sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

A "Fábrica de Sonhos"...estava fechada!




A CIDADE DO CINEMA

Existe um lugar em Roma que deveria ser aberto ao público de forma irrestrita, devido à sua importância histórica e cultural. Durante muito tempo ela foi chamada literalmente de "La Fabbrica dei Sogni". A Fábrica dos Sonhos! Este local com um clima meio feérico, encantado, misto de parque de diversões e mundo paralelo é conhecido por todos como a Cidade do Cinema, Cinecittà.







    E por quê o Cinecità é importante não apenas para o cinema italiano mas para a própria HIstória do Cinema? 

    Pense na palavra Epic Movies....qual filme lhe vem à cabeça? Aqueles filmes de mais de 4 horas que costumávamos assistir em família no sofá da sala, que começava sábado à noite e terminava altas horas da madrugada? Certamente, o filme Ben-Hur de William Wyllers, lançado em 1959,  lhe vem logo de cara, as inesquecíveis cenas das corrida de biga no Circo Massimo com Ben-hur (Charlton Heston) e seu ex-melhor amigo-eagora arqui-inimigo Messala (Stephen Boyd).



  Sim, o maior dos filmes épicos não foi filmado num estúdio em Hollywood, mas do outro lado do Atlântico, em terras italianas. E você sabia que o Cinecità ainda preserva os sets de filmagem de Ben-Hur?


  Assim, o Cinecittà foi uma espécie de pilar dos filmes épicos produzidos em meados dos anos 60 e 70. Impulsionados pelo sucesso estrondoso de Ben-Hur, a fábrica de sonhos passou a ser uma espécie de queridinha dos estúdios, fazer um filme épico filmado no Cinecittà passou a ser sinônimo de um certo "selo de qualidade". Vários clássicos do cinema foram produzidos ali, desde Quo Vadis? de Mervin LeRoy (1951). Satyricon de Fellini (1969) e Cleópatra com Elizabeth Taylor inesquecível no papel-título. Até um certo filme bem asqueroso chamado o Porteiro da Noite (1974) foi filmado ali.

Ben-hur, Satyricon, Cleópatra, Quo Vadis? - histórias não faltam à este lugar....

PESADELO FASCISTA

Mas se a História do Cinecittà é digna de memória, seu início é um tanto controverso. Durante muito tempo o Cinecittà serviu como local criado por Mussolini em 1937 para produzir a propaganda fascista. Luiggi Freddi, uma espécie de Goebbels italiano foi o diretor do Cinecittà grande parte do governo de Mussolini. Na época, a Itália contava com um incentivo para a produção cinematográfica nacional chamada LEI ALFIERI. Isto é, é aquele esquema: quem faz propaganda do governo e produz filmes alinhados com a ideologia fascista recebe grana para produzir seus filmes. Assim, entre 1937 e 1939, impulsionados pela Lei Alfieri e com Luggi Freddi a frente do Cinecittà, foram produzidos na Cidade do Cinema mais de 300 filmes.

Quer dizer, mal o Cinecittà foi inaugurado e já se tornava um dos maiores da Europa em termos de produção de filmes. Um dos lemas da propaganda fascista era "La Cinematografia è l´Arma piu forte"....


Assim muitos filmes produzidos nesse momento eram dedicados à mostrar uma Itália poderosa e ameaçadora para seus inimigos, retratando a ascensão de Mussolini ao poder.

O NEOREALISMO ITALIANO

O Cinecittà foi criado em 1937, mas logo depois, durante a Guerra, sua produção foi interrompida. Nos anos da II Guerra Mundial, o local era utilizado como abrigo. Toda os equipamentos, sets e parafernalha acabaram sendo realocados temporariamente para um estúdio em Veneza...Primeiro o local foi tomado pelos nazistas, depois, em 1945 começou a ser utilizado como local para refugiados e mais tarde foi bombardeado pelas tropas aliadas...ou seja, o local ficou inutilizado durante mais da metade da década de 1940...

