sábado, 17 de novembro de 2012

No Frigidarium: as Termas Stabianas e o banho público em Roma


  THERMAE: BANHO PÚBLICO EM ROMA

    A maioria das pessoas gosta de tomar banho. Algumas tomam banho todo dia. Mas para um romano, o banho era uma parte importante do dia. O banho tinha diferentes finalidades: higiene, diversão, fins medicinais, entretenimento, sociabilidade. 




   Os romanos tinham dois tipos de lugares para tomar banho: o balneum era uma parte do domus destinado à isso, mas nem todos as residências possuíam banhos privados. Alguns domus mais luxuosos, que dispunham de um balneum mais bem equipado, podia até abrir esse espaço particular para o uso do público, mediante pagamento. Mas o balneum não era a experiência do banho que os romanos estavam acostumados a tomar. O verdadeiro banho romano era no espaço coletivo, o banho público, na thermae

   Os romanos herdaram muitas das suas tradições balneárias e o gosto pelo banho diário dos gregos. A palavra thermae vem do grego, e significa "calor". Há escavações na Grécia, na Ilha de Creta, em Santorini e outras cidades gregas, em que encontraram diversas estruturas destinados ao banho na civilização grega. Mas os romanos ultrapassaram os gregos nesse quesito. Os thermae de Roma ultrapassavam em tudo em luxo e extravagância. 
  E houve uma época em que cada imperador Nero, Tito, Dominiciano, Comodo, Dioclesiano, Constantino - todos queriam fazer um lugar desses, que ultrapassava os outros em imponência e elegância. 

   Para ganhar popularidade, os preços da entrada de uma thermae no coração de Roma eram ridículos. Chegava a ser quase gratuito. Para isso, muitas termas eram subsidiadas pelo Império. Haviam algumas pessoas que tomavam 7, 8 banhos por dia!! Uma das thermae mais conhecidas de Roma, as Termas de Caracalla, chegou a ter um espaço para mais de 16.000 pessoas. Você consegue imaginar isso? 

Termas de Caracalla


  Para trazer tanta água à cidade, os romanos construíram grandes aquedutos. Dizem que as águas de um aqueduto chegavam mais rápido em Roma do que o galope de um cavalo. Água era o que não faltava na capital do Império.
   Quando os romanos expandiram o seu território. Construíram diversas thermae nas suas províncias. As cidades romanas eram muito parecidas do ponto de vista de sua estrutura funcional. Praticamente todas elas dispunham dos mesmos elementos urbanos: as decumani, cardos, o forum, as termas, o anfiteatro, templos, etc. 
   Neste sentido, a prática do banho público diário passou a ser incorporado em várias partes do Império. O banho público na thermae não era apenas o  momento de lavar as cracas e o cabelo ensebado, havia toda uma sociabilidade envolvida. As thermae tornaram-se então grandes espaços de lazer, sociabilidade e entretenimento...
   E cada thermae tinha uma atração específica: poderia ser uma bela vista, uma grande biblioteca, espetáculos de dança e música, etc.

   Os romanos diziam que um verdadeiro cidadão deveria ter o "ócio com dignidade". Ou seja, o trabalho braçal era relegado aos escravos. As termas eram frequentadas por todo tipo de gente, menos escravos (estes só estavam presente nesse ambiente para auxiliar o patrício em uma das etapas do banho, e só). Em algumas cidades as thermae eram abertas já no finalzinho da manhã, perto do meio-dia, quando os esportistas chegavam do ginásio e gostavam de tomar um banho e ficar relaxadão. Mas muitas thermae também recebiam escoltas de prisioneiros no começo da manhã, acompanhados pelos centuriões, para tomar seu banho matinal...

   Os romanos não iam apenas para a thermae para tomar banho. Ele passava lá horas e horas...

   As grandes thermae romanas eram espaços suntuososo e exuberantemente decorados, dotados não apenas de uma estrutura para os banhos, mas era todo um complexo que envolvia bibliotecas, áreas de lazer, salas de leitura, sala de jogos, apresentações teatrais, danças, música, era uma festa!!! Não é a toa que os romanos gostavam tanto de lugares assim...era um local feito para entreter, relaxar.... Se eu fosse um romano patrício ia passar metade da minha vida entre uma terma e um puteiro (e olha que as vezes esses dois ambientes eram muito similares, dada a quedinha dos romanos para descambar para a putaria).


  E claro, no começo, os banhos eram mistos. Homens e mulheres frequentavam o mesmo ambiente, peladões, tudo na maior naturalidade. Porém, na época do Imperador Adriano estabeleceu-se o padrão de banhos separados nas thermae. Uma imensa parede separava os ambientes: o ambiente das mulheres geralmente eram menores do que dos homens.



