terça-feira, 6 de novembro de 2012

O silêncio do mármore: a Capella Sansevero



   
    Um dos locais interessantes que você pode conhecer em pleno centro histórico de Nápoles é a Capella Sansevero.  Este lugar fica na Via Francesco de Sanctis, pertinho da Piazetta Nilo. O horário é das 10:00 às 15:40. Fechado às terças. 
   A Capella Sansevero é uma capela em estilo barroco, idealizada pelo príncipe Sansevero e que contém várias simbologias maçônicas (o local foi construído numa região onde havia um templo à Isis). 
      Porém, a Capella Sansevero também possui um título alternativo, também é conhecido simplesmente como a Pietatella. Esse segundo nome vem de uma anedota de que um preso condenado injustamente estava passando pelo local, quando subitamente uma parede lateral que encontrava-se onde hoje é a capela, desmoronou, e apareceu ali uma figura da Pieta. 
    O duque de Torremaggiore, Giovanni Francesco di Sangro começou a construir a capela, dando o nome de Santa Maria della Pieta (ou simplesmente Pietatella).Porém, foi com Raimondo di Sangro, o principe de Sansevero, que a capela foi concluída. Além de uma quedinha pela maçonaria, o principe de Sansevero era também um entusiasta das artes e das ciências. 

Raimondo di Sangrio - Principe de Sansevero
E a Capela Sansevero no fundo é isso, ele reúne o gosto pelo belo e o entusiasmo pela ciência...




    O Cristo Velado


    Uma das obras encomendas especialmente para a Capela Sansevero é o Cristo Velato. Trata-se de uma obra de Giuseppe SanMartino que mostra o Gesú Morto com seu corpo visível, deitado, e coberto por um sudário. É impressionante olhar o detalhe do mármore, as curvas do tecido...a leveza desta obra..!!! Você consegue ver a expressão serena do Gesù Morto sobre o pano o tecido, as veias ainda pulsantes em suas mãos e braços...Cara, como é que alguém consegue fazer isso, você quase imagina que o tecido do sudário feito com mármore é transparente!!!!



Sansevero+naples





Sansevero+naples



     La Pudicizia e outras virtudes

   Além dessa imagem impressionante do Cristo Velato, a Capela Sansevero tem um grande número de estátuas, representando as virtudes: "Amor Divino, Dominio di se Stessi, Pudicizia, Zelo della Religione, Decoro, Educazione, Sincerità, Disinganno, Liberalità e Soavità del Giogo Coniugale"

Além de vários monumentos dedicados a dinastia Sansevero.


 

Sansevero+naples

Sansevero+naples


      As Máquinas Anatômicas

   Mas embaixo da Capella, há uma parte subterranea, a Cavea Soterranea. Ali é impressionante você ver duas esculturas: dois esqueletos em posição vertical, protegidos por um vidro, um masculino e um feminino, representando o corpo humano. Essa obra enigmática, meio obra-de-arte, meio bruxaria, meio coisa de cientista maluco é chamado simplemente de "As Máquinas Anatômicas"





Essa obra foi construída no século XVI, encomendada ao médico Giuseppe de Palermo pelo principe Raimondo di Sangrio. Eles teriam injetado nos cadáveres uma substância à base de mercúrio, assim, houve uma espécie de "metalização" dos vasos sanguíneos.

As Máquinas Anatômicas da Capella Sansevero é uma obra muito curiosa, um pouco grotesca, que conserva intacto os vasos sanguíneos e o sistema circulatório humano...graças a uma maluquice de um apaixonado por Ciência...

A existência de uma obra dessa, que o príncipe mantinha num aposento chamado "Casa de Fenix" ajudou a alimentar a lenda negra a respeito do príncipe Raimondo di Sangrio. Diziam que ele tinha matado os dois servos, um homem e uma mulher, e que os conservava em sua casa, tendo todas as vias e artérias expostas....coisa doida esse negócio!



  Para quem acha que Nápoles não tem nada, deve olhar com mais atenção à lugares como estes. Aqui na Capella Sansevero você encontra um ambiente único que mistura a beleza barroca, a curiosidade científica e a soberba dinástica. é um lugar incrível que você pode visitar à poucos passos da SpaccaNapoli bem no coração de Nápoles.

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou deste post? Quer falar também sobre suas impressões de viagens? Quer acrescentar detalhes que você conhece sobre o assunto? etc...

Use este espaço, é livre. Deixe seus comentários, críticas e sugestões, etc. Ajude-nos a melhorar cada vez mais...