Mas no período pós-guerra, surgiu o chamado Neo-Realismo italiano. Os cineastas dessa corrente opunham-se à uma certa filmografia produzida antes da guerra, associada à propaganda fascista. Assim, surgiram filmes como "Roma Cidade Aberta" e "Ladrão de Bicicletas", que eram produzidos sem o financiamento da Lei Alfieri e também negavam utilizar as instalações do Cinecittà, preferindo utilizar "pessoas comuns" e atores não profissionais, filmando as cenas diretamente nas ruas....


Assim, o Cinema pós-guerra italiano enfocava essa crise de identidade nacional. Os problemas causados pela guerra, a "realidade" das ruas. Para produzir esse tipo de filme era preciso sair dos estúdios, e retratar a pobreza, a penúria e o sofrimento, de uma forma nua e crua, quase documental....

O Neo-Realismo coloca assim o Cinecittà de escanteio, nada de produzir filmes ali...! Foi preciso vir uma outra geração de cineastas italianos como Fellini (que amava este lugar) para que a Cidade do Cinema fosse reabilitado e se  transformasse, enfim, na Fábrica dos Sonhos....

Aliás, Fellini, o maior dos entusiastas da geração posterior, costumava dizer que todas as suas amizades, relações, alegrias, decepções.."começavam e terminavam ali, nos estúdios do  Cinecittà".

HOLLYWOOD NO TIBRE: A ÉPOCA DOS CLÁSSICOS

E foi assim no final dos anos 50 e início da década de 60. Naquela época a indústria cinematográfica italiana procurava instalações mais baratas e o Cinecittà começou a aparecer novamente como uma alternativa para a produção de filmes. Tudo começou com filmes como A Princesa e o Plebeu, que misturava cenas filmadas nos estúdios do Cinecittà com belíssimas imagens de Roma, um sucesso. Quem não se lembra daquela famosa cena da "princesa" e o "Plebeu" em frente à Bocca della Veritá?. Esse filme vai inaugurar uma série de city movies em que sempre um italiano gatão (geralmente jornalista) vai ensinar os meandros da vida em Roma, através dos seus principais cartões turísticos...Isso vai culminar, todos sabem, na famosa cena de La Doce Vita na Fontana de Trevi....

De qualquer forma, o mundo esta in love com Roma...é a cidade dos casais, a cidade dos apaixonados, onde o amor acontece, onde as pessoas se dão ao luxo de viver um romance....acompanhado de belas paisagens, belos cartões postais...

Mas não são esses filmes que deram ao Cinecittà uma imagem etérea...mas sim os grandes clássicos!!! E eles vieram, após seu início turbulento, servindo como local para produção da propaganda nazista, após seu repentino destino durante a II Guerra Mundial, onde quase foi desmantelado, saqueado, deteriorado..., ; e enfim, após o repúdio ao estúdio promovido pelo cinema neorealista pós-guerra, o Cinecittà vive seu esplendor....




Quo Vadis? produzido em 1951, mostrou um potencial precoce do estúdio italiano para filmes de grande porte. Mas foi Ben-Hur em 1959 que levou o Cinecittà à uma escala inimaginável....Ben Hur inaugurou uma série de filmes com produção rebuscada, sets imensos, rigor histórico (gosto pelos filmes situados na Antiguidade), figurinos exuberantes, belas atrizes, etc....

De repente, todo mundo queria filmar lá....quando lançaram Cleópatra, o filme era para ser feito na Inglaterra, mas uma série de fatores contribuíram para a escolha do Cinecittà: problemas com orçamento, mau templo, estado de saúde de Elizabeth Taylor....e voillà, o filme acabou sendo produzido no estúdio italiano!










CINECITTÀ HOJE

Após o período áureo dos clássicos épicos, o Cinecittà enfrentou um certo declínio. Certamente...ainda no final dos anos 60, o que fazia dinheiro mesmo eram os filmes de bang-bang, e alguns dos clássicos do Spaghetti Western foram filmados ali. Um dos filmes que inaugura a época dos Westerns Italiano, "Por um punhado de dólares" de Serge Leone com Clint Eastwood no papel principal e a inconfundível trilha de Ennio Morricone foi produzido ali, no Cinecittà.

