sábado, 3 de novembro de 2012

A vocação (bem pouco) turística de Nápoles



     Quem chega à Nápoles dificilmente quer ficar em Nápoles (refiro-me ao turista comum). No meio de tantas belezas na Itália, Nápoles não é uma cidade turística no sentido estrito da palavra. Cidadezinhas minúsculas da Itália, bem menor do que Nápoles, dão um couro nesse quesito. Pisa, por exemplo, consegue reunir milhares de pessoas todos os dias, num local que não é muito maior do que uma simples praça. Mas Nápoles não tem nada disso. Ela tem monumentos históricos e belíssimos? Sim, há a imensa Piazza Del Plebiscito, o Castelo dell´Ovo, o Castelo Nuovo e a Galeria Umberto I. Mas quem iria para Nápoles para ver essas coisas? Acredito que ninguém.  Quem vai à Nápoles geralmente faz dessa cidade uma espécie de QG para ir para lugares como as ruínas de Ercolano e Pompéia; para a caríssima ilha de Capri, ou para cidadezinhas litorâneas  da costa amalfitalina como Sorrento. 


   O QUE FAZER PERTO DE NÁPOLES

   Olha, eu até entendo porque Nápoles é tão pouco turística. Mesmo em sua região. Há coisas legais para fazer.....Eu me concentrei muito mais no norte e em Roma. Não imaginava que ia gostar tanto da região da Campagna. Se eu soubesse disso, teria dado uma atenção melhor para esse lugar, durante a minha preparação. Foi erro meu. Chegando lá, deu vontade de ficar mais, e explorar um pouco mais a região....

        A Costa Amalfitalina
    
   Não deixa de ser curioso. Mas Nápoles é uma cidade populosa, cheia, bem urbana...caótica. Mas é toda cercada por uma baía linda, com balneareos tranquilos e charmosos. Você pode conhecer por exemplo, a Costa Amalfitalina. Lá você vai encontrar quatro cidadezinhas principais: Ravello, Positano, Amalfi e Sorrento


    
     A ilha de  Capri

    A ilha de Capri também é um destino muito conhecido para quem chega na região da Campagna. Você pode pegar um ferry de Nápoles. É uma ilha muito bonita e bastante procurada. Mas quando chegar lá, você vai saber que está num daqueles lugares pega-turistas, tudo muito caro, filas, restaurantes lotados, etc. 





  

 A ilha de Procida

   Você não quer ir para Capri, mas quer conhecer uma das belíssimas ilhas do Mar Tirreno. Vá até Procida. É uma ilha de pescadores, mas é bem grandinha. É ali, nas praias entre as rochas de areia preta vulcânica, que os napolitanos gostam de ir nos finais de semana e feriados. Fica ali do ladinho.





    As ruínas de Pompéia e Ercolano

   Um dos destinos mais procurados perto de Nápoles são as escavações de Pompéia e Ercolano. Elas ficam praticamente grudadas com Nápoles, só que do lado contrário da baía. Lá da orla de Nápoles, andando perto da praia, dá pra ver exatamente o Vesúvio. Quando você vai para Pompéia ou Ercolano, tem a impressão que não saiu de Nápoles. Parece que está se dirigindo à região metropolitana. Pompéia é uma experiência incrível. Mas vá preparado. Caminha-se muito. Pompéia é maior do que algumas cidadezinhas na Itália que você conhece, que praticamente dá pra percorrer a pé. Mas se você for lá, vai gastar pelo menos 5 horas. Por isso, não acredito que seja possível você ver com calma, no mesmo dia, as ruinas de Pompéia e de Ercolano. 




   O QUE FAZER EM NÁPOLES

  Eu acredito que te dei bastante dicas nos primeiro post sobre Nápoles sobre o que você pode fazer para sentir o verdadeiro espírito napolitano. E isso é bem simples: saía às ruas!!! Vá ao mercado de Pignasecca, vá a Via San Gregório Armeno, ande pela SpaccaNpaoli, ande pelas ruazinhas do Quartieri Spagnoli. Se você quiser saber um pouquinho dessas experiências vividas em terras napolitanas, leia os próximos posts.

   Mas o que eu vou contar neste post é exatamente o que você pode descartar, se você estiver com tempo curto. Vou falar dos lugares "bonitinhos" de Nápoles.

  A Piazza del Plebiscito
  
  É a maior praça de Nápoles. Ela é imensa.  Tem cerca de 25.000 m² (o bairro inteiro do Quartieri Spangoli, um dos mais populosos de Nápoles tem cerca de 700.000 m², pra você ter uma idéia). É uma praça bem ampla, no final da tarde tem bastante gente andando por ali. E por ser um grande espaço, é o local preferido para as manifestações públicas de Nàpoles. No centro desta praça está a imponente Basílica di Sa Francesco di Paula




  E num dos cantos da praça está o Palazzo Reale, que costumava ser a sede do governo durante o período em que Nápoles foi dominada pelos espanhóis e fazia parte do Reino das Duas Sicília. 


