segunda-feira, 5 de novembro de 2012

O centro histórico de Nápoles


   PARA CONHECER NÁPOLES, DESÇA AO NÍVEL DAS RUAS...
  
   Isso vale para todas as cidades que visitamos numa viagem, mais é ainda mais evidente quando se trata de Nápoles: numa cidade, não se contente em visitar apenas os lugares bonitinhos que ela tem para te mostrar, os “prédios históricos”, os “monumentos”, aquelas coisas todas – mas vá ao nível das ruas, ande por elas, sinta como vivem as pessoas no seu cotidiano. É comum uma cidade apresentar demasiada arrumação na sala-de-estar, jogando a poeira para baixo do tapete. Assim, geralmente você só vê o que querem que você veja...



 Não é à toa que os lugares mais impressionantes de Nápoles não sejam aqueles pontos “turísticos” como a Piazza del Plebiscito, o Castelo Nuovo, o Castelo Dell´Ovo ou o Corso Umberto I.  O que Nápoles tem de mais cativante é a própria efervescência das ruas, seu modo único de viver, o seu povo e seus costumes.

    O  centro histórico de Nápoles foi tombado como Patrimônio da Humanidade pela Unesco. É ali que você deve ir, para conhecer a verdadeira Nápoles do dia-à-dia.




    Neste post vou explicar como você pode conhecer o centro histórico Nápoles em poucas horas, mesmo que o seu tempo na cidade seja curto...e mostrar o que você pode ver pelo caminho...

    Essa espécie de Tour começa na Via dei Tribunali, passa pelo coração do centro histórico de Nápoles, passando pela SpaccaNapoli e pela Via Gregório Armeno e termina na Via Toledo, já no coração do Quartieri Spagnoli (que merece um post à parte)

COMO ACHAR O CENTRO HISTÓRICO DE NÁPOLES

   Para quem chegar à Nápoles, certamente vai fazer esse caminho: saindo da estação Napoli Centrale, você vai cair na Piazza Garibaldi.     
   De lá da Piazza Garibaldi você deve dirigir-se até o Corso Umberto I, que como eu falei no post anterior, é uma larga avenida de 1,3 km que liga a estação Napoli Centrale até a Piazza del Plebiscito.
  



 Vá seguindo por essa avenida....Bem no meio dela, você vai encontrar uma praça circular, que tem o nome do antigo prefeito da cidade, Piazza Nicolas Amore. Quando eu fui para Nápoles, essa praça estava toda em reformas... eu a encontrei assim:






   Mas não tem como errar, porque quando você chegar exatamente no meio do trajeto do Corso Umberto I, você vai ver os 4 prédios exatamente iguais (por este motivo, esta praça também é conhecida como Piazza Quattro Palazzo), que dão o formato circular para a praça:




Quando você chegar nesta praça, bem no centro dela, pegue a Via Duomo à sua direita...algumas ruas acima, você vai estar no início do nosso trajeto..na Via dei Tribunali.


CONHECENDO O CENTRO HISTÓRICO DE NÁPOLES

   Via dei Tribunali

   A Via dei Tribunali é uma das ruas mais antigas de Nápoles, ela mantém ainda o traçado de uma decumanus - as antigas ruas romanas que cortavam a cidade de ponta a ponta em linha reta...Quando você chegar ali, vai ver que saiu da região bonitinha  e cosmopolita do Corso Umberto I, e ter a impressão que entrou numa autêntica rua napolitana...







   A Piazza San Gaetano

  A Piazza San Gaetano é uma das praças históricas mais importantes de Nápoles. É nessa região que ficava o Forum na época em que os romanos ocupavam a cidade. No subsolo dessa região, você vai encontrar escavações romanas....Nesta praça também você vai encontrar uma das entradas para conhecer os subterrâneos de Nápoles (Napoli Sotterranea)...
  Bem no centro  da praça está a estátua em homenagem à San Gaetano...


    A Basílica di San Lorenzo Maggiore

    Ali na Piazza San Gaetano você vai encontrar uma das igrejas mais bonitas do centro histórico de Nápoles: a Basílica di San Lorenzo Maggiore. Ali está o túmulo de San Gaetano, que dá o nome à praça. Esta igreja está assentada em cima de uma área de grande importância arqueológica: ali stão vestígios arqueológicos tanto da época dos gregos quanto da época dos romanos, já que esta é a parte mais antiga de Nápoles. 
    Olhando da Piazza San Gaetano, a Basílica di San Lorenzo Maggiore aparece meio escondidinha. Ela está praticamente de lado para a praça, escondidinha entre os prédios, e o que vemos é a alta torre do campanário...


