domingo, 2 de dezembro de 2012

Rio Tibre: o sagrado "Rio do Destino" de Roma



    O Rio Tibre (Tevere em italiano) é o principal rio da Itália central e o terceiro maior de toda a Itália. Ele percorre mais de 400 km atravessando o centro da Itália, até desembocar no Mar Tirreno. É um rio tranquilo, mas como tudo na Itália, costuma dar os seus "pitis" de vez em quando. São conhecidas as enchentes que volta e meia acontecem em Roma.

AS NASCENTES NAS MONTANHAS DE FUMAIOLO

   Tudo começa lá nas montanhas de Fumaiolo, onde estão as nascentes do Rio Tibre. O Tibre nasce no alto dessas montanhas, a cerca de 1600 metros acima do nivel do mar, e depois vai descendo as suas encostas. 

Bebê de trekking 2004 001
Monte Fumaiolo 

   Na cidade natal de Mussolini, Forli, foi construída uma grande águia de traventino, com grandes cabeças de lobas de cada lado, para marcar o curso do Rio Tibre. 

   Então, o Tibre passa pela região de Umbria, até chegar no Lácio, região onde fica Roma. 


TIBERINUS PATER: AS ÁGUAS SAGRADAS DO TIBRE


   O primeiro nome do rio era Albula, que era uma referência às cores claras das águas do rio. Mas segudo Virgílio, os etruscos já chamavam essas águas de Tybris. Esse nome seria uma homenagem ao rei Tiberius Silvio, que se afogou nas águas do rio. 
  E desde a época dos romanos, aquelas águas claras e tranquilas (mas que de vez em quando se enfezam), eram consideradas sagradas. Os romanos chamavam o Tibre de "O Rio do Destino". O rio Tibre era associado à divindade Tiberinus Pater. A festa em sua homenagem, as Tiberianas, aconteciam todo dia 8 de dezembro. 

OS MOINHOS D´ÁGUA

Uma das coisas bem legais, que você podia ver nas margens do Rio Tibre, mas que hoje não existem mais são os moles. Se você encontrar pinturas antigas de Roma, vai ver aquelas espécies de moinhos d´água, espalhadas na beira do rio, que eram utilizadas para moer a farinha...Isso era uma coisa bem característica do Rio Tibre...

Arquivo: O Castel Sant'Angelo do South.jpg

   O GÊNIO TEMPESTUOSO DAS ÁGUAS DO TIBRE
   
   Mas engana-se quem acha que o Rio Tibre é sempre tranquilo. Em diversos momentos diferentes Roma foi inundada pelo rio. Você vai ver hidrômetros espalhados pelas margens do rio, que marcavam o nível que a água chegava. E ao longo do trecho urbano você também vai ver várias paredes de contenção. 


    Isso tudo porque o Rio Tibre costuma chegar até 10X a sua capacidade original de 240 m³ durante as cheias. No ano de 1598, Roma chegou a 4.000 m³.
   Nessa grande enchente, que é lembrada até hoje, toda a região do Pantheon foi muito inundada (aliás, nas cheias, essa é a primeira região em Roma que se inunda). Para você ter idéia, até hoje, numa igrejinha bem ao lado do Pantheon, a Santa Sophia Sopra Minerva, há um imenso painel das vítimas que morreram naquela enchente. 
    E se você não sabe, uma das fontes mais conhecidas de Roma, a Fontana della Barcaccia, que encontra-se bem no pé da escadaria de Trinitá dei Monti na Piazza di Spagna, foi construída por causa dessa enchente. Diz a lenda que essa enchente foi tão grande que atingiu toda a região perto do Pantheon. Quando a água voltou no seu nível normal, bem no lugar dessa fonte, havia um barco, que havia sido arrastado pela água. O barco da fonte foi construído exatamente no local.