    



  A Piazza Trieste e Trento

  Essa pracinha minúscula está bem no centro de Nápoles, e encontra-se praticamente contígua à Piazza del Plebiscito, a maior praça da cidade. Para quem chega pelo Quartieri Spagnoli pela Via Toledo de um lado, ou para quem vem da região do Corso Umberto I, é ali que tudo vai desembocar. 
  No centro da praça, o seu característico chafariz, com uma imensa alcachofra espirrando água. Obra de Archille Lauro. 


  Num dos cantos da praça, quase já na Piazza del Plebicito, está o Café Gambrinus, um dos cafés mais tradicionais da cidade. Dali, da frente deste café partem as excursões pelos subterrâneos de Nápoles (veja o post sobre a Napoli Soterranea).



 Mas eu acho interessante é que num espaço relativamente curto, há diversas coisas: lá você vai encontrar a histórica e pequenininha Chiesa di San Ferdinando. Um a igreja do século XVII, pequenininha, bem discreta ali no cantinho da praça.



 Vai encontrar também dois símbolos do espírito do Rinascimento napolitano, quando Nápoles foi completamente destrinchada, em nome do progresso e da modernindade:

 o Teatro di  San Carlo 




e a Galeria Umberto I...




Essa galeria, por dentro, é praticamente uma cópia da Galeria Vittorio Emanuele, construída por Giuseppe Mengoni em Milão. Veja se não é igualzinho (só que em menores proporções)...

galleria Umberto I Napoli



   O Castelo Nuovo

  Bem pertinho dali, pegando a Via San Carlo, você vai chegar no Castello Nuovo, uma construção medieval belíssima que também foi utilizada como moradia da nobreza durante a época que Nápoles fazia parte do Reino das Duas Sicílias. 





  A Fontana del Gigante

 Caminhando pela orla de Nápoles, na Via Partenope, você vai encontrar a Fontana del Gigante. Também é conhecido como a Fontana della Immacotella. Essa fonte ornamental, já foi modificada de lugar várias vezes, hoje fica perto de outro ponto turístico, o Castelo dell Ovo. 
  O legal também desse lugar, é que ali da orla do mar dá pra ver certinho a silhueta do  Vesúvio do outro lado da baía de Nápoles. 




  O Castelo dell Ovo

  Na minha opinião é um dos pontos turísticos mais bonitos de Nápoles. Ele encontra-se numa ilha de tufo chamada Megáride e parece uma extensão natural do Monte Ecchia. Apesar de ser uma construção histórica importantíssima, durante o Rinascimento, quase botaram esse lugar baixo. 
  A tradição popular diz que dentro deste castelo, em algum lugar, está escondido um ovo de ouro. 




Toda essa região da orla do mar é muito bonita....Aliás, é muito bonito ver a baía de Nápoles à noite...




    O Duomo de Nápoles
  
   Uma das igrejas mais bonitas de Nápoles é o seu Duomo. Ele encontra-se um pouco depois da Via dei Tribunale, subindo pela Via Duomo, bem próximo do centro histórico de Nápoles.  



  O Castelo Sant´Elmo

   Lá no alto da colina, você pode encontrar uma fortaleza medieval, o Castelo Sant´Elmo. O nome vem de uma igreja construída ali, chamada Sant´Erasmo, que foi encurtado para simplesmente para Ermo. Uma das coisas mais legais do Castelo Sant´Elmo é que ele tem uma vista privilegiada do alto da baía de Nápoles. 






  O Museo Archeologico Nacional

  É um museu de Nápoles que abriga grande parte do antigo Museo Real Bourbon. Além de um extenso acervo de obras e artefatos da Antiguidade, o Museo Archeologico também abriga a Soprintendenza Speciale do acervo de Pompéia. Eu acho difícil, mas se você não puder ir para Pompéia, estando em Nápoles, pode visitar o Museo Archeológico.


  

  O Parco Virgiliano

  Esse é um dos lugares mais bonitos de Nápoles, mas também é um pouco longe do centro.  É o Parco Virgiliano. Ele tem esse nome porque é ali que está o túmulo do poeta romano Virgilio. Ele também é conhecido como Parco à Rimembranza - Parque das Lembranças no dialeto napoliano).
  Ali do Parco Virgiliano você tem uma imensa vista da Costa  de Bacoli, você pode ver a ilha de Procida, e bem pertinho a ilha de Nisida.
  O Parco Virgiliano é um lugar onde os casais adoram fazer aquelas fotos de casamento...Se você tiver com um pouco mais de tempo, vale a pena ir até lá.








Neste tópico eu apresentei alguns dos locais conhecidos de Nápoles. Não são exatamente pérolas do turismo na Campagna. Como eu expliquei, é um outro lado de Nápoles. Se você quiser ir para Nápoles e conhecer só o lado superficial, você pode visitar esses locais que eu falei aqui. Mas fica minhas dicas das sugestões anteriores. Se você quiser realmente conhecer Nápoles, evite esses lugares muito bonitinhos, e vá conhecer as ruas...Divirta-se. 

   

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou deste post? Quer falar também sobre suas impressões de viagens? Quer acrescentar detalhes que você conhece sobre o assunto? etc...

Use este espaço, é livre. Deixe seus comentários, críticas e sugestões, etc. Ajude-nos a melhorar cada vez mais...