina no Google...fora isso meurmão, aquele lugar é mais socado de gente que o Piscinão de Ramos...

Dificilmente você vai ver a Capela assim...tá entendendo?


    UM MOMENTO CLANDESTINO: UMA FOTO ILEGAL NA CAPELA SISTINA

   Isso foi tão evidente e tão frequente, que eu mesmo, não deixei de ter meu momento clandestino e tirar uma foto, (para dizer a verdade duas) as unicazinhas que eu tenho da Capela Sistina (sem flash, é claro!!). Está aqui....

De resto, eu mal posso explicar o que é ver isto ao vivo...




Como não é permitido fotografias, as imagens que ilustram esse post (exceto essas duas fotos acima) foram "roubadas" da internet, e é claro que não precisa dizer que uma fotografia não representa nem um enésimo do que é a sensação de ver tudo isso de verdade...


COMO MICHELANGELO PINTOU A CAPELA SISTINA

Curiosamente, Michelangelo nunca gostou muito de ser pintor, sua tecnica preferida era a escultura. Tanto que o processo de criação da capela foi bem moroso, durou mais de 4 anos... O teto da capela foi encomendado pelo Papa Julio II. O nome da capela, todos sabem, é uma homenagem ao papa Sisto VI.
 Mas Michelangelo demorou tanto tempo para concluir a obra que foi chamado de preguiçoso pelo papa, e foi necessário uma reconciliação para que os trabalhos fossem concluídos.... Ou seja, essa obra esplêndida, que tem um aura quase milagrosa, foi uma das mais difíceis de sair do projeto: primeiro porque a pintura não era o carro-chefe de Michelangelo, segundo porque o autor teve vários arranca-rabos com o papa Julio II...vai saber, uma das obras mais controversas hoje em dia é uma das maiores atrações de Roma...

Michelangelo já havia sido convidado, anos antes, em 1508, para fazer o túmulo do Papa Julio II...ele tava tão obstinado com essa obra, que passou vários meses, procurando blocos de mármore em Carrara e enviando para Roma. Quando o pátio da Basílica di San Pietro já estava todo abarrotado de enormes blocos de pedra, Julio II desistiu da obra (por  conselho de Bramante), deixando Michelangelo endividado e cheio de rancor...

Assim, quando o Papa Julio II o convidou para pintar a Capela Sistina, ouviu a negativa de que ele não era um pintor, mas um escultor... (certamente havia ali uma pontinha de rancor)


   Pense bem, para fazer o teto da Capela Sistina foi pintada usando a técnica que conhecemos como afresco. Nesta técnica, utiliza-se a pintura é feita sobre a argamasse feita com cal e areia. O detalhe é que o reboco seca rapidamente, e o artista tem que ter agilidade para pintar, pois uma vez que a argamassa secasse, não havia como retocar a pintura. Por isso o processo de composição da Capela Sistina foi tão moroso. Cada detalhe tinha que ser estudado milimetricamente, antes de receber a paletada definitiva.

Michelangelo pintou praticamente sozinho cerca de 680 m² que fazem parte do teto (é claro, há outras pinturas na Capela Sistina, e nomes de peso como Botticelli, Rafael Sanzio, Perugino e Bernini, mas para falar a verdade, ninguém dá muita bola, o que é compreensível, né?) Anos antes, havia no teto da Capela Sistina um céu estrelado, que fora pintado por Pier Matteo d´Amelia. 

    Dizem que o trabalho de Michelângelo era tão complexo, que na época se criou um boato que a tarefa de pintar a Capela Sistina havia sido arquitetada por inimigos do artista, que havia lançado o desafio para ver Michelângelo cair do cavalo (no melhor estilo "teoria da conspiração") pois acreditavam que era humanamente impossível alguém fazer um trabalho daquela magnitude...Claro, Michelângelo não pintou sozinho, mas salvo alguns detalhes, ele assumiu grande parte da obra.... alguns pouquissimos aprendizes o ajudavam a montar os andaimes, fazer pequenos retoques, preparar os pigmentos, etc Quando muito eles o ajudavam a ampliar os esboços, que eram produzidos em escalas menores no papel e sendo reproduzidos gradualmente em sua versão definitiva...