E apesar de parecer pequenininha, a Basílica di San Lorenzo forma um grande complexo que abriga uma igreja e um convento...No século XIV, Petrarca viveu neste convento..



   A Via San Gregório Armeno

   E você vai caminhar em direção à torre do campanário da Basílica di San Lorenzo Maggiore. Exatamente ali, do lado da torre da igreja,  começa uma das ruas mais queridas de Nápoles: a Via San Gregório Armeno.


A Via San Gregório Armeno também é conhecida como a Rua da Natividade. É ali que você vai encontrar os presépios mais lindos do mundo....




A SpaccaNapoli

Desça pela rua San Gregório Armeno até a primeira rua paralela à Via dei Tribunale. Você vai estar na SpaccaNapoli, a maior rua de Nápoles. A SpaccaNapoli corta praticamente todo o centro de Nápoles em linha reta. É uma das três ruas de Nápoles que ainda preserva o traçado das decumani romanas.

Na verdade, a SpaccaNapoli começa hoje em dia oficialmente na Piazza del Gesù Nuovo e tem o nome de Via Benedetto Croce. Seguindo pela rua em direção ao leste, ela vai mudar o nome para Via S. Biagio dei Librai, e depois que ela atravessa outra rua importante, a Via Duomo, ela vai ter o nome de Via Vicaria Vecchia. Essa rua vai seguindo pelo até formar uma forcela (garfo), abrindo-se em três ruas: Via Vicaria Vecchia, Via Cesare Sersale e Via Ezigiaca Forcella.

Ou seja, a SpaccaNapoli é uma enorme rua, que vai mudando de nome ao longo do trajeto....mas que corta todo o centro histórico de Nápoles de ponta a ponta....











A Piazetta Nilo

   Sejamos francos. Esse lugar nem pode ser chamado de praça. A Piazetta Nilo é um espaçinho no meio da Via San Biagio dei Librai, assim que você cai na SpaccaNapoli após ter saído da Via Gregório Armeno.
    Nesta piazetta, o mais legal é uma estátua do deus Nilo, uma referência à presença dos alexandrinos na cidade  e que mostra mais uma vez que Nápoles é um verdadeiro caldeirão, ...





Na Piazetta Nilo você vai encontrar a Chiesa di Sant´Angelo a Nilo... uma belíssima igreja barroca italiana.          





    Altar à Maradona

    E num lugar que mistura devoção à San Genaro no mesmo patamar que o amor à Diego Maradona, não é de se estranhar que em plena Via San Biagio dei Librai, no número 129, bem  no centro da SpaccaNapoli, você vai encontrar um altar à Maradona...em frente ao Bar Nilo, coladinho com a Piazetta Nilo.



    A Piazza del Gesù Nuovo

    Estamos então já no final do trajeto..pegando a Via Benedetto Croce, você vai encontrar o começinho da SpaccaNapoli, ali vai estar a Piazza del  Gesù Nuovo, outra praça importante do centro histórico de Nàpoles.

    Ali na Piazza del Gesù Nuovo você vai encontrar duas igrejas importantes de Nápoles.

    De um lado está a Chiesa del Gesù Nuovo...
    É bem ali que está afixada a placa do tombamento da UNESCO...



Arquivo: Placa unesco na.jpg


             De outro a Basilica di Santa Chiara....


Basilica e Complesso Monumentale di Santa Chiara


         E no centro uma belíssima obra, o Obelisco della Immacolata...






    O Quartieri Spagnoli

  Ali da Piazza del Gesù Nuovo você está relativamente perto de um dos bairros mais pitorescos de Napoli, o Quartieri Spagnoli. Para encontrá-lo você deve andar algumas quadras até encontrar a Via Toledo, uma rua importante de Nápoles. Descendo pela Via Calata Trinità Maggiore e seguindo em frente, você vai cair na Piazza  Carità, já na Via Toledo.






      Do lado oposto ao que você estava, você já vai identificar as ruazinhas estreitas e inconfundíveis do bairro espanhol.
   Se você quer ver uma daquelas ruazinhas bem estreitas, forradas de varais coloridos, é ali que você deve ir... O Quartieri Spagnoli é um dos bairros que ainda conserva bem o modo de vida peculiar dos napolitanos.... 