  Numa thermae romana geralmente haviam três entradas. O dos homens, das mulheres e dos escravos. Os usuários das termas (e você sabe que em Roma, cliente quer dizer outra coisa), geralmente levavam um ou dois escravos, que iam lhe ajudando nas diferentes etapas do banho. Os romanos mais pobres também usavam as thermae, mas nessa hora era um amigo que fazia esse trabalho de passar o óleo e raspar as costas...
  Ou seja, o banho era uma parte importante da vida do romano, e a thermae um lugar especialmente criado para isso. Mas para os romanos, ir à thermae não significava apenas lavar o corpo com água e sabão...

AS ETAPAS DO BANHO PÚBLICO ROMANO

  É incrível, mas já naquela época os romanos dispunham de um sistema de caldeiras que lhes proporcionava um banho quentinho, ambientes que você podia ficar no vaporzão quase como uma sauna moderna, várias coisas assim, é de ficar boquiaberto...

  Com o tempo, cada parte de uma thermae foi construído de acordo com a necessidade de dividir o banho em diferentes momentos. Então, se você for numa thermae romana, vai perceber que ele tem diferentes ambientes, cada um deles concebido para realizar um tipo específico de banho, ou uma fase do banho público romano.



   O banho-ritual começa no Apodytherium. É o vestiário, onde os romanos trocam de roupa e preparam-se para o banho. A primeira sala de banho que ele entra chama-se Frigidaryum, é a sala de banho frio. Essa sala também era utilizada muitas vezes para a massagem com óleos, após as etapas do banho. A segunda câmara que ele entrava era o Tepidarium, era a sala de banho morno. E finalmente, o último local que ele entrava era o Caldarium
    Você percebeu? As etapas do ritual do banho público para os romanos são uma espécie de exposição progressiva do banhista ao calor. O banhista ia percorrendo gradualmente as câmeras e a temperatura aumentava. No final, o banhista poderia voltar ao Frigidaryum, que para receber uma sessão de massagens e óleos. Algumas thermae tinham uma câmara chamada de Sudatorium, que era uma espécie de sauna, com caldeiras embaixo, onde o vapor ia saindo pelos buracos dos tijolos. Após todo esse processo, o banhista poderia ir para uma câmara de descanso chamada Laconyum. Era uma câmara seca, onde ele ficava deitadão...êh vidão hein????

P_apodyterium.jpg


As thermae também possuíam um espaço aberto, um jardim quadrangular formada por uma colunata, chamada de Palaestra. A palaestra geralmente ficava do lado de fora das instalações de banho, era uma área aberta, de convívio comum...




   AS TERMAS STABIANAS

   Eu não consegui visitar as Termas de Caracalla em Roma, mas tive a experiência de conhecer uma thermae romana em Pompéia: são as termas stabianas. (Pompéia tem três grandes thermae: as termas stabianas, as termas centrais  e as termas do Forum - eu só visitei as stabianas)




 As termas stabianas, encontram-se no cruzamento de duas vias de Pompéia: a Via dell´Abbondanza e a Via Stabiae. Esse era um lugar que já existia antes do terremoto de 63. d.C, e encontramos marcas de reformas anteriores à tragédia de 79 d.C. É um dos prédios mais antigos de Pompéia.

   Também no Apoditerium das termas stabianas você pode encontrar alguns dos corpos petrificados que restaram em Pompéia...é impressionante.

  Você vai perceber também que em Pompéia, não havia o costume dos banhos mistos. Homens e mulheres tomavam seus banhos em câmaras separadas...

   O legal é que visitar as Termas Stabianas te dá uma noção exata do que era uma thermae romana. Você pode ver exatamente todas as partes de uma thermae que eu expliquei acima:

Palaestra
Apodyterium

Apodyterium - nas paredes, estão os espaços para colocar as roupas
Tepidarium


Caldarium


    Após o banho, revigorado e com cheiro de bundinha de nenem, o romano ia aproveitar o resto da tarde numa das dependências da thermae, lendo um pouco na biblioteca, curtindo um teatrinho, ou assistindo um espetáculo de dança e música, etc. Veja se não é um vidão hein????

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou deste post? Quer falar também sobre suas impressões de viagens? Quer acrescentar detalhes que você conhece sobre o assunto? etc...

Use este espaço, é livre. Deixe seus comentários, críticas e sugestões, etc. Ajude-nos a melhorar cada vez mais...