Além desses poucos ajudantes, Michelângelo permaneceu trancado na Capela Sistina, e não permitia que ninguém desse uma espiada no que ele estava fazendo...ele disse que só ia revelar a obra, depois de pronto...Assim, foram 4 anos...ninguém sabia o que estava acontecendo lá dentro...

O mais impressionante é que Michelangelo passava horas e horas, durante quatro anos, pintando em pé...(isso lhe rendeu um torcicolo monstro)... 

Mas às vezes, para aliviar a fadiga, ele pintava deitado no andaime, mas essa posição não era frequente, pois Michelângelo achava que não lhe dava firmeza suficiente para acertar nas pinceladas...





     Além disso, é preciso imaginar a dificuldade de fazer uma obra que está sendo pintada a 20 metros de altura, e é feita para ser vista de longe...neste tipo de trabalho, há que se levar em conta algumas distorções voluntárias, para dar o efeito, por exemplo, pintando determinadas partes do corpo bem maiores do que deveria ser se fosse reproduzido proporcionalmente...Imagine você fazer isso, tendo que fazer esse constante trabalho de sobe no andaime e desce para ver se está dando certo...uffa...dá uma canseira só de imaginar...

Dizem que Michelangelo passou tanto tempo olhando para cima que teve um tremendo torcicolo monstro... depois de alguns meses pintando assim, ele tinha que colocar um livro acima da altura da cabeça para poder ler, olhando para cima...

    Então pense bem, um cara sozinho pinta praticamente sem ajudantes um espaço de mais de 680 m², usando uma técnica que demanda precisão e rapidez, passando praticamente 4 anos trabalhando em uma posição insalubre, com o pescoço pra cima, e usando andaimes rústicos para chegar a 20 metros de altura...não é maravilhoso que um negócio desse tenha dado certo e transformado numa das obras mais belíssimas já produzidas?

GRAPHIC NOVEL DO ANTIGO TESTAMENTO

     Uma das coisas mais legais do teto da Capela Sistina é que ela pode ser vista como uma obra única. Michelangelo resolveu retratar as cenas do Antigo Testamento...é como se fosse uma histórinha em quadrinhos desde a Criação do Mundo, é belíssimo...



    Michelangelo já encontrou no teto da Capela Sistina um céu abobadado, aquele teto cheio de estrelinhas, tipo quartinho de bebê que você cola estrelinhas fosforescentes, sabe? Ele achou aquilo muito tosco e resolveu cobri-lo. Só que uma única imagem de 680 m² iria ser uma coisa gigantesca e desproporcional. Então Michelangelo resolveu fatiar o teto em pequenos painéis menores que retratavam as cenas do Antigo Testamento..O Papa Júlio II queria inicialmente que Michelangelo mantivesse as tais estrelinhas do céu abobadado, completando-o com figura dos apóstolos. Mas Michelangelo teve uma ideia incrível: resolveu retratar meticulosamente o processo de criação do mundo, como se fosse uma (estou sendo muito anacrônico para um historiador, mas é preciso ser didático) histórinha em quadrinhos da Bíblia...



    Eu estava do lado de uma guia que estava explicando isso, do lado de fora da Capela Sistina, onde há uns painéis mostrando o esquema da composição da obra, eu captei algumas coisas...



Ficheiro:Sistine chapel ceiling diagram of areas.PNG




   
 Nas áreas triangulares, Michelângelo colocou imagens dos Profetas e das Sibilas. Os profetas são 7 (Daniel, Ezequiel, Jeremias, Jonas, Joel, Zacarias ). 



Isaias
(notem que na figura do profeta Zacarias, Michelângelo pintou duas criançinhas...o intrigante disso é que uma delas está fazendo um sinal de figa com os dedos...que poderia tanto significar boa sorte, quanto era um sinal utilizado na época para mandar alguém se foder...legal né?)
Zacarias




As Sibilas são Ciméria, Prisca, Dafne, Sibia e Sambeta...


Ficheiro:DelphicSibylByMichelangelo.jpg
Dafne

Na parte exatamente acima do teto, bem no centro da Capela Sistina, você vai ver as "tirinhas" do Antigo Testamento:



I) Deus separando a luz das trevas:




II) Deus criando o sol e a lua:



III) A criação de Adão

(obs: muita gente diz que nesta famosa pintura, a figura de Deus aparece na verdade dentro de um "cérebro"...sacou? seria uma forma de Michelângelo dizer que Deus na verdade é uma criação do Homem, e não o contrário?)



IV) Criação de Eva



V)O Pecado Original




VI) O sacrifício de Noé




VII) O Dilúvio



VIII Noé Embriagado



Nas quatro pontas do teto, há os "pendentes", que formam quatro imagens:

1. Davi e Golias

Ficheiro:Michelangelo Buonarroti 025.jpg

2. Judith e Holofernes
Ficheiro:Michelangelo Buonarroti 038.jpg

3. A punição de Amã

Ficheiro:Michelangelo Buonarroti 034.jpg

e a 4. Serpente de Bronze...

Ficheiro:Michelangelo Buonarroti 024.jpg




O JUÍZO FINAL

Como se não bastaste o magnífico trabalho feito no teto da Capela Sistina, ainda há um enorme afresco de Michelangelo, atrás do altar...é o afresco do Juízo Final...



O Juízo Final

No centro vemos a figura de Jesus ao lado de Virgem Maria(1), cercados por São Pedro(2), São Lourenço (3) e São Bartolomeu (4)...




Neste afresco, fica bem claro quem se fodeu e quem se deu bem no dia do Juizo Final...

No canto esquerdo, você vai ver uma trilha de corpos ascendendo aos céus, são os escolhidos, iluminados, quem se comportou bem, quem comeu fibras e verduras,  etc...

Ressureição dos  mortos.

No canto direito é o contrário, é uma pilha de corpos caídos, esses se foderam bonito....Notem que a pilha de corpos estão sendo levados pelo barqueiro Caronte, a figura mitológica grega que levava os passageiros num barco até o mundo subterrâneo, o Hades...

Dizem que Michelângelo pintou a cara do barqueiro caronte parecida com o Papa Paulo III, que foi quem encomendou a obra...e como era de se esperar, ficou pentelhando ele também... (1)

Note que tem outro cara, bem no canto, enrolado numa serpente, dizem que essa figura tem o rosto de um bispo, que deu um esporro no Michelângelo por causa da nudez dessa figura. Michelângelo então apagou o rosto original, e fez um outro rosto, que lembrava o semblante deste bispo...detalhe: ele disfarçou a nudez colocando esse homem enrolado numa cobra, que está prestes a dar uma picada no bilau dele (2)...esse MIchelângelo era troll demais, não acham?




Enfim, a Capela Sistina é uma verdadeira obra-prima, não tem nem o que falar. Eu poderia ficar horas escrevendo sobre mais e mais detalhes, ainda faltaria espaço neste post...

Uma viagem à Itália não é lá algo muito barato, mas visitar lugares como a Capela Sistina ou o convento onde está a Última Ceia, e ver tudo ao vivo, são coisas que vale a pena fazer, nem que seja uma vez  na vida....


TOUR VIRTUAL

Se você não tem a chance de visitar a Capela Sistina, mas quer ter uma noção de como ela é, felizmente ha um tour virtual no Google..

(observação: esse tour enfatiza as obras do teto da capela e o afresco do Juizo final, portanto, as outras imagens podem parecer meio de lado ou distorcidas, sem uma boa resolução)

http://www.vatican.va/various/cappelle/sistina_vr/index.html

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