Mas apesar de seu declínio ao longo dos anos 70 (época em que filmaram ali o horrendo O Porteiro da Noite), 80 e 90, mesmo assim o Cinecittà resiste ao tempo e permanece na ativa.

Apesar de não ter aquela aura da época de Ben-Hur e Cleópatra,ainda assim, o Cinecittà continua desafiando as dificuldades e tendo produções importantes. Por exemplo, mais recentemente, foi lá que filmaram o filme Gladiador de Ridley Scott no ano 2000. Um épico contemporâneo tentando reviver o clima e a grandiosidade dos clássicos dos anos 50....


O Cinecittà também serviu recentemente como set para as filmagens do seriado da HBO, Roma. E não vai dizer que a ambientação do seriado não é magistral? É muito foda. Claro, é muito fácil reproduzir o Forum romano, quando o original está praticamente "no quintal de casa"....




      Na mesma linha, o Cinecittà também foi utilizado para filmar cenas do filme de Mel Gibson, A Paixão de Cristo....



     Claro, há toda uma comodidade em se filmar filmes ambientados na Roma Antiga, num estúdio localizado nas redondezas da cidade de Roma. Afinal, o estúdio possui um grande acervo de figurino de roupas romanas, armas de gladiadores, centuriões, objetos domésticos....é possível, por exemplo, reproduzir sem muito esforço um domus romano...já que tá tudo ali na mão....Cena de gladiadores então, moleza...as armas dos retiarius e dos murmilos já estão ali, nem precisa mandar fazer....


Então, o Cinecittà se tornou (ou o que é mais triste, foi relegado à este exclusivo papel) como um estúdio especializado a produzir trabalhos sobre Roma Antiga...


Mas, se engana quem acha que são feitos só filmes sobre Roma hoje em dia lá no Cinecittà. Você assistiu ao filme de Martin Scorcese, Gangues de Nova York? Pasmem...ele foi filmado lá, na Itália....todas aquelas cenas das batalhas naquela praça em Five Points numa Nova York do século XIX tomada por gangues, foi recriada em solo italiano....os sets desse filme também estão lá, conservados...



set do filme Gangues de Nova York de Martin Scorcese

    E eu imagino que Martin Scorcese deve ter motivos pessoais para querer gravar ali no Cinecittà, pois como todos sabem, Scorcese não é apenas um realizador, mas restaurador e cinéfilo, apaixonado por História do Cinema...Então, qual seria o motivo de sair dos Estados Unidos, de Hollywood, para filmar no Cinecittà um filme sobre Nova York? 








E recentemente Woody Allen também utilizou as instalações do Cinecittà em seu filme Para Roma com Amor...




Então, o Cinecittà não é nem de longe aquilo que já foi no seu apogeu...Ela é decadentes sim..e de dar pena!!! Porém, sua história é digna de respeito...

É uma pena que apesar das tentativas, o local ainda não oferece uma estrutura para visitação de turistas, não dispõe de nenhum roteiro ou tour destinado a visitação...quem vai lá, as vezes consegue entrar, outras vezes não,...funciona assim...

É uma pena que este lugar, situado quase na periferia de Roma, ainda disponha de uma estrutura tão precária...Atualmente está em andamento uma tentativa para organizar tudo isso, chama-se Word Cinecittà...um projeto bem controverso.




Bem, eu quis visitar a Fábrica de Sonhos...fui até o Cinecittà, mas infelizmente ela estava fechada....Hoje vou falar sobre isso...

E não custa sonhar né..espero que um dia, a FÁBRICA DE SONHOS, seja aberta ao público....