   Mas como já estava anoitecendo, eu não me arrisquei a ficar muito tempo lá, nem entrar muito bairro adentro...fui andando pelas ruazinhas mais movimentadas apenas...já dá pra sentir um gostinho daquele jeitão de viver dos napolitanos..


                                      



    A Via Toledo

    A Via Toledo (que em alguns trechos também é chamado de Via Roma) é outra rua importante do centro de Nápoles.  Ela começa na Piazza Dante e vai te levar para a Piazza Trieste e Trento, na parte mais turística da cidade...

    É uma rua super movimentada e muito gostosa de andar no finzinho da tarde....
    Caminhando neste direção você vai saindo daquelas ruazinhas estreitas do começo do percurso, e vai cair na parte mais "bonitinha" de Nápoles...






     A Piazza Trieste e Trento

  A Piazza Trieste e Trento é o ponto final do nosso percurso. Percorrendo toda a Via Toledo, você vai parar lá nesta praça super central.



   Fazendo todo o percurso que eu comentei aqui neste post, você vai sair da Estação Napoli Centrale e parar bem do lado da Piazza del Plebiscito, a maior praça de Nápoles.



   Neste percurso  que eu te indiquei aqui, você vai percorrer todo o centro histórico, caminhando entre igrejas históricas como a Chiesa del Gesù Nuovo, a Basílica di San Lorenzo Maggiore e a Basilica di Santa Chiara,  ruazinhas estreitas como a Via dei Tribunali, praças centenárias como a  San Gaetano,  vai ver os famosos presepi da Via San Gregorio Armeno, vai ver centenas de Pulcinellas para vender, ao lado de imagens de San Genaro, estátuas de Maradona... vai percorrer as mal encaradas ruas do Quartieri Spagnoli



   E no final desse percurso você vai estar na Piazza Trieste e Trento, de onde fica muito fácil ir para os pontos mais turísticos de Nápoles como a Piazza del Plebiscito (que fica do ladinho dessa praça), o Castelo Nuovo, a Galeria Umberto I e o Castelo dell´Ovo. 

    Para mim, esse foi um dos passeios mais legais que eu fiz na Itália. Diferentemente do que eu havia ouvido falar de Nápoles como uma cidade violenta, o que eu vi são pessoas andando nas ruas tranquilamente. É indispensável vencer os preconceitos, e descer ao nível das ruas, andar entre as pessoas que moram por lá, vivenciar um pouco do gostinho do que é a Nápoles do cotidiano....
   Eu estava feliz naquele dia podendo conhecer esta parte de Nápoles. Para quem havia me dito que em Nápoles não tem nada para fazer, eu acho que estão muito enganados. É maravilhoso andar por aquelas ruazinhas, eu passei lá, algumas das minhas horas mais divertidas, mesmo tendo meu tempo limitado (tinha que voltar para Roma no final da tarde), eu consegui ver bastante coisa.




2 comentários:

Anônimo disse...

Caro Mauricio, Parabéns pelo blog. Embora não tenha tido pretensão de ser um guia turístico, tenha certeza, você dá show em relação à informações práticas, que precisamos e na perspectiva que precisamos: conhecer "por dentro" as cidades que vamos visitar. Continue nos seus relatos pois junto com o Ricardo Freire e poucos outros, vocês são apoio inteligente e culto aos turistas que viajam de verdade e não vão às compras no exterior. Estou indo à Nápoles com minha esposa em junho próximo e passando 1 dia apenas (já penso em estender a viagem, pois qto mais leio mais vontade tenho de conhecer melhor esta cidade) foi com o seu blog, entre todos que li, o que mais informações me deu na construção do meu roteiro. Na volta se puder, dou aqui minha contribuição complementar. Grande abraço e grato pela grande ajuda. Arnoldo

Maurício Ouyama disse...

Olá, caro arnoldo . obrigado por visitar o blog e por comentar... Fico feliz que se eu não posso dar todas as informações possíveis, pelo menos o meu relato tenha inspirado outras pessoas a ter curiosidade de conhecer os lugares onde eu fui e ter suas próprias impressões sobre os lugares, Sim, seria muito legal se um dia você passasse por aqui e contasse como foi sua viagem, pois com certeza enriqueceria muito a nossa experiencia, Abrçs, boa viagem.

Postar um comentário

Gostou deste post? Quer falar também sobre suas impressões de viagens? Quer acrescentar detalhes que você conhece sobre o assunto? etc...

Use este espaço, é livre. Deixe seus comentários, críticas e sugestões, etc. Ajude-nos a melhorar cada vez mais...