quarta-feira, 7 de novembro de 2012

O pitoresco Quartieri Spagnoli






 

Nápoles é formado por vários distritos, chamados de "quartieri", mas nesta cidade, quando falamos simplesmente "i quartieri", todos sabem que se trata de um dos lugares mais peculiares da capital da Campagna: o Quartieri Spagnoli, o bairro espanhol.
  Este bairro tem esse nome porque no século XVI, Napoles fazia parte do reino das Duas Sicílias, que era controlado pelo lado espanhol da família Bourbon. O vice-rei Don Pedro di Toledo mandou criar um local onde pudesse abrigar as tropas espanholas que eram envidadas para Nápoles para controlar possíveis insurreições. 





File:Pieter Bruegel d. Ä. 031.jpg
  
O bairro dos espanhóis também era frequentemente procurado por soldados que passavam pela região da Campagna, e iam até lá em busca de "diversão". 




    Aos poucos, o Quartieri Spagnoli ficou conhecido como uma das regiões de meretrício da cidade. Apesar de tudo isso, milagrosamente o bairro espanhol escapou do processo de reestruturação urbana que aconteceu em Nápoles no final do século XIX, que ficou conhecido como Rinascimento, onde bairros inteiros sumiram do mapa do dia para noite.

  O Quartieri Spagnoli é um dos bairros mais pitorescos de Nápoles e tem uma importância histórica e cultural muito grande. Essa região sofreu por décadas e décadas de maus cuidados, que fizeram com que o bairro se transformasse em um dos locais mais degradados do centro da cidade. 

  Apesar da sua má fama acumulada por anos e anos de abandono. Andar pelas ruas do Quartieri Spagnoli é uma autêntica experiência napolitana. É ali que você vai vivenciar o dia-a-dia dos napolitanos. Se você quer ver um lugar que preservou muito bem aquele típico jeitão napolitano, vá ao Quartieri Spagnoli. É lá que você vai ver aquelas ruazinhas estreitas, de menos de 3 metros de largura, forradas de varais coloridos. 

   Infelzmente, a experiência que eu tive no Quartieri Spagnoli foi parcial. Eu havia visitado grande parte do centro histórico de Nápoles quando começou a anoitecer..Então, por prudência, eu não cheguei a adentrar no bairro espanhol, fiquei apenas nas ruas mais movimentadas. Já deu para ter um gostinho!





Arquivo: Palácios 900.jpg

















0 comentários:

Postar um comentário

Gostou deste post? Quer falar também sobre suas impressões de viagens? Quer acrescentar detalhes que você conhece sobre o assunto? etc...

Use este espaço, é livre. Deixe seus comentários, críticas e sugestões, etc. Ajude-nos a melhorar cada vez mais...