   A ISOLA TIBERINA 
  
   Outra coisa legal para se ver no Rio Tibre é a Isola Tiberina. Trata-se de uma ilha urbana em Roma, que lembra um pouco o formato de um casco de navio. Essa ilha localiza-se bem próxima da região antiga de Roma, onde está o Coliseu e o Forum. Era o ponto de passagem para a região conhecida como Tras-tevere (além do Tibre) que era dominada pelos etruscos. Nessa ilha foi construído um templo ao deus grego Asclépio, responsável pelas curas. Por isso, por muito tempo, foi atribuída à esse pequeno pedaço de terra, poderes mágicos de cura. 

Tá certo, nem tudo são maravilhas. No dia que eu conheci a Isola Tiberina ela não estava lá muito fotogênica, o nível da água estava baixo, e ela estava toda em reformas, esburacada, com uns entulhos. Mas, enfim, estamos na Itália nééeeee?


Isola Tiberina


AS PONTES

  Outra atração à parte são as inúmeras pontes que atravessam o Tibre ao longo do seu percurso urbano. A mais antiga delas é a Ponte Sublicia, construída ainda na época de Anco Marco. A Ponte Fabrícia, construída em 62 d. C. é outra ponte histórica construída na época dos Romanos. Mas na minha opinião, dessas, a mais bonita é a Ponte Milvio (vou falar dela num post futuramente), que é a ponte que se encontravam na Via Flaminia, a rota que ligava Roma ao norte da Europa.

Ponte Milvio

  E bem pertinho do Castelo Sant´Angelo vamos encontrar a belíssima Ponte Neronianda, toda cheia de esculturas lindíssimas. 

 E a Ponte Sant´Angelo, é tão bonita que mereceria um capítulo à parte. Ela construída por Bernini e se integra perfeitamente ao Castelo Sant´Angelo, contendo vários anjos, um diferente do outro. 

Ponte Sant´Angelo


E do outro lado da cidade, bem perto da Isola Tiberina, há a charmosa Ponte Sisto, que liga a região central de Roma ao tradicionalíssimo bairro de Trastevere

Ponte Sisto

    AS LUNGOTEVERES

    E se você quiser caminhar nas margens do Rio Tibre, bem de pertinho, também pode. Há espaços, pequenas vias calçadas nas margens do rio que são chamadas de "Lungoteveres". De qualquer lugar que você avistar o rio, pode descer mais no nível do rio, e passear às margens. Essas vias se espalham pela cidade, por exemplo, se você estiver na região próximo do Monte Aventino, vai estar na Lungotevere Aventino, e assim por diante...

lungoteveres



PASSEIOS DE BARCO

Tá centro que passear nas águas do Rio Tibre não tem o mesmo glamour de andar pelas águas do Rio Sena apreciando a Torre Eiffel ao fundo. Mas se você quiser ir para Roma e desfrutar desse tipo de passeio, saiba que há companhias que oferecem essa possibilidade. Se você tem interesse, vale a pena pesquisar. 


UM SALTO NO TIBRE

E também é uma tradição dos romanos pularem no Rio Tibre no primeiro dia depois da virada do ano. Detalhe: nessa época as águas estão geladas. Vai encarar?




   Bem, se eu comecei essa série de posts sobre Roma falando do Rio Tibre é porque os romanos tem uma relação especial com esse rio. Sempre que eu posso, eu dou dicas de coisas que você pode fazer nas cidades que eu conheci, sem pagar nada. Ou seja, eu indico passeios e até mesmo trajetos inteiros, percursos. Uma das coisas legais é andar por Roma numa tarde ensolada e admirar as águas do Rio Tibre. Vai ter momentos em que até esse rio é um pouco feio...mas com certeza, é um rio encantador. Vale a pena dedicar algumas horas para admirá-lo assim, de pertinho, aquele rio que você tanto ouve falar nos livros!

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou deste post? Quer falar também sobre suas impressões de viagens? Quer acrescentar detalhes que você conhece sobre o assunto? etc...

Use este espaço, é livre. Deixe seus comentários, críticas e sugestões, etc. Ajude-nos a melhorar cada vez mais...