VISITANDO O CINECITTÀ EM ROMA

Eu sabia que estava prestes à ir num local alucinante com sets preservados do filme Ben-Hur, figurinos de Elizabeth Taylor no filme Cleópatra, e toda a parafernalha utilizada no seriado Roma. Isso era motivo suficiente para eu querer sair do roteiro turístico do centro de Roma e me dirigir à periferia da cidade, já bem distante do centro...
Para chegar lá, é preciso tomar a linha de metro Linha A em direção Anagnina. 


O lugar é gigantesco, é do tamanho de uma cidade, literalmente, é uma Cidade do Cinema, 

Lá se constroem pequenas "Romas de mentirinha" à poucos quilômetros da Roma de verdade...





O problema não é o acesso. Apesar de estar a quase 9 km do centro, é fácil de chegar. Pegando o metro e descendo na estação Cinecittà (a penúltima da linha A em direção a Anagnina)... você vai parar exatamente na porta do estúdio...

O problema não é o acesso, mas a própria incerteza de que se vai conseguir entrar....


No início eu achei que só os figurões ou alguém que trabalha com Cinema poderia entrar...a entrada é totalmente sem informações, parece de uma repartição pública...

Eu via as pessoas entrando, até que percebi, pela movimentação, que havia um casais de velhinhos alemães que queriam fazer o mesmo que eu, ou seja, visitar os estúdios do Cinecittà...

Claro, não havia nenhum tour convidativo, chamando pessoas para entrar lá..., mas o acesso também não estava restrito. Depois de um papo com os guardinhas eu consegui entender que sim..é possível entrar lá, visitar tudo, inclusive os sets do seriado Roma e tudo mais..Mas tinha um probleminha: só era aberto ao público um dia da semana..(se eu não me engano era numa quarta-feira)..o problema é que eu fui um dia antes e eles disseram "amanhã sim, você pode entrar, sem problemas"... Mas com o roteiro apertado, eu já havia me programado para visitar Pompéia e Nápoles nos dois dias seguintes, não estaria lá...e na outra semana, quando as portas estariam abertas, eu já não estaria mais na Itália....

Enfim, a Fábrica de Sonhos ...estava fechada!!!!

CINECITTÀ OKKUPATA

E se fosse só isso, estava bom. Mas foi triste (assim como deve ser triste para eles, encontrar o lugar assim, completamente abandonado)...

Na ocasião que eu estive lá, parece que havia uma manifestação, grevistas estavam lá, faixas espalhadas pelas portas e entradas, contra a reestruturação do Cinecittà...As pessoas que trabalham lá estavam entrando, mas dava pra ver que havia algo errado...

Depois eu fiquei sabendo que engenheiros de som, técnicos, cenógrafos e outros profissionais estavam acampados no prédio central do Cinecittà...

O principal problema era uma espécie de reestruturação financeira que pretendia dividir o Cinecittà em várias empresas diferentes, visando sua maior rentabilidade financeira....

Claro, em meio a todo o discurso sobre a modernização e de tornar a "empresa" mais "competitiva" há ai um ponto nodal...Os trabalhadores reclamavam que com essa reestruturação o Cinecittà iria se voltar para outros ramos de atividades, que não seja a produção cinematográfica, que partes importantes da produção seriam nivelados por baixo, por ai vai...e o pior, o medo que eles tinha era de que o próprio conglomerado fosse vendido para construtoras, sendo usadas para outros fins, acabando de vez com a Fábrica de Sonhos...

Com sua História quase centenária, o que eu vi durante a minha "quase-visita" foi um cenário desolador...aquele mundo encantado, mágico, dos filmes que você aprende a gostar, constratava e muito com o cenário desolado e abandonado que eu vi quando fui até o Cinecittà....os sonhos de visitar um dia aquele estúdio em que foram produzidos filmes tão grandiosos esbarrou na carrancuda faixa instalada acima da entrada que dizia que a Fábrica de Sonhos estava ocupada....CINECITTÁ OKKUPATA...

Espero que se um dia você for até lá, que sua visita seja mais produtiva que a minha, e que você saia encantado, como eu queria estar....















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