terça-feira, 6 de novembro de 2012

Os presepi da Via San Gregorio Armeno





Você já ouviu falar que os napolitanos fazem os presépios mais lindos do universo? O costume de montar presépios é mais forte em Nápoles do que outros símbolos natalinos como o Papai Noel ou a Arvore de Natal. Em Nápoles, é a própria natividade que simboliza o Natal, não era afinal isso que importava? 

     O NATAL EM NÁPOLES

    O Natal de Nápoles é uma festa incrível! Os napolitanos tem o costume de montar os presepi no dia 8 de dezembro, quando acontece a tradicional Festa della Immacolata Concezione-  mas a figura de Jesus menino só é colocado na manjedoura no dia 24 de dezembro. As árvores de Natal não eram utilizadas até meados do século XX.

   Os napolitanos costumam dizer que “...no Natal você tem que estar com a sua família, mas no Ano Novo você pode estar com quem quiser!!!” A época do  Natal é sobretudo uma celebração de família, que envolve a montagem dos presépios e principalmente delícias culinárias. Cada família tem o seu próprio presépio, que vai aumentando com o passar do tempo e a introdução de novas estatuetas, animais, paisagens, etc. 
      No dia 24 de dezembro, tradicionalmente os napolitanos não comem carne. O menu tradicional da Cena della Vigília (ceia da vigília) é o espaghetti alle vongole (um espaguete feito com maricos), o Capitone (enguia frita) ou o Baccallà fritto (bacalhau frito), a Insalata di rinforzo (feito com legumes marinados e decorados com couve-flor). Para a sobremesa doces típicos como o RoccocoMustaccioli e Susamielli.



espaghetti alle vongole
L'insalata di rinforzo
Insalata di rinforzo

mustaccioli

    Após a ceia, muitas famílias costumam assistir à Missa do Galo. A figura de Jesus menino é colocado na manjedoura em algum momento entre o dia 24 e 25 de dezembro.
    No dia 25 de dezembro acontece a refeição principal do Natal napolitano. O Pranzo di Natale cujo prato principal é a Minestra (sopa de legumes) Após as refeições são abertos os presentes, que foram colocados ali nos dias que antecedem a comemoração.
    Na noite de Natal, os napolitanos reunidos com suas famílias, gostam de jogar o tombola, um jogo de sorte para toda a família. O tombola é um jogo baseado em números e tem conexões místicas com o cotidiano dos napolitanos. Para eles, cada número é associado à um símbolo, que é chamado de smorfia. O resultado de um jogo de tombola pode dar uma deixa para apostar num número na loteria, por exemplo, serve como um pressário!
   
   Não é oficial, mas no dia 26 de dezembro, muitas famílias costumam se reunir para fazer a Prima Festa, a primeira refeição após o natal. E dá-lhe mais comelança!!!
No dia 06 de janeiro acontece a Epifania, uma espécie de feriado informal que também é chamado de Befana. É quando eles retiram os presépios e as luzes de Natal. 

   VIA SAN GREGORIO ARMENO:  A RUA DA NATIVIDADE

 Em Nápoles, a rua que mais tem haver com o tradicional Natal napolitano é a Via San Gregorio Armeno. Na época do Natal, essa região recebe mais de meio milhão de visitantes. Eles se espremem nos poucos metros entre a Via dei Tribunali e a Via Biagio dei Librai, no centro histórico de Nápoles, em busca dos famosos presepi napolitanos.










    E os presépios da Via San Gregorio Armeno estão em outro nível. É impressionante ver a riqueza de detalhes. Por exemplo, alguns presépios tem moinhos movidos à eletricidade, possuem montanhas, árvores, rochedos.  Você pode até encontrar uma casinha, com todos os objetos em miniatura, igualzinho uma casinha de verdade. Além disso, os presépios são enfeitados com anjos, animais, estrelas, etc. É lindo, lindo, lindo..maravilhoso! Dá até uma emoção andar por aquela rua.










    Mesmo fora da época de Natal, a Via San Gregrio Armeno não pára. Lá estão os presépios montados, desde os mais simples até os mais luxuosos. Um presepe napolitano mais simples custa em torno de 30¢, 40¢ e vai ficando mais caro quanto mais sofisticado e cheio de detalhes for ficando. Há presépios belíssimos (e caríssimos também). Mas no geral, você pode encontrar bons preços por lá, não é um lugar careiro.




Além dos presepi já montados, você pode comprar os apetrechos para montar o seu! Muitas famílias costumam fazer isso, o presépio familiar vai crescendo com o passar dos anos.



Algumas lojas são de tradicionais famílias de artesãos da cidade, que exercem o ofício há décadas, como os Ferrigno, Giannotti e Maddaloni... A arte é passada de pai para filho.




 Mas a Via San Gregorio Armeno é bem curiosa. Além da parafernalha ligada a montagem de presépios você vai encontrar lá vários elementos presentes na cultura napolitana: você pode encontrar lá as tradicionais estatuetas de Jesus Cristo, da Madonna e de San Genaro. 




Mas, ali você vai achar  também coisas nada religiosas...
    Por exemplo, estatuetas e bustos de caricaturas de políticos e personalidades italianas.
Nesse quesito, as estatuetas são muito irreverentes...





 Além disso, você pode encontrar por lá, por toda parte, o tradicional Pulcinella, personagem da Commedia dell´Arte inspirado no povo napolitano. 




Também pode encontrar alguns colares e pulseras feitas com pimenta, símbolo de sorte para os italianos. 


Mas o que eu achei mais curioso é que em meio as estatuetas de santos e pulcinellas você vai encontrar lá, facilmente, uma estatueta de Diego Maradona. É que os napolitanos são apaixonados pelo Napoli, o time da casa de mesmo nome que a cidade. Lá, Maradona é um verdadeiro ídolo.



     Ou seja, caminhar pela Via San Gregorio Armeno é uma verdadeira aula de cultura e história napolitana. 

O PRESEPE  CUCINIELLO EM SAN MARTINO

  Se você já achou maravilhoso os famosos presepi da Via San Gregorio Armeno, Napoles tem um presépio em específico: o Presepe Cuciniello. Esse presépio não está à venda, ele encontra-se no acervo do Museo Nazionali di San Martino. Ele é considerado o maior presépio de Nápoles, possui 182 pessoas, 80 animais, e 450 objetos em miniatura. É uma verdadeira obra de arte. 










   Eu nunca imaginei que eu sentiria emoção em ver um presépio. Mas os presepi de Nápoles são mais do que um simples enfeite...são verdadeiras obras de arte que fazem parte da cultura napolitana...

2 comentários:

Unknown disse...

Boa noite! Vou passar a noite de natal em Nápoles com o meu marido e minha filha de 7 anos. Onde podemos passar a noite de natal? Muito obrigada, Christine

Unknown disse...

Boa noite! Vou passar a noite de natal em Nápoles com o meu marido e minha filha de 7 anos. Onde podemos passar a noite de natal? Muito obrigada, Christine

Postar um comentário

Gostou deste post? Quer falar também sobre suas impressões de viagens? Quer acrescentar detalhes que você conhece sobre o assunto? etc...

Use este espaço, é livre. Deixe seus comentários, críticas e sugestões, etc. Ajude-nos a melhorar cada vez mais...