segunda-feira, 12 de novembro de 2012

D10S Existe: o culto à Maradona em Nápoles





  


      GESÙ, SAN GENARO E MARADONA

    O povo napolitano é fervoroso devoto de San Genaro, e a figura do Gesù (Jesus) está por toda parte, nas casas, nas lojinhas....Mas por lá, quem governa soberano é Diego Maradona. A devoção à San Genaro tem o seu equivalente ao amor que este povo tem pelo ídolo máximo do Napoli, o time de futebol da casa. Religião e Futebol se misturam...Em Nápoles dizem que Deus existe!! e seu nome é ...Maradona!!!!


   MARADONA NO NAPOLI

   A passagem de Maradona pelo Napoli foi relativamente curta. Mas coincide com o auge do jogador argentino, com a época que sua estrela brilhava, muito antes de vermos ele barrigudo, decadente e lutando contra o vício. Naquela época, Maradona brilhava como uma estrela azul celeste. 

   Maradona chegou ao Napoli em 1984...sua carreira no Napoli coincide exatamente com a ascensão de Maradona no futebol internacional. O Napoli ou Società Desportiva Calcio Napoli, era um time mediano no campeonato italiano. Já haviam ganhado títulos na Copa da Itália em 1962 e 1976. Mas há anos estavam em tempos de vacas magras. Maradona, um argentino irreverente,  entrou para o time em 1984. Os napolitanos amam Maradona, mesmo depois de quase 30 anos, a sua figura ainda encontra-se estampada nas paredes, nas camisetas, nos bonequinhos da Via San Gregorio Armeno, é incrível...
Aquele time de 1985, os napolitanos nunca vão esquecer. Maradona pegou um time que não ganhava uma Copa da Itália há vários anos, e em menos de 4 anos, esse time ganhou este campeonato duas vezes!!! Em 1987, o Napoli chegou até a final da Liga dos Campeõs, perdendo para o Real Madrid, mas no ano seguinte conquistou o título da Copa da UEFA, foi a melhor fase do Napoli.

  LA MANO DI DIOS

  Maradona estava no Nápoles quando brilhou para o mundo. Foi na Copa de 1986. O jogo Argentina e Inglaterra ganhou proporções épicas. Todo mundo falava da Guerra das Malvinas, e que a argentina iria entrar com sangue nos olhos, para honrar os argentinos mortos durante as batalhas....o negócio tava sinistro!!! Neste jogo, Maradona passou o carro, humilhou, ele fez dois gols antológicos....tem que reconhecer, o cara fazia milagres naquela época...


  Um dos gols foi tão bonito que os argentinos chamam de "El gol del siglo" (claro que um título desses é alvo de controversas para horas e horas de conversa apaixonada, ninguém concorda, cada um tem o seu lado). Neste gol, Maradona arranca do meio do campo, e vai deixando um a um, os seus adversários estendidos no chão, Maradona passa como um furacão....

  Mas o gol mais antológico e polêmico é aquele que ficou conhecido como "La Mano di Dios"...Nesse gol, Maradona nitidamente coloca sua mão para fazer o gol...e quando a imprensa o interroga sobre o feito, ele diz simplesmente que foi "La Mano di Dios" numa resposta que já se tornou um clássico...Não chega a ser mentira. Se em Nápoles (e na Argentina, é claro), Maradona é Dios, então o gol foi, realmente, feito pela "Mão de Deus" ou seja, ele mesmo! Semanticamente a frase está correta.....

O ALTAR NO BAR NILO

  Num lugar onde o culto à San Genaro está no mesmo nível que a devoção à Maradona, não é de se estranhar que Maradona disputa o mesmo espaço com outros ícones religiosos. Na SpaccaNapoli, por exemplo, você pode encontrar facilmente um altar à San Genaro. Mas você sabia que ali, bem em frente à Piazetta Nilo, há um altar em homenagem à Maradona?


Altar à San Genaro
Altar à Diego Maradona

  Fica no Bar Nilo, na Via Biaggio dei Librai, a poucos metros da estátua do Deus Nilo, bem no meio da SpaccaNapoli. 


   O dono do Bar Nilo é, obviamente, um fanático roxo do Napoli. Ele conseguiu guardar fotos do ídolo, moedinhas, e até dinheiro argentino, e montou um pequeno altar na frente do seu bar, com as relíquias sagradas de Maradona!!! Se você for tirar uma foto, por favor, entre e compre um café!!! Eles são muito simpáticos, vale a pena parar e conversar um pouco...ouvir estórias, anedotas..


   NAPOLITANOS: ETERNOS LOUCOS POR MARADONA...

   Eu sabia que na Argentina havia todo um culto em torno de Maradona, a ponto deles fundarem uma Igreja Maradoniana que tem até uma liturgia própria e realiza até casamento!!! 
   Mas encontrar a figura de Maradona tão forte pelas ruas foi algo surpreendente. Eu não sabia como os napolitanos  adoravam tanto ele (talvez por identificarem com o seu jeitão irreverente)

   Andando por Nápoles você vê a figura de Maradona por toda parte, é incrível, até parece que Maradona é napolitano...

    Essa barraquinha, bem no começo do Corso Umberto I, foi o único lugar onde eu vi que as camisetas, chaveiros e bugigangas do Napoli não estavam imediatamente associadas ao culto à Maradona...vai ver ele era um sectário ou ateísta...




    Maradona foi embora em 1991...e os napolitanos ficaram literalmente órfãos. Se hoje, mesmo quase 30 anos desde a sua chegada à Itália, seu rosto ainda figura entre os eternos ídolos do time, é porque nesta cidade, Maradona tem tanta moral quanto seus santos e madonnas...digno de um culto fervoroso! Acho que não houve jogador italiano ou estrangeiro que tivesse tanta identificação com esse time, que as pessoas cultuassem tanto como ele: D10S Existe, dizem os napolitanos!!!
  


Em Nápoles, a figura de Maradona aparece em toda parte: nas ruas, nas camisetas, nas sacadas, nos bonequinhos, nos chaveiros!!!




0 comentários:

Postar um comentário

Gostou deste post? Quer falar também sobre suas impressões de viagens? Quer acrescentar detalhes que você conhece sobre o assunto? etc...

Use este espaço, é livre. Deixe seus comentários, críticas e sugestões, etc. Ajude-nos a melhorar cada